Planilhas para crianças com autismo

Os Melhores Nomes Para Crianças

trabalhando em planilhas

Visto que muitas crianças no espectro do autismo são aprendizes visuais, as planilhas podem ser uma forma muito eficaz de ensinar conceitos. No entanto, pode ser difícil encontrar planilhas para crianças com autismo que abordem especificamente as questões mais desafiadoras. Essas planilhas gratuitas e imprimíveis da LoveToKnow são projetadas em torno dos três critérios de diagnóstico do autismo: desafios de comunicação, deficiências nas habilidades sociais e comportamentos problemáticos.





Planilhas de comunicação

De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico da American Psychiatric Association (DSM-V), as crianças no espectro do autismo geralmente apresentam deficiências em suas habilidades de comunicação. Dependendo da idade e do nível de funcionamento da criança, esses desafios podem afetar sua vida de várias maneiras. Dificuldades de comunicação podem criar desafios sociais e comportamentais, uma vez que as crianças desse espectro podem ficar frustradas quando são incapazes de solicitar o que precisam em uma interação social ou prática. As planilhas podem ajudar a melhorar as habilidades de comunicação de uma criança e diminuir o impacto desses desafios.

Artigos relacionados
  • Generalização autística
  • Jogos cerebrais autistas
  • Melhores brinquedos para crianças com autismo

Se precisar de ajuda para baixar qualquer uma das planilhas, verifique estesdicas úteis.



O que meu corpo diz?

Para crianças com autismo, a comunicação não verbal pode ser especialmente difícil. Eles podem ter problemas para interpretar as expressões faciais e os gestos de outras crianças, o que pode levar a dificuldades sociais e emocionais. Ensinar especificamente o significado dos gestos comuns pode ajudar quando as crianças encontram esses movimentos em suas vidas diárias.

Esta planilha mostra crianças realizando diferentes gestos comuns. A criança pode traçar uma linha entre o gesto e o significado do gesto. Para crianças que não sabem ler, pode ser necessário declarar o significado do gesto em voz alta. Ao trabalhar com a criança, você pode discutir as situações em que ela pode encontrar esse tipo de gesto e a resposta adequada ao gesto.



O que meu corpo diz?

O que meu corpo diz?

O que deveria dizer?

A comunicação funcional, ou expressar verbalmente desejos e necessidades, pode ser muito difícil para crianças com autismo. Freqüentemente, as crianças ficam simplesmente frustradas porque suas necessidades não foram atendidas, mesmo que não tenham comunicado essas necessidades a alguém que possa ajudar. Trabalhar na comunicação funcional pode dar à criança as habilidades verbais de que ela precisa para solicitar itens ou atividades.

Esta planilha mostra crianças com necessidades ou desejos práticos óbvios. Examine a gravura com a criança e, em seguida, peça-lhe que escreva ou diga o que a pessoa na foto precisa comunicar. Você pode trabalhar com a criança para refinar a formulação da declaração para torná-la clara. Fale sobre como a criança pode usar essas frases em sua vida diária.



O que deveria dizer? PDF para impressão

O que deveria dizer?

Planilhas de habilidades sociais

As deficiências nas habilidades sociais afetam a maioria das crianças desse espectro. Muitos terapeutas acreditam que essas dificuldades se devem em parte ao Teoria da mente . Essa é a ideia de que crianças com transtornos do espectro do autismo lutam com o conceito de perspectiva. Eles podem ter dificuldade em se imaginar no lugar de outra criança. Planilhas que enfocam atenção e perspectiva compartilhadas podem ser extremamente úteis.

O que estou olhando?

Um desafio social que muitas crianças do espectro enfrentam é seguir o olhar de outra pessoa. Isso é chamado de atenção compartilhada. Freqüentemente, essas crianças podem não perceber que alguém está olhando para um objeto. Se questionada sobre o que outra pessoa está olhando, a criança pode imaginar que a outra pessoa está olhando para a mesma coisa que ela.

Esta planilha enfoca o olhar fixo. Em cada imagem, a criança está olhando para um dos vários objetos. A criança pode traçar uma linha dos olhos da pessoa até o objeto para o qual a pessoa está olhando. Uma vez que nenhuma leitura está envolvida nesta planilha, você pode usá-la com crianças que ainda não aprenderam a ler.

O que estou olhando? Para impressão

O que estou olhando?

Como eu me sinto?

Parte de assumir a perspectiva de outra pessoa é entender como essa pessoa pode estar se sentindo emocionalmente em uma situação. Primeiro, a criança precisa avaliar a situação e depois fingir que está nessa situação. Isso pode ser muito difícil para crianças no espectro do autismo. No entanto, ter relacionamentos sociais com colegas requer esse tipo de abordagem emocional.

Esta planilha envolve a interpretação de uma imagem e a atribuição de emoções à criança na imagem. Fale sobre a foto com a criança. Peça à criança que descreva o que vê e, em seguida, peça-lhes que digam ou escrevam como a pessoa na gravura se sente. Para crianças que não sabem escrever, você pode ler a planilha verbalmente.

Como eu me sinto? Para impressão

Como eu me sinto?

Planilhas de comportamento

Comportamentos repetitivos ou problemáticos são outro critério diagnóstico para autismo. Embora comportamentos de stimming como agitar as mãos ou balançar não se prestem a planilhas, outros comportamentos sim. Planilhas para impressão que enfocam os comportamentos apropriados podem ajudar as crianças com autismo a funcionar em casa ou na sala de aula.

Faça um plano louco

A raiva é uma emoção difícil para qualquer criança, mas para crianças com autismo, pode ser quase intransponível. Muitas crianças têm dificuldade em expressar sua raiva ou processar os sentimentos antes de reagir com comportamentos inadequados. Para alguns, verbalizar seus sentimentos pode ser um desafio. Para outros, controlar os impulsos pode ser difícil. Ter um plano claro para lidar com a raiva pode ser muito útil.

o que posso alimentar minha tartaruga

Esta planilha foi elaborada para ajudar as crianças a criar um plano para lidar com sua raiva. Todos os métodos desta folha são formas socialmente apropriadas para as crianças controlarem seus sentimentos. Converse com a criança sobre como escolher algumas dessas opções e, em seguida, pratique como ela pode colocar esse plano em prática com os colegas.

Faça um plano para impressão

Faça um plano

Meta para a semana

Todo mundo trabalha melhor quando há um objetivo claro, e crianças com autismo não são exceção. Na verdade, muitas crianças nesse espectro adoram a ideia de trabalhar por algo, especialmente se puderem ver e compreender seu progresso. Além disso, se eles puderem ver uma representação visual da meta em si, eles têm ainda mais probabilidade de se sentir encorajados e motivados.

Esta planilha se concentra em uma meta semanal, que você pode exibir em forma de imagem. Quando uma criança faz algo que a leva em direção à meta, você pode colocar um adesivo ou marca de seleção nessa seção da planilha. Incentive a criança a verificar a folha regularmente para ajudar a manter a meta em mente durante a semana.

Objetivo da semana para impressão

Meta para a semana

Dicas para alunos auditivos

Enquanto muitas crianças com autismo aprendem visualmente , alguns são bons aprendizes de audição ou têm problemas de processamento visual. Se você estiver trabalhando com uma criança que aprende ouvindo, tente algumas destas dicas para usar as planilhas:

  • Leia todo o texto em voz alta.
  • Descreva as imagens em palavras.
  • Pergunte verbalmente à criança sobre as planilhas.
  • Use um vocabulário com o qual a criança se sinta confortável.
  • Dê tempo para a criança processar esta informação auditiva.

Outros recursos para planilhas

Lembre-se de que as planilhas não precisam ser criadas especificamente para crianças no espectro do autismo; eles simplesmente precisam atender aos seus critérios enquanto atendem às necessidades do seu filho. A seguir estão algumas idéias a serem consideradas organizadas por assunto.

Leitura

As atividades de leitura podem melhorar as habilidades de comunicação ao construir o vocabulário. A capacidade de ler baseia-se nas habilidades básicas de sequenciamento. Alguns recursos a serem considerados incluem o seguinte:

  • Planilhas de fonéticapode ser extremamente agradável para crianças com autismo, especialmente se forem motivadas pela música.
  • Registros de leitura para impressãoajude pais, educadores e crianças a acompanhar seu progresso de leitura. Incentive seu filho a falar sobre algumas das histórias listadas no diário após a conclusão de cada livro.
  • Verifique o LoveToknow'sCanal de livros infantispara obter mais impressões e downloads gratuitos para crianças.

Habilidades matemáticas

Folhas de cálculo matemáticas para impressãopode ser educacional por natureza, mas algumas crianças no espectro adoram contar, adicionar e quebra-cabeças matemáticos. Você pode usar atividades matemáticas para sequenciamento, e essas habilidades são essenciais para muitas outras atividades, incluindo jogos e música.

Habilidade de vida

As planilhas podem ajudar nas habilidades para a vida e no desenvolvimento motor fino. Além disso, as tarefas baseadas em planilhas podem ajudar a desenvolver outras habilidades críticas necessárias para a vida diária.

  • Planilhas de escrita à mãopode ajudar escritores com dificuldades a alcançar o sucesso. Algumas das planilhas permitem que pais e educadores criem suas próprias atividades, e escolher tópicos que a criança considere interessantes pode ser muito motivador.
  • Gráficos de tarefas para impressãopode ajudar a tornar as tarefas diárias claramente definidas. Algumas crianças podem se beneficiar de ter um espaço 'Check Your Chore Chart' em suas agendas diárias.

Diversão

As planilhas para crianças desse espectro podem incluir atividades divertidas que são muito motivadoras. Tudo, desde quebra-cabeças para impressão atéjogos de viagemestão disponíveis gratuitamente. Verifique o LoveToKnow'sCanal infantilpara planilhas imprimíveis divertidas para crianças.

Recursos de educação em casa

Pais e professores que trabalham com crianças no espectro do autismo podem se beneficiar da pesquisa de recursos de educação domiciliar. LoveToKnow'sCanal de educação em casaoferece uma lista generosa de recursos que podem ser úteis.

Elogie a criança

Além de reforçar os conceitos de comunicação, sociais e comportamentais, preencher planilhas também pode ser divertido. Certifique-se de elogiar a criança por seus sucessos, por menores que pareçam. Essa atitude positiva é tão importante quanto ferramentas de aprendizagem, como planilhas.

Calculadora Caloria