O que fazer se você encontrar um gato de rua

Os Melhores Nomes Para Crianças

Retrato de gato de rua

Se você abrir a porta dos fundos e encontrar um gatinho que não lhe pertence, já sabe como é difícil saber o que fazer com gatos de rua. A melhor forma de ajudar é cuidando das necessidades básicas do gato e aprendendo algumas dicas para reunir o bichano com seu dono.





É realmente um gato de rua?

Os gatos vadios diferem dos gatos selvagens porque um vira-lata é claramente o animal de estimação de alguém e não tem muito medo de se aproximar dos humanos. Muitas pessoas ainda permitir que seus animais de estimação vagar ao ar livre, apesar dos perigos que enfrentam devido aos carros em alta velocidade e aos guaxinins raivosos.

Artigos relacionados

Como saber se um gato não é um vira-lata

Se você tem um gato vindo até sua casa pedindo esmolas, ele pode ter uma casa perfeitamente adequada para ir e simplesmente gosta de fazer a ronda. Você pode descobrir que seus vizinhos também estão alimentando o mesmo suposto vira-lata. Se o gato mendicante parece bem alimentado e bem tratado, provavelmente não é um vira-lata, mas simplesmente um oportunista.





Qualidades de um gato de rua

Por outro lado, um gato de rua com quadris afundados e costelas à mostra precisa urgentemente de cuidados. comida e abrigo. Pode ser um gato que se perdeu da família (e os gatos se perdem, especialmente se o seu povo se mudou recentemente) ou que foi abandonado.

Gatos abandonados

É lamentável, mas é verdade, que muitas pessoas se mudem e deixem o seu gato para se defender sozinho, com a premissa de que ele sempre poderá encontrar um bom lar ou alimentar-se sozinho. Na verdade, os gatos deixados para trás quando os seus donos se mudam não estão preparados para sobreviver por si próprios e têm apenas uma compreensão rudimentar da caça. Eles sobrevivem vasculhando o lixo e mendigando a estranhos gentis.



Retrato de gato branco comendo

O que significa quando um gato de rua chega à sua casa?

Às vezes, os gatos vadios escolhem uma casa específica para passear por motivos que só o gato conhece. O mais provável é que um gato tenha se fixado em sua casa porque o local parece seguro para ele, como uma área tranquila e com pouco tráfego, como um beco sem saída. Verifique se há esconderijos em sua propriedade que possam atrair um gato de rua ou latas de lixo de fácil acesso para comida. Ele também pode sentir outros gatos por perto e se sentir atraído por eles. Se você acabou de se mudar para uma casa e um gato está por aí, é possível que os donos anteriores tenham abandonado o gato e ele esteja ficando perto da única casa que conhece.

O que fazer com um gato de rua

A primeira coisa que você deve fazer é focar nas necessidades imediatas do gato, que provavelmente são comida e água.

como remover manchas de lixívia de roupas
  1. Comece preparando comida e água para o gato. Se o gato desconfiar da sua abordagem, deixe a comida fora e deixe-o comer em paz.
  2. Se o gato não permitir que você se aproxime, dê-lhe tempo para se acostumar com sua presença distante e, com o tempo, aproxime-se um pouco mais.
  3. Palavras suaves e comida podem conquistar o gato na maior parte do tempo, desde que você seja paciente e respeite o nervosismo do gato.
  4. Se você não conseguir que o gato se aproxime de você depois de algum tempo, você pode usar uma armadilha. Alguns abrigos municipais e privados locais alugam-nos, ou você pode obtê-los em muitos fornecedores domésticos. lojas como Walmart .
Armadilha de gaiola padrão Duke

Armadilha de gaiola padrão Duke



  1. Isque a armadilha com algum alimento muito atraente, como atum oleoso ou comida úmida para gato, coloque-a em um local tranquilo e espere o gato decidir entrar.
  2. Depois de prender o gato, você pode levá-lo ao abrigo local para dar aos donos do gato a chance de encontrá-lo.

Levando o gato para um abrigo

Muitas pessoas não familiarizadas com abrigos de animais se oporão à ideia de trazer um gato de rua para lá, pois temem que ele seja sacrificado.

  • A eutanásia é uma possibilidade se o gato for agressivo ou tiver problemas médicos graves ou se o abrigo não tiver espaço, mas a maioria dos abrigos deseja encontrar lares para gatos saudáveis, se puderem.
  • Se o gato estiver realmente perdido, considere que ele pode ter donos procurando desesperadamente por isso , e o abrigo é o local onde poderão encontrar o seu animal de estimação perdido.
  • Um abrigo também pode escanear o gato para um microchip para localizar seus proprietários.
  • Se você realmente estiver preocupado, a maioria dos abrigos permitirá que você segure o gato de forma limitada, o que significa que se ele não for reivindicado por seus donos após um determinado período de espera, você poderá ser o primeiro na fila para adotá-lo.

Localizando os proprietários

Outra alternativa para levar o gato para o abrigo é mantê-lo em casa enquanto você faz uma busca em seu povo.

  1. Se você fizer isso, mantenha-o separado dos gatos da sua família até que ele seja examinado por um veterinário e testado para doenças infecciosas . Seria de partir o coração se o seu ato de bondade lhe custasse a saúde ou a vida dos seus próprios animais de estimação.
  2. Da mesma forma, mantenha-o separado das crianças em casa, se tiver alguma. Como você não tem histórico de saúde do gato, você não quer que um vira-lata assustado arranhe uma criança e cause uma infecção.
  3. Peça ao veterinário para examinar o gato em busca de um microchip, pois a maioria das clínicas veterinárias é capaz de fazer isso.
  4. Tire boas fotos do gato e crie panfletos com informações descritivas sobre o gato e seu número de telefone e endereço de e-mail. Leve vários para os abrigos locais e entregue aos funcionários para que eles saibam que você está cuidando de um gato perdido.
  5. Coloque os panfletos nas clínicas veterinárias locais e também na área em que o gato foi encontrado. Você também pode perguntar diretamente à equipe da clínica veterinária sobre o gato, pois eles podem reconhecê-lo como animal de estimação do cliente.
  6. Publique panfletos em outras áreas de tráfego intenso nas proximidades, onde os panfletos são permitidos. Isso pode incluir cafeterias, correios, pet shops, escolas e academias.
Acariciando a cabeça do gato fofo

Usando as mídias sociais e a Internet

A Internet é uma ótima ferramenta para encontrar donos de gatos de rua. Algumas opções que você pode tentar são:

  • Veja se há algum grupo local no Facebook voltado para animais de estimação em sua área. Algumas cidades ainda têm grupos no Facebook dedicados apenas a postagens de animais de estimação perdidos/achados.
  • Publique uma foto e informações sobre o gato em sua página pessoal do Facebook e peça a seus amigos que encaminhem para seus contatos online.
  • Encontre anúncios de animais de estimação gratuitamente no CraigList e Próxima porta .
  • Use aplicativos para smartphones, como PawBoost para listar informações sobre o gato.

O que acontece se você não conseguir encontrar o proprietário?

Se você não conseguir encontrar os donos do gato de rua ou descobrir que ele foi abandonado por vizinhos que se mudaram, sua próxima decisão é o que fazer com o gato?

  • Se quiser ficar com ele, parabéns, agora você tem um novo gato. Leve-o ao seu veterinário e verifique se ele tem todos os seus tiros e foi castrado .
  • Se você adoraria ficar com ele, mas já tem muitos animais de estimação, ou se seus animais de estimação existentes vetam sua inclusão em sua família, veja se você tem familiares ou amigos que gostariam de levá-lo.
  • Se você puder mantê-lo por algum tempo, considere adotá-lo e encontrar um lar para ele. Você pode colocar anúncios de adoção no CraigsList, NextDoor e Facebook e colocar panfletos em consultórios veterinários e pet shops.
  • Alguns abrigos e grupos de resgate ficarão felizes em ajudá-lo a encontrar um lar para o gato se você estiver disposto a abrigá-lo enquanto isso e o listarem em seu site junto com outros gatos adotáveis.
  • Fale com o abrigo local e grupos de resgate se você não puder adotar. Só porque um abrigo não é rotulado como 'não matar' não significa que eles não possam encontrar um ótimo lar para o seu gato. Converse com a equipe e os voluntários sobre a taxa de colocação e veja se você pode fazer mais para ajudar a promover o gato enquanto ele permanece no abrigo. Considere se tornar um voluntário!
  • Grupos de resgate privados não têm limite de tempo para os gatos ficarem com eles, mas dependem de lares adotivos e só poderão levar o gato se tiverem uma vaga aberta.
  • Você também pode conversar com seu veterinário, pois algumas clínicas manterão gatos disponíveis para adoção ou pelo menos estarão dispostas a promovê-los aos seus clientes.

Não tenha medo de se envolver

Cuidar de gatos vadios pode ser uma experiência maravilhosa e é a forma como muitas pessoas adquirem o melhor animal de estimação do seu coração. Quem sabe, talvez haja um desgarrado no seu futuro? Apenas tome precauções se tiver outros animais de estimação ou filhos e faça um esforço para encontrar os donos do gato antes de decidir adotá-lo.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria