Vício de mídia social adolescente e seus efeitos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Seu filho é viciado em sites de redes sociais? Ele se recusa a largar seu telefone Android e joga o dia todo? Preocupa você que ele possa estar perdendo o contato com a realidade? Se você se identificar com alguma das situações acima, continue lendo para saber mais sobre adolescentes e vício em mídia social.

Vício adolescente em mídias sociais:

Seu filho adolescente pode ter sido uma criança extrovertida e divertida, mas ultimamente sempre que você o vê, ele está em seu computador, digitando no teclado. Se seu filho adolescente passa mais tempo em vários sites de mídia social do que com pessoas reais em ambientes reais, ele provavelmente é viciado em mídia social.





[ Ler: Dicas de segurança na Internet para adolescentes ]

Causas do vício em redes sociais na adolescência:

Por que os adolescentes são viciados em redes sociais? Bem, seu filho adolescente pode ficar viciado em mídias sociais por qualquer um dos seguintes motivos:



  • Ele pode estar se sentindo sobrecarregado, curioso, solitário, entediado, estressado, deprimido ou até mesmo ansioso com alguma coisa e pode decidir ficar online para matar o tempo. Uma vez no mundo virtual das mídias sociais, ele provavelmente esquecerá suas preocupações e se sentirá melhor. Isso abrirá o precedente para a próxima vez que ele se sentir entediado, solitário, deprimido ou estressado.
  • Seu filho adolescente pode se sentir desconectado de sua família e até mesmo de seus amigos. Pode ser porque ele se sente um desajustado ou porque não se conforma com a maneira como outros amigos ou pessoas ao seu redor se comportam ou pensam. Isso pode fazer com que seu filho se sinta confuso ou frustrado, e o único lugar onde ele sente que pode ser ele mesmo sem se sentir deslocado é a mídia social.
  • Se seu filho adolescente for muito tímido, ele pode achar difícil se conectar com amigos em um ambiente real. A mídia social pode dar a ele a plataforma perfeita para conhecer novas pessoas e fazer amigos. Ele também pode ser mais aberto e confiante nas mídias sociais com amigos que já conhece, mas é tímido para falar.

[ Ler: Influência da mídia nos adolescentes ]

Efeitos das mídias sociais em adolescentes:

Como você sabe que os adolescentes são viciados em mídias sociais ou sofrem desse transtorno de vício em mídias sociais? Aqui listamos alguns efeitos comuns que o ajudarão a identificar o problema.

Efeitos comportamentais:

Aqui estão alguns sinais comportamentais dos efeitos das mídias sociais em adolescentes:



  • Seu filho adolescente pode perder o interesse em conhecer amigos e passar tempo com eles.
  • Ele pode querer ficar sozinho a maior parte do tempo, mesmo quando seus amigos estão por perto.
  • Seu filho adolescente pode começar a ficar irritado, irritado ou até mesmo irritado quando não consegue voltar ao computador para verificar as mídias sociais.
  • Qualquer nova atualização em suas redes sociais pode fazê-lo reagir de forma muito contundente.
  • Seu filho adolescente pode estar cada vez mais no quarto e se recusar a sair.
  • Ele pode desligar o computador de repente ou fechar a tampa do laptop se você ou outra pessoa se aproximar.
Se inscrever
  • Seu filho adolescente ficará na defensiva à menor provocação e ficará chateado se outra pessoa usar seu computador.
  • Se você tirar sarro de seus hábitos online e seus amigos online ou mostrá-los, ele pode reagir de forma bastante agressiva.
  • Seu filho adolescente pode terminar outra atividade rapidamente para voltar aos seus contatos de mídia social.
  • Ele vai mentir para você sobre o que está fazendo para passar mais tempo nas mídias sociais.
  • Seu filho adolescente pode evitar reuniões sociais e pode ficar aquém de seus compromissos e horários.

[ Ler: Vício adolescente em mensagens de texto ]

Efeitos físicos:

Aqui estão alguns sinais físicos de um vício em mídia social:

  • Seu filho adolescente pode reclamar de dores de cabeça frequentes e até desconforto nos olhos. Ele pode não ser capaz de ver corretamente e pode ter problemas de visão embaçada ou tensa.
  • Ele pode não conseguir dormir adequadamente e pode ter problemas para adormecer ou permanecer dormindo. Ele pode se mexer e se virar durante o sono ou começar a falar enquanto dorme.
  • Seu filho adolescente pode experimentar flutuações de peso. Ele poderia ganhar ou perder peso sem nenhuma razão óbvia.
  • Seu filho adolescente pode contrair distúrbios como a síndrome do túnel do carpo. ( 1 )

[ Ler: Atividades de habilidades sociais para adolescentes ]

Perguntas de autoavaliação:

Antes de ter uma discussão séria com seu filho adolescente sobre seu vício em mídia social, diga a ele que o vício dele o preocupa e você gostaria que ele avaliasse a extensão do problema e fizesse um autoteste. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a ele para responder honestamente:

  • Ele está sempre pensando em ficar online e checar suas mídias sociais?
  • Ele continua pensando no que estava fazendo em suas mídias sociais e em quais outras atualizações viu?
  • Ele continua se perguntando sobre quais novidades ele estará atualizando em suas mídias sociais e o que outra pessoa pode estar compartilhando em breve?
  • Ele quer estar online a maior parte do tempo, pois isso o faz se sentir feliz? Ele acha que a mídia social é uma maneira muito melhor de conhecer pessoas do que sair e encontrar amigos?
  • Ele tentou restringir a quantidade de tempo que passa nas mídias sociais?
  • Ele se sente zangado, deprimido, irritado ou ansioso se não puder verificar suas mídias sociais constantemente e em intervalos regulares? Ele sempre quer estar em uma posição em que possa verificar suas mídias sociais sempre que quiser?
  • Seu interesse pelas mídias sociais afeta suas relações sociais, emocionais e quaisquer outras relações que ele tenha com sua família ou amigos? Seu vício em mídia social afeta seus estudos?

[ Ler: Transtorno de Ansiedade Social em Adolescentes ]

Então, peça ao seu filho adolescente para responder às perguntas que mencionamos acima. Suas respostas lhe darão uma ideia justa do alcance do problema e se você precisa buscar uma opinião profissional. Informe-o sobre os vários males do vício em mídia social e ajude-o a sair disso de maneira tranquila.

Se o seu filho adolescente também lutou contra o vício em redes sociais, conte-nos sobre a história dele. Deixe um comentário abaixo. Ajude a acalmar outras mães que enfrentam situações semelhantes com seus filhos adolescentes.

Calculadora Caloria