O que é o abandono infantil e por que alguns pais recorrem a ele?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

É extremamente difícil para as crianças sobreviverem sem os pais, especialmente quando precisam de seu apoio para quase tudo. Ser abandonado pelos pais muitas vezes resulta em crianças se tornando física e emocionalmente vulneráveis. É por isso que as leis estaduais dos EUA explicam o que é abandono infantil, leis rígidas e suas implicações relacionadas para que os pais entendam a importância de proteger os interesses da criança. Quando os pais falham em nutrir e orientar seus filhos, eles ficam à mercê de seu destino. Para não deixar isso acontecer, continue lendo este post enquanto discutimos os cenários em que uma criança é abandonada e suas implicações legais e emocionais.

O que é abandono infantil?

O abandono infantil é quando um pai retém apoio financeiro, físico e emocional para uma criança. A renúncia às responsabilidades parentais ou a interrupção do contato com um filho por um longo período em caso de guarda única ou conjunta também se enquadra no abandono da criança.



O abandono infantil pode ser de dois tipos:

    Abandono físico:Ocorre quando o pai deixa a criança na porta de um estranho ou deixa a criança sozinha em casa e desaparece.
    Abandono emocional:Mesmo que o pai e a criança estejam morando na mesma casa, se o pai oferece contato físico e apoio emocional inadequados ou inexistentes, então é conhecido como abandono emocional .

Deixar de participar de programas de reencontro de crianças e não responder aos procedimentos de proteção à criança também é considerado abandono infantil em alguns estados dos EUA.



Por que os pais abandonam seus filhos?

Nenhum pai gostaria de abandonar seus filhos, mas algumas situações podem forçar os pais a tomar essa difícil decisão. A seguir estão as prováveis ​​razões para o abandono da criança.

  • Alguns pais abandonam seus filhos por problemas financeiros, pois não conseguiriam suprir suas necessidades básicas.
  • Quando um pai não é emocionalmente estável, ele não estaria em condições de cuidar dos filhos. Esses casos podem levar ao abandono.
  • Os pais que são viciados em álcool ou drogas também tendem a não ter a capacidade de nutrir e apoiar seus filhos.

O que fazer se você encontrar uma criança abandonada?

Se uma criança for encontrada abandonada perto de sua casa ou em um local público, a criança deve ser entregue ao estado. Mesmo que não haja processo judicial, se alguém decidir ficar com a criança (a menos que não haja abuso), no entanto, eles não teriam direitos legais. Se a mãe biológica reivindicar a criança, eles devem devolver a criança a ela, a menos que a criança seja legalmente adotada.

O que acontece com as crianças que são abandonadas?

Todos os estados dos EUA criaram leis para proteger crianças abandonadas, bem como suas mães, se ela quiser abandonar a criança. Por exemplo, o estado de Michigan estabeleceu uma lei chamada Safe Haven que protege as novas mães de processos judiciais se deixarem a criança em locais seguros designados, como qualquer hospital, corpo de bombeiros, delegacia de polícia ou ligando para o 911. A criança então se tornaria um ala do estado, e esforços serão feitos para localizar a mãe ou o pai.



A lei afirma ainda que todas as crianças que foram deixadas em locais seguros serão adotadas ou devolvidas à mãe (se não houver suspeita de abuso), que ainda terá os direitos da criança enquanto ela for menor de 18 anos. de idade. No entanto, a mãe pode ter que passar por um processo judicial.

jogo da vida jogo de tabuleiro online
Se inscrever

Se a criança for adotada, os direitos da mãe biológica serão rescindidos. Mas, se a mãe mudar de ideia depois de recusar a criança, ela poderá recorrer ao tribunal dentro do prazo de 21 dias ou antes que a ordem de adoção entre em vigor.

Os pais são uma das primeiras pessoas que uma criança confiaria e amaria. Quando essas pessoas os abandonam, isso teria um enorme impacto sobre eles. Ao mesmo tempo, ser submetido a negligência e abuso também não é aceitável. Assim, todas as leis do país são projetadas para proteger os interesses da criança.

Leis de Abandono de Crianças

Nos EUA, o abandono de crianças é considerado uma causa criminal de ação na maioria dos estados. Se uma criança for deixada sem cuidados e alimentação ou deixada para trás pelos pais, o tribunal ordenará que os pais levem a criança para sua casa ou forneçam outras alternativas.

Na maioria dos estados, a lei exige o consentimento dos pais da criança para encerrar seus direitos e deveres parentais durante a adoção. Caso os pais da criança não possam ser localizados, a criança seria transferida para a casa do estado e colocada para adoção.

como limpar grelhas de churrasqueira a gás

Os estados também têm leis para prevenir negligência e abandono infantil. Alguns desses programas incluem:

  • Início antecipado - Visita domiciliar
  • Check-up da família
  • Famílias Saudáveis
  • Começo saudável
  • Passos saudáveis
  • Instruções de casa para pais de crianças em idade pré-escolar
  • Parceria enfermeira-família
  • Programa de Intervenção Precoce de Enfermagem em Saúde Pública para Mães Adolescentes
  • Safecare
  • Grupos de apoio aos pais
  • Prevenir a recorrência de abuso ou negligência

Todos esses programas visam visitar e educar pais e gestantes de famílias de baixa renda para prevenir o abandono de crianças (1) .

Como provar o abandono infantil?

A comprovação do abandono da criança entra em cena quando outra pessoa quer adotar a criança legalmente, ou quando um dos pais quer ficar com a guarda exclusiva da criança. Para provar que uma criança foi abandonada, deve haver um período de tempo em que os pais e a criança não estejam em contato; geralmente, é de um ano (pode variar de estado para estado).

No entanto, um pai não tem o direito de perder seus direitos parentais como quiser. Mesmo no caso de abandono intencional manifesto, o tribunal só extinguiria os direitos parentais quando houvesse outra figura parental disposta a adotar a criança.

Como explicar o abandono a uma criança adotada?

O abandono é um tema delicado para explicar a uma criança, pois ela não entenderia por que seus pais a deixaram. Quando não explicado adequadamente, a criança pode se culpar pelo abandono. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a explicá-lo a uma criança adotiva ou abandonada.

    Sem pressaexplicar o abandono à criança — não se apresse. Observe o comportamento da criança por algum tempo. Comece a conversa apenas quando tiver certeza de que eles podem lidar com isso.
  • Claramente explicar os motivos do abandono. Assegure-lhes que não é culpa deles nem de seus pais.
  • Dizer coisas negativas sobre o pai abandonado pode causar mais danos. Não os faça odiar seus pais como tais emoções negativas poderiam torná-los violentos.
  • Se o pai é abusivo ou violento, então explicar as consequências de visitá-los. Não deixe a criança no escuro e evite que ela visite os pais.
    Responda todas as perguntasa criança pode ter com paciência e resistência. Isso ajudaria a acalmar suas ansiedades.

As consequências do abandono infantil podem afetar o estado mental da criança; eles tendem a ficar emocionalmente marcados e distantes. Algumas crianças também podem crescer com baixa auto-estima, problemas de confiança, dependência emocional, desamparo, etc., razão pela qual todos os estados dos EUA impuseram leis rígidas para proteger os interesses das crianças.

1. Programas preventivos ; Gateway de informações de bem-estar infantil; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA

Calculadora Caloria