Por que as feridas coçam durante a cura?

Os Melhores Nomes Para Crianças

ferimento

Se você já sentiu aquela necessidade irritante de coçar um corte, deve estar se perguntando por que as feridas coçam quando estão cicatrizando. Talvez você nunca tenha colocado os dois juntos, mas é verdade: feridas Faz coceira enquanto cicatrizam. Pode ser frustrante lidar com isso, especialmente quando você não sabe o motivo por trás disso.





Compreendendo a cicatrização de feridas e coceira na pele

Existem inúmeras teorias sobre por que sua pele coça durante a cura. Por exemplo, um artigo sobre Tecido Avançado lista o estresse mecânico como uma explicação potencial. Isso ocorre devido a fibras nervosas especiais na pele. Eles reagem quando há uma irritação - seja causada por algo simples (como um inseto rastejando em você) ou mais complexo (como cicatrização de feridas). Outra possível explicação para a reação é a histamina.

Artigos relacionados
  • Imagens de erupções cutâneas
  • Ingredientes principais na fabricação de loções
  • Produtos para a pele do melhor para o pior

Reação de histamina

Os especialistas médicos geralmente concordam que uma ferida coça quando a histamina é liberada pelas células. Esta é uma resposta a um trauma físico ou à introdução de bactérias. Histamina é uma substância produzida pelo corpo que causa um tipo de reação alérgica quando liberada. Isso explica ocomichão na pelepode-se experimentar ao lidar com uma ferida.





No caso de lesão, a histamina é fundamental para o processo de cicatrização do corpo, conforme demonstrado no estudo 'Efeito da histamina na cicatrização de feridas.' O corpo libera histamina para desencadear células que ajudam a fechar a ferida e criar novos tecidos. Isso ocorre durante a segunda fase da cura.

Como a reação é desencadeada

O modo como o processo é acionado requer uma explicação mais científica. Quando as terminações nervosas da pele são estimuladas o suficiente para coçar, essa sensação é transmitida às fibras C do corpo (que enviam informações ao sistema nervoso central). De acordo com o estudo 'Mecanismos básicos de uma coceira,' essas fibras têm uma ligação direta com a coceira - e essencialmente 'distribuem' a coceira para a pele ao redor das terminações nervosas. O resultado é uma ferida que coça e incomoda.



Novo crescimento da pele

Com o passar do tempo, sua ferida fará a transição de um estado novo para um estado de cura. É durante este período que você experimentará uma sensação de coceira que é melhor atribuída à ocorrência de pele nova. Ter em mente que crostas são secos e ásperos e, quando associados ao desenvolvimento do crescimento da pele, podem causar coceira.

como remover manchas de água de pisos de madeira

Durante esta fase do seu processo de cicatrização de feridas , o colágeno é liberado para criar uma nova pele, que deve se esticar ao longo da ferida. A área pode ser sensível, levando a um aumento da sensação de coceira.

Coçar uma ferida que coça

É interessante notar que mesmo os profissionais médicos não podem dizer exatamente por que as feridas coçam quando estão cicatrizando. No entanto, tem havido muita especulação sobre o assunto. Alguns sugerem que o ato de coçar é um mecanismo que pode remover parasitas ou histamina de uma área. Outros acreditam que coçar uma coceira é um experiência prazerosa . Embora nenhuma dessas teorias seja comprovada em relação à cicatrização de feridas, uma coisa é certa: a coceira é muito mais fácil de tratar do que a dor.



Maneiras eficazes de lidar com uma coceira

Existem várias maneiras de evitar coçar uma ferida enquanto ela cicatriza. Alguns dos mais eficazes incluem:

  • Lavar a área delicadamente com água e sabão. Isso pode remover células mortas da pele que podem estar causando irritação.
  • Um hidratante pode diminuir os efeitos de uma ferida que coça e prevenir a secura.
  • Cobrir a ferida com uma bandagem ou roupa. Seu desejo de coceira será drasticamente reduzido.
  • Aplicando um creme anti-coceira , loção ou compressa fria para aliviar a coceira.

Sinais de que uma ferida não está cicatrizando normalmente

A coceira é uma parte comum do processo de cicatrização, mas certos sintomas estão não normal e deve ser levado a sério. Isso inclui aumento da dor, secreção, um cheiro desagradável (que geralmente indica uma infecção), inchaço e vermelhidão.

Se a ferida levar mais de trinta dias para mostrar sinais de melhora - ou se você estiver sentindo coceira intensa - é essencial que você fale com um profissional médico. Esses sinais de alerta podem indicar um problema subjacente sério.

Quando ignorar a coceira

Se sua ferida estiver coçando, mas parecer curar normalmente, não se preocupe. Mantenha a área limpa, seca e evite arranhar. Sempre que você se sentir frustrado, lembre-se: coceira significa que seu corpo está trabalhando para reparar o corte.

qual é o caminho mais rápido para casa

Calculadora Caloria