Como aliviar dores de garganta durante a gravidez

Os Melhores Nomes Para Crianças

médico examinando paciente com dor de garganta

Existem vários motivos pelos quais você pode ter dor de garganta durante a gravidez, e a causa de uma dor de garganta determinará como ela será tratada. Seu médico decidirá se você precisa de um medicamento prescrito ou de venda livre; no entanto, existem alguns remédios naturais que podem ajudar a fornecer alívio também.





Possíveis causas de dor de garganta durante a gravidez

O motivo mais comum de dor de garganta é devido a uma infecção viral (o resfriado comum); no entanto, existem outros motivos pelos quais você pode ficar com dor de garganta durante a gravidez, que incluem:

Artigos relacionados
  • Pastilhas para a tosse seguras para usar durante a gravidez
  • 15 tratamentos seguros para sintomas de resfriado durante a gravidez
  • Maneiras de aliviar a tosse seca durante a gravidez

Strep Throat

Quando você está grávida, você é suscetível a faringite estreptocócica tanto quanto quando você não está grávida. Strep garganta é causada por uma infecção bacteriana estreptocócica (estreptococos) na garganta. A garganta e as amígdalas ficam irritadas, inchadas e em carne viva, causando uma dor de garganta intensa e repentina. Alguns outros sintomas associados a infecções na garganta incluem febre, fadiga, dor de cabeça, dificuldade para engolir e manchas brancas no fundo da garganta. Seu médico fará um 'teste de estreptococo' e, se for positivo, você precisará de antibióticos e bastante repouso.



Alergias e gotejamento pós-nasal

A causa mais comum de dor de garganta induzida por alergia durante a gravidez é o gotejamento pós-nasal. É quando a congestão dos seios da face escorre pela garganta e causa irritação e sensação de coceira. Outros sintomas incluem a sensação de que você não consegue limpar a garganta e tosse. Para confortar sua dor de garganta, você pode gargarejar com água salgada (1/4 colher de chá de sal a 8 onças de água) e para ajudar a aliviar o gotejamento pós-natal, experimente um spray nasal com solução salina, um lota para irrigação nasal, um umidificador e tente evite quaisquer potenciais gatilhos de alergia.

Refluxo ácido

Quando você está grávida, o refluxo ácido é uma ocorrência bastante comum. O refluxo ácido é o ácido gástrico que sobe pelo esôfago. Quando isso acontece, pode causar uma sensação de queimação na garganta que causa dor e desconforto, especialmente após as refeições. Outros sintomas incluem arrotos, dor quente, regurgitação de ácido e náusea. Para alívio imediato do refluxo ácido, antiácidos de venda livre, como o Tums, são considerados seguros para tomar durante a gravidez. Existem pílulas que você também pode tomar, mas sempre verifique primeiro com seu médico.



Ronco

Existe um risco aumentado de ronco durante a gravidez, especialmente no terceiro trimestre. O ronco pode ocorrer devido à congestão nasal ou à crescente barriga da grávida pressionando contra o diafragma. O ronco costuma ser alto e forte e pode fazer com que você acorde com dor de garganta. Algumas coisas que você pode tentar ajudar a prevenir o ronco incluem elevar a cabeça e o pescoço com travesseiros extras, dormir do lado esquerdo ou uma faixa nasal pode resolver o problema.

Irritantes Ambientais

Existem vários irritantes, poluentes e produtos químicos no meio ambiente que podem ser a origem de sua dor de garganta. Sua garganta pode ficar agitada com o ar seco, poeira, fumaça, produtos químicos ou outros alérgenos. Durante a gravidez, é melhor evitar a causa da irritação e, se você tiver uma casa seca, pode tentar adicionar umidade ao ar com um umidificador.

Hormônios da Gravidez

A flutuação dos hormônios da gravidez em seu corpo também pode causar dor de garganta. Isso pode ser acompanhado por sede excessiva e boca seca. Existem maneiras de acalmar a garganta usando pastilhas, gargarejos ou chás descafeinados.



Quando você deve ver o médico

mulher fazendo exame de garganta

Normalmente, você não precisa correr para o médico no início de uma dor de garganta durante a gravidez. No entanto, você deve entrar em contato com seu médico se tiver os seguintes sintomas:

  • Se a sua dor de garganta for acompanhada por uma febre de mais de 100 graus.
  • Se você tiver dor de garganta por mais de dois dias.
  • Se você notar uma erupção em seu corpo.
  • Se tiver dificuldade em engolir devido a inchaço ou dor.
  • Se você suspeitar de gripe.
  • Se você tiver vômitos e / ou diarreia.
  • Se tiver falta de ar e / ou dificuldade em respirar.
  • Se você está com tonturas ou vertigens.
  • Se você notar uma diminuição no movimento fetal.

Remédios

Existem muitas opções para acalmar a dor de garganta. Antes de tomar qualquer medicamento sem receita, verifique com seu médico para se certificar de que é seguro tomá-lo durante a gravidez. A seguir está uma lista de alguns dos medicamentos seguros que você pode tomar e também alguns remédios naturais:

Medicamentos Seguros

Alguns dos medicamentos seguros você pode incluir:

  • Tylenol (acetaminofeno)
  • Spray nasal salino
  • Pastilhas, pastilhas para a tosse ou xarope para a tosse
  • Spray de clorasséptico para a garganta
  • Tums ou Mylanta

Remédios naturais

Alguns remédios naturais que você pode tentar incluem:

  • Gargarejo de água salgada
  • Água quente misturada com limão e mel
  • Inalação de vapor
  • Umidificador
  • Chás descafeinados, como chá de mel e limão, chá de camomila e chá de gengibre

O descanso é o melhor

Você precisará de bastante descanso quando estiver grávida e com dor de garganta. Ao deixar seu corpo descansar e se recuperar, isso dará um impulso ao seu sistema imunológico e permitirá que ele combata melhor qualquer vírus ou bactéria que seja a fonte de sua dor de garganta. Comer bem também é muito importante. Um pouco de canja também faria bem ao corpo.

Calculadora Caloria