Segurança Alimentar Enlatada

Os Melhores Nomes Para Crianças

Vegtables enlatados

Só porque a comida vem em uma lata, não significa que você deve abrir mão das precauções de segurança alimentar, pois até mesmo os alimentos enlatados podem deixá-lo doente às vezes. É importante entender a segurança dos alimentos enlatados para que você possa manter sua família saudável.





Todos os alimentos enlatados são estáveis ​​na prateleira?

A maioria dos alimentos enlatados é estável na prateleira e pode ser armazenada por longos períodos em temperatura ambiente (sem necessidade de refrigeração), o que é um benefício do uso de alimentos enlatados em vez de alimentos frescos. Além de alimentos enlatados, outros itens não perecíveis (estáveis ​​na prateleira) incluem charque, alimentos engarrafados, macarrão, arroz, especiarias, óleos, açúcar e farinha. Certos alimentos enlatados (alguns presuntos e frutos do mar enlatados, por exemplo) não são estáveis ​​nas prateleiras e precisam ser refrigerados, mas esses alimentos serão rotulados como 'manter refrigerado'.

Artigos relacionados
  • Fotos engraçadas de segurança no local de trabalho
  • Imagens estúpidas de segurança
  • Fotos de segurança nas férias para suas celebrações

Enlatar alimentos ajuda a prevenir o crescimento de microorganismos (preservando a vida útil) de várias maneiras. Os alimentos são processados ​​por calor em temperaturas muito altas (240 a 250 graus Fahrenheit) para destruir microorganismos e selados a vácuo para evitar que novos microorganismos entrem nas latas. No entanto, depois de abrir uma lata ou quebrar o selo, você deve refrigerar os alimentos e usá-los dentro de alguns dias.



Armazenamento seguro de lata

A menos que o rótulo de um alimento enlatado diga que é perecível e deve ser refrigerado, os alimentos enlatados geralmente podem ser armazenados por longos períodos. Se uma lata tiver uma data de validade, certifique-se de usá-la antes da data de validade ou jogue-a fora. No entanto, você pode manter os alimentos enlatados após as datas de validade. Diretrizes gerais de quanto tempo você pode armazenar alimentos enlatados com segurança (fornecidas pelo Departamento de Agricultura dos EUA ou USDA) incluem:

  • Presunto em conserva estável: 2 a 5 anos
  • Alimentos enlatados com baixo teor de ácido (aves, carnes, sopas, ensopados, massas, milho, batata, ervilha e outros vegetais enlatados com exceção de produtos de tomate): 2 a 5 anos
  • Alimentos enlatados com alto teor de ácido: tomates, sucos, frutas, picles, chucrute e alimentos com molhos à base de vinagre: 12 a 18 meses
  • Alimentos enlatados caseiros: 12 meses

Enlatamento Doméstico Segurança Alimentar

Seja extremamente cuidadoso ao enlatar seus próprios alimentos, como bactérias ( Clostridium botulinum ) que causam botulismo podem se esconder em alimentos enlatados caseiros inadequadamente. O botulismo é uma forma rara de intoxicação alimentar que pode causar paralisia e até a morte, por isso é importante conhecer os riscos e tomar as devidas precauções. As bactérias devem ser destruídas durante o enlatamento, pois você não pode dizer olhando, cheirando ou saboreando a comida enlatada que a toxina do botulismo está presente.



Alimentos com alto teor de ácido podem ser enlatados em água fervente, mas alimentos com baixo teor de ácido devem ser processados ​​em conservas de pressão para atingir temperaturas de pelo menos 240 graus Fahrenheit. Para saber mais sobre os detalhes, o USDA fornece um guia completo para conservas caseiras .

Latas abertas de refrigeração

De acordo com o USDA, você pode armazenar alimentos enlatados não utilizados (ainda na lata) na geladeira, mas não é o ideal. Para preservar o melhor sabor e qualidade dos alimentos (e evitar que os materiais da lata passem para os alimentos), retire os alimentos da lata e coloque-os em recipientes de plástico ou vidro antes de refrigerar os restos de alimentos. Carnes e alimentos com baixo teor de ácido duram de três a quatro dias, e os alimentos enlatados com alto teor de ácido permanecem na geladeira por cinco a sete dias.

Quando jogar latas fora

Se um alimento enlatado parece suspeito de alguma forma, é hora de jogá-lo fora. Jogue fora as latas de alimentos que não são seguros para comer, como:



  • Latas enferrujadas
  • Latas ou potes com tampas protuberantes ou soltas
  • Latas que estão inchando de alguma forma
  • Alimentos com odores desagradáveis
  • Latas que estão muito amassadas
  • Frascos ou latas que estão vazando

Alimentos em latas que têm pequenos amassados ​​(mas parecem bons) geralmente são seguros para comer. No entanto, o USDA diz que se um dente for grande o suficiente para colocar um dedo, jogue fora a comida enlatada.

E quanto às latas congeladas?

Armazene os alimentos enlatados em temperatura ambiente, em vez de congelá-los. Se alimentos enlatados forem congelados acidentalmente (deixados em um carro em temperaturas de congelamento, por exemplo), essas latas podem inchar. Latas de alimentos contaminados com botulismo também podem inchar, então sempre jogue fora os alimentos enlatados que estiverem inchados. O USDA diz que as latas congeladas (que não foram previamente descongeladas e não estão estourando) podem ser descongeladas na geladeira e o conteúdo do alimento usado (após fervura por 10 a 20 minutos), mas apenas se a comida parecer e cheirar normais .

Escolha de alimentos enlatados

A escolha de alimentos enlatados (ou enlatados por conta própria) é uma excelente maneira de estender sua vida útil, o que pode eliminar o desperdício de alimentos e permitir que você faça compras com menos frequência. Da mesma forma, muitos alimentos enlatados podem fazer parte de umdieta de comida macia. No entanto, tenha cuidado ao enlatar seus próprios alimentos para evitar envenenamento por botulismo e jogue fora as latas que estão seriamente danificadas, enferrujadas, inchadas ou com grandes amassados. Como muitos alimentos enlatados são mais ricos em sódio do que alimentos frescos, certifique-se de que sua ingestão diária de sódio não exceda diretrizes de sódio para manter baixos os riscos de doenças.

Calculadora Caloria