Por que meu celular fica quente?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Smartphone em chamas

Com os smartphones desempenhando um papel tão importante na vida cotidiana, é perfeitamente compreensível que você se preocupe quando o seu celular começar a esquentar. Não só pode ser desconfortável segurar um telefone extra quente, mas também pode causar sérios danos e consequências possivelmente perigosas.





Razões pelas quais os telefones ficam quentes

É perfeitamente normal que os telefones celulares aqueçam um pouco durante o uso normal. Esta é a mesma razão pela qual todos os dispositivos eletrônicos, como computadores e televisores, geram algum calor. O processador e outros componentes consomem energia da bateria e um subproduto natural dessa troca é o calor. Diversos motivos relacionados também levam ao aquecimento do telefone.

  • Aplicativos que consomem muita energia: Os aplicativos que requerem mais potência de processamento, como jogos de alta intensidade ou streaming de vídeo, podem aquecer o telefone à medida que o processador consome mais energia da bateria. Como Norton explica, os processadores se tornam menos eficazes em ambientes mais quentes. O processador compensa esse desempenho reduzido 'puxando mais energia da bateria e gerando ainda mais calor'.
  • Caixa isolante : Muitos eletrônicos convencionais apresentam alguma forma de ventilação para ajudar a dissipar o calor produzido pelo dispositivo. A capa protetora em seu smartphone pode atuar como um isolante , trabalhando para reter o calor gerado pelo telefone e evitar que ele resfrie adequadamente.
  • Processos de fundo: Mesmo quando você não está jogando ativamente ou assistindo a vídeos online, seu telefone pode estar executando aplicativos e processos em segundo plano sem seu conhecimento. Esses aplicativos podem ficar presos em um loop, paralisando o processador e, portanto, gerando calor desnecessário.
  • Baterias com defeito: O Samsung Galaxy Note 7 infame pegou fogo e explodiu em várias ocasiões no final de 2016 e início de 2017. A causa raiz determinada do superaquecimento catastrófico foi a bateria; tinha um tamanho irregular e não se encaixava corretamente no dispositivo.
  • Demandas de energia : Além das demandas de energia do processador (ou sistema em um chip), o resto dos componentes do telefone também retiram energia da bateria. Isso inclui a tela, a câmera e uma miríade de sensores. À medida que suas demandas de energia aumentam, o calor gerado também pode aumentar.
  • Danos causados ​​pela água: Se o seu telefone não for à prova d'água ou pelo menos resistente à água, ele pode sucumbir aos danos causados ​​pela água. Este dano da água pode afetar vários componentes e este pode levar a superaquecimento , desligamentos repentinos e falha no carregamento correto.
Artigos relacionados
  • O que é root no Android?
  • Hacking de telefone celular
  • Como limpar baterias AA com vazamento

Um motivo de preocupação?

Como Android Pit explica, 'a quantidade de calor que seu smartphone produz é amplamente proporcional à quantidade de eletricidade que passa por ele'. Quando você usa aplicativos que consomem mais energia, seu telefone provavelmente começará a esquentar. Geralmente, esse não é um motivo real para começar a se preocupar, pois é uma parte natural de como seu telefone foi projetado para funcionar.





O motivo de preocupação surge, de acordo com Android Pit, quando seu telefone 'fica desagradavelmente quente'. As baterias de íon de lítio usadas em smartphones modernos são muito sensíveis ao calor, portanto, o superaquecimento pode acelerar a degradação da bateria. Conforme discutido acima, temperaturas mais altas também podem prejudicar o desempenho do processador.

Mesmo que seu telefone não pegar fogo espontaneamente , um telefone com superaquecimento excessivo ainda pode causar queimaduras graves na pele e danificar as superfícies em que tocar.



Dicas para reduzir o superaquecimento

Para reduzir a possibilidade de danos por superaquecimento, para você e para o seu smartphone, você pode tomar várias medidas para minimizar o risco. Soluções para telefones celulares inteligentes destaca que a localização do excesso de calor também pode ajudar a identificar a verdadeira causa do problema.

fundações que oferecem subsídios para organizações sem fins lucrativos
  • Fechar aplicativos abertos: Se você tiver muitos aplicativos em execução ou executar um aplicativo que consome mais energia por um longo período, seu telefone pode esquentar bastante. Feche-os e dê algum tempo para o seu telefone esfriar.
  • Desative rádios não utilizados: Todos os vários rádios sem fio do telefone consomem energia. Se você não estiver usando Bluetooth ou GPS, considere desligá-los até precisar deles novamente.
  • Atualize o software: As atualizações de software mais recentes para seu smartphone podem resolver muitos problemas e bugs comuns, otimizando seu telefone para o melhor desempenho e segurança.
  • Reinicie o seu telefone: Às vezes, simplesmente fechar um aplicativo não é suficiente, porque ele continuará sendo executado em segundo plano. Ao reiniciar o telefone, você permite que ele reinicie.

Mantendo a cabeça fria

O risco de seu celular pegar fogo ou explodir em suas mãos é extremamente mínimo. Mesmo assim, existem razões legítimas pelas quais pode parecer que o seu telefone está superaquecendo. Faça o seu melhor para diagnosticar a causa raiz e, então, você poderá resolvê-la adequadamente.

Calculadora Caloria