Qual é a diferença entre um IEP e um plano 504?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pais comparando documentos

Se seu filho tem autismo de alto funcionamento e está participando da escola com envolvimento mínimo de educação especial, sua equipe de educação pode sugerir um plano 504 no lugar do plano de educação individualizado usual (IEP). As diferenças entre esses dois planos são sutis, mas importantes. Para decidir qual tipo de plano é adequado para seu filho, é essencial que você se aprenda sobre essas duas opções.





Compreendendo as diferenças básicas

Os planos IEP e 504 são elaborados para garantir que seu filho não seja vítima de discriminação e que possa participar da escola da maneira menos restrita possível. Este gráfico descreve algumas das diferenças mais importantes entre os dois planos:

IEP Plano 504
Metas Deve incluir metas anuais mensuráveis Não inclui metas anuais mensuráveis
Base Legal Coberto pela Lei de Melhoria da Educação de Indivíduos com Deficiências (IDEA), uma lei federal que exige que as escolas forneçam a todos os alunos uma 'educação gratuita e apropriada' Coberto por Seção 504 da Lei de Reabilitação de 1973 , uma lei federal que proíbe a discriminação por causa da deficiência
Financiamento Federal Financiado pelo governo federal Não financiado pelo governo federal
Envolvimento parental Deve incluir envolvimento dos pais e notificação por escrito Não requer envolvimento dos pais
Longevidade Atualizado anualmente e acompanha a criança de escola em escola até os 22 anos Atualizado anualmente e protege a criança contra a discriminação indefinidamente
Artigos relacionados
  • Dicas de reunião IEP para pais
  • Aspergers e acomodações de sala de aula
  • Direitos legais de educação especial escolar para Aspergers

Metas anuais mensuráveis

De acordo com Departamento de Educação dos EUA , uma das maiores diferenças entre um plano 504 e um IEP tem a ver com o fato de seu filho ter ou não metas anuais formalizadas.



  • Sob um IEP, seu filho recebe serviços de educação especial para trabalhar no sentido de cumprir metas anuais mensuráveis. No caso do autismo, isso frequentemente significa um plano específico para melhorar as habilidades sociais, organização, comunicação e outros aspectos importantes de aprendizagem e crescimento. Os profissionais incluídos no plano podem ser fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, professores de educação especial, assistentes sociais e outros.
  • No plano 504, seu filho não tem metas anuais. Em vez disso, o plano inclui adaptações ou acomodações formalizadas para remover barreiras que podem impedir seu filho de participar da escola. Essas são coisas que a escola pode fazer para ajudar seu filho a funcionar como parte da aula, como fornecer intervalos sensoriais, usar um colete com pesos ou ver versões visuais de tudo o que o professor diz em voz alta. Ele ou ela pode receber serviços de profissionais, mas esses serviços são projetados para ajudar a criança a funcionar com os colegas de classe, em vez de fazer melhorias mensuráveis.

Base Legal

Tanto os IEPs quanto os planos 504 são cobertos por leis federais; no entanto, as leis que os regem são ligeiramente diferentes:

  • IDEA é uma lei que estabelece que os alunos com deficiência devem receber uma 'educação gratuita e apropriada' que atenda às suas necessidades funcionais e acadêmicas. Ele legisla exatamente o que precisa acontecer em uma reunião do IEP, quais informações e testes devem fazer parte do processo do IEP, o tipo de metas que o IEP deve conter e muito mais.
  • A Seção 504 da Lei de Reabilitação exige que os alunos com deficiência recebam igualdade de acesso à educação em escola pública e a capacidade de participar integralmente da escola. O plano 504 documenta como uma criança com deficiência específica será incluída.

Financiamento

Outra diferença importante entre um plano 504 e um IEP é o financiamento, de acordo com o Centro Nacional para Deficiências de Aprendizagem :



  • Um IEP inclui serviços especiais, como profissionais de educação especial, terapeutas e paraprofissionais. A escola fornece esses serviços, mas recebe financiamento para eles por meio dos governos federal e estadual.
  • Um plano 504 pode muito raramente incluir serviços de educação especial além de adaptações. Em caso afirmativo, esses serviços não são cobertos por fundos federais. Em vez disso, eles devem sair do orçamento do distrito escolar.

Envolvimento parental

De acordo com Lei de Wright , o nível de envolvimento dos pais é outra distinção importante entre esses planos:

  • Para escrever um IEP, a escola deve avisar os pais de que haverá uma reunião, convidar os pais para a reunião do IEP e realizá-la em um horário que funcione para os pais, envolver os pais na tomada de decisões e fornecer relatórios de progresso em intervalos especificados. Em muitos estados, os pais também precisam assinar um documento chamado Notificação Prévia por Escrito que permite ao distrito prosseguir com o plano.
  • No caso de um plano 504, a escola tem que dizer aos pais que eles estão desenvolvendo um plano, mas os pais não precisam ser convidados para a reunião ou fornecer informações ou consentimento.

Longevidade

Ambos os IEPs e planos 504 são atualizados anualmente, mas de acordo com Criando Filhos Especiais , eles diferem em termos de longevidade:

  • Sob um IEP, os alunos 'ultrapassam a idade', ou não são mais cobertos pelo plano, quando atingem a idade de 22 anos.
  • No plano 504, não há limite de idade para cobertura e acomodação.

Escolhendo o melhor plano para seu filho

Se seu filho tem um funcionamento muito bom, pode chegar um momento em que a escola não sentirá mais que ele precisa de um IEP. Se você concorda ou não com essa decisão, significa entender como a experiência educacional de seu filho mudaria. Cada situação é diferente, então faça muitas perguntas aos profissionais da escola sobre as diferenças específicas que você pode esperar ver. Reúna o máximo de informações possível para fazer a melhor escolha para seu filho.



Calculadora Caloria