O que você precisa saber sobre o comportamento sexual felino

Os Melhores Nomes Para Crianças

comportamento sexual felino

Compreender os princípios básicos do comportamento sexual felino pode ajudá-lo a lidar com desafios como borrifar e brigar, que podem dificultar a convivência do seu gato às vezes. Aprenda a identificar a raiz do comportamento e encontrar uma solução para características preocupantes.





Comportamento sexual em gatos machos

Como veterinário Key explica, gatinhos machos passam por alguns marcos notáveis ​​antes de atingir a maturidade sexual como um gato Tom capaz de gerar gatinhos.

Artigos relacionados
  • Problemas de pele de gato que você não deve ignorar
  • Fatos de saúde sobre gatos gordos
  • Sintomas de diabetes felino a serem observados em seu gato

Marcos do desenvolvimento de um gatinho macho

Um aumento de testosterona na hora do nascimento define o comportamento futuro do gatinho como macho. No entanto, até cerca de 12 semanas, o gatinho macho é o equivalente a uma criança pequena ou a uma criança pequena. Somente após 12 semanas existe testosterona suficiente para o gatinho entrar no equivalente felino da puberdade. Entre três a seis ou sete meses, o jovem gato está crescendo e amadurecendo em um jovem gato capaz de acasalar.



Quando um jovem macho com menos de seis meses de idade monta em outro gato, é mais provável que ele esteja 'brincando' ou 'praticando' do que realmente acasalando. Só por volta dos nove a 12 meses de idade é que os hormônios de um gato macho o levam a procurar ativamente uma namorada. Mas, claro, se você tem um gatinho macho e uma fêmea na mesma casa, não pode usar a idade do menino como anticoncepcional. Você precisa presumir que ele pode gerar uma ninhada desde os cinco meses de idade.

É interessante que na natureza, um gato macho estabelece seu próprio território por volta dos 12 - 18 meses de idade, que é quando seus pensamentos se voltam para a criação de gatinhos. Como parte desse comportamento, o macho vagueia mais longe e pulveriza para marcar o cheiro de seu território. Essas ações serão reconhecidas pelos proprietários de gatos machos inteiros como:



  • Pulverização : O cheiro marca pontos de referência na casa para dizer a outros gatos que o território foi tomado
  • Vagabundear: se permitido ao ar livre, um macho inteiro pode vagar por vários dias em busca de uma companheira
  • Lutando: machos inteiros são fortemente territoriais e preparados para lutar para defender seu canteiro

Comportamento de montagem no macho castrado

Embora castrado, um gato macho produz testosterona, mas em menor quantidade. Bonnie Beaver explica [Segunda edição, página 172] que é a alta testosterona que causa pulverização, perambulação e briga e, portanto, os machos castrados amam mais o lar e prestam atenção aos donos.

Então, o que significa se o seu gato macho empurra brinquedos ou monta em outros gatos?

Na verdade, é improvável que esse seja um comportamento sexual verdadeiro. Se o homem era um adulto experiente quando castrado, ele pode ter aprendido um comportamento que executa por força do hábito. Bonnie Beaver escreve [2ª edição, página 174] que cerca de 10% dos machos castrados continuam a montar objetos por hábito, com seu comportamento desencadeado por ' Estimulação intensa ' como estranhos entrando em seu território.



Pam Johnson-Bennett relata como machos castrados podem transar com outros gatos na casa como uma tentativa de reforçar seu status, enquanto montar brinquedos pode ser um meio de liberar o excesso de energia. E, finalmente, o cheiro forte de uma gata no cio pode despertar o comportamento instintivo e, por excitação, fazer com que o macho monte um objeto perto da pata.

Estratégias para reduzir a montagem em machos castrados incluem fornecer uma saída de energia com brincadeiras enérgicas. Ele também deve ser capaz de expressar comportamentos normais, como escalar e agarrar, para que possa supervisionar seu território. Para o gato, os brinquedos de montaria ou mesmo as pernas humanas, então uma rápida borrifada de água pode ajudar a quebrar o hábito. Enquanto para o gato entediado Pet Place sugere maneiras de tornar a vida mais interessante.

Gatas Femininas

Gato mostrando agressão antes do acasalamento

Uma gata inteira entra no cio aproximadamente a cada três semanas. Para os não iniciados, uma gata no cio pode aparecer com muita dor, portanto, evite uma ida desnecessária ao veterinário sabendo quais são os sinais.

Marcos do desenvolvimento de uma gatinha

Chave do veterinário explica a idade em que uma jovem mulher se torna sexualmente madura é influenciada por muitos fatores, incluindo:

  • A época do ano em que ela nasce
  • Duração do dia
  • Presença de uma fêmea no cio
  • Presença de um homem inteiro
  • Disponibilidade de comida e abrigo

A idade média para uma gatinha entrar na puberdade é de cinco a seis meses. No entanto, isso pode ser mais cedo ou mais tarde (até 18 meses), dependendo dos fatores listados acima. Como regra geral, um gatinho nascido na primavera que tem bastante comida e um macho intacto como companhia é mais provável ficar grávida do que um gatinho solitário nascido no outono sobrevivendo com pouca comida.

Uma gata entra no cio aproximadamente a cada três a quatro semanas. Durante o cio (ou cio) ela aceitará as atenções do macho e pode engravidar. Cada estro dura cerca de três a cinco dias. Em um ambiente doméstico com luz e aquecimento artificiais, uma fêmea pode pedalar durante todo o ano, enquanto seus primos felinos selvagens tendem a atingir o pico entre fevereiro e abril, e novamente entre junho e agosto.

Uma gata que não está no cio é hostil aos avanços de um gato. Ela vai sibilar, cuspir e atacar ele. Ao passo que, quando ela está no cio, seu comportamento é de flerte e ela prontamente recebe sua atenção. Na verdade, o comportamento de uma fêmea no cio pode parecer alarmante para um dono desavisado e de acordo com Pet Informado inclui:

  • Vocalização: inclui gritos agudos como se estivesse com dor (ela não está!)
  • Inquietação e ritmo: Novamente, neste cenário, ela não está com dor
  • Comportamento temperamental e imprevisível:
  • Afeto excessivo ao proprietário: importunar o proprietário por esfregar o queixo e fazer barulho
  • Comando rastejando e rolando no chão: A fêmea adota uma postura de fundo no ar e se arrasta pelo chão. Embora alarmante de se ver, esse é um comportamento normal de acasalamento.
  • Sinalizar o rabo: refere-se a segurar o rabo para um lado quando seu traseiro é esfregado.
  • Aumento da micção: para anunciar que está no cio, ela pode borrifar a casa com urina
  • Vagando: uma mulher que ama o lar pode tentar vagar para encontrar um companheiro

Desexcar a gata envolve a remoção dos ovários e do útero. Seu comportamento então se equilibra e é semelhante ao seu estado de 'não estro', mas durante todo o ano.

Dicas e sugestões

A ligação entre o comportamento sexual e o comportamento normal do gato é fortemente tecida. PetMD explica que quando um gato se sente inseguro ou ameaçado, ele pode marcar território (com spray ou arranhão) que pode ser confundido com comportamento sexual, quando na verdade se resume à necessidade básica de segurança.

Quando seu macho castrado pulveriza

Gato se preparando para pulverizar

Um macho castrado que pulveriza muitas vezes é um território demarcando por insegurança, ao invés de qualquer motivação sexual. Centro Veterinário Hall Place explicar que a resposta é ajudá-lo a se sentir mais seguro. Isso requer uma abordagem em duas vertentes:

  • Reduza as ameaças ao seu território: procure fatores de estresse, como gatos vadios em seu quintal, e encontre uma maneira de fazer com que o problema desapareça para que ele se sinta menos ameaçado
  • Deixe-o mais seguro: diminuir sua ansiedade reduzirá sua necessidade de pulverizar
    • Usar Feliway difusores: feromônios felinos sintéticos enviam uma 'mensagem de cheiro' de que ele está seguro.
    • Forneça postes para arranhar: coloque postos para arranhar perto das portas, para que ele possa marcar essas entradas e saídas como suas
    • Providencie esconderijos e esconderijos: cuide de sua necessidade de se esconder ou evitar problemas, para ajudá-lo a se sentir mais seguro.
    • Tenha uma casa calma: mantenha o ruído ao mínimo para um ambiente doméstico refrigerado que pareça um lugar seguro
    • Abundância de recursos: Em uma casa com vários gatos, certifique-se de que cada gato tenha sua própria tigela de comida e água, banheiros, esconderijo, brinquedos e cama, para que não estejam competindo por recursos.

Se a sua fêmea castrada entrar no calor

Gato carinhoso

Depois de dessexpirada, uma gata não deve entrar no cio. No entanto, algumas gatas tornam-se mais amorosas e afetuosas após a cirurgia, o que pode ser confundido com o estro. Monitore seu comportamento para ver se ela é amigável o tempo todo ou se ocorre em ciclos de três semanas.

PetMD reconte como ocasionalmente um pequeno pedaço de tecido ovariano é deixado para trás durante a cirurgia, e isso pode causar um ciclo na fêmea. No entanto, a boa notícia é que, enquanto o útero foi removido, ela não pode engravidar.

Quando em dúvida

Se o seu gato começar a agir de forma estranha, preste atenção, especialmente em gatos castrados ou dessexeados. Em primeiro lugar, leve o gato para ser examinado por um veterinário. Comportamentos como urinar com frequência podem ser um comportamento sexual, mas também podem ser um sinal de infecção urinária. Nunca assuma que um comportamento estranho é sexual até que o gato seja considerado saudável. Mesmo assim, saiba, comportamentos como borrifar, são as ações do gato instáveis ​​ou inseguras. Nunca puna o gato, mas procure o conselho de um especialista em comportamento de animais de estimação.

Calculadora Caloria