Compreendendo o Rito do Batismo Católico

Os Melhores Nomes Para Crianças

Batismo de bebê recém-nascido

O Rito do Batismo, o primeiro dos os sete sacramentos, está imerso na história, tradições e rituais da Igreja Católica. Destina-se a limpar o pecado original e simboliza um renascimento em Cristo, relembrando seu batismo por João Batista. A cerimônia inicia uma criança (ou adulto) na fé católica e como membro da igreja, o corpo sagrado do povo de Cristo.





A forma ordinária do rito do batismo

O Rito de Batismo da Forma Ordinária de 1970 é o sacramento realizado pela maioria das igrejas católicas em todo o mundo hoje. É mais simples e não é obrigado a seguir todos os detalhes do Rito da Forma Extraordinária mais tradicional.

Artigos relacionados
  • Imagens inspiradoras de bolos de batismo
  • Opções elegantes para bolsas de fraldas para bebês
  • Fotos de ideias para favoritos para chá de bebê

As igrejas modernas de hoje podem ser flexíveis norituais de batismoe acomodar os desejos ou necessidades do paroquiano. O batismo é freqüentemente realizado em uma missa dominical em 'celebração comunitária' com a mãe, pai, filho, família, amigos e outros membros da igreja. A cerimônia é dividida em cinco partes principais:



  1. Recepção da Criança
  2. Celebração da Palavra de Deus
  3. Celebração do Sacramento
  4. Ritos Explicativos
  5. Conclusão do Rito

Cada parte doCerimônia de batismo católicotem significado e significado especial.

ele olha para mim e sorri
Sacerdote abençoando um bebê

Recepção da Criança

O sacramento batismal de uma criança começa com a recepção da criança na igreja, durante o qual a congregação pode cantar um salmo ou hino. O sacerdote celebrante em suas vestes, com seus ministros, dirige-se à frente ou outra parte da igreja onde os pais, filho e padrinhos estão esperando. O padre:



  • Cumprimenta-os, lembrando-os da criança como um presente de Deus para eles, depois pede aos pais quenome da criança.
  • Pergunta a eles o que eles pedem à igreja de Deus como 'nome de filho' ou outras palavras semelhantes. Os pais podem responder, 'Batismo' ou 'Entrada na Igreja', ou outra resposta semelhante.
  • Em seguida, o padre pergunta aos padrinhos se eles estão prontos para ajudar opais em seu dever cristãopara a criança.
  • Em seguida, o padre pergunta aos pais, depois aos padrinhos, se eles aceitam a responsabilidade de treinar e criar a criança na prática da fé.
  • O celebrante então dá as boas-vindas e reivindica a criança 'para Cristo nosso Salvador pelo sinal da cruz', fazendo um sinal da cruz na testa da criança e convida os pais e padrinhos a fazerem o mesmo.

Por fim, o sacerdote convida todos a participarem da liturgia do batismo. Eles então seguem para o local do batismo (o Batistério ou o Santuário) enquanto a congregação pode cantar uma música.

Leitura de orações

Celebração da Palavra de Deus

A celebração da Palavra de Deus tem cinco partes.

1. Leituras das Escrituras e Homilia



  • O sacerdote celebrante lê uma ou mais seleções dos evangelhos, como João 3:16 '... a menos que o homem nasça da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus ...'
  • Em seguida, o sacerdote faz uma breve homilia explicando o significado das leituras e o mistério do batismo e da aceitação das responsabilidades pelos pais e padrinhos. A homilia pode ser seguida por um período de oração silenciosa e um hino.

2. Intercessões (Oração dos Fiéis)

  • Em primeiro lugar, há uma oração pela criança, para que o Senhor Jesus Cristo olhe para ela com amor e misericórdia, banhe-a em Sua luz, dê-lhe 'a nova vida de batismo e dê-lhe as boas-vindas em Sua santa igreja' e que a criança seja testemunha fiel de Jesus Cristo.
  • Em seguida, o padre ora para que os pais e padrinhos sejam exemplos de amor e inspiração para a criança.
  • Ele então ora pelofamíliae para toda a congregação que o Senhor os guarde no amor e renove a graça do batismo de cada um.

3. Invocação dos Santos

O celebrante convida a congregação a invocar sucessivamente os santos a: 'Rogai por nós':

  • Santa Maria, mãe de Deus
  • São João Batista
  • são José
  • São Pedro
  • São Paulo

Outros santos podem ser invocados, especialmente os santos padroeiros da criança.

4. Oração de Exorcismo

O sacerdote pede a Deus para libertar a criança do pecado original, para que o Espírito Santo habite nela e fortaleça e zele pela criança.

5. Unção antes do batismo

  • Em seguida, o sacerdote unge a criança no peito, traçando uma cruz com o óleo de Catecúmenos , ou o óleo da salvação em Cristo.
  • Ele ora pedindo forças para a criança 'no poder de Cristo nosso Salvador' e impõe as mãos sobre a criança em um breve silêncio.
  • Em seguida, o grupo segue para a pia batismal onde o sacramento do batismo será realizado.
Padre e menino

Celebração do Sacramento

Na fonte, qualquer um dos pais pode segurar a criança ou, se por tradição houver padrinhos, um segura a criança enquanto o outro coloca a mão direita no ombro da criança durante o batismo. A celebração do sacramento tem três partes, incluindo o batismo.

1. Bênção e invocação de Deus sobre a água batismal

O sacerdote faz orações solenes invocando a Deus e relembrando o seu plano de salvação e a força da água:

quanto tempo para ferver a água para esterilizar
  • Primeiro, há um lembrete na oração de que Deus usa o sacramento da água para 'derramar a vida divina' e pedir a Deus que derrame Seu dom da pia batismal para a criança.
  • O padre então relembra os exemplos da graça de Deus por meio da água:
    • No amanhecer da criação
    • Na grande inundação
    • Na divisão do Mar Vermelho
    • No batismo de Jesus no rio Jordão por João Batista
    • No fluir de água e sangue do lado de Jesus enquanto ele estava pendurado na cruz
    • No chamado de Jesus aos Seus discípulos em Sua ressurreição para sair e ensinar e batizar todas as nações do mundo

O padre a seguir pede a bênção de Deus sobre a água da fonte, para torná-la sagrada para que os batizados sejam purificados do pecado e santificados. O padre toca a água com a mão direita e completa uma oração sobre ela.

2. Renúncia ao pecado e profissão de fé

  • Em seguida, há um apelo aos pais e padrinhos para renovar seus votos de batismo e rejeitar Satanás e o pecado e professar fé para que possam criar o filho na fé.
  • Em seguida, vem a profissão de fé em Deus, o Pai Todo-Poderoso; Jesus Cristo, Seu único Filho; o espírito Santo; e 'a santa igreja católica, a comunhão dos santos, o perdão dos pecados, a ressurreição do corpo e a vida eterna'.

3. O Batismo

  • O sacerdote celebrante mergulha a criança na pia batismal ou derrama água sobre sua cabeça três vezes, dizendo: 'Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo', invocando um nome da Santíssima Trindade por vez antes cada imersão ou derramamento de água.
  • A congregação pode cantar uma pequena canção após o batismo.

Nota: Se o batismo é feito com água, a mãe ou o pai geralmente segura a criança; ou qualquer um dos padrinhos pode segurar a criança se for a tradição. Se o batismo for por imersão, o padrinho ou qualquer um dos pais pode tirar a criança da pia batismal.

Cerimônia de um batizado

Ritos Explicativos

Os ritos explicativos que seguem o batismo têm três ou quatro partes.

1. Unção com o Crisma

Antes de ungir a criança com o sagrado crisma (óleo consagrado), o sacerdote acolhe a criança no povo santo de Cristo.

  • O sacerdote primeiro explica que, como Cristo foi ungido sacerdote, profeta e rei para viver em Seu santo corpo de pessoas, ele unge a criança e a recebe no santo corpo de Cristo (a igreja).
  • Em silêncio, ele então unge a criança com óleo no alto da cabeça, significando a inscrição no sacerdócio real e na companhia de Deus.

2. Roupas com a vestimenta branca

A família fornece a vestimenta branca que agora é colocada na criança - que pode ter sido passada de geração em geração. Oroupa brancaé um símbolo de batismo que representa uma nova criação. A criança agora está vestida com Cristo e a vestimenta branca é um sinal externo do manto cristão.

3. Vela Acesa

  • O sacerdote celebrante apresenta a vela da Páscoa (pascal) e diz: “Recebam a luz de Cristo”.
  • Um membro da família ou padrinho acende a vela da criança noVela de pascoa.

O acendimento da vela da criança é um símbolo de sua iluminação por Cristo.

4. A efatha ou orações pelos ouvidos e boca

O ritual Ephphatha (ser aberto) é opcional nos batismos modernos. Se feito, o sacerdote toca as orelhas e a boca da criança com o polegar: orelhas para receber a palavra de Cristo e boca para proclamar sua fé 'para louvor e glória de Deus'. Historicamente, o sacerdote molha o polegar com saliva para administrar a efatha. Muitas igrejas pulam este ritual por questões de saúde.

Conclusão do Rito

A vela acesa da criança é carregada em procissão até o altar, enquanto uma canção batismal pode ser cantada.

1. Oração do Senhor

perda de um grupo de pensão alimentícia
  • O padre lembra a todos que a criança 'renasceu no batismo' e agora é um filho de Deus.
  • Ele então convida a congregação, 'Oremos juntos nas palavras que nosso Senhor nos deu.'
  • A congregação então canta ou diz A oração do Senhor : 'Pai nosso que estás nos céus ... mas livra-nos do mal.'

2. A Bênção

Finalmente, é dada uma bênção para concluir o rito batismal, ao final do qual a congregação pode cantar um hino de ação de graças. O padre primeiro faz uma oração de bênção para a mãe (que segura a criança), depois para o pai e depois para todos os outros presentes. Ele conclui o Sacramento do Batismo com 'Deus todo-poderoso, o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo os abençoe.' As pessoas respondem: 'Amém'.

Segurando o bebê na fonte batismal

A forma extraordinária do rito do batismo

Apenas algumas igrejas católicas ainda usam o tradicional Forma Extraordinária do Rito do Batismo , que é mais elaborado do que o moderno Rito da Forma Ordinária. Os termos 'Forma Extraordinária' e 'Forma Ordinária' foram cunhadas pelo Papa Bento XVI em 2007 para diferenciar os 'antigos' ritos católicos do Papa João XXIII de 1962 (publicados a partir de 1570) dos 'novos' ritos do Papa Paulo VI de 1970, respectivamente.

A Forma Extraordinária do Rito é mais rica em rituais, liturgia católica e leituras latinas, e a ordem do sacramento é diferente do Ordinário. Todas as etapas são necessárias e uma série de rituais acontecem que são deixados de fora do Rito da Forma Ordinária:

  1. O Questionamento: O questionamento dos pais e padrinhos fora da igreja simboliza que a criança ainda não é membro.
  2. A Exsuflação; Na entrada, o sacerdote respira três vezes no rosto da criança, lembrando o Espírito ou sopro de Deus.
  3. O primeiro sinal da cruz: O padre traça o sinal da cruz com o polegar na testa e no peito da criança.
  4. A Imposição das Mãos: O sacerdote coloca as mãos na cabeça da criança e ora para que a fé desperte o domínio de Satanás.
  5. A Imposição de Sal: O sacerdote coloca alguns grãos de sal na boca da criança como um símbolo de sabedoria.
  6. Um Exorcismo Inicial: O sacerdote ora pelo exorcismo do espírito impuro em nome da Santíssima Trindade ao fazer o sinal da cruz sobre a criança três vezes.
  7. Outro sinal da cruz: Desta vez, o padre traça o sinal da cruz na testa da criança como um símbolo de proteção da mente contra a violação do diabo.
  8. Uma segunda imposição de mãos: Mais uma vez, o padre coloca as mãos na cabeça da criança.
  9. A Admissão no Edifício da Igreja: Simbolizando sua autoridade sacerdotal, o sacerdote coloca a ponta de sua estola no bebê antes que eles entrem no prédio da igreja.
  10. O Exorcismo Solene: Já dentro da igreja, o padre reza mais uma vez pelo exorcismo dos espíritos imundos.
  11. O pano de linho branco: Em vez da roupa branca colocada na criança após seu batismo no rito comum, um pano de linho branco é colocado na cabeça da criança para simbolizar sua limpeza.

Ao longo da cerimônia, há mais orações pelo exorcismo de Satanás e do pecado do que na forma comum de batismo.

Batismo de Adultos na Igreja Católica

O batismo católico não se limita às crianças. De acordo com Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) , adultos que desejam aderir ou se converter à fé católica completam o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RCIA). Aqueles que não foram anteriormentebatizado em outra fé cristãtambém passará por uma cerimônia de batismo católico.

Rituais Rituais e Simbolismo

O Rito do Batismo é infundido com os rituais rituais e simbolismo dos sacramentos católicos. Quer você prefira as cerimônias tradicionais dos séculos passados ​​ou as formas mais simples e modernas, você encontrará beleza e graça em qualquer uma das versões dos ritos batismais. Encontre uma igreja católica e converse com um padre se estiver considerando um batismo católico para seu filho ou para você mesmo.

Calculadora Caloria