Efeitos da separação dos pais no desenvolvimento da linguagem de seus filhos

Os Melhores Nomes Para Crianças

  Efeitos da separação dos pais no desenvolvimento da linguagem de seus filhos

Imagem: iStock





Divórcio ou separação é um momento difícil para as famílias. A separação dos pais pode impactar profundamente as crianças. Isto é especialmente verdadeiro para crianças e adolescentes mais novos. As crianças não compreendem totalmente a situação e enfrentam traumas e depressão durante esse período. Muitas vezes os pais discordam sobre a guarda dos filhos. Isso muitas vezes leva as crianças a terem que ficar do lado de um de seus pais e isso pode ter um impacto emocional sobre elas. As crianças recorrem à auto-culpa em tais situações que as afetam profundamente em seus anos mais jovens, levando a problemas comportamentais e psicológicos no futuro. 1 ).

A pesquisa do psicólogo de Stanford Ian H.Gotlib mostrou que o estresse nos primeiros anos resultante da separação dos pais afeta o bem-estar emocional de uma criança. Ao discutir as desvantagens, ele destaca que isso afeta o aprendizado de habilidades para a vida que os ajudam a lidar com as dificuldades quando adultos. As crianças também mostraram uma taxa mais alta de tendências suicidas e depressivas com a incerteza em torno da vida de seus pais e da sua própria. Isso ocorre porque crianças pequenas dependem de seus pais para proteção e saúde emocional, que podem entrar em colapso quando são abandonadas ( dois ).



o que enviar a um homem em vez de flores

Vamos mergulhar e aprender mais sobre como a separação dos pais pode afetar as crianças:

Que papel os pais desempenham em ajudar seus filhos a adquirir habilidades sociais?

  Os pais ajudam seus filhos a adquirir habilidades sociais

Imagem: Shutterstock



Não há dúvida de que os primeiros anos de uma criança são quase totalmente moldados por seus pais. Desde os primeiros gestos até a pronúncia gradual de palavras, as crianças olham para os pais em busca de orientação. As crianças muitas vezes absorvem e imitam a linguagem corporal, bem como as idiossincrasias de seus pais. Além de adquirir habilidades básicas de comunicação, as crianças também dependem de seus pais para aprender:

  • Para expressar suas emoções
  • Os meandros e nuances da comunicação diária
  • Para lidar com a raiva e a frustração
  • Para formar amizades e laços sociais

Quando os pais se separam, o desenvolvimento normal da criança é interrompido. O suporte emocional e fisiológico que geralmente existe desaparece, o que pode levar a consequências de longo prazo para a saúde física e emocional.

como tirar manteiga de roupas

Como a comunicação com os pais afeta o QI de uma criança?

  Como a comunicação com os pais afeta uma criança's IQ

Imagem: iStock



Para se desenvolver cognitivamente, a criança precisa inculcar habilidades práticas de comunicação: especialmente linguagem expressiva e vocabulário. Além da condição socioeconômica da criança, suas interações maternas ou do cuidador moldam a forma como ela se comunica. Quanto maiores as interações entre os pais de uma criança, maior o número de palavras que ela aprende. Isso tem consequências importantes para suas medidas de QI. Filhos de pais que têm uma comunicação calorosa e mais receptiva relataram vocabulários mais altos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da linguagem. 3 ). Como tal, o ônus recai sobre os pais para envolver e incentivar seus filhos a se comunicarem mais.

Como os estilos de comunicação dos pais afetam as crianças psicologicamente?

  Como os estilos de comunicação dos pais afetam as crianças psicologicamente

Imagem: iStock

Em pesquisa realizada em 180 famílias com crianças entre 15 e 22 anos, observou-se que crianças com pais menos competentes em seus estilos de comunicação também parecem ter dificuldades em sua comunicação. Eles mostraram um nível mais alto de cortisol que está relacionado à formação de estresse durante as interações sociais. À medida que os níveis de cortisol aumentam, isso afeta negativamente o desenvolvimento do cérebro, retardando o crescimento neuronal e reduzindo os volumes de estruturas cerebrais críticas, como o hipocampo. Por outro lado, crianças com pais que eram comparativamente melhores em se articular e engajados mais se saíram melhor na comunicação social e nas interações. 4 ).

Um estudo publicado pela Revisão Sociológica Americana confirma que os filhos de pais separados ou divorciados tendem a ficar atrás de seus pares em habilidades sociais interpessoais. À medida que a ansiedade social aumenta, essas crianças tendem a ter dificuldade em manter amigos e até parceiros do sexo oposto. São vulneráveis ​​à tristeza, falta de autoestima e solidão, o que impacta na forma como se comunicam, deixando de se expressar de forma eficaz e sem inibições ( 5 ).

Quais sintomas os filhos de pais separados apresentam?

Um ambiente instável que decorre da discórdia conjugal expõe as crianças a conversas insalubres, resultando em impactos psicológicos prejudiciais. 5 ). Aqui está como as crianças podem reagir à separação de seus pais:

  • Imitando o Comportamento dos Pais
  Imitação-Pai-Comportamento

Imagem: iStock

As crianças imitam o que vêem ao seu redor. Sendo os modelos primários mais críticos, os pais impactam significativamente as crianças por suas interações conjugais e com seus filhos. Quando os pais se separam e não influenciam positivamente os estilos ou padrões de comunicação de uma criança, isso afeta a forma como eles percebem os relacionamentos. Quando as crianças crescem para enfrentar o mundo, seus relacionamentos adultos também refletem o que aprendem nos primeiros anos. Assim, a criança copia o comportamento dos pais ou tenta evitar cometer os erros de seus pais em relacionamentos futuros. Também foi documentado que os filhos de pais divorciados tendem a se divorciar quando adultos ( 6 ).

o que é mais compatível com o escorpião
  • Desenvolvimento da ansiedade de separação
  Desenvolvimento da ansiedade de separação

Imagem: iStock

Como a separação dos pais leva a uma grande transição de vida para as crianças, é provável que elas reajam a ela de maneira diferente. Isso pode se manifestar na forma de comportamentos regressivos ou rebeldes, que impactam seu desempenho acadêmico. Pode dar origem a problemas de ansiedade em crianças. As crianças lutam para formar relacionamentos íntimos se expostas a distúrbios de humor ou altos conflitos entre os pais. Comportamentos de alto conflito entre os pais, principalmente na época da separação, podem causar medo e ansiedade à criança ( 7 ). Outros impactos psicológicos de longo prazo da separação dos pais foram observados entre filhos de pais separados, como esquizofrenia e transtorno bipolar, conforme confirmado por pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health ( 8 ).

A separação dos pais pode ser um desafio para as crianças. Como questões de abandono geram sentimentos de culpa, culpa, vergonha, angústia, é essencial mitigar esses problemas para que seu bem-estar não sofra a longo prazo. Cuidar de crianças que testemunharam a separação familiar é fundamental para melhorar seus mecanismos de enfrentamento e reduzir o estresse. Os pais devem se esforçar para ter uma comunicação aberta com seus filhos, permitir-lhes um espaço aberto para expressar suas preocupações e apoiá-los com amor enquanto passam pelo processo de separação. Isso ajudará a construir um melhor relacionamento entre pais separados e a criança no futuro. Quais são suas opiniões sobre como cuidar de crianças que testemunham a separação dos pais? Compartilhe conosco na seção de comentários abaixo!

Referências:

Os artigos de Veganapati são escritos após a análise dos trabalhos de pesquisa de autores e instituições especializadas. Nossas referências consistem em recursos estabelecidos por autoridades em seus respectivos campos. .
  1. O papel da auto-culpa na adaptação dos filhos à separação dos pais
    https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0146167293193004
  2. Separação dos pais remove a proteção mais importante das crianças e gera um novo trauma, diz estudioso de Stanford
    https://news.stanford.edu/2018/06/26/psychological-impact-early-life-stress-parental-separation/
  3. Avaliando os efeitos das interações pais-filhos nas habilidades de comunicação da criança
    https://lib.dr.iastate.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=2156&context=etd
  4. A influência do divórcio e das habilidades de comunicação dos pais na reatividade e recuperação ao estresse de adolescentes e jovens adultos
    https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0093650213509665?journalCode=crxa
  5. Os efeitos do divórcio e discórdia conjugal no bem-estar psicológico de filhos adultos
    https://www.jstor.org/stable/3088878
  6. Conflito ou divórcio? O conflito parental e/ou divórcio aumenta a probabilidade de coabitação de filhos adultos e dissolução conjugal?
    https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01494929.2015.1095267?journalCode=wmfr20&
  7. O Impacto da Estrutura Familiar na Saúde das Crianças: Efeitos do Divórcio
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4240051/
  8. Um estudo de base populacional sobre o risco de esquizofrenia e transtorno bipolar associado à separação entre pais e filhos durante o desenvolvimento
    https://www.cambridge.org/core/journals/psychological-medicine/article/abs/populationbased-study-of-the-risk-of-schizophrenia-and-bipolar-disorder-associated-with-parentchild-separation-during-development/2692930C93FA6C9B5C6E1C5BBB476AE4
As duas guias a seguir alteram o conteúdo abaixo.

Calculadora Caloria