Sete maiores ameaças ambientais

Os Melhores Nomes Para Crianças

Conceito de poluição ambiental

As sete maiores ameaças ambientais à Terra são questões que todas as pessoas devem entender. Uma vez compreendido, você pode decidir agir para ver se essas ameaças são eventualmente eliminadas.





1. Mudança Climática

De acordo com Relatório de riscos globais 2019 do Fórum Econômico Mundial,preocupações ambientaistêm ganhado em preocupações sobre questões econômicas como os riscos proeminentes que as pessoas enfrentam. Os crescentes incidentes de eventos climáticos extremos são atribuídos às mudanças climáticas citadas como uma das principais preocupações.

  • A mudança climática está aumentando a frequência e intensidade de eventos naturais como secas, incêndios florestais, ondas de calor, tempestades, ciclones tropicais e furacões, explica o Americano científico .
  • O Relatório de riscos globais 2018 alertou como eventos extremos podem interromper a produção de alimentos e causar fome.
Artigos relacionados
  • Imagens dos efeitos do aquecimento global
  • Fotos das questões ambientais atuais
  • Imagens da poluição do ar

NASA confirma aumento nos níveis de dióxido de carbono

NASA confirma que a quantidade de níveis de dióxido de carbono na atmosfera aumentou 'de 280 partes por milhão para 400 partes por milhão nos últimos 150 anos. As causas citadas foram a queima de combustíveis fósseis, agricultura intensiva e outras atividades humanas.



Aumento das temperaturas globais

O aumento dos níveis de dióxido de carbono é responsável por um aumento de um grau Celsius nas temperaturas globais em relação aos níveis pré-industriais. Além de aumentar as condições meteorológicas extremas, este aumento na temperatura também elevou o nível do mar em 1-4 pés desde 2010, fez com que as calotas polares do Ártico encolhessem e aumentasse a duração das estações de cultivo, acrescenta NASA .

Chuva e ventos de tempestade soprando nas árvores

2. Extinção de espécies e perda de biodiversidade

O Relatório de Riscos Globais 2018 afirma ainda que a perda de biodiversidade devido à extinção de espécies é considerada um risco não apenas para o meio ambiente, mas também para a economia global. Uma taxa alarmante de extinção de espécies está acontecendo em todo o mundo. A taxa de perda de espécies induzida pelo homem é estimada em cerca de 1.000 a 10.000 vezes a taxa normal, de acordo com o World Wildlife Fund (WWF). Maiores táticas e estratégias de preservação são aconselhadas com mais leis postas em prática para proteger as espécies.



  • Agricultura intensiva, pesca insustentável, caça ilegal, degradação e destruição de habitat, chuva ácida e mudanças climáticas estão ameaçando milhares de espécies, de acordo com O guardião e Universidade de Wisconsin-Eau Claire.
  • Muitas causas são atribuídas às demandas dos consumidores, conforme as pessoas se ramificam em áreas que já abrigaram várias espécies.

Esperança de espécies ameaçadas de extinção

No entanto, há esperança. Um exemplo de preservação de espécies ameaçadas de extinção é o símbolo nacional americano, a águia calva . Na década de 1960, restavam apenas 487 pares de águias-carecas. Em 2015, havia mais de 69.000 águias nos Estados Unidos!

nunca fiz perguntas de adolescentes

Aumento da população de águia-careca

Este aumento na população de águias americanas demonstra como as espécies ameaçadas podem ser trazidas de volta da beira da extinção. Mais e mais animais e outras formas de vida selvagem estão sendo adicionadas à lista de espécies ameaçadas de extinção a cada ano. Faz sentido nos tornarmos melhores administradores da terra, em vez de invadir florestas e pântanos.

Rinoceronte e zebra em pastagens

3. Poluição do Ar e da Água

A poluição do ar, da água e da terra foi apontada como um dos riscos proeminentes no Relatório de Riscos Globais de 2018. A poluição foi o subproduto indesejável do desenvolvimento industrial no século passado. Embora existam nove tipos de poluição, a poluição do ar e da água tem as consequências mais alarmantes.



Poluição do ar mundial

92% da população mundial vive em áreas com ar poluído, o que causa 11,6% das mortes mundiais registradas, aponta Organização Mundial da Saúde . A qualidade do ar é particularmente ruim nas cidades, e essa situação vai piorar à medida que mais pessoas se mudam para as cidades.

Declínio significativo da poluição do ar nos Estados Unidos

O relatório anual da EPA de 2019, Our Nation's Air revela que a poluição do ar nos Estados Unidos diminuiu continuamente desde 1990. Quedas significativas nos poluentes atmosféricos contrastam fortemente com um aumento na atividade humana e no uso de energia.

Poluição da água

O Relatório de Riscos Globais 2018 aponta que a poluição do plástico é tão grande que os microplásticos são encontrados em 83% da água encanada no mundo. A poluição química da agricultura e das indústrias é outro problema em que plantas e animais são mortos ou afetados por toxinas.

Poluição de Nutriente

Além disso poluição de nutrientes de fertilizantes, famílias e outras fontes acabam em lagos, lagoas e oceanos para causar eutrofização. Nos oceanos, a poluição de nutrientes juntamente com o aquecimento global causou 500 zonas mortas onde não há relatórios de oxigênio Mongabay .

Poluição do Consumidor

Os consumidores também são responsáveis, por meio da indústria, por centenas de produtos químicos perigosos usados ​​na produção de vários produtos. Os metais pesados ​​continuam a contaminar a terra, a água e o ar. O poder de um consumidor pode ser imenso quando cada pessoa no mundo percebe que podem ser tomadas medidas e mudanças, escolhendo cuidadosamente como cada dólar de consumo é gasto.

Descarga de água residual e de fábrica

4. Crise da água

O WWF enumera a escassez de água como uma das principais ameaças ambientais. Todos os continentes são afetados pela falta de água. Embora a superfície da Terra seja 70% coberta por água, apenas 2,5% é água doce que pessoas, plantas e animais podem usar para sobreviver, aponta a agência de notícias Onda alemã (DW).

Perda de água

Falta de águaocorre devido à falta física de água. Na maioria dos casos, é devido ao uso excessivo descuidado. As pessoas extraem água de reservatórios subterrâneos e rios, e a demanda está crescendo.

  • A expansão da agricultura sozinha usa 70% desse recurso.
  • A água também se perde através perdido por vazamentos na ordem de 50% nos EUA
  • 80% da perda de água é relatada em países em desenvolvimento e emergentes.

Seca e altas temperaturas esgotam o suprimento de água

A escassez física de água ocorre durante secas prolongadas e aumento da temperatura. O Nações Unidas (ONU) afirma que um aumento na população pressiona ainda mais as reservas de água.

Nações em desenvolvimento sofrem com a escassez de água.

Cerca de dois bilhões de pessoas no mundo, a maioria das quais vive em países em desenvolvimento, sofrem com a escassez de água. Acredita-se que as mudanças climáticas podem piorar essa tendência. Grandes lagos estão secando, o que afeta não apenas as pessoas, mas também a vegetação e a vida selvagem.

Escassez econômica

'Ásia Central, mundo árabe, partes da China, Índia e oeste dos Estados Unidos' sofrem com a escassez de água, de acordo com DW (Deutsche Welle). Isso pode ter consequências sociais e econômicas devastadoras, afetando os meios de subsistência que dependem da água e até mesmo levar a conflitos e deslocamento de pessoas.

Má gestão responsabilizada pela escassez de água

A ONU aponta que na maioria dos lugares que sofrem com a escassez de água são o resultado de má gestão. Esse tipo de problema pode ser corrigido e também evitável.

Terra seca da mudança climática

5. Dreno de recursos naturais

O crescimento da população mundial pode parecer uma ameaça óbvia ao meio ambiente. Isso, no entanto, também está ligado à maior ameaça do consumo, que é muito mais complexa e diretamente ligada ao sistema único de oferta e demanda. O consumo pode variar dependendo do nível de renda, idade e sexo, aponta o Academia australiana .

Demandas do consumidor versus recursos naturais

Os consumidores colocam mais demandas sobre os recursos naturais da Terra à medida que a população aumenta ano após ano. Combine isso com cada governo mundial fazendo sua própria marca de comércio, muitos sem consciência ambiental, e você obterá a fórmula para o caos ambiental e o desastre. WWF classifica o uso de recursos naturais como uma ameaça proeminente, dizendo:

  • Apenas o uso da terra, que é finito, para produzir recursos renováveis ​​de agricultura, pastagem, pesca e bens florestais é enorme.
  • A necessidade humana de bens renováveis ​​em um ano precisa de 1,5 anos para produzir.
  • Na indústria pesqueira, 63% da vida marinha do mundo é pescada em excesso, com poucos ou nenhum método renovável em uso. Paz verde .
Vista aérea do trator dirigindo sobre a terra

6. Impacto do desmatamento

WWF considera desmatamento um grande problema ambiental. O Relatório de Riscos Globais 2018 observa que, em 2016, 29,7 milhões de hectares de florestas foram derrubados.

Incêndio na Floresta Amazônica do Brasil

Reuters relata que o desmatamento da floresta amazônica do Brasil em agosto de 2019 contribuiu para um aumento de 5% no desmatamento. Em outubro de 2019, o desmatamento total acumulado no ano para aquela região foi de 83%.

Florestas do Mundo

As florestas remanescentes do mundo, que cobrem 30% das terras, estão ameaçadas pelo desmatamento. Geografia nacional relata que as florestas são desmatadas principalmente para a agricultura e cortadas para obtenção de madeira.

Conseqüências de longo alcance do desmatamento

O desmatamento leva à perda não apenas de biomassa e espécies de plantas, mas também de habitats de animais. O desmatamento também é considerado um fator de mudança climática, já que as árvores que normalmente absorvem dióxido de carbono não estão mais lá. Uma região que perde sua biodiversidade, torna-se mais vulnerável a outros elementos ambientais.

Equilíbrio ecológico natural interrompido

O desmatamento perturba o equilíbrio natural dos sistemas ecológicos na área onde as árvores foram cortadas e muito mais além. A produção de alimentos pode ser impactada devido à seca e a erosão está diretamente ligada à perda de florestas.

vista panorâmica do desmatamento

7. Degradação do solo

WWF inclui degradação do solo como uma ameaça ambiental. As causas da degradação do solo são a erosão do solo, a compactação do solo e a aplicação de produtos químicos agrícolas.

  • A erosão do solo pode ocorrer devido ao vento ou água, quando a cobertura protetora das florestas e outras vegetações é removida e a camada superficial do solo é perdida.
  • A compactação do solo ocorre em áreas onde a terra está sob pastejo.
  • A destruição do solo é causada pelo cultivo pesado, característico da agricultura industrial, explica Organização para Alimentos e Agricultura (FAO).

Resultados da degradação do solo

Os vários resultados de degradação do solo pode ter impactos devastadores em toda a vida. A terra tem que se recuperar, às vezes isso é quase impossível.

  • O solo perde sua fertilidade e porosidade, quando a camada superficial do solo, rica em minerais necessários para nutrir as plantas, árvores e safras para seu crescimento e sobrevivência, é perdida e o solo fica compactado.
  • Os solos também são menos capazes de suportar a microflora benéfica necessária para o ciclo mineral.
  • A compactação e a perda de solo diminuem a capacidade do solo de absorver e reter as chuvas, o que pode causar a seca do solo e uma diminuição na recarga de reservatórios de água subterrânea e rios, afetando a hidrologia de uma área.
  • O solo removido é depositado na forma de sedimentos a jusante, cujas quantidades excessivas podem ser poluentes e prejudiciais aos peixes e outras formas de vida aquática, relata FAO .

Um terço do solo global degradado

O guardião relata que um terço do solo global está degradado. Isso inclui '20% das terras agrícolas do mundo, 16% das terras florestais, 19% das pastagens e 27% das pastagens'. Cientista americano destaca que, como leva 1.000 anos para formar 3 cm de camada superficial do solo, as taxas atuais de degradação são insustentáveis.

Visão ampla do campo de terra

As sete maiores ameaças ambientais da Terra

Embora existam muitas outras ameaças ao meio ambiente que têm um impacto significativo, essas são certamente as sete maiores ameaças ambientais que o mundo enfrenta hoje. Aprender o que eles são pode torná-lo consciente de coisas que você pode fazer para proteger a Terra.

Calculadora Caloria