História da Moda Vitoriana

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulheres vitorianas

Estudar a história da moda vitoriana para mulheres pode ser uma tarefa fascinante, principalmente se a história do estilo for uma de suas paixões. Esta era da moda variou principalmente de meados de 1800 ao início de 1900. Tem o nome da influente rainha inglesa da época, e seu estilo veio definir um dos períodos mais memoráveis ​​da história moderna.





quais são os nomes das renas do papai noel

Influência da Rainha Vitória

Quando Victoria vestiu a coroa da rainha em 1837, ela tinha apenas 18 anos. Sua influência não foi imediata, já que o estilo da época era mais Regency em tom - de inspiração francesa e romântica. À medida que seu reinado progredia, sua atitude passou a simbolizar toda a era. O pudor e o decoro vitorianos eram as regras do dia. A moda, então como agora, seguiu suas sugestões da sociedade.

Artigos relacionados

A rainha Vitória influenciou muito a forma como as mulheres se viam e como os homens as viam. O 'trabalho' de uma mulher era em casa, como esposa e mãe. As mulheres ricas da época seguiram o exemplo de Victoria nas atividades de vestimenta e lazer. Essas são tipicamente as mulheres que definiram a história da moda vitoriana, já que as trabalhadoras pobres não tinham acesso aos ornamentos requintados das classes superiores.





Marcas da história da moda vitoriana

A Rainha Vitória teve um longo reinado, de 64 anos. Sua influência na moda mudou gradualmente ao longo do tempo, então o final da era foi muito diferente desde o início.

  • 1840: No início da moda vitoriana, os vestidos femininos apresentavam formas suntuosas - o corpete se ajustava bem, mas a saia era cheia e volumosa. As mangas ficaram mais finas com o tempo. A cintura fina preferida durante essa época foi conseguida com uma desossagem restrita, uma característica da moda que atormentaria as mulheres até o início do século XX. Esse período inicial durou de cerca de 1840 a 1860. Mesmo durante essa época, mudanças sutis na moda vitoriana ocorreram.
  • Meados da década de 1840: por volta de meados da década de 1840, uma característica de estilo realmente afetou os movimentos das mulheres, que se encaixavam perfeitamente no papel extremamente limitado das mulheres da época. As costuras das mangas abaixadas, o que impedia a mulher de movimentar os braços livremente. As mulheres da era vitoriana - já prejudicadas pela visão da sociedade delas como criaturas indefesas e infelizes - estavam agora ainda mais restritas por suas próprias roupas! Além disso, em contraste com as cores ricas freqüentemente vistas no estilo Regency, a moda vitoriana ditou cores mais recatadas para ir junto com a ideia da mulher fraca e vulnerável que as usa. Como a modéstia era uma virtude muito valorizada, as mulheres costumavam usar golas brancas destacáveis, que podiam ser lavadas com mais frequência e facilidade do que um vestido inteiro. Golas e mangas destacadas foram detalhadas com delicados trabalhos em branco, realçando ainda mais o refinamento e o lugar da mulher na sociedade.
  • A saia com babados: durante o dia, as mulheres passaram a usar saias curtas sobre os vestidos, ou saias com várias camadas de babados. Isso alargou ainda mais a silhueta inferior, proporcionando um bom contraste com a parte superior mais estreita. Anáguas e crinolinas sob as saias realçavam ainda mais o formato de sino.
  • Rendas e xales: delicadas rendas e xales usados ​​sobre os ombros eram uma marca registrada da moda vitoriana. Como se esperava que as senhoras elegantes fizessem pouco mais do que cuidar da casa, dos filhos e do bordado, a renda se tornou uma característica em muitos corpetes. Isso era verdade principalmente para as classes altas, que começaram a usar vestidos mais decotados - as mulheres da classe baixa não usavam essas roupas. Acréscimos e xales eram necessários para fornecer o ar modesto que as mulheres vitorianas estavam tão interessadas em retratar.
  • Década de 1860: Por volta dessa última parte da era vitoriana, a moda mudou devido a alguns fatores: a máquina de costura foi inventada recentemente e os corantes sintéticos criaram uma gama mais ampla de cores. As saias perderam um pouco do volume na frente, mas ficaram atrás.
  • Princesa e saias agitadas: com o passar dos anos 1860, as crinolinas caíram em desuso porque o estilo de saia popular apresentava um drapeado mais cheio nas costas com uma frente reta. Além disso, as cores das saias de baixo contrastavam com as saias, e as saias continham muitos enfeites como fitas e rendas. As saias-saia não eram vistas apenas em vestidos de noite, mas também em vestidos diurnos no início da década de 1870. A saia anquinha ficou muito na moda, com seu grande volume nas costas, caindo em drapeado reto.
  • Início dos anos 1900: com o fim da era vitoriana, a mudança drástica nas silhuetas das mulheres era aparente. Em vez das saias largas e arredondadas, tão populares 60 anos antes, as mulheres usavam vestidos mais estreitos e alongados, todos de uma só peça. Eles também usavam jaquetas de cintura alta e ombros largos, para equilibrar um chapéu de aba larga, que gradualmente substituiu o boné mais recatado.

Fim de uma era

Ao longo da história da moda feminina, os papéis sociais tiveram um grande impacto no vestuário. Com o fim da era vitoriana, um novo estilo de silhueta mudou rapidamente, mais adequado para a liberdade crescente das mulheres e novos movimentos projetados para garantir mais direitos para elas. Olhar para os períodos anteriores pode dar à mulher de hoje uma idéia de quão longe o sexo frágil já chegou.



Calculadora Caloria