Maquiagem Teatral

Os Melhores Nomes Para Crianças

Artista de teatro aplicando maquiagem

Milhares de anos atrás, pessoas em muitas partes do mundo descobriram que pigmentos em pó misturados a uma base de cera ou graxa podiam ser usados ​​para criar efeitos marcantes de adorno e transformação pessoal. A sobrevivência dessa prática se reflete em um termo comum para maquiagem teatral, 'tinta graxa'. Tipos ou estilos selecionados de maquiagem costumavam ser usados ​​em ocasiões especiais, que podiam incluir ir à guerra, celebrar fases da vida e festivais religiosos. Este último frequentemente incluía aspectos performativos, como dança e reencenações de eventos míticos. A maquiagem teatral moderna, portanto, é herdeira de uma tradição de performance muito antiga.





Tradições do teatro antigo

Algumas antigas tradições teatrais confiaram em máscaras para a criação de personagens visuais; outros confiam na maquiagem para o mesmo propósito. Na Ásia, por exemplo, pode-se apontar para o teatro mascarado de Java e o teatro dançante de Kathakali elaboradamente elaborado no sudoeste da Índia, ou as danças religiosas mascaradas do Tibete e a impressionante maquiagem semelhante a uma máscara da Ópera de Pequim e formas teatrais relacionadas na China . No Japão, o drama Noh é mascarado, enquanto o drama Kabuki usa maquiagem extravagante.

Artigos relacionados
  • História da Maquiagem para Teatro
  • Usando maquiagem teatral
  • Visão geral da maquiagem do palco

Maquiagem de palco

O teatro grego antigo era mascarado, mas o teatro europeu posterior geralmente usava maquiagem de palco para criar personagens, realçar as características faciais e compensar os efeitos da iluminação do palco. (A Commedia del'Arte italiana, que continuou a usar máscaras, foi uma exceção importante.) Até meados do século XX, esperava-se que os performers fizessem sua própria maquiagem, já que deveriam fornecer seus próprios figurinos de palco. O maquiador teatral profissional é um fenômeno moderno, assim como o figurinista teatral.



Objetivo

A maquiagem teatral é inseparável do próprio ato da performance. O objetivo da maquiagem teatral é delinear e realçar o papel de um personagem e dar aos performers uma ferramenta adicional para transmitir os personagens que estão sendo representados. A maquiagem do palco costuma ser usada para criar estereótipos visuais ou clichês que serão facilmente compreendidos pelo público. A maquiagem do palco é geralmente muito mais colorida e gráfica do que a maquiagem cosmética comum. Quando visto de perto, pode parecer excessivo e exagerado, mas funciona quando o performer está no palco sendo visto à distância pelo público. A própria maquiagem teatral também é mais pesada, mais densa e mais colorida do que os cosméticos comuns, e muitas vezes é produzida na forma de lápis ou giz de cera parecidos com batom. Para muitos performers, o ato de se maquiar é uma parte importante do ritual de preparação para uma performance; permite que o performer se mova psicologicamente para o papel do personagem enquanto a maquiagem está sendo aplicada.

Maquiadores modernos

Os maquiadores são empregados hoje em uma variedade de funções e muitas vezes se especializam em, por exemplo, maquiagem teatral, maquiagem de cinema, fotografia de moda e maquiagem de passarela ou efeitos especiais. Independentemente da especialidade, eles normalmente requerem anos de treinamento e prática para aperfeiçoar suas habilidades. A maquiagem de efeitos especiais é particularmente importante no mundo do cinema, mas também desempenhou um papel importante no sucesso de muitas produções populares da Broadway, como Jekyll e Hyde e A bela e a fera. Na trilogia de filmes O senhor dos Anéis , os pés protéticos usados ​​pelos hobbits foram feitos por uma equipe de maquiadores de efeitos especiais. Centenas de pares foram feitos, já que um novo par tinha que ser usado diariamente por cada ator no papel de hobbit. Ao executar essas atribuições, os maquiadores precisam recorrer a habilidades em escultura e outras artes plásticas, bem como no uso de cosméticos.



Estabelecendo um Personagem

Seja na maquiagem dramática de um filme de terror ou no poderoso apelo estético da maquiagem exclusiva empregada pelo Cirque du Soleil, a maquiagem desempenha um papel importante no estabelecimento da caracterização e do impacto de um papel desempenhado. Os filmes de sucesso de Baz Luhrmann de Romeu e Julieta e moinho vermelho , e sua produção teatral de boêmio , deveu uma parte significativa de sua teatralidade e apelo do público ao uso cuidadoso de sua equipe de produção de técnicas de maquiagem que evocavam um estilo de época. Como esses exemplos indicam, no início do século XXI, a maquiagem em diferentes gêneros teatrais e da moda começou a cruzar barreiras antes rígidas. O mundo do cinema, especialmente em efeitos especiais, teve um impacto profundo no desenvolvimento de novas técnicas de maquiagem cênica, e hoje a maquiagem teatral também aparece regularmente nas passarelas da moda. Desfiles de moda recentes de Dior e Givenchy, por exemplo, têm se destacado por seu forte senso teatral. Os maquiadores da moda começaram a usar generosamente as técnicas tradicionais de maquiagem no palco para criar novos designs marcantes que ajudam a mostrar a moda em exibição. Enquanto isso, a maquiagem teatral é enriquecida por novos desenvolvimentos em cinema, fotografia de moda e outras mídias.

Veja também Maquiadores.

Bibliografia

Corson, Richard. Modas na maquiagem: da antiguidade aos tempos modernos. Londres: Peter Owen Ltd., 1972.



Delamar, Penny. O maquiador completo: trabalhando em cinema, televisão e teatro. 2ª edição. Evanston, Ill .: Northwestern University Press, 2002.

Kehoe, Vincent. A Técnica do Maquiador Profissional. Nova York: Focal Press, 1995.

Calculadora Caloria