Compreendendo os murmúrios cardíacos dos gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

check-up de gato

Se o coração do seu gato emitir um som diferente quando ouvido através de um estetoscópio, seu veterinário poderá diagnosticá-lo com sopro cardíaco felino. Alguns sopros cardíacos não apresentam sintomas nem afetam o funcionamento do coração do seu gato, enquanto outros podem ser problemas médicos muito graves.





O que é um murmúrio cardíaco de gato?

Um sopro cardíaco em gatos é um som anormal que pode ser ouvido através de um estetoscópio. Os sopros cardíacos são causados ​​por fluxo sanguíneo turbulento. Em vez de produzir um som típico de lub-dub, os ruídos cardíacos normais soarão fracos ou terão um som sibilante.

Artigos relacionados

Tipos e graus de sopro cardíaco de gato

Os sopros cardíacos em gatos são classificados em uma escala de I a V (ou VI) e digitados. Um sopro cardíaco de grau I mal pode ser ouvido pelo seu veterinário. O sopro grau VI é o mais fácil de detectar e muitas vezes obscurece completamente todos os sons cardíacos normais. Com sopros cardíacos graves, você pode sentir o sopro no peito, embora isso seja mais comum em cães do que em gatos. Isso é chamado de emoção.



Anatomia do coração do gato

Parte do Ciclo Cardíaco

Um sopro cardíaco também pode estar associado a diferentes partes do ciclo cardíaco. De acordo com Hospitais de animais VCA , a maioria dos sopros é sistólica, ocorrendo durante o período de contração do coração. Outros sopros podem ser diastólicos, o que significa que ocorrem quando o coração está relaxado ou cheio de sangue.

O que está causando o murmúrio?

Assim que a nota for estabelecida, seu veterinário considerará o que pode estar causando o sopro. As possíveis causas de sopro podem ser classificadas em três categorias:



    Inocente- sopro sem efeito funcional no coração Funcional- um sopro causado por um problema médico não relacionado com a estrutura do coração Patológico- um sopro presente quando um gato apresenta uma alteração estrutural no coração

Testes necessários com sopro cardíaco

Dependendo da idade do seu gato, do grau do sopro ou de outros sintomas presentes, o veterinário do seu gato pode solicitar testes adicionais.

Gatinhos

Muitos gatinhos apresentam um sopro cardíaco inocente quando são atendidos em um de seus primeiros check-ups. Seu veterinário ouvirá o sopro em outra visita. Se persistir ou se o grau aumentar, poderão ser necessários mais testes para doenças cardíacas congênitas. Se o sopro desaparecer à medida que o seu gatinho cresce, nenhum outro teste será necessário.

Mãos veterinárias examinando gatinho

Gatos adultos

Para um gato adulto, pode ser difícil determinar se um sopro cardíaco indica um problema médico que precisa de tratamento. Se o seu gato apresentar outros sinais de doença, como perda de peso, falta de apetite, vômitos ou aumento da sede, seu veterinário poderá recomendar exames como perfil sanguíneo ou uma série de radiografias. Isso pode ajudar a determinar se o seu gato tem algum problema não cardíaco que possa causar sopro funcional.



Murmúrio com sintomas adicionais

Se o seu gato tiver algum Respiração pesada , isso pode indicar um acúmulo de líquido no peito devido à insuficiência cardíaca congestiva. Se o seu gato apresentar sopro cardíaco acompanhado de problemas respiratórios, é mais provável que o sopro seja patológico.

Gatos mais velhos

Muitos de meia-idade ou gatos geriátricos desenvolverá uma forma de doença cardíaca chamada cardiomiopatia. Uma radiografia pode ser útil, mas avalia apenas o tamanho geral do coração. A melhor maneira de avaliar o coração em busca de alterações estruturais, como cardiomiopatia, é por meio de um ultrassom. Quando é feito um ultrassom do coração, isso é chamado de ecocardiograma. Este é um teste especializado e seu veterinário pode encaminhar seu gato a um cardiologista se for necessário.

Tratamento para sopro cardíaco em gatos

A maioria dos sopros cardíacos é identificada durante exames de rotina. Para muitos sopros cardíacos, em última análise, nenhum tratamento é necessário, mas é importante realizar exames que ajudem a orientar essa decisão.

Murmúrios Funcionais

Se o seu gato apresentar sopro funcional, o tratamento específico dependerá da condição subjacente que está causando o sopro. Para alguns problemas médicos, como anemia, hipertireoidismo ou hipertensão, medicamentos podem ser indicados. Em alguns casos, como em gatos com hipertireoidismo, o sopro pode ter um componente funcional e um componente patológico.

Cardiomiopatia

Para gatos com cardiomiopatia, há controvérsia entre os cardiologistas veterinários sobre quais medicamentos são indicados e em que momento do processo da doença. Se o seu gato desenvolver insuficiência cardíaca congestiva , então os medicamentos serão definitivamente necessários. Estes podem incluir um diurético como a furosemida (Lasix) ou medicamentos como enalapril ou benazepril. Gatos com dificuldade respiratória grave podem precisar ser hospitalizados para receber oxigênio ou outros procedimentos.

Existem três tipos de cardiomiopatia em gatos. Estes são:

  • Cardiomiopatia hipertrófica
  • Cardiomiopatia restritiva
  • Cardiomiopatia dilatada

Casos leves

Gatos com cardiomiopatia leve podem não precisar de nenhum tratamento até que a doença progrida. Outros gatos podem precisar de medicamentos betabloqueadores, suplementos como taurina ou medicamentos que previnem coágulos sanguíneos. Os diferentes tipos de cardiomiopatia só podem ser distinguidos em um ecocardiograma, e o tratamento exato necessário varia para cada gato.

Sopro cardíaco na expectativa de vida do gato

Muitos gatos com sopro cardíaco não sofrem efeitos nocivos e viver uma vida normal . Mesmo gatos com sopro mais grave acompanhada de cardiomiopatia hipertrófica podem viver muitos anos se responderem bem ao tratamento médico. No entanto, se um gato com sopro cardíaco desenvolver insuficiência cardíaca congestiva, o seu expectativa de vida será de cerca de 6 a 18 meses.

Consulte o seu veterinário

Se o seu gato for diagnosticado com sopro cardíaco, é importante descobrir que tipo de sopro está presente. Siga as instruções do seu veterinário para acompanhamento e testes cuidadosamente. Se o seu gato for diagnosticado com cardiomiopatia, acompanhe os medicamentos e consultas do seu animal para que ele tenha a melhor qualidade de vida possível.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria