
A transição do ensino médio para o ensino médio pode ser difícil para um adolescente. Um prédio desconhecido, novos professores, mais alunos e adolescentes mais velhos podem ser intimidantes. De acordo com a Universidade da Califórnia Programa ACCORD , os alunos que têm transições difíceis para o ensino médio tendem a ter menor motivação, notas mais baixas e uma taxa de evasão mais alta. No entanto, há várias coisas que você e seu filho podem fazer para tornar essa transição mais fácil e bem-sucedida.
Espere emoções mistas
Muitos adolescentes estão ansiosos para entrar no ensino médio, afirma pesquisa do College of Brockport em Nova York. Eles desejam ter mais liberdade e crescer, bem como ter mais opções nas aulas que frequentam, nas atividades das quais participam e nos amigos que têm.
Artigos relacionados- Dicas para calouros do ensino médio
- Dicas sobre como sobreviver ao ensino médio
- Dicas de habilidades para estudos universitários
No entanto, também existe o medo. Os calouros que chegam se preocupam com:
como tirar óleo do cimento
- Encontrando o caminho em um edifício maior
- Sendo atormentado por alunos mais velhos
- Se eles forem capazes de atender às maiores expectativas de seus professores
- Se eles forem capazes de lidar com todas as responsabilidades que virão, estarão no ensino médio
Ter emoções confusas é normal. Enfrentar situações desconhecidas pode causar uma variedade de emoções em qualquer pessoa. Para os adolescentes, esses sentimentos podem ser mais intensos. Espere que eles fiquem animados em um minuto e nervosos no próximo. Incentive-os a falar e certifique-se de ouvir. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a diminuir a ansiedade de seu filho antes mesmo de começar a escola.
Visite a escola antes do início das aulas
A maioria das escolas de segundo grau terá uma orientação para calouros, onde calouros podem ir para a escola antes do início oficial das aulas. U.S. News and World Report aconselha que você certifique-se de que seu filho vai a este evento. Fazer uma revisão do cronograma de aulas garantirá a ela que o prédio não é tão confuso quanto ela temia, que seus professores não são tão horríveis quanto ela imaginava e um pouco de sua ansiedade diminuirá.
Incentive amizades com crianças mais velhas
Embora muitos pais temam que seus filhos tenham amigos mais velhos, pesquisa da Georgia College and State University e da Florida State University mostra que alunos da oitava série que têm amigos do ensino médio, na verdade, têm transições mais suaves para o ensino médio e obtêm informações sobre o ensino médio.
o que significa ... em um texto
Se você tem um filho mais velho, sua situação é ideal. Caso contrário, veja se há uma criança mais velha na sua vizinhança que possa estar disposta a falar com ela. Você pode descobrir que uma conversa deixa seu filho mais relaxado com a ideia de entrar no ensino médio.
Incentive o relacionamento com os professores
Embora seu filho possa achar que construir relacionamentos com professores não é legal, um projeto de pesquisa conjunta feito por especialistas em educação primária e universitária na Colúmbia Britânica mostra que ter um bom relacionamento com os professores contribuiu para uma transição mais tranquila para o ensino médio. Os professores podem fornecer suporte não apenas para acadêmicos, mas também podem fornecer suporte social e aconselhamento.
Os professores estão lá todos os dias e sabem muito mais sobre o que acontece na escola do que muitos alunos pensam. Os professores podem ser uma grande fonte de apoio para um calouro que se sente um pouco sobrecarregado. Incentive seu filho adolescente a construir um relacionamento com um professor ou dois, conversando com eles antes ou depois da aula e dirigindo-se a eles se tiver algum problema ou dúvida.
Incentive o envolvimento em atividades extracurriculares
As atividades extracurriculares têm uma variedade de benefícios, conforme demonstrado na mesma pesquisa de especialistas da Colúmbia Britânica. Crianças envolvidas em atividades extracurriculares apresentam uma série de benefícios positivos, incluindo:
- Autoestima elevada
- Melhor desempenho acadêmico
- Melhor comportamento
- Melhores relações sociais
- Menos probabilidade de desistir
- Veja os adultos de forma mais positiva
- Ter laços mais fortes com a escola
Basicamente, a participação em atividades extracurriculares fomentará o relacionamento com os professores - já que a maioria dos treinadores e líderes de clube são professores - e aumentará o apego à escola. Todos os benefícios das atividades extracurriculares facilitarão a transição para o ensino médio. Veja todas as atividades possíveis com seu filho adolescente. Incentive-a a encontrar atividades nas quais ela esteja interessada. Ajude-a a descobrir o que ela precisa fazer para ingressar. Ela precisa experimentar ou apenas se inscrever? Certifique-se de que ela não esteja participando de muitas atividades ao mesmo tempo.
como limpar as rochas do tanque de peixes
Envolva-se e permaneça envolvido
Não há nada que você, como pai, possa fazer para ajudar seu filho na escola mais do que se envolver e permanecer envolvido na escola dela. De acordo com Distrito escolar de Palo Alto , isso involve:
- Indo para orientação de calouro
- Conhecer seus professores e descobrir quais são suas expectativas
- Verificando o site de dever de casa todos os dias para ter certeza de que seu dever de casa está completo
- Descobrir quais serviços (por exemplo, aconselhamento, tutoria, mentoria) estão disponíveis em sua escola, caso ela precise deles
- Participar de reuniões de pais e professores, mesmo se ela estiver bem
- Conversando com seu filho sobre a escola
- Mostrando entusiasmo por suas realizações
- Participar de seus eventos esportivos ou de outras atividades extracurriculares
Mais importante ainda, ouça o seu filho e procure quaisquer sinais de angústia. Não deixe as coisas passarem. Se você suspeitar que algo está errado, fale com ela.
o que vestir para uma festeira dos anos 70
Ajude-os a aprender gerenciamento de tempo
Com mais atividades e mais lição de casa, pode haver mais estresse e mais possibilidades de erro. Habilidades de gerenciamento de tempo são vitais no ensino médio, mas os adolescentes ainda não as aprenderam. Quando se trata de gerenciamento de tempo, um tamanho não serve para todos. De acordo com ex-epidemiologista e atuais especialistas em professores do ensino médio de Glencoe , ajude-a a encontrar um sistema que funcione para ela. Ela precisa de um planejador para escrever tudo ou de vários planejadores para manter as atividades separadas? Ela está melhor com o calendário em seu telefone, onde pode definir alarmes para lembrá-la de eventos e prazos importantes? Ensine a ela coisas como:
- Sempre planeje um tempo extra para fazer a lição de casa, caso demore mais do que ela pensa
- Faça a atividade mais difícil ou menos apreciada primeiro, quando ela tiver mais energia e concentração
- Divida grandes metas em metas menores para que ela não fique sobrecarregada
- Estude um pouco todos os dias para que ela não espere até o último minuto
- Recompense-se por trabalhar antes de jogar
- Tenha pastas ou fichários diferentes para cada assunto
- Prepare os materiais na noite anterior para que suas manhãs não sejam apressadas
- Durma o suficiente
Têm grandes expectativas
Pesquisa da Universidade de Harvard mostra que, se você espera que seu filho seja bem-sucedido, é muito mais provável que ele o faça. Os pais que têm grandes expectativas, comunicam claramente essas expectativas e incentivam seus filhos adolescentes a atendê-las, tendem a ter adolescentes mais motivados e com maior desempenho acadêmico. Eles também são mais propensos a ir para a faculdade e tendem a ter melhores habilidades de resolução de problemas do que seus colegas.
Se você deixar seu filho saber que acredita que ele pode passar por essa transição potencialmente difícil com sucesso, ele o fará. Se você deixá-la saber que espera que ela vá bem na escola, ela o fará. Se você deixá-la saber que espera que ela vá para a faculdade, ela o fará.
O ensino médio pode ser uma experiência maravilhosa
Embora a transição do ensino fundamental para o ensino médio possa ser difícil, não precisa ser traumática. Com preparação e apoio, seu filho adolescente pode navegar na transição com sucesso e positivamente, fortalecendo seus sentimentos sobre si mesmo e sua escola. Assim que a transição terminar, seu filho adolescente pode descobrir que o ensino médio é uma experiência maravilhosa, cheia de oportunidades novas e empolgantes.