Tabela de sugestões de combinação de vinhos e comida mexicana

Os Melhores Nomes Para Crianças

comida mexicana e vinho

Esteja você servindo ceviche em umjantar de festaou se estiver experimentando uma variedade de molhos em uma reunião casual, é importante escolher o vinho certo para complementar a comida mexicana. Os sabores cheios e condimentados desses pratos podem facilmente dominar os vinhos delicados ou entrar em conflito com outros. No entanto, certas variedades irão agradar ao seu paladar e realçar a sua refeição.





Tabela de harmonização de vinhos para comida mexicana

Se você está servindo um desses pratos tradicionais mexicanos, não tem como errar com estes vinhos sugeridos:

Comida mexicana ou tempero Sabores Dominantes Vinho Sugerido
ceviche Frutos do mar crus com frutas cítricas, cebolas e pimentões Sauvignon Blanc
Carne assada e pratos de carne bovina Carne, Fumaça, Pimenta Garnacha
Carnitas Carne de porco com sabores cítricos, temperos e defumados Pinot Noir
Verruga Frango, boi ou porco com chocolate e pimentão Malbec
Pratos com pimenta chipotle Picante e enfumaçado Zinfandel
Pratos com Jalapeño Picante e azedo Gewürztraminer
Pratos com frutas, como manga Doce com tons azedos Riesling
Tacos de peixe Frutos do mar, salgados, especiarias e fumo Torrontés
Arroz com Frango / Camarão Terroso, doce, tomate, pimenta Vinho espumante branco
Tamales Doce, tempero, terroso, carne bovina

Rioja ou Tempranillo



melhores cidades pequenas da califórnia para se aposentar
Enchiladas Tomate, gordo, doce, picante Rosé seco
Pimenta recheada Pimentas e queijo Albariño
Artigos relacionados
  • Informações básicas sobre vinhos e dicas para servir
  • Galeria de 14 ideias para presentes realmente úteis para vinhos
  • Galeria do guia de vinhos para iniciantes

Diretrizes para combinação de vinhos e comida mexicana

Dependendo da região do México onde a receita se originou, os ingredientes usados ​​e as preferências do cozinheiro, a comida mexicana pode variar de leve e doce a intensamente picante. Muitas vezes, esses pratos são complexos, combinando sabores inesperados para criar uma refeição deliciosa. Ao escolher um vinho, é importante manter esses sabores dominantes em mente. Não existem regras rígidas e rápidas, mas algumas diretrizes podem ajudar.

Combine o molho primeiro

Você provavelmente já ouviu a velha regra sobre combinar carnes vermelhas com vinhos tintos e carnes brancas e frutos do mar com vinhos brancos. Embora essa diretriz geralmente funcione muito bem, nem sempre se aplica à comida mexicana. Como muitos pratos mexicanos apresentam sabores fortes e molhos intensos, o molho ou tempero da comida deve ter precedência sobre a carne.



  • Se você estiver servindo um prato com molhos vermelhos, um molho de chipotle escuro fumegante ou um sabor semelhante, escolha um vinho tinto com baixo teor de álcool, independentemente de o principal componente do prato ser carne vermelha ou peixe. Um bom Zinfandel seria uma boa escolha.
  • Por outro lado, se você estiver servindo um prato com um molho leve de frutas cítricas ou um molho à base de milho ou queijo, considere escolher um vinho branco doce e brilhante, como umMoscato.

Melhores vinhos para comida apimentada

Devido ao sabor intenso dos alimentos picantes, eles podem representar um desafio quando se trata de harmonizar os vinhos. Como regra geral, é melhor ficar com vinhos com baixo teor de álcool. O alto teor de álcool intensifica o sabor picante da comida, podendo causar distração e desconforto. A melhor escolha para pratos picantes é um vinho doce e leve. Riesling é uma ótima opção, assim como Gewürztraminer. Os tons cítricos em Riesling e o tempero sutil de um Gewürztraminer podem resistir ao prato picante, mas não distraem de seus sabores.

quanta aspirina para bebê você pode dar a um cachorro

Vinho para rica comida mexicana

Alguns pratos mexicanos podem ser muito ricos com molhos brancos, queijo, acentos de milho cremoso e outros sabores completos. O segredo para complementar este tipo de prato é criar um contraste entre a comida e o vinho. Para molhos e pratos ricos, escolha um vinho branco seco, meio-seco ou ligeiramente doce com baixo teor de álcool. Um Chardonnay, Moscato d'Asti ou Torrontés sem carvalho seria uma boa aposta.

você pode limpar a vapor pisos de madeira

Vinhos para Tex-Mex ou Comida Mexicana Não Tradicional

Se você está servindo comida Tex-Mex ou uma versão americanizada de um clássico mexicano, não precisa se limitar aCervejaoumargaridas. Em vez disso, você pode escolher um Zinfandel ou Sauvignon Blanc. O segredo é cortar molhos ricos e cheesy com vinhos brilhantes e mais leves.



Tente algo Novo

As diretrizes para vinhos e as combinações sugeridas são apenas sugestões. Em última análise, o vinho certo para a sua refeição será aquele que agrada às suas papilas gustativas. Se você não tiver certeza sobre o que escolher, tente algumas opções diferentes. Há um vinho por aí que vai levar sua refeição mexicana de saborosa a inacreditável.

Calculadora Caloria