Por que não devemos proibir sacolas plásticas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Sacolas plásticas de supermercado no caixa

Sacolas plásticas têm má reputação, mas bani-las pode ter alguns efeitos negativos surpreendentes. Uma proibição pode ter repercussões na conveniência do consumidor e até na economia, sem trazer uma melhoria realmente significativa para o meio ambiente.





peso para mulher de 15 anos

Alternativas para sacolas plásticas não são necessariamente melhores

A crença comum é que quase tudo é melhor do que a típica sacola de plástico fina que você compra no supermercado, mas não é tão simples. Existem questões ambientais surpreendentes a serem consideradas, bem como situações em que o plástico simplesmente funciona melhor do que o papel ou o algodão. Às vezes, o plástico é até reutilizado no processo (como forrar uma lata de lixo de banheiro ou limpar depois que seu cachorro passear).

Artigos relacionados
  • Exemplos de como ser ecológico economiza dinheiro
  • Como fazer lancheiras reutilizáveis
  • O que acontecerá se você não reciclar o plástico

O papel dura mais tempo em aterros sanitários

O papel ocupa mais espaço em aterros e não se desintegra exatamente rapidamente. De acordo com North Suburban News , as sacolas de papel ocupam nove vezes mais espaço do que as de plástico e se quebram na mesma proporção. Mudar para sacolas plásticas biodegradáveis ​​pode ser algo a se considerar, mas a proibição das sacolas plásticas não ajudará muito nos aterros sanitários. No mínimo, supondo um aumento no uso de sacolas de papel, isso poderia piorar o problema.



sacolas de papel para supermercado

A pegada de carbono do plástico é melhor

A entrevista com o professor de química David Tyler postado no site da Universidade de Oregon revelou que sacolas plásticas na verdade produzem menos estresse no meio ambiente do que sacolas de papel ou algodão. Eles usam menos água, requerem menos produtos químicos e produzem menos gases de efeito estufa do que as outras duas opções. O plástico tem metade da pegada de carbono dos sacos de algodão e de papel. É contra-intuitivo pensar que o plástico poderia ser menos prejudicial do que algo natural, como o algodão, mas é.

Em 2011, a Assembleia da Irlanda do Norte publicou um relatório intitulado 'Comparação do impacto ambiental de sacolas de plástico, papel e tecido', que discutiu não apenas os recursos que vão para a criação de papel e a poluição que o processo cria, mas também a quantidade de resíduos na indústria. De acordo com o relatório, é preciso quatro vezes mais energia para produzir uma sacola de papel do que uma de plástico.



Pesquisa independente no mesmo relatório de 2011 mostrou que sacolas plásticas causam 200 vezes menos danos ao clima do que sacolas reutilizáveis. Além disso, as pessoas teriam que carregar sua sacola reutilizável todos os dias durante um ano ou reutilizar uma sacola de papel pelo menos três vezes para ter o mesmo impacto que o plástico.

Presumir que as sacolas plásticas são as piores simplesmente porque são plásticas e não se quebram rapidamente parece fazer sentido, mas uma visão mais ampla revela que a decisão de proibir as sacolas não é tão simples. A criação e o envio (pesam menos e ocupam menos espaço do que o papel, portanto requerem menos gasolina e menos caminhões para o transporte) de sacolas plásticas não são tão prejudiciais ao meio ambiente como se poderia pensar, pelo menos em comparação.

Maior uso de outras sacolas plásticas

Quando as sacolas plásticas distribuídas gratuitamente nas lojas são proibidas, há um aumento nos tipos de sacolas plásticas que as pessoas podem comprar para realizar as mesmas tarefas que as gratuitas. Por exemplo, NPR relatado as vendas de sacos de lixo pequenos aumentaram 120% depois que a proibição dos sacos de plástico entrou em vigor na Califórnia. Ele reduziu o lixo plástico em 40 milhões de libras a menos por ano, mas esse uso foi simplesmente substituído em grande parte. O plástico nas sacolas de reposição é mais grosso e representa uma ameaça maior ao meio ambiente do que o plástico mais fino das sacolas gratuitas usadas nas lojas.



Pequena porcentagem do problema de lixo

De acordo com Reason Foundation , os sacos de plástico não são um problema tão grande quanto parece. Eles constituem menos de um por cento do lixo visível, não bloqueiam bueiros, constituem apenas 0,4 por cento do lixo municipal e nem mesmo reduzem o lixo quando proibidos (em vez disso, houve um aumento no lixo em São Francisco depois que os sacos de plástico foram proibidos). Portanto, pode-se argumentar que os esforços despendidos na tentativa de banir as sacolas plásticas são esforços que poderiam ser melhor aproveitados em outro lugar, talvez em questões de lixo que consomem porcentagens maiores do problema de lixo e poluição do solo.

Sacos reutilizáveis ​​não são higiênicos

O artigo da Reason Foundation também afirma que a reutilização de sacolas nos meses mais quentes pode levar a um aumento de bactérias. Se você os usa no supermercado, isso é ainda mais preocupante. A bactéria pode se espalhar não apenas para a sua comida, mas também para carrinhos de compras e caixas, onde também pode afetar a comida de outras pessoas. Na verdade, ele pode até mesmo transferir germes, bactérias e outros problemas de saúde além dos alimentos e para a academia!

Custo de sacos de lavagem

Lavar os sacos reutilizáveis ​​após o uso torna-os um dreno ainda maior para o meio ambiente, porque muita água seria usada para mantê-los limpos e seguros para uso. O artigo diz que custaria US $ 1,5 bilhão de dólares se todos os residentes da Califórnia (12,4 milhões de famílias) lavassem suas malas uma vez por semana por cinco minutos.

As pessoas não os limpam

O Cleveland Clinic relataram que 97% das pessoas que usam sacolas reutilizáveis ​​não sabem que devem lavá-las e higienizá-las regularmente. Quando a carne e os produtos são armazenados no porta-malas em sacos reutilizáveis, o risco de crescimento de bactérias é ainda maior por causa das temperaturas mais altas, de acordo com o Dr. Rehm. Também se afirma que as pessoas devem designar sacolas específicas para carnes, produtos, etc. para evitar a contaminação cruzada.

Sacos reutilizáveis ​​no porta-malas do carro

Bactérias, leveduras, fungos e muito mais

Um relatório de 2019 sobre um estudo microbiológico de reutilizáveis as sacolas apresentaram risco de intoxicação alimentar por Samonella, E-coli e Listeria nas 30 sacolas que analisaram. Também houve relatos de bactérias com perfis de resistência a antibióticos. O uso dessas sacolas para outras coisas que não o transporte de mantimentos (como sacolas de fraldas ou roupas de ginástica sujas, por exemplo) pode aumentar a exposição ao MRSA. Adicionalmente, mofo preto e o fermento também pode ser encontrado nos sacos reutilizáveis.

As sacolas descartáveis, por outro lado, não apresentavam problemas notáveis ​​com fermento, mofo ou bactérias. Eles foram a opção mais higiênica, junto com o primeiro uso de uma sacola reutilizável. De acordo com um Universidade do Arizona estudo, as sacolas descartáveis ​​e as novas reutilizáveis ​​não foram contaminadas.

O custo prejudicaria os pobres

Se as sacolas plásticas forem proibidas, todos terão que sair e comprar sacolas reutilizáveis. Para alguém com um orçamento muito apertado, a necessidade de comprar sacolas para levar seus mantimentos e outros itens para casa pode significar menos comida na mesa. Acrescente a isso a necessidade de comprar sacos de lixo e outros itens para os quais costumam usar os sacos de graça, e os pobres ficam em grande desvantagem.

Contribuição superestimada para o meio ambiente

Entre outras preocupações, sempre existe a probabilidade de que algumas pessoas superestimam sua contribuição para ajudar o meio ambiente. Se eles desistirem das sacolas plásticas sob a crença de que são um grande problema para a Terra, eles podem parar de tentar em outras áreas onde a tentativa de ser 'mais verde' teria um impacto maior. Ao desistir do plástico e reutilizar sacolas, as pessoas podem sentir que já estão fazendo sua parte para tornar o mundo um lugar melhor e parar seus esforços por aí.

Ser ecológico e salvar o meio ambiente envolve mais do que simplesmente abrir mão de sacolas plásticas. Parar a poluição envolverá esforços em várias frentes, desde sacolas plásticas como parte das questões de poluição do solo até questões relacionadas à poluição energética, do ar e da água. É importante sempre manter o panorama geral em mente quando se trata de proteger o meio ambiente.

Sacolas plásticas são mais baratas para lojas

Em uma entrevista em Geografia nacional , Robert Batement, presidente da empresa de fabricação de sacolas plásticas Roplast Industries, diz que o custo de uma sacola plástica é mais barato do que uma sacola de papel. Com um preço de 3-5 centavos por saca, em comparação com 5-23 centavos de dólar para o papel, de acordo com NJ , o plástico é o vencedor para as lojas do ponto de vista de orçamento. Essa diferença, por si só, economiza muito dinheiro para as lojas. Bateman chamou as sacolas plásticas de 'vítimas de seu sucesso' (elas são tão convenientes, funcionais e baratas, agora estão em toda parte e às vezes são usadas em excesso) e sugeriu sacolas plásticas biodegradáveis ​​como alternativa.

Sacos reutilizáveis ​​não são reutilizados

Mesmo quando as pessoas mudam para sacolas reutilizáveis, essas sacolas não são reutilizadas o suficiente para compensar os recursos extras e a pegada de carbono envolvida em sua criação. Em muitos casos, eles são tratados como sacolas descartáveis, descartadas após um (ou talvez alguns) usos. Bloomberg View relataram resultados surpreendentes após a proibição dos sacos plásticos em Austin, Texas. Dois anos depois que a proibição foi implementada, as pessoas estavam 'jogando fora sacolas plásticas reutilizáveis ​​pesadas a uma taxa sem precedentes'. O artigo prossegue dizendo que, se está acontecendo em Austin, provavelmente está acontecendo em qualquer outro lugar, onde os sacos plásticos são proibidos. Há quase tantas sacolas reutilizáveis ​​nos centros de reciclagem de Austin agora quanto sacolas descartáveis ​​retiradas de circulação.

Reutilizar e reciclar sacolas de supermercado

Essas sacolas reutilizáveis ​​geralmente também não podem ser recicladas e podem causar problemas com o equipamento quando chegam aos centros de reciclagem por acidente. Onde eles vão parar após um breve período de uso? Aterros. Os aterros sanitários têm uma série de problemas ambientais próprios que as pessoas devem ter cuidado antes de agravá-los.

O custo dos programas de educação

Um movimento para educar o público sobre como usar essas sacolas com segurança custaria aos governos estaduais e locais. Forçar os constituintes a fazer a transição para sacolas reutilizáveis ​​sem alertar a todos sobre os riscos de contaminação cruzada e ensiná-los como usar e cuidar das sacolas seria um perigo para a saúde pública, de acordo com o artigo da Universidade do Arizona. Em alguns casos, os custos da educação podem recair sobre os ombros dos varejistas. UMA Relatório da Assembleia Geral de Connecticut discutiram programas educacionais usados ​​em alguns estados.

Incentivando Sacos Reutilizáveis

Em uma tentativa de encorajar os clientes a usar sacolas reutilizáveis ​​em vez de sacolas de plástico descartáveis, os varejistas de Tucson, Arizona foram obrigados a educar seus clientes por meio de programas de reciclagem de sacolas plásticas e ensiná-los sobre os benefícios de reciclar sacolas plásticas ou escolher sacolas reutilizáveis. Além disso, eles tiveram que treinar funcionários sobre como reduzir o uso de sacolas plásticas, educar as crianças na escola sobre o uso de sacolas plásticas (isso pode incluir concursos e outras promoções e mídia social) e muito mais.

Em um método de parceria público-privada em Wilton, Connecticut, houve um programa de treinamento de seis meses para residentes, 12.000 sacolas reutilizáveis ​​foram distribuídas, uma campanha de relações públicas foi montada e houve um concurso de arte para a melhor decoração de sacolas reutilizáveis .

Mudar não é simples

Nos casos de Tucson e Wilton, o objetivo não era banir totalmente as sacolas, mas reduzir seu uso. No entanto, mostra o esforço envolvido em divulgar o uso de sacolas plásticas versus sacolas reutilizáveis. Residentes e funcionários precisam ser treinados sobre como tratar sacolas reutilizáveis, entender por que as estão usando em vez de sacolas plásticas finas descartáveis ​​e aprender como usá-las com segurança.

A mudança não é necessariamente rápida e simples e, sem educação sobre higienização de sacolas reutilizáveis, também há um risco para a saúde pública. Tudo isso vem com custos elevados.

Eles são reutilizáveis ​​e funcionais

Os sacos plásticos são funcionais, duráveis ​​e reutilizáveis. Precisa carregar muitas sacolas de compras de uma vez? O plástico funciona melhor do que o papel para isso. Deseja manter suas roupas ou sapatos molhados separados de outros itens em sua bolsa de praia, ou separar seus sapatos de suas roupas em sua bagagem? As sacolas plásticas funcionam melhor, principalmente no caso das peças molhadas (o papel pode vazar e / ou rasgar, e o algodão também vazar). Os sacos plásticos geralmente não vazam, a menos que haja um buraco (não é o caso do papel e do algodão), e a água não os rasga. Você pode reutilizá-los em banheiros, quartos e escritórios domésticos, em vez de comprar sacos separados para suas latas de lixo menores. Se você quiser limpar depois de seu cachorro passear, provavelmente não vai querer usar sacos de papel ou algodão. Reutilizar e reciclar as sacolas plásticas finas, que é possível porque são tão duráveis ​​e multifuncionais em comparação com o papel, reduz ainda mais sua pegada de carbono.

Repercussões econômicas

A proibição dos sacos de plástico não afetaria apenas o meio ambiente. Teria um impacto econômico também. UMA resumo de um relatório do National Center for Policy Analysis descobriu que as lojas dentro das áreas proibidas em Los Angeles tiveram uma queda de 6% nas vendas, enquanto as lojas fora dessas áreas registraram um crescimento nas vendas de 9% ao longo de um ano.

Além disso, empregos foram perdidos. As lojas em áreas que não permitem sacolas plásticas registraram uma queda de 10% no emprego. O emprego fora das áreas de proibição aumentou. Banir as sacolas plásticas em grande escala também pode colocar em risco pelo menos alguns dos mais de 30.000 empregos na fabricação e reciclagem de sacolas plásticas nos Estados Unidos.

Sacos reutilizáveis ​​vêm do exterior

O National Center for Policy Analysis afirma que a maioria (pelo menos 95 por cento) das sacolas reutilizáveis ​​vem do exterior. A maioria deles é da China. Isso não significa apenas um aumento no combustível necessário para levá-los aos Estados Unidos, mas, em muitos casos, as sacolas da China contêm produtos químicos tóxicos que não são permitidos na produção de sacolas nos Estados Unidos. Além das preocupações com o consumo de combustível e produtos químicos tóxicos, obter as sacolas da China e de outros lugares significa que menos sacolas são produzidas nos Estados Unidos, o que gera menos empregos.

Uma proibição pode ser prejudicial

Proibir sacolas plásticas no lugar de algodão ou papel pode ter um impacto negativo no meio ambiente em geral, sem mencionar a inconveniência de limitar a reutilização dessas sacolas para coisas do dia a dia, como forrar latas de lixo, proteger seus pertences ou até mesmo limpar a bagunça do cachorro. Além disso, banir as sacolas plásticas pode deixar um número significativo de pessoas sem empregos e custar dinheiro a indivíduos, comunidades e governos, seja por meio da compra de sacolas reutilizáveis ​​ou por meio de programas educacionais para o público. Embora possa parecer uma mudança positiva superficialmente, banir as sacolas plásticas pode, na verdade, ser prejudicial ao meio ambiente e à economia.

devem as sacolas plásticas ser proibidas pesquisa

Calculadora Caloria