Sobremesa simples e vinhos combinados com gráfico

Os Melhores Nomes Para Crianças

Taças de vinhos e sobremesas

Os vinhos combinam muito bem com sobremesas, se você selecionar a combinação certa. Um bom acompanhamento realça os sabores do vinho e da sobremesa. Tentar esses pares é uma excelente maneira de levar sua sobremesa para o próximo nível.





quantas ninhadas um cão pode ter legalmente

Vinhos para sobremesas de chocolate amargo

Sobremesas como torta de chocolate negro, mousse de chocolate negro ou trufas de chocolate negro combinam muito bem com diferentes vinhos que complementam os sabores ricos e agridoces. Você tem todos os tipos de opções de vinhos, desde vinhos doces e frutados até tintos secos.

Artigos relacionados
  • Tabelas de harmonização de alimentos e vinhos
  • Guia de combinação de queijos e vinhos com gráfico
  • Receitas e dicas fáceis de vinho de abóbora

Berry Wines

Muitas vinícolas produzem vinhos de framboesa, morango e outros frutos silvestres. Estes vinhos são uma combinação de sabores maravilhosamente clássicos com sobremesas de chocolate preto. Chocolate e frutas vermelhas combinam muito bem, e a doçura do vinho equilibra o amargor do chocolate perfeitamente.



Vinho do Porto Ruby

O Porto Ruby tem um sabor profundo e rico a fruta escura que é perfeito com chocolate preto. Na verdade, é uma combinação clássica deliciosa que vale a pena experimentar, pois equilibra o amargor do chocolate amargo com os sabores doces de frutas escuras.

Vinho de Chocolate

Este pode parecer um acéfalo, mas o chocolate combina bem com chocolate. Vinhos de chocolate cremosos, como Chocovine , tem um sabor leve de chocolate ao leite com um calor que parece quase como um vinho fortificado. Esses vinhos doces e cremosos são ótimos com chocolate amargo, porque eles suavizam o tom e, ao mesmo tempo, oferecem perfis de sabor complementares.



Shiraz

Este tinto arrojado, seco e apimentado da Austrália costuma ter sabores grandes, arrojados e frutados com gosto de frutas vermelhas e geleia. Enquanto Shiraz é seco, os sabores de frutas complementam bem o chocolate preto, enquanto os taninos cortam a gordura da sobremesa. A secura do vinho também equilibra a doçura do chocolate, enquanto os sabores da geléia suavizam o amargor.

Vinhos com Crème Brûlée e Sobremesas com Sabor de Baunilha

Este creme rico e cremoso de baunilha coberto com açúcar queimado é o final perfeito para uma refeição. Combiná-lo com um vinho de sobremesa torna o prato ainda mais delicioso.

Sauternes ou Barsac

A combinação de vinhos mais clássica para um crème brûlée é o vinho branco doce da região de Bordeaux. Os vinhos Sauternes e Barsac são feitos com Sémillon,Sauvignon Blance uvas Muscadelle que foram infectadas com botrytis cinera. Este fungo adiciona camadas de complexidade aos vinhos, enquanto o atraso da colheita faz com que os vinhos tenham um elevado teor de açúcar residual. O resultado é um vinho doce e exuberante com sabores tropicais e uma acidez bem equilibrada que complementa perfeitamente o creme de baunilha.



Muscat (Muscat)

Este varietal branco tem uma ligeira doçura. Sabores típicos emVinhos Moscatoincluem damascos e amêndoas, que complementam o exuberante creme de baunilha. Combinar um Moscato com crème brûlée também diminui um pouco a doçura do creme porque, embora tenha uma ligeira doçura, não é exagerado como outros vinhos de sobremesa.

Gewürztraminer

Este branco seco alemão pode parecer uma escolha surpreendente com um rico crème brûlée, mas quando você olha para ele em termos de sabor e equilíbrio, realmente faz sentido. Gewürztraminer é um vinho seco e picante com uma boa acidez. A acidez corta a gordura do creme, enquanto a secura do vinho ajuda a equilibrar a doçura da sobremesa. O tempero de Gewürztraminer confere personalidade aos suaves sabores de baunilha do crème brûlée. Esta é uma ótima escolha de vinho para pessoas que gostam de suas sobremesas um pouco menos doces.

Harmonização de vinho com torta de maçã e sobremesas de maçã ou pêra

As tortas de maçã são doces e picantes. Normalmente, vinhos que combinam bem com torta de maçã também combinam bem com outras sobremesas de maçã, como maçã marrom Betty, maçã crocante e maçãs assadas.

Torta de maçã com caramelo, chantilly e vinho

Riesling Alemão

Riesling da Alemanha vem em vários níveis de secura e doçura. As três melhores opções para combinações de sobremesas de maçã são (da menos doce à mais doce) Kabinett, Spätlese e Auslese. O Riesling tende a ter uma acidez muito alta, o que prejudica bem a doçura da torta. Ele também tem um caráter levemente picante que se mistura com especiarias de torta.

Finalmente, o perfil de sabor de Riesling geralmente favorece maçãs, peras e outras frutas da árvore, que combinam bem com o sabor de maçãs. Se preferir menos doçura no vinho para equilibrar o açúcar da torta, escolha um Kabinett. Se você quer muito doçura no seu vinho, escolha um Auslese.

Prosecco

Prosecco é um vinho italiano levemente efervescente semelhante ao Champagne. Prosecco vem em vários graus de doçura. Para equilibrar a doçura da torta, escolha um Prosecco meio seco, que é levemente doce, mas não opressor. O Prosecco é crocante e ácido, o que combina com a acidez das maçãs da torta.

Moscato d'Asti

Este branco italiano é ligeiramente efervescente com uma leve doçura. Ele também tem bons sabores de frutas como maçãs e peras, que combinam perfeitamente com uma torta de maçã. Embora Moscato d'Asti seja ligeiramente doce, não é excessivo, então você não vai colocar super doce em cima de doce.

Harmonização de Tarte de Limão com Merengue e Coalhada de Cítricos

Como as sobremesas de limão, como a torta de limão com merengue, são inerentemente ácidas, você pode combiná-las com vinhos bastante doces.

Vinho Gelado

Os vinhos de gelo são feitos de uvas de vinho branco colhidas após a primeira geada, de modo que os açúcares se concentraram. Isso torna os vinhos gelados deliciosamente doces. Essa doçura equilibra a acidez em sobremesas de limão, fazendo um acompanhamento perfeito e delicioso.

Colheita Tardia Brancos

Os vinhos brancos de colheita tardia são produzidos a partir de uvas colhidas no final da temporada. Portanto, os vinhos tendem a ter um teor alcoólico relativamente baixo, mas com alto teor de açúcar residual. Estes vinhos variam de ligeiramente doces a muito doces. Experimente um Viognier ou Chardonnay de colheita tardia, que tendem a ter sabores cítricos que complementam bem o limão.

champanhe

Um champanhe seco ou vinho espumante também combinará bem com uma torta de merengue de limão. Os sabores a biscoitos no champanhe combinam com os sabores encontrados na crosta, enquanto o tostado do champanhe combina com o escurecimento do merengue. Por fim, o champanhe tende a ser seco, o que equilibra os sabores doces da sobremesa.

Torta de abóbora e sobremesas quentes com especiarias emparelhados com vinho

Torta de abóbora e outras sobremesas de abóbora tendem a ser doces, cremosas e picantes. Muitos vinhos combinam bem com esses sabores, equilibrando a cremosidade e complementando o tempero.

Torta de creme de abóbora com chocolate branco e caramelo salgado com vinho

Tawny Port

O Porto Tawny tem uma cor dourada e um sabor rico e quente. O vinho fortificado tende a ser doce, mas também tem sabores maravilhosos de caramelo e especiarias que complementam perfeitamente a abóbora e especiarias. O alto teor de álcool equilibra a cremosidade do creme de abóbora.

Sobremesa Muscat australiana

Este é um vinho fortificado semelhante a um Porto Tawny. Possui sabores doces e picantes, além de uma atraente cor dourada. Os sabores deste vinho são frequentemente descritos como quentes, passas ou toffee. Esses sabores quentes combinam bem com os temperos quentes da torta de abóbora.

Madeira

Este vinho fortificado de Portugal apresenta vários graus de doçura, do seco ao doce. Escolha um Madeira doce ou meio doce para combinar com a sua sobremesa de abóbora. Madeira tende a ter sabores defumados, picantes e de nozes, todos que combinam bem com abóbora. O alto teor de álcool também equilibra perfeitamente o creme cremoso.

Tokaji

O Tokaji húngaro tem sabores chuvosos que são adoráveis ​​com o tempero da torta de abóbora e sobremesas semelhantes. Este é um vinho doce de sobremesa que equilibra muito bem o tempero da torta.

Combinações de vinhos de sobremesa tiramisu e mocha

Muitos vinhos complementam o tiramisu e outras sobremesas com sabor de café. O café é um sabor que combina bem com diferentes perfis de sabor.

Vin Santo

Este doce vinho de sobremesa italiano tem uma bela cor dourada. Tem gosto de nozes, como avelãs com um toque de doçura. Nozes e café combinam muito bem, então um Vin Santo vai equilibrar lindamente o tiramisu com sabor de café.

Creme de cereja

Cream Sherry é um vinho doce fortificado com uma cor de mogno. Tem um sabor a noz com um toque de doçura que equilibra o amargor dos sabores do café no tiramisu.

Vinho do Porto Ruby

Este vinho fortificado possui uma cor bordô profunda e uma doçura complexa. O Porto Ruby tende a ser frutado, com sabores de frutos silvestres em primeiro plano. Ele também tem tons sutis de nozes. O sabor de frutas vermelhas e nozes são o complemento perfeito para os sabores do café.

Sobremesas Berry

Quer se trate de um pudim de verão ou de uma torta de framboesa, as sobremesas de frutos silvestres combinam bem com vários vinhos que complementam seus sabores.

Cor de rosa

O vinho rosé vai do seco ao doce, e possui delicadas notas florais e de frutos silvestres que são perfeitos para acompanhar sobremesas de frutos silvestres. Para sobremesas mais doces, opte por um rosé mais seco para equilibrar a doçura.

Muscat-de-Beaumes-de-Venise

Muscat-de-Beaumes-de-Venise é um vinho doce fortificado do Ródano. Possui notas frutadas, mel e cítricas que vão bem com a maioria dos frutos silvestres e sobremesas de frutos silvestres.

Escavação

O espumante espanhol Cava pode ser seco ou doce, ambos funcionam bem com frutas vermelhas. Tal como acontece com os vinhos rosés, opte por versões mais secas com sobremesas mais doces e versões mais doces com sobremesas menos doces para criar equilíbrio e contraste.

Tabela de combinação de vinhos e sobremesas

A tabela a seguir resume alguns bons vinhos para acompanhar sobremesas, bem como uma ou duas sugestões de vinhos específicos para cada um.

Tipo de sobremesa Vinho Recomendações

Sobremesas de chocolate amargo

Vinho berry

Vinho espumante fragolino
Vinho do Porto Ruby Porto Croft Fine Ruby
Vinho de chocolate Chocolate Shop Chocolate Wine
Shiraz Shiraz do lenhador de Torbreck
Creme brûlée e sobremesas com sabor de baunilha Sauternes ou Barsac Chateau Coutet Barsac
Muscat / Muscat Barefoot Cellars Moscato
Gewürztraminer Terlan Gewürztraminer

Sobremesas de maçã ou pêra

Riesling Alemão

Dr. Solte Wehlener Sonnenuhr Auslese

Prosecco

Prosecco Superiore Rústico Nino Franco

Moscato d'Asti Vinho do Marchese Dell 'Elsa Moscato D' Asti
Sobremesas de coalhada cítrica Icewine Iniskillin Vidal Icewine
Vinho branco de colheita tardia Cloudy Bay Late Harvest Riesling
champanhe Veuve Cliquot Yellow Label Brut
Sobremesas de tiramisu ou mocha Vin Santo Felsina Vin Santo
Creme de cereja Osborne Oloroso Cream Sherry
Vinho do Porto Ruby Fonseca Bin 27
Sobremesas de frutas vermelhas Cor de rosa Miraval Rosé
Muscat-de-Beaumes-de-Venise

Domaine de Durban Muscat de Beaumes de Venise

Escavação Cava Brut Nature Market
Torta de abóbora e sobremesas quentes de especiarias Tawny Port Penfolds Grandfather Rare Tawny
Sobremesa australiana Muscat Reserva do Museu Yalumba em Mascate
Madeira

Blandy's 10 anos da Madeira Rich Malmsey

Tokaji

Kiralyudvar Tokaji Sec Furmint

Vinho e Sobremesa Combinando

Embora as sugestões acima possam ajudá-lo a começar, não existem regras rígidas e rápidas para combinar vinhos e sobremesas. Escolha vinhos que você adora com sobremesas que você adora. Procure sabores que se equilibrem e vinhos que o ajudem a atingir o nível desejado de doçura, e você terminará com um emparelhamento delicioso.

Calculadora Caloria