O que esperar ao cortar laços com os pais ou família

Os Melhores Nomes Para Crianças

Jovem adulto de pé entre os pais, de costas para ela

Depois de anos tentando resolver seus problemas com a família, algumas pessoas acham que a melhor ou a única opção é cortar os laços com seus pais ou familiares. No entanto, muitas vezes as pessoas não estão preparadas para a reação emocional que podem experimentar como resultado dessa ação.





Compreendendo o processo emocional de cortar laços

Romper laços é o último recurso e é muito mais sério do que simplesmente tentar lidar com familiares difíceis. Ninguém toma essa decisão levianamente. Compreender como você se sentiria sedecida cortar alguémde sua vida pode ajudar a prepará-lo para as consequências.

Artigos relacionados
  • Como os sociopatas geralmente tratam suas famílias?
  • Quando você é rejeitado pela família: curando e seguindo em frente
  • Lidando com uma Família Homofóbica

Um exemplo de como cortar laços com sua família

Analisar um estudo de caso é uma ótima maneira de entender melhor as emoções potenciais que podem surgir após a decisão de cortar o vínculo. Uma cliente tinha um pai que entrava e saía intermitentemente de sua vida. Ela queria muito que seus filhos conhecessem seu avô, mas não podia contar com ele para manter sua palavra e ele a desapontava várias vezes. O nome deste cliente foi alterado para proteger sua identidade.





- Tentei tanto ao longo dos anos e ele me deixava para trás devido a uma série de promessas quebradas - explicou Lydia. 'Eu finalmente decidi sair da montanha-russa e terminar meu relacionamento com ele. Estava claro que ele não iria mudar, e eu precisava simplesmente colocá-lo fora da minha vida para que eu não fosse sempre arrastada e deprimida esperando por um pai mais amoroso. Estava afetando tudo na minha vida, meus relacionamentos e como eu me sentia sobre mim mesma. Eu precisava me defender e parar de permitir que ele me tratasse como lixo. '

Sentimentos de luto

No entanto, quando a cliente fez isso, ela passou por alguns emoções inesperadas . 'Eu sabia que eliminá-lo era a melhor coisa para mim e minha família, mas não esperava as emoções que experimentei ao fazer isso. Não foi tão fácil quanto pensei. Lamentei a perda de meu pai como se ele tivesse morrido. Eu me senti um órfão. '



Perdendo o relacionamento potencial

Ela continua: 'Não era tanto que eu sentisse falta dele. Eu perdi o potencial de que um dia ele mudaria, que um dia ele estaria lá para mim do jeito que eu queria que ele fosse, que ele seria o tipo de pai que eu sempre quis. '

Em essência, Lydia sentia falta de um pai, em vez de realmente sentir falta do pai. 'Ele nunca esteve realmente lá para mim em primeiro lugar, e me magoou perceber isso. Depois que cortei os laços com ele, não conseguia mais dizer a mim mesma que um dia poderíamos ser mais próximos e ter um relacionamento. Isso fez com que a realidade se instalasse e eu lamentei minha perda. '

Você pode se sentir não resolvido

Outro conjunto de sentimentos que Lydia experimentou foi a sensação de que sempre haverá palavras não ditas entre seu pai e ela. 'Às vezes, eu só quero ligar para ele e dizer que estou decepcionado por ele nunca ter feito mais esforço para estar em minha vida.'



Se você decidir cortar relações com seus pais ou outros membros da família, talvez tenha de aceitar que nunca será capaz de explicar a eles o que acha que eles fizeram e por que está sofrendo por causa disso. Os problemas que você teve com seus pais ou um membro da família podem levar muito tempo para serem resolvidos, incluindo sentimentos de mágoa e raiva. Você pode ter que encontrar outras maneiras de resolvê-los, como terapia ou grupos de processos terapêuticos.

Relacionamentos precisam de dar e receber

Freqüentemente, os filhos que rompem os laços com os pais são retratados como difíceis e ingratos. No entanto, não é realista culpar os filhos como a única razão para o fracasso no relacionamento, mesmo quando se tornam adultos. Os relacionamentos são uma via de mão dupla. Se um relacionamento não é funcional, muitas vezes os pais desempenham um papel grande e indelével nessa dinâmica familiar.

Isso também se aplica a outros relacionamentos familiares, e a reação emocional pode ser a mesma se você cortar os laços com um filho, irmão ou qualquer outro membro próximo da família.

Por que você pode escolher cortar laços com seus pais ou família

Decidir cortar laços com um membro da família, pai ou pais é uma decisão incrivelmente difícil de tomar. Freqüentemente, aqueles que optam por encerrar um relacionamento o fazem porque:

  • O pai ou os pais foram abusivos durante sua infância e você não quer mais ser parte do comportamento prejudicial deles
  • Omembro da família é doloroso, caótico e altamente desconfortável de estar perto
  • O parente ou pai não é confiável e representa umameaça ao seu bem-estar físico ou mental
  • Você pode optar por cortar os laços com alguém depois de se tornar pai, como um meio de proteger seu próprio filho de umdinâmica doentia

Cortando laços com um dos pais

Se seus pais são casados ​​e têm uma aliança um com o outro, cortar os laços com um deles geralmente significa cortar os laços com os dois. O pai com quem você gostaria de ter algum tipo de relacionamento pode estar do lado do pai que você está cortando. Isso pode fazer com que você se sinta ainda mais rejeitado e magoado. Em alguns casos, o pai com quem você não cortou os laços pode pressioná-lo a se reconectar com seu outro pai. Os irmãos yoru também podem pressioná-lo a se reconectar, pois você deixa a dinâmica familiar doentia que causa uma mudança desconfortável de tensão que precisa ser colocada em algum lugar e, muitas vezes, é nos irmãos ou outro pai.

Filha adulta chateada com a mãe

Cortando laços com um membro da família

Da mesma forma que cortar laços com um dos pais, optar por cortar laços com um membro da família pode causar alguma reação de outros membros da família com quem você ainda está em contato. Eles podem fazer você se sentir culpado, envergonhado e fazer o que puderem para que você se reconecte. No final do dia, você é o único que pode tomar essa grande decisão, mas saber que pode ter alguns encontros desagradáveis ​​ou estressantes com outros membros da família é um aspecto desse processo que você pode enfrentar.

Resultados a longo prazo do corte dos laços

Embora você possa optar por cortar os laços com um indivíduo, isso pode levar a um efeito cascata. Como as estruturas familiares doentias estão fortemente interligadas, quando uma peça é removida (você), isso cria uma situação desequilibrada e desconfortável que afeta os membros restantes em um nível inconsciente. Esse desconforto pode fazer com que avós, primos, tias, tios e irmãos tentem trazê-lo de volta ao seu papel, o que permitiria que a homeostase prejudicial à saúde da família fosse retomada, ou você pode sofrer forte rejeição. Em alguns casos, você pode ter um membro da família que apóia sua decisão e também pode querer deixar uma função não saudável.

Resultados e Reconciliação

Lembre-se de que nada do que você decide é imutável, portanto, se você optar por se reconectar, mas com limites diferentes, poderá fazê-lo se a outra parte for amigável com isso. Há uma chance de que eles fiquem muito magoados e não sigam em frente com nenhuma reconciliação futura. Todos esses resultados potenciais devem ser considerados ao fazer essa escolha.

Tomando a decisão mais saudável

Se você decidir que precisa romper os laços com seus pais e esta é a única maneira de ter uma vida saudável, feliz e produtiva, saiba que há um fardo emocional pela frente, mesmo que esta seja realmente a melhor decisão a tomar. Entender que essa decisão o afetará de maneiras que você pode não imaginar que o ajudará em sua jornada em direção à cura. Se você não está se sentindo apoiado o suficiente por seus amigos ou outros membros da família durante este momento difícil, considere entrar em contato com um conselheiro ou terapeuta que pode ajudá-lo a passar por esse processo.

Calculadora Caloria