História da moda feminina de 1900 a 1939

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ilustrações de Gibson Girl

Gibson Girls (1900-1909)





Os anos entre 1900 e 1939 representam um momento histórico extremamente turbulento que viu duas guerras mundiais, a Grande Depressão e o surgimento do movimento sufragista. Costuma-se dizer que a moda feminina espelha de perto o espírito da época, e isso foi visto claramente na ascensão e queda das bainhas, paletas de cores e relaxamento geral de roupas antes restritivas.

1900-1909

Eventos importantes

A tecnologia foi uma grande força de mudança durante este período de tempo, quando a Era Industrial entrou em alta velocidade, Henry Ford introduziu o Modelo-T e a primeira transmissão de rádio transatlântica foi feita. Esta foi uma época de transição e progresso; embora o mundo estivesse mudando rapidamente, as pessoas ainda estavam cientes dos antigos ideais de beleza feminina e as tendências do vestuário refletiam isso.



Artigos relacionados
  • Fotos de moda feminina dos anos 1940
  • Fotos de moda feminina pequena
  • Galeria de moda feminina dos anos 60

Principais tendências

  • Os bons tempos: As mulheres ainda estavam a anos de conseguir usar calças compridas com conforto quando chegou o ano de 1910. Do final de 1800 até os anos antes do início da guerra, Os bons tempos estilo era favorecido pelos ricos e privilegiados. Isso foi definido por modas suntuosas feitas em tecidos luxuosos. Mulheres que não faziam parte dos escalões superiores da sociedade, entretanto, preferiam roupas menos caras.
  • Gibson Girl : Esse visual, visto como o forma feminina ideal , apresentava um busto largo, cintura fina e parte traseira arredondada, tudo isso conseguido com a ajuda de espartilhos de bico de cisne. Combinava com uma ideia quase etérea de beleza, em que as mulheres tinham pescoços longos e elegantes; usavam os cabelos empilhados convidativamente no alto da cabeça e tinham um olhar distante e sonhador.

1910-1919

Eventos importantes

A Primeira Guerra Mundial (então conhecida como a Grande Guerra Mundial), que durou de 1914 a 1919, forçou uma grande mudança nas silhuetas das roupas. O impraticável mudou para o prático quando as mulheres entraram no mercado de trabalho e participaram do movimento sufragista.

Principais tendências

Mulheres eduardianas

Terno diurno (1910-1919)



  • Orientalismo : Por volta de 1913, escravos da moda em todos os lugares se apaixonaram pelo que consideravam Orientalismo . Influenciados pelas cores vivas do Extremo Oriente, os vestidos das mulheres não apresentavam mais os cós altos dos tempos antigos. Em vez disso, formas colunares e vestidos em forma de tubo eram a regra do dia. Por causa dessa nova silhueta mais fluida, os corsets justos e amarrados tão freqüentemente usados ​​pelas mulheres para criar uma forma de ampulheta foram abandonados em favor de corsets que eram menos constritivos, mas ainda continham grande parte do corpo em uma longa linha reta.
  • Hobble saias : Como o nome sugere, saia manca eram roupas pouco práticas, que se ajustavam tão bem na parte inferior das pernas das mulheres que os usuários tinham que mancar para se locomover. As cinturas eram altas (estilo império) e as saias eram largas ao redor dos quadris, afinando no tornozelo. Felizmente, essa moda difícil de usar durou pouco, pois as mulheres clamavam por roupas mais fáceis de vestir.
  • Ternos de dia : Saias longas, soltas, jaquetas cintadas e guarnições de pele frequentemente definidas ternos do dia (também referido como trajes de caminhada ) para as mulheres na última parte desta década. Esse estilo era prático, pois as mulheres ingressaram no mercado de trabalho enquanto os homens lutavam durante a Primeira Guerra Mundial.

1920-1929

Eventos importantes

Frequentemente chamada de loucos anos 20 ou Idade do Jazz, esta foi uma época de revitalização econômica e grande riqueza enquanto o mundo se recuperava após a 1ª Guerra Mundial.

Principais tendências

1920

Estilo Flapper (1920-1929)



  • Estilo melindroso : Vestidos de cintura baixa, enfeites elaboradamente com contas e franjas e tiaras brilhantes eram as características definidoras da menina melindrosa . Isso foi uma reação à exuberância dos anos após a Grande Guerra, e as bainhas aumentaram para permitir a dança selvagem de Charleston que tantas melindrosas praticavam.
  • Emprestado dos meninos : Sob a influência de Coco Chanel , roupas de corte simples inspiradas em marinheiros ganharam destaque durante esse período como uma reação contra as roupas apertadas de antes. Listras náuticas , calças e suéteres de tricô grossos se tornaram marcas do estilo infantil de Chanel. Muitas mulheres, inspiradas pela própria Chanel, começaram a cortar os cabelos curtos e a rejeitar o espartilho. Isso era o equivalente fashion da emancipação das mulheres.
  • Salto alto : Sapatos de salto tornou-se popular durante este período de tempo, atingindo 5 a 7 centímetros de altura (o que era bastante alto para a época).

1930-1939

Eventos importantes

1930

Foco nos ombros (1930-1939)

A Grande Depressão, começando com a quebra do mercado de ações em outubro de 1929, teve um impacto preocupante sobre a moda da época. À medida que o mundo se aproximava da Segunda Guerra Mundial, que começou em 1939, a moda tornou-se menos preocupante.

Principais tendências

  • Moda conservadora : No Década de 1930 , as bainhas caíram e as cinturas voltaram a subir enquanto o mundo se recuperava lentamente após o colapso econômico. As saias chegavam aos tornozelos e as cinturas voltavam à cintura natural. As roupas também eram simplesmente cortadas para utilizar o tecido de maneira mais eficiente.
  • Concentre-se nos ombros : Elsa Schiaparelli foi um dos principais impulsionadores desta tendência, creditada por 'mudar o contorno da moda de suave para forte, de vago para definitivo' (como afirma A Teoria do Design de Moda, de Helen Brockman ) Os ternos de dia voltaram na moda, mas com ênfase nos ombros.

Coleções de museus

Existem muitos museus com grandes coleções de moda e muitos outros que exibem coleções de moda itinerantes nos últimos anos. Eles são um bom lugar para ver a moda histórica, já que a maioria deles coloca a moda no contexto histórico mais amplo. Alguns museus que têm exposições de moda consistentemente excelentes:

minha esposa quer o divórcio, mas eu ainda a amo
  • O LACMA teve exibições históricas de moda no museu, incluindo uma bem-sucedida que abrangia um século.
  • O Museu da Moda no Reino Unido é outro ótimo lugar para mergulhar na moda histórica. Eles têm coleções de moda em exibição, instalações de estudo e exposições, e também apresentam alguns olhares fascinantes de estrelas da história e suas roupas.
  • O Victoria and Albert Museum , um dos melhores museus de design do mundo , geralmente apresenta designs mais antigos de vários séculos. O museu possui uma divisão específica de moda e joalheria que inclui moda para casamentos, moda de estilistas e objetos do mundo da moda.

Sinal dos tempos

A história da moda, quando contextualizada com a história mundial mais ampla, costuma ser um barômetro interessante das considerações da época. É interessante ver como o estilo mudou ao longo dos anos e refletir sobre a forma como os eventos atuais influenciam a maneira como o mundo moderno se veste. A moda entre 1900 e 1939, em particular, revela a rapidez com que as mudanças acontecem e como os eventos mundiais impactaram as tendências da moda ao longo desse período de 40 anos.

Calculadora Caloria