10 sinais de um peixe Betta doente e o que fazer

Os Melhores Nomes Para Crianças

peixe betta laranja doente

Você sabe como identificar um peixe betta doente? Se você vir seu animal de estimação lutando para nadar, parecendo inchado ou com nadadeiras deterioradas, tudo isso pode ser sinal de doença do peixe betta. Aprenda os sintomas mais comuns para ajudá-lo a identificar possíveis doenças nos peixes e obter o tratamento que seu betta precisa para se recuperar.





Sinais de um peixe Betta doente

Infelizmente, os sintomas da doença podem apontar para uma série de doenças dos peixes betta . A maioria dos bettas apresentam um ou mais dos seguintes sinais quando estão doentes. Use esses sintomas para ajudar a determinar se a saúde do seu animal de estimação está piorando.

Não comer

Bettas têm muito apetites saudáveis , portanto, um dos primeiros indicadores de que um peixe está doente é quando ele não demonstra interesse por comida. É por isso que é tão importante observar os peixes ao alimentá-los e garantir que eles comam. Se eles recusarem comida em mais de uma refeição, examine-os um pouco mais de perto para ver se você percebe algum outro sinais de doença potencial . É possível que seu betta esteja constipado ou esteja respondendo à má qualidade da água ou ao estresse.



Letargia

peixe betta doente letárgico

peixe Betta podem ser muito ativos, mas param e reservam um tempo para descansar e até dormir . Por causa disso, pode não ser imediatamente aparente para você que seu betta está menos ativo do que o normal até que algum tempo tenha passado. Monitore seus peixes de perto para observar quaisquer alterações em seu nível de atividade.

Bettas são criaturas curiosas e territoriais, portanto, se seu animal de estimação parar de investigar os arredores por um período significativo de tempo, ele poderá ficar doente. Indicadores adicionais de que seu peixe está letárgico estão flutuando sem rumo no topo o tanque com a boca na superfície da água, acomodando-se em um local isolado no fundo do tanque e não demonstrando interesse em nada que acontece ao seu redor.



Tenha em mente que os bettas às vezes descansam ou permanecem imóveis mesmo na superfície, pois podem respirar ar através de um órgão especial chamado labirinto. Isso não indica necessariamente que estejam doentes. A chave é ter um quadro de referência e comparar o seu nível de atividade atual com o seu comportamento típico. Os seus peixes são indiferentes à sua presença, ignorando a comida ou, de outra forma, parecem 'desligados'? Estes são os sinais de letargia que você precisa observar.

Parecendo magro

Alguns peixes começam a parecer que estão definhando, mesmo que não tenham parado de comer. O corpo de um betta magro normalmente parece côncavo nas laterais. Isso pode ser um sinal de que a dieta atual do seu animal de estimação carece de nutrientes importantes ou você pode estar subalimentando-o.

A maioria dos aquaristas recomenda oferecer aos bettas uma dieta variada que inclua uma mistura de alimentos básicos, como pellets de betta e alimentos em flocos de alta qualidade, suplementados com artémia fresca ou congelada e vermes sanguíneos liofilizados. Certifique-se de que seu betta esteja seguindo uma dieta balanceada e que você esteja oferecendo-lhes um volume adequado ; muitos proprietários temem causar inchaço devido à superalimentação, mas a subalimentação geralmente é mais preocupante.



Alimentos vivos apropriados, como artémia e dáfnias, são excelentes para bettas, mas pode ser difícil encontrar uma fonte de qualidade. Além disso, esteja ciente de que alimentar alimentos vivos apresenta o risco de introdução de parasitas ou outras doenças em seus peixes. Se você estiver tratando um betta doente, é melhor evitar oferecer alimentos vivos, a menos que tenha certeza de sua qualidade e segurança.

Problemas para nadar

Algumas doenças interferem na capacidade do betta de nadar normalmente. A bexiga natatória é uma estrutura que permite ao peixe controlar sua flutuabilidade. Se a bexiga natatória infeccionar ou ferir, os peixes poderão ter dificuldade para nadar.

Outras causas de doença da bexiga natatória (SBD) nos bettas estão as más condições da água, baixa temperatura da água, estresse e alimentação excessiva. Peixes betta doentes com SBD podem ter dificuldade para nadar para cima ou para baixo, nadar de lado ou de cabeça para baixo ou nadar em círculos. Problemas de bexiga natatória geralmente são tratáveis; dependendo da causa, seu betta pode precisar antibióticos formulados para tratar peixes .

Manchas brancas ou filme

As doenças parasitárias e fúngicas normalmente deixam algum tipo de evidência nos peixes. Se você notar algum material estranho que pareça algodão grudado em seu betta, é provável que ele tenha uma infecção como EU , colunar (também conhecido como 'algodão' ou 'boca de algodão'), ou veludo .

coleman pop up autocaravana peças e acessórios

Áreas de muco espesso, película sobre a pele ou coceira em objetos em seu habitat são outros sinais dessas condições. Estas infecções podem ser fatais se não forem tratadas, por isso é apropriado tratamentos de água deve ser usado. Minimizar o estresse do seu betta e realizar trocas diárias de água são necessários durante o período de cura.

Quando você está tratando um betta para uma infecção parasitária ou fúngica, pode ser necessário mover o betta para um tanque hospitalar temporário, especialmente se o seu betta viver com companheiros de tanque. Usar um aquário hospitalar permite isolar seus peixes em um ambiente limpo e seguro, com água de qualidade adequada, e tratar o aquário principal de seus peixes sem ter que se preocupar em prejudicar outros peixes ou invertebrados.

Deterioração da barbatana e da cauda

Bettas tendem a apertar as nadadeiras quando não se sentem bem. Além disso, as barbatanas que começam a parecer desgastadas ou parecem estar sendo comidas podem indicar que o seu peixe tem infecção por podridão de barbatana . A podridão das barbatanas começa com sinais leves, mas à medida que a doença progride, as barbatanas do seu betta ficarão cada vez mais irregulares. Você pode notar que a cor começa a desbotar ou aparecem buracos nas nadadeiras.

Esses danos nas nadadeiras e na cauda geralmente são resultado da má qualidade da água. Tanto as infecções fúngicas quanto as bacterianas podem causar apodrecimento das nadadeiras dos peixes e não existe uma causa única para essa condição. As bactérias na água corroem as barbatanas para criar uma aparência irregular. Essas bactérias não são transmissíveis aos humanos.

Se você notar esses sintomas, saiba que é uma condição comum e tratável se tratada nos estágios iniciais. O primeiro passo é remover seu betta do aquário principal e colocá-lo em um hospital de quarentena. Esta etapa pode não ser necessária se não houver plantas ou outros animais na configuração principal do seu betta, mas não custa nada remover o seu betta para mantê-lo confortável enquanto você resolve os problemas de qualidade da água no sistema principal.

Você pode usar sal de aquário para ajudar a tratar a podridão das barbatanas dos bettas. Selecione um sal de aquário destinado ao uso medicinal em sistemas de água doce e trate de acordo com as instruções do rótulo. Não use sal de aquário como tratamento por mais de 10 dias seguidos. O sal de aquário normalmente ajuda em casos leves a moderados de podridão das nadadeiras, mas pode não ajudar em casos mais avançados.

como conseguir um homem virgem de volta

Medicamentos como tetraciclina estão disponíveis para ajudar peixes betta que sofrem de podridão nas nadadeiras. No entanto, é improvável que as infecções fúngicas respondam a este tratamento. Dependendo da causa da podridão das barbatanas, pode ser necessário tentar diferentes combinações de medicamentos.

Melafix e Bettafix são tratamentos populares para podridão de barbatanas que contêm um ingrediente ativo antimicrobiano, mas nem sempre são seguros para uso como tratamento para bettas. Existe o risco de um betta morrer devido à exposição aos ingredientes ativos encontrados nesses produtos. MelaFix possui maior concentração do princípio ativo extrato de melaleuca (óleo da árvore do chá), portanto evite-o em favor do BettaFix. Siga todas as advertências do fabricante, níveis de dosagem e protocolos de tratamento. Além disso, considere o perigo para seus peixes. Você só pode querer tratar seu animal de estimação com este produto em casos graves de podridão das nadadeiras, onde outros tratamentos falharam.

Se preferir experimentar uma opção totalmente natural, você pode adicionar um único Folha de amêndoa indiana ao aquário do seu betta e faça trocas cuidadosas de água. A folha reduzirá ligeiramente o pH da água, então monitore-a para ter certeza de que não desce muito, mas com trocas regulares de água, isso não deve ser um problema. Em casos de podridão leve das nadadeiras, isso pode resolver o problema.

Inchaço

Se o corpo do seu betta de repente parecer inchado ou inchado, isso é um sinal de doença. Pode ser indicativo de constipação, mas também pode ser sinal de uma condição chamada hidropisia , o que pode ser fatal. Na hidropisia, o peixe inteiro incha e as escamas sobressaem um pouco do corpo. É causada por uma infecção bacteriana no aquário, por isso são necessários medicamentos antibióticos. Você também pode precisar configurar um tanque hospitalar para o seu betta, realizar trocas de água apropriadas e administrar um antibiótico que seja seguro para bettas.

Falta de fezes

Peixes betta doentes geralmente não evacuam normalmente; portanto, se o seu betta não estiver fazendo cocô ou tiver fezes pegajosas, isso pode ser um sinal de doença. É possível que eles estejam constipados, desnutridos, doentes e simplesmente não comam o suficiente. Examine seus peixes para ver se eles apresentam algum outro sinal de doença. Bettas constipados muitas vezes pode mostrar muitos dos sinais acima, como abdômen inchado, dificuldade para nadar, letargia e falta de apetite.

Olho inchado

O inchaço dos olhos de um betta é frequentemente referido como peixe betta popeye . Essa condição pode ser causada por infecção bacteriana, fúngica ou parasitária, ou pode resultar de trauma físico no olho. Na maioria das vezes, uma lesão causa inchaço em apenas um olho, enquanto o inchaço de ambos os olhos normalmente indica uma infecção. O tratamento dependerá da causa, mas o popeye pode ser curado com sucesso com ação precoce.

Perda de cor

Quando a cor de um betta desaparece ou ele parece estar perdendo a cor, às vezes isso pode indicar doença. Você deve considerar alguns fatores ao decidir se isso é um sinal de doença. A a cor do betta pode desaparecer quando ficam estressados. Isso por si só não é motivo de preocupação, mas o estresse pode tornar o peixe vulnerável a infecções ou outras doenças. Também é possível que a perda de cor seja devido à idade avançada ou a lesões nas escamas. Porém, se você notar outros sinais de doença além da perda de cor, é importante iniciar o tratamento.

Passos Gerais para Prevenir e Tratar um Betta Doente

Depois de notar quaisquer sinais específicos de doença que seu betta mostra, é hora de determinar qual doença ou condição pode estar deixando-o doente. Você pode comparar os sintomas com uma variedade dos mais doenças betta comuns , mas se ainda não tiver certeza do que há de errado, ligue para a loja de aquários local e descreva o que você vê. Alguém da equipe pode arriscar um palpite sobre o que seu peixe tem e recomendar um tratamento específico que pode ajudar. Há também veterinários de animais exóticos que possuem conhecimento especializado em remédio para peixes .

No entanto, muitos aquaristas renunciam a medidas mais agressivas ao tratar seus bettas. A coisa mais importante que você pode fazer é verificar e manter a qualidade da água do seu betta semanalmente, realizar trocas de água de aproximadamente 20 a 25 por cento do volume do tanque todas as semanas e limpar completamente a configuração do seu betta mensalmente. Isto envolve aspirar o substrato do aquário para remover alimentos não consumidos e resíduos de peixes, e realizar uma troca de água com água da torneira tratada ou água doce apropriada.

Configurando um tanque hospitalar é outra excelente opção, especialmente se o seu peixe estiver sofrendo de algum tipo de infecção e houver plantas ou outros companheiros de tanque no aquário principal. Isso não precisa ser permanente. Use o tanque do hospital como um local para colocar seus peixes em quarentena em condições ideais de água enquanto administra quaisquer medicamentos ou tratamentos e limpa o sistema principal.

A prevenção é sempre preferível ao tratamento após a presença de uma doença. Siga as orientações para cada doença se o seu peixe apresentar sintomas de doença grave. No entanto, monitorando diariamente seus peixes, cuidando da manutenção do tanque e da qualidade da água e evitando a introdução de parasitas e outros agentes infecciosos, você pode efetivamente dar ao seu betta o presente da saúde para toda a vida. Bettas são peixes famosos por serem resistentes e resilientes e, com os cuidados adequados, seu betta lhe proporcionará anos de diversão.

Ouça seu instinto

Lembre-se, o tempo que você gasta observando seu peixe betta significa que você os conhece melhor do que ninguém. Se o seu instinto lhe diz que algo não está certo, provavelmente é verdade. Confie nos seus instintos, tente observar o máximo de sintomas que puder e dê aos seus peixes o tratamento de que precisam o mais rápido possível para mantê-los felizes e saudável.

Calculadora Caloria