Os bigodes do seu cachorro ajudam de mais maneiras do que você imagina

Os Melhores Nomes Para Crianças

imagem aproximada de cachorro

Os bigodes de um cachorro são órgãos sensoriais que os ajudam a navegar pelo mundo. Os bigodes são feitos do mesmo material do cabelo humano e estão presos aos músculos e neurônios sensoriais do focinho do seu cão. Eles são muito sensíveis ao toque e à pressão e ajudam seu cão de várias maneiras. Eles não devem ser cortados por nenhum motivo, a menos que seja orientado por um veterinário.





Por que cachorros têm bigodes?

Os bigodes dos cães são conhecidos como vibrissas e ajudam os cães a detectar o que está ao seu redor. Os bigodes são como órgãos sensoriais secretos que dão aos cães todos os tipos de informações sobre seu mundo . Os próprios bigodes não sentem nada. Em vez disso, eles agem como antenas e comunicam informações aos cães por meio de células sensoriais da pele. Os bigodes permitem que os cães saibam para que lado o vento está soprando, o que se move ao seu redor e a que distância os objetos ou outros animais estão de seu rosto.

1. Eles servem para consciência espacial

Os pelos estão repletos de terminações nervosas que enviam sinais ao cérebro, que informam ao cão onde ele está em relação a outros objetos ao seu redor. Os cães não enxergam bem de perto e os bigodes fornecem informações sensoriais sobre o que está próximo do focinho do cão.



2. Eles detectam movimento de ar

Os bigodes são extremamente sensíveis, por isso podem captar até mudanças sutis nas correntes de ar, como quando um objeto está próximo ou prestes a tocar o rosto de um cachorro. Os cães usam os bigodes um pouco como um radar. À medida que o ar se move e vibra contra seus bigodes, os cães conseguem perceber o que está ao seu redor.

3. Eles ajudam a encontrar comida

Os cães também usam seus bigodes para localizar comida, usando-os como antenas para detectar qualquer movimento ao seu redor, como presas se movendo através de arbustos ou grama. Combinado com o olfato, os cães usam os bigodes para ajudá-los a serem melhores caçadores.



Fato rápido

Cães que sofrem de Paralisia facial podem não ser capazes de usar seus bigodes para fins sensoriais. Se o seu cão tiver paralisia facial parcial ou total, ele pode precisar de tigelas de água especiais e alimentos mais macios para ajudar a lidar com a situação.

4. Eles protegem o rosto

Bigodes de cachorro servem como função protetora , porque avisam os cães quando objetos próximos a eles podem atingir seu nariz ou olhos. Se você tentar tocar os bigodes do seu cão (gentilmente), verá que ele reage e provavelmente moverá o rosto em resposta.

5. Eles ajudam a navegar no escuro

Como os cães não enxergam bem de perto, eles confiam nos bigodes para obter informações sobre o que está acontecendo ao seu redor. No escuro, eles usam seus bigodes para se orientar no ambiente, e os bigodes ajudam os cães a descobrir se estão perto de algum objeto em seu caminho.



Os cães usam bigodes para comunicação

Bigodes também ajudam os cães comunicar um com o outro . O ângulo dos bigodes de um cachorro também mostra como eles se sentem sobre algo, especialmente quando estão interagindo com pessoas.

  • Se um cachorro tem bigodes para frente e apontando diretamente para fora , significa que eles estão muito interessados ​​no que está acontecendo ao seu redor e podem estar entusiasmados com algo ou alguém novo em seu ambiente.
  • Se os bigodes estiverem apontou para cima , significa que eles não têm certeza sobre o que veem ou cheiram. Eles podem até ter medo disso, então querem manter uma distância segura de tudo o que os está deixando desconfortáveis.
  • Quando os bigodes são rejeitados nas pontas e pendurado na boca, isso significa que o cão não se sente nada confortável.

Não corte os bigodes do seu cachorro

cachorro com bigodes

Quando se trata de escovação, alguns donos de cães acham que cortar os bigodes de seus animais de estimação é uma boa ideia. Embora alguns cães de exposição tenham os bigodes aparados para dar uma aparência mais limpa ao rosto, isso é realmente proibido em muitos países. Como os bigodes desempenham uma função sensorial importante, você nunca deve cortar ou aparar os bigodes do seu cão sem a aprovação do veterinário.

Cortar os bigodes do seu cão pode fazer com que ele se sinta desorientado e instável. Isso pode tornar difícil para eles se orientarem, o que pode ser perigoso se estiverem em um ambiente desconhecido e pode até contribuir para que seu cão se perca.

Se precisar aparar os bigodes do seu cão, faça-o com cuidado, cortando apenas cerca de um terço do comprimento de cada um. Eles nunca deveriam ser mais curtos do que isso!

Os bigodes do seu cachorro

Você pode ter ouvido que os bigodes não são necessários para o bem-estar de um cão, mas a verdade é que eles ajudam seu filhote a avaliar a distância e a navegar por ambientes desconhecidos. Os bigodes também ajudam os cães a comunicar seus estados emocionais com outros cães e pessoas, incluindo seus donos! Então, da próxima vez que alguém sugerir que você corte os bigodes do seu cachorro, apenas sorria e diga não.

Calculadora Caloria