Instruções essenciais para cuidados com peixes Betta

Os Melhores Nomes Para Crianças

Peixe betta vermelho

Cuidar dos peixes Betta não é difícil, mas requer conhecimento. Os peixes Betta, também conhecidos como peixes lutadores siameses, são resistentes, fáceis de cuidar e geralmente vivem mais de três anos se você seguir as instruções de cuidado adequadas. Ao fornecer ao seu animal de estimação tudo o que ele precisa para viver uma vida saudável, seu betta permanecerá vibrantemente colorido e feliz por muito tempo.





Como cuidar de um peixe Betta

Antes de assumir a responsabilidade de possuir um peixe betta, é uma boa ideia aprender um pouco sobre a origem desse peixe, como é seu habitat natural e outras informações importantes que o ajudará a fornecer o melhor nível de cuidado para seu novo animal de estimação.

Tire os ideais de cuidado dos peixes Betta de seu habitat natural

peixe Betta originaram-se principalmente na Tailândia, mas também podem ser encontrados nas águas rasas e quentes do Vietnã, Malásia, Indonésia e algumas partes da China. Eles preferem locais onde a água seja limpa, quente e lenta, por isso também são frequentemente encontrados nos arrozais da região.



Estabelecendo o tanque Betta ideal

Muitos proprietários de betta mantêm estes peixe colorido em pequenos aquários ou tanques porque os peixes estão acostumados a águas rasas em seu habitat natural, mas uma coisa que quase todos os proprietários esquecem é que os bettas prosperam melhor em águas quentes. No entanto, as tigelas não são ideais, pois limitam a quantidade de oxigênio dissolvido na água. Bettas podem respirar ar na superfície, mas esses peixes precisam de oxigênio na água do tanque para prosperar. Bettas podem sobreviver em água com menos oxigênio dissolvido, mas isso não é o ideal.

Se a temperatura da água do tanque cair abaixo de 75 graus, o peixe betta ficará rapidamente desanimado, letárgico e talvez doente. No entanto, manter a temperatura da água em torno de 80 graus Fahrenheit melhorará a saúde e o bem-estar dos peixes. O ideal é que a água utilizada no aquário seja macia e com pH que é neutro (7,0) ou ligeiramente ácido (6,8).



Como cuidar de um peixe Betta em uma tigela

Peixe-lutador siamês no aquário

Aquários decorativos para peixes betta podem ser encontrados em lojas de animais e online em uma variedade de formatos e cores. No entanto, aquários não são o ambiente recomendado para bettas devido ao seu pequeno tamanho, menor área de superfície para promover níveis de oxigênio dissolvido, falta de filtro e aquecedor e menos espaço para plantas e locais para os peixes se esconderem. Se você precisa manter seu betta em uma tigela, aqui estão algumas dicas para mantê-lo saudável:

  • Bettas precisam ter o água em uma tigela trocada frequentemente , pois a amônia e outros produtos químicos nocivos começarão a saturar a água com o tempo. Você deve trocar cerca de 50 a 60 por cento da água pelo menos uma vez por semana.
  • PetSmart informa que a tigela deve ter pelo menos pelo menos 1 galão de água para cada polegada do comprimento do seu peixe (o peixe betta médio tem cerca de 2½ a 3 polegadas de comprimento), e a temperatura não deve ser mais fria que 74 graus Fahrenheit e não mais quente que 82 graus.
  • Uma alternativa mais atraente para uma tigela do mesmo tamanho é uma vaso projetado especificamente para bettas . Eles contêm plantas vivas que melhoram a qualidade da água para os peixes.
  • Se você usar água da torneira, ela precisa ter um condicionador de água betta adicionado para limpar toxinas e cloro da água. Esses condicionadores também fornecem uma camada de limo que é boa para o seu betta.
  • Se houver espaço no aquário, dê ao seu peixe um pouco lugares para se esconder e dormir , como pequenas plantas vivas ou artificiais e uma cabana ou tronco. Bolas de musgo Marimo também são uma ótima opção para tigelas pequenas.
  • Folhas de Betta também são uma opção popular para tigelas pequenas e podem ajudar a simular o ambiente natural do peixe betta, além de fornecer taninos, que podem ser bons para a saúde.

Dimensionando o tanque Betta

Bettas são peixes um tanto agressivos, mas isso não significa que seu animal de estimação tenha que viver sozinho.

  • De acordo com os veterinários da PetCoach , um betta macho se sai melhor quando é o único betta no aquário e, embora os machos tendam a lutar com outros bettas machos e fêmeas, você pode adicionar um único betta macho a um aquário comunitário que contém outros peixes não agressivos espécies.
  • Por outro lado, cinco a 10 fêmeas betta podem ser mantidos juntos em relativa harmonia em um aquário comunitário, muitas vezes chamado de 'irmandade'.
  • O problema da luta surge sempre que dois machos são colocados no mesmo aquário, ou quando um peixe betta macho é colocado num aquário comunitário com outros peixes agressivos, como ciclídeos, tetras ou farpas.
  • Bettas machos também não devem ser mantidos em aquários comunitários com peixes coloridos como guppies porque o betta pode atacar os guppies pensando que são outros bettas pequenos.
  • O tamanho do tanque será determinado pela quantidade de peixes que você planeja manter. Um único betta viverá feliz em um aquário pequeno, enquanto três ou quatro fêmeas precisarão de um aquário bem plantado de 15 galões ou maior para fornecer a cada uma delas território pessoal suficiente.
  • Não importa o que aconteça, o tanque precisa ser grande o suficiente para que os peixes possam nadar confortavelmente ao redor do tanque sem risco de ferimentos.

Acessórios para tanques Betta

Os Bettas adoram ter lugares para se esconder, especialmente as fêmeas, portanto, fornecer alguns esconderijos no aquário ajudará. mantenha seu peixe feliz .

  • Se você quiser enfeitar o aquário com algumas plantas, use apenas plantas vivas ou plantas fabricadas especificamente para uso com bettas, uma vez que plantas de plástico duro podem danificar as lindas e delicadas nadadeiras do betta.
  • Você também pode adicionar cascalho ou areia ao fundo do tanque, mas não é totalmente necessário.
  • Os peixes betta precisam de ar? Os Bettas podem sobreviver sem bomba de ar, ao contrário de outros peixes de aquário, pois possuem um órgão respiratório especial chamado labirinto, além das guelras. O labirinto permite que eles respirem quantidades muito pequenas de ar. É por isso que os bettas podem ser mantidos em tigelas sem suprimento de ar.
  • Dito isso, eles ainda prosperam melhor em um tanque aerado com pedra de ar, que promove o movimento da água e as trocas gasosas na superfície da água.
  • Para manter a temperatura da água quente que os bettas exigem, você precisará de um aquecedor projetado para pequenos tanques de peixes , bem como um termômetro para monitorar a temperatura da água.
  • Os aquários Betta devem ter um capa de algum tipo para evitar que o peixe salte.
  • O tanque também não deve ser enchido mais do que 80%, porque quando esses peixes ficam excitados, eles podem saltar para fora da água, às vezes até 7 centímetros acima da superfície. Você quer ter certeza de que seu animal de estimação não bata na tampa do tanque e se machuque.

Trazendo o Betta para casa

Depois de escolher seu betta, é hora de adicioná-lo ao aquário. Seguir as etapas adequadas pode reduzir o estresse dos novos peixes e melhorar as mudanças ambientais para uma vida mais longa e saudável.

Como transferir um peixe Betta do copo para o tanque

Recomenda-se primeiro aclimatar o betta ao aquário antes de colocar os peixes nele. Isso é feito por meio de um processo denominado flutuação.

  1. Depois que a água estiver preparada e acondicionada no tanque, coloque o betta (ainda na sacola da loja) em cima da água.
  2. Se você trouxe o betta para casa em um copo, transfira a água e o peixe para um saco plástico para fazer isso.
  3. Flutuar o saco irá aclimatar suavemente seus peixes à temperatura da água no tanque, e isso reduzirá o estresse inicial.
  4. O saco deve ser deixado flutuando por cerca de uma hora.
  5. Após esse tempo, você pode colocar um pouco da água do tanque no saco e deixá-lo flutuar mais um pouco, para que o peixe tenha a chance de se ajustar à mudança.
  6. Após cerca de 30 minutos, você pode soltar os peixes em sua nova casa.

Como limpar um tanque Betta

Bettas adoram nadar em água limpa. Realize manutenção regular para garantir que os parâmetros da água sejam ideais.

  • O tanque deve ser bem limpo uma vez por semana, usando apenas água limpa e fresca e uma escova de limpeza para aquário.
  • Não use sabão para limpar nenhuma parte do aquário ou seus acessórios, pois mesmo vestígios de sabão podem ser fatais para esta espécie de peixe.
  • Além disso, planeje remover e repor cerca de 20% da água do tanque a cada semana para remover as toxinas acumuladas.

Alimentando seu Betta

O estômago de um betta é aproximadamente do tamanho do globo ocular, então tome cuidado para não alimentar muito o peixe de uma só vez. Qualquer alimento não consumido cairá no fundo do tanque, onde apodrecerá e afetará a qualidade da água. Esses peixes podem comer uma grande variedade de alimentos, mas alguns bettas são comedores exigentes. A maioria dos bettas se sairá bem comendo uma dieta diária de algumas pelotas de betta e uma pequena pitada de flocos de betta, de preferência divididos em duas refeições menores.

Alimentando comida viva e outras opções

Bettas também podem comer artêmia (fresca ou congelada), vermes e dáfnias (frescas ou liofilizadas). Os Bettas gostam de comida viva e, em alguns casos, os bettas muito exigentes só aceitam comida viva. No entanto, muita comida viva pode levar à obesidade, portanto, observe se há ganho excessivo de peso nos peixes.

Alimente ervilhas para evitar constipação

Bettas são propensos à prisão de ventre, então, para ajudar a evitá-la, alimente os peixes uma ervilha cozida, resfriada e sem casca uma vez por semana, seguido de um dia de jejum para limpar o trato digestivo. Remova qualquer porção não consumida após alguns minutos para evitar estragar a água.

Bettas saudáveis ​​versus não saudáveis

Manter um betta também implica ter um conhecimento geral do tipos de doenças que pode afetar esses peixes. O mais cedo você percebe um problema , maior será a probabilidade de você fornecer cuidados médicos ao seu betta para ajudá-lo a se recuperar. A maioria das lojas de suprimentos para animais de estimação deve oferecer os tratamentos necessários para cuidar de seus peixes. As doenças comuns incluem:

  • podridão final
  • Constipação
  • EU
  • Veludo
  • Infeções fungais
  • Doença da bexiga natatória

O cuidado adequado leva a um Betta saudável

Bettas são realmente muito fáceis de cuidar quando você se acostuma com a rotina. Continue a seguir estes cuidados com peixes betta instruções, e seu novo animal de estimação lhe proporcionará vários anos de beleza graciosa e diversão.

Calculadora Caloria