Compreendendo a doença hepática canina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Westie no veterinário

A doença hepática canina é uma das principais causas de mortes não acidentais. Os proprietários devem estar atentos aos sinais e sintomas desta condição, especialmente nas raças afetadas.





Função do Fígado

O fígado é um órgão essencial e único. Tem a capacidade de funcionar mesmo quando afetado por doenças. Também pode regenerar-se, ao contrário de outros órgãos. Isso torna o tratamento precoce especialmente eficaz.

Artigos relacionados

O fígado está envolvido de alguma forma em todos os processos do corpo. Remove toxinas do sangue, ajuda na remoção de resíduos e produz bile para fins digestivos. É o sistema de limpeza do corpo.





como atrair mulher de touro com mensagens de texto

Localização do Fígado

O fígado pode ser encontrado entre o diafragma e o estômago de um cão e é o maior órgão da região abdominal. Embora se expanda em ambos os lados do corpo de um cão, a maior parte do fígado é encontrada do lado direito .

Causas da doença hepática canina

Não existe uma causa específica de doença hepática em cães. A inflamação muitas vezes pode ser causada quando o tecido é infectado devido a uma série de razões, como fungos, parasitas, câncer ou um infecção viral . Apenas algumas das causas mais comuns incluem:



Sintomas

Cães nos estágios iniciais da doença hepática canina podem não apresentar sintomas visíveis. Isso ocorre porque o fígado tem muito sucesso em trabalhar com capacidade reduzida. À medida que a doença progride, podem aparecer os seguintes sinais de problemas hepáticos em cães:

  • Icterícia
  • Perda de apetite
  • Comportamento letárgico
  • Membranas mucosas pálidas, incluindo gengivas
  • Problemas gastrointestinais recorrentes, como vômitos ou diarreia
  • Problemas de sangramento
  • Fezes cinza claras ou urina laranja
  • Perda de peso
  • Sinais neurológicos, como convulsões ou movimentos circulares
  • Aumento do consumo de líquidos
  • Abdômen inchado ou inchado

Fígado aumentado

Outro efeito colateral da doença hepática que você não conseguirá ver, mas que seu veterinário pode diagnosticar, é o aumento do fígado. Fígados aumentados podem se desenvolver devido a uma série de condições, das quais a doença hepática é apenas uma delas. Seu prognóstico do cão com fígado aumentado varia e simplesmente pode ser tratado e curado por meio de dieta e suplementos. Para outros cães, pode resultar eventualmente em morte. Alguns outras causas pode incluir anemia, cistos e tumores, hepatite, doença de Cushing e dirofilariose. Você deve discutir com seu veterinário quaisquer sinais de aumento do fígado, que podem ser:

  • Barriga inchada e/ou massas abdominais que você pode observar por conta própria
  • Diarréia e micção mais frequente ou fezes brancas ou acinzentadas
  • Vômito, falta de apetite e perda de peso
  • Convulsões
  • Beber mais água
  • Uma mudança repentina de comportamento.

Diagnóstico

Westie doente

Um veterinário diagnosticará a doença hepática com base em um exame físico e exames de sangue. O exame físico analisará possíveis sintomas, especialmente aumento do fígado. O exame de sangue medirá o nível de enzimas hepáticas. Um valor acima do normal nível de enzimas indica que o fígado do cão está produzindo muita bile e muita amônia no sangue.



Doença de Cushing

Porque envolve uma fígado aumentado e sintomas semelhantes de doença hepática, cães com Doença de Cushing são frequentemente diagnosticados erroneamente com doença hepática e vice-versa. Sempre trabalhe com seu veterinário para obter um diagnóstico preciso.

palavra de conforto pela perda do pai

Tratamentos para doenças hepáticas caninas

Como o fígado pode se curar sozinho, os tratamentos geralmente são elaborados para aliviar o estresse e permitir que ele se regenere. Em muitos casos, é exatamente isso que acontece. O cão se recuperará após o tratamento sem danos permanentes.

Eliminando a causa

Eliminar a causa da doença é o primeiro passo do tratamento. No caso de uma infecção bacteriana, por exemplo, o seu veterinário provavelmente irá prescrever antibióticos. Muitas vezes, no entanto, a doença hepática pode ser o resultado de outras doenças, como anemia hemolítica . O tratamento, nesse caso, torna-se mais complexo.

meu gato está deitado em mim de repente

Dieta para doenças hepáticas

Os ajustes dietéticos são o tratamento mais comum para doenças hepáticas em cães. Fale com seu veterinário sobre o dieta adequada para cães com doença hepática . Seu veterinário pode discutir com você as opções para ajustar a quantidade e o tipo de proteína, carboidratos e gordura na comida do seu cão. Certos alimentos comerciais para cães são especialmente desenvolvidos para cães com problemas de fígado. Se o fígado aumentado faz parte da condição do seu cão, a melhor dieta para um cão com doença hepática inclui a redução do sal e um aumento de proteínas pode ser incluído no seu plano de tratamento, bem como a adição de vitaminas adicionais.

Tratamentos Naturais Adicionais

Seu veterinário também pode recomendar suplementos, especialmente zinco e vitaminas K e E. Você também pode discutir tratamentos fitoterápicos e homeopáticos que têm sido eficazes.

Casos severos

Nem todos os casos são facilmente tratáveis. Alguns cães apresentam anomalias congênitas que podem exigir tratamento mais extenso, incluindo cirurgia. Câncer de fígado também é uma forma grave de doença hepática. O tratamento pode incluir cirurgia e quimioterapia.

Os estágios da doença hepática

  • No fase inicial , você notará que seu cão perde o apetite enquanto bebe mais. Ele também pode vomitar mais e ter diarreia. E ele pode ficar irritado ou parecer deprimido ou anormalmente letárgico.
  • Eventualmente, a área facial, incluindo olhos, pele e gengiva, adquirirá um tom amarelo conhecido como icterícia. Você também notará um inchaço no abdômen. Ele pode ter observável sangue nas fezes e enquanto urina .
  • À medida que a doença progride para a insuficiência hepática canina, sintomas mais graves se instalam, incluindo coma, convulsões e problemas de visão e eventual cegueira. Você também pode observar desorientação, falta de equilíbrio, coordenação e confusão. Isso acontece quando problemas neurológicos se desenvolvem devido à toxicidade hepática.

Raças com tendência a doenças hepáticas

Algumas raças são mais propensas a desenvolver doenças hepáticas do que outras. Isto certamente não significa que todos os cães dessa raça desenvolverão problemas de fígado. Nem significa que outras raças nunca terão doença hepática. Isso significa, em vez disso, que os proprietários dessas raças devem estar mais alertas a possíveis sintomas e fazer exames regulares em seus cães para detectar problemas de fígado.

As raças que parecem ter propensão a problemas hepáticos são:

Detecção precoce

A detecção precoce é a chave para o sucesso do tratamento da doença hepática, por isso contacte o seu veterinário assim que notar possíveis sintomas.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu

Calculadora Caloria