Quando você é rejeitado pela família: curando e seguindo em frente

Os Melhores Nomes Para Crianças

Jovem solitário sentado na cama, segurando uma foto de família

Quando você é rejeitado porsua família, você pode experimentar uma intensa inundação de pensamentos e sentimentos. À medida que você começa a processar o que aconteceu, é importante cuidar de si mesmo e aprender a lidar com a situação de maneira saudável.





O que fazer quando sua família o rejeita

Ser renegado ou alienado por sua família significa que um conjunto de indivíduos ou um indivíduo em suasistema familiardecidiu cortar laços com você. Lembre-se de que o afastamento familiar pode vir daqueles que são biologicamente aparentados com você, são família por meio de adoção ou que você considera família com base em suas experiências com eles. Estaa renúncia pode custarl como se tivesse surgido do nada, pode ser confuso e pode causar o surgimento de ondas intensas de emoções dolorosas.

Artigos relacionados
  • Como se reconciliar com sua filha alienada
  • O que esperar ao cortar laços com os pais ou família
  • Lidando com uma família homofóbica

Espere respostas emocionais intensas

Depois de passar por esse corte, você pode se sentir dominado por uma torrente de emoções. Você também pode se sentir entorpecido e em negação. Cada pessoa experimentará isso de maneira diferente e processará essa situação dolorosa à sua maneira e em seu próprio tempo. Emoções comuns associadas ao afastamento incluem:



melhores áreas para morar na florida
  • Luto desprivilegiado, que é uma dor que não é reconhecida, socialmente apoiada ou aceita
  • Tristeza, sentimento de perda e raiva
  • Confusão e frustração
  • Solidão, desamparo e depressão
  • Descrença e dormência
Mulher olhando pela janela para seu reflexo

Se a qualquer momento você estiver pensando em fazer mal a si mesmo ou a outras pessoas, procure ajuda profissional imediatamente. Você pode entrar em contato com umlinha de crise, a polícia para um exame de bem-estar e um hospital para fazer uma espera voluntária até que você se sinta melhor. Depois de buscar assistência imediata, é importante encontrar suporte consistente para ajudá-lo a processar o que está passando. Lembre-se de que esta é uma situação complexa, dolorosa e confusa e é completamente aceitável e normal precisar de um pouco de apoio para navegar neste momento da sua vida. Buscar o atendimento adequado é corajoso e reforça a noção de que você merece se sentir melhor e ter acesso a habilidades de enfrentamento saudáveis.

Compreenda a complexidade da situação

Cada um experimenta sua própria realidade. Esta realidade é fortemente influenciada pelas memórias inconscientes e conscientes individuais e únicas de cada pessoa. Essas memórias moldam como as pessoas veem, interpretam, lembram e processam informações e interações. Isso significa que a maneira como sua família interpreta a situação pode ser totalmente diferente de como você vê os eventos que levaram ao corte. Além disso, você pode nem saber o que os levou a cortar os laços com você. Essas diferentes interpretações e gatilhos, juntamente com a experiência única de cada um, podem causar muita confusão para você. Saiba que você não precisa ter todas as respostas para curar e processar totalmente a situação.



Espere que o processamento venha em ondas

Mesmo que já se tenham passado anos, você ainda pode sentir emoções tão fortes quanto quando você experimentou o corte pela primeira vez. Ser rejeitado por sua família pode ter um grande peso que pode tocar em temas como segurança, amor e confiança. Se você foi rejeitado por seus pais, é bastante comum, mesmo quando adulto, sentir-se abandonado, indigno de ser amado e ter relacionamentos saudáveis. Esta pode ser uma corrente consciente ou inconsciente que influencia suas escolhas e comportamentos relacionais. Se você foi interrompido por seu filho, pode experimentar ondas de tristeza sem sentir que pode buscar um encerramento, porque o fim não é necessariamente final. Por causa dessa falta de finalidade, o processamento geralmente vem em ondas, à medida que os gatilhos entram e saem de sua vida.

Prepare-se para os gatilhos

Feriados, aniversários, piadas internas, restaurantes favoritos e eventos familiares para os quais você não foi convidado podem ser incrivelmente dolorosos e reacender emoções intensas. Anotar o que o desencadeia e preparar-se emocionalmente para um gatilho que está por vir pode fazer uma enorme diferença na sua capacidade de cuidar preventivamente de si mesmo. Embora o autocuidado pareça diferente para cada pessoa, tomar nota dos seus gatilhos e do que tende a ajudá-lo a processar em momentos especialmente desafiadores pode ser uma ferramenta útil e um começo sólido para entender melhor o seu processo de pensamento.

Como lidar com o fato de ser rejeitado por sua família

Embora compreender o estranhamento seja o primeiro passo para a cura, existem maneiras concretas de se apoiar enquanto atravessa esse doloroso processo. Saiba que esta experiência complexa leva tempo para ser descompactada e totalmente compreendida, então seja paciente consigo mesmo e experimente várias técnicas de enfrentamento saudáveis ​​até encontrar a combinação que funciona melhor para você.



Procure um terapeuta

Como ser rejeitado é uma questão tão complexa, pode ser muito útil ter um terapeuta profissional orientá-lo sobre como processar melhor essa experiência. Os terapeutas que se especializam nesta situação particular têm como objetivo fornecer apoio imparcial, psicoeducação a respeito do afastamento e ferramentas úteis para você implementar.

Encontre um Grupo de Apoio

Ninguém será capaz de entender exatamente o que você passou, mas aqueles em um grupo de suporte que passaram por circunstâncias semelhantes podem ter uma perspectiva única que seus amigos e familiares podem não ter. Os grupos de apoio são normalmente liderados por conselheiros profissionais ou terapeutas que criam um ambiente seguro e orientam gentilmente a conversa para que os integrantes do grupo possam se conectar melhor e fornecer apoio uns aos outros.

Mulher compartilhando enquanto está sentada com o instrutor de saúde mental em uma reunião de grupo

Diário sobre sua experiência

Embora o diário possa ser a última coisa que você tem vontade de fazer, anotar seus pensamentos e emoções pode ajudar algumas pessoas a liberar parte do que estão sentindo. Escrever também pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos, entender melhor seus gatilhos e se conectar com você mesmo. Algumprompts de diáriovocê pode tentar incluir:

  • Qual é a minha compreensão do corte?
  • Que emoções estou sentindo agora? O que desencadeou essas emoções?
  • Em termos de corte, estou mais preocupado com ...
  • Estou pensando em tentar me reconciliar em um futuro próximo? Por que ou por que não?
  • O que vou fazer hoje para cuidar de mim?
  • Qual é a melhor forma de processar meus pensamentos e emoções? (sozinho, com outros, internamente, externamente, por meio de atividades, etc.)
Mulher sentada à janela escrevendo no diário

Seja paciente com seu processo

Continue a se lembrar, talvez até crie um mantra, que está fazendo o melhor que pode e, por enquanto, está focado em processar o que está passando. Enfrentar a dor que você sente pode parecer intimidante, sem sentido e assustador. Lidar diretamente com o que você está pensando e sentindo, em vez de entorpecer seu processo, pode ajudá-lo a se curar de maneira saudável. Evitar sentimentos difíceis pode levar a explosões emocionais, aumento da intensidade emocional, irritabilidade com os outros e níveis elevados de estresse. Lembre-se de que há uma enorme diferença entre evitar ativamente o processo emocional e processar no seu próprio tempo. Exemplos de mantras que você pode querer implementar incluem:

  • Mesmo que seja doloroso, meu objetivo é cuidar de mim mesmo.
  • Estou priorizando minha cura.
  • Quero entender melhor o que aconteceu e procuro ativamente maneiras saudáveis ​​de cuidar de mim mesma.

Cerque-se de pessoas que o apoiam

Algumas pessoas podem sentir intensos sentimentos de solidão depois de serem cortadas pela família. É muito importante continuar a se cercar de pessoas que o apoiam e estão ao seu lado durante esse tempo. Se você acha que não tem pessoas de confiança em sua vida, procure um grupo de apoio ou grupo online de outras pessoas que passaram por algo semelhante. É muito importante que você tenha outras pessoas em sua vida que possam testemunhar e validar seu processo emocional.

Melhores amigos deitados na cama em casa

Por que as pessoas interrompem o contato com sua família?

As pessoas interrompem o contato com a família por vários motivos. Alguns podem incluir:

  • Abuso de drogas e álcool
  • Abuso físico e emocional
  • Sentimentos de traição
  • Uma dolorosa experiência compartilhada de que estar perto de um membro da família reativa
  • Distúrbios de saúde mental que levam atensão relacional e volatilidade
  • Escolhas pessoais com as quais sua família discorda, como religião, não religião, carreira
  • Relacionamento (s) íntimo (s) com o qual sua família discorda

Você deve tentar reconciliar?

Você pode passar por momentos em que deseja se reconciliar com aqueles que o separaram. Isso pode ou não ser algo sobre o qual você tem controle. Saiba que mesmo se você decidir que deseja se reconectar, há uma chance de que sua família não o faça. Se você seguir esse caminho, lembre-se de pensar em como se sentirá depois, se eles ainda não quiserem se reconciliar. Preparar-se para o pior cenário, seja lá o que isso possa parecer para você, é sempre algo que você deve considerar antes de entrar em uma situação potencialmente volátil. Você também pode considerar se reconciliar é a opção saudável para você agora. Certifique-se de dar a si mesmo tempo para refletir sobre a situação e processar seus sentimentos com uma pessoa de confiança antes de tentar se reconectar.

Compreendendo a alienação

O distanciamento pode ser uma experiência incrivelmente dolorosa e confusa que pode parecer que não há fim ou fechamento à vista. Priorizar o seu autocuidado e buscar o apoio adequado pode ajudá-lo a processar seus pensamentos e sentimentos de maneira saudável.

Calculadora Caloria