15 razões para a passagem de coágulos sanguíneos durante a gravidez

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher grávida sendo examinada por ultrassom

A passagem de sangue vaginal ou coágulos sanguíneos a qualquer momento durante a gravidez pode ser uma causa de preocupação e angústia para qualquer mulher. No entanto, nem todos os casos de coágulos sanguíneos durante a gravidez representam uma ameaça para a mãe ou o bebê. A gravidade depende da causa e do trimestre da gravidez. Eles são de grande preocupação nosegundoeterceiro trimestredo que no primeiro e são mais propensos a levar a uma situação de emergência. Ligue para o 911 ou vá para uma sala de emergência se você estiver passando grandes coágulos ou parece estar com hemorragia esangrandoatravés de um bloco ou mais em uma hora ou menos.





Sangramento e coagulação

É importante notar fatores coagulantes No sangue, que são ativados para selar um vaso sanguíneo lesado, o sangue coagula naturalmente logo após o início do sangramento. Quanto mais intenso for o sangramento, mais sangue haverá para coagular e maiores serão os coágulos quando saírem da vagina. Além disso, quanto mais tempo leva para o sangue aparecer, mais tempo ele tem para coagular antes de você vê-lo. Aprenda as causas da passagem do coágulo sanguíneo durante a gravidez.

Artigos relacionados
  • Respostas a perguntas sobre forte coagulação menstrual
  • 7 sintomas de aborto espontâneo precoce que você deve conhecer
  • Quanto tempo dura o sangramento de implantação normal?

Causas do primeiro trimestre

O sangramento vaginal no primeiro trimestre, com ou sem coágulos sanguíneos, pode significar que o feto está em risco. No entanto, o sangramento e quaisquer coágulos raramente representam uma ameaça para a mãe. A seguir estão as causas mais comuns de coágulos sanguíneos durante a gravidez no primeiro trimestre.



  • Mulher recém-grávida com cólicasSangramento de implantação: algumas mulheres podem apresentar manchas ou sangramento durante a implantação, seis a doze dias após a data da concepção, mas isso geralmente não é motivo de preocupação. O sangramento nunca é intenso, mas raramente pode ser acompanhado por pequenos coágulos.
  • Gravidez anormal: Uma gravidez anormal que não se implanta no útero ou não cresce normalmente pode causar cólicas uterinas, sangramento, a passagem de pequenos coágulos e um aborto espontâneo subsequente ou outros meios de perda de gravidez. Gravidezes anormais incluem:
    • Aqueles com cromossomos anormais e outros defeitos
    • Gestações ectópicas, que se implantam fora do útero
    • Gestações molares, que são aglomerados semelhantes a uvas de tecido embrionário no útero
  • Aborto espontâneo no primeiro trimestre: Qualquer causa deaborto espontâneo no primeiro trimestrepode resultar em sangramento vaginal e coágulos conforme a gravidez se separa da parede uterina. Tipos deabortos espontâneosincluir:
    • Uma ameaça de aborto espontâneo, em que a gravidez pode continuar ou, eventualmente, abortar
    • Um aborto espontâneo completo, em que toda a gravidez saiu do útero como sangue, coágulos e tecido da gravidez
    • Um aborto espontâneo incompleto, o que significa que ainda há sangue, coágulos e tecido que precisa sair do útero

Causas do segundo trimestre

Durante o segundo trimestre, as seguintes causas de sangramento vaginal também podem se manifestar com a passagem de coágulos sanguíneos da vagina. O sangramento pode ser forte o suficiente para ameaçar a vida da mãe ou do feto.

  • Mulher grávida chateada com dor abdominalPARA perda de gravidez no segundo trimestre : Um aborto espontâneo após 12 semanas e até 19 e 6/7 semanas pode causar uma quantidade maior de sangramento e passagem de coágulos maiores do que durante o primeiro trimestre porque a placenta, o suprimento de sangue e o feto são maiores. Em 20 semanas ou depois, a perda da gravidez é chamada de natimorto e pode ocorrer sangramento com coágulos como parte do processo.
  • Trabalho de parto prematuro : Após 20 semanas de gravidez durante o segundo trimestre, cólicas uterinas e sangramento podem ser sinais de trabalho de parto prematuro. Dependendo da causa e da quantidade de sangramento, podem ser vistos coágulos.
  • Placenta prévia : Quando a placenta se implanta perto da abertura do colo do útero, em vez de na parte superior do útero, pode cobri-la parcial ou totalmente. Isso aumenta a chance de sangramento da placenta e a passagem de coágulos sanguíneos.
  • Vasa Previa : Os vasos sanguíneos do cordão umbilical podem se inserir nas membranas fetais perto do colo do útero em vez da placenta. Esses vasos são vulneráveis ​​à ruptura, se não diagnosticados, e podem causar sangramento e coágulos.



  • Descolamento da placenta : Se qualquer parte da placenta se desprender da parede do útero prematuramente, o sangue e os coágulos podem passar pelo colo do útero e para a vagina. O descolamento prematuro da placenta é mais comum após 20 semanas de gravidez. Pode ser acompanhada de dor abdominal e útero endurecido.
  • Ruptura uterina : As causas mais frequentes de ruptura uterina incluem um tipo anterior de cesariana, história de cirurgia no útero ou uso excessivo de pitocina para induzir o parto. A maior parte do sangramento ocorre dentro da barriga, mas pode ocorrer sangramento vaginal com coágulos.

Placenta prévia, vasa prévia e descolamento prematuro da placenta podem ser emergências obstétricas. Eles podem levar rapidamente ao parto prematuro de um bebê ainda prematuro ou à morte da mãe e do bebê se o sangramento for moderado ou grave e não puder ser controlado.

Causas do terceiro trimestre

As causas para a passagem de coágulos sanguíneos durante a gravidez no terceiro trimestre incluem:

  • Mulher grávida em trabalho de parto no hospital Trabalho de parto prematuro: Como no segundo trimestre, o sangramento e a eliminação de coágulos sanguíneos durante o terceiro trimestre podem ser causados ​​por trabalho de parto prematuro antes de 37 semanas. O sangramento pode ser intenso e os coágulos grandes, dependendo da causa do trabalho de parto prematuro.
  • Trabalho a termo: A passagem de um pequeno coágulo mucoso com sangue pode ocorrer no período de gestação ou próximo a ele. Este 'show de sangue' mucoso pode significar a passagem do tampão mucoso do colo do útero e geralmente marca o início do trabalho de parto. Um coágulo sanguíneo com secreção durante a gravidez próximo ao final do semestre pode indicar que o trabalho de parto está no horizonte.
  • Implantação anormal da placenta, descolamento prematuro da placenta e ruptura uterina como observado acima, as causas do segundo trimestre também podem ocorrer no terceiro trimestre. A ruptura uterina é mais comum no terceiro trimestre do que no segundo, bem como próximo ou durante o trabalho de parto.



A hemorragia e a passagem de coágulos durante o terceiro trimestre podem representar uma ameaça maior ao bebê e à mãe se a causa for placenta prévia, vasa prévia ou descolamento prematuro da placenta.

Quaisquer causas do trimestre

Em qualquer trimestre da gravidez, os seguintes problemas cervicais podem causar a passagem de sangue e coágulos da vagina:

Essas condições podem ser mais ativas na gravidez e fazer com que o colo do útero sangre facilmente e ser uma fonte de passagem de pequenos coágulos vaginais durante a gravidez. O sangramento e os coágulos por essas causas podem aumentar após a relação sexual, mas raramente serão intensos.

Medindo a quantidade de sangramento e coágulos

A passagem de coágulos durante a gravidez pode ser preocupante em qualquer estágio. É útil ficar de olho em quantos absorventes você usa durante qualquer sangramento durante a gravidez. Os médicos usam esta 'contagem de absorventes' para medir a quantidade de sangramento da seguinte forma:

  • Forte : Passagem de sangue e coágulos o suficiente para embeber através de uma almofada em uma hora por duas horas consecutivas ou mais
  • Moderado : Sangramento através de uma almofada em três horas
  • Luz : Molhar menos de uma almofada em três horas
  • Mínimo : Apenas algumas manchas de sangue na almofada em duas a três horas

Não use tampões em nenhum momento durante a gravidez.

Quando procurar ajuda

O sangramento na gravidez pode ser acompanhado pela passagem de coágulos. Nem todo sangramento e coágulos levam a resultados maternos ou fetais ruins, mas alguns podem. Siga estas orientações se você tiver sangramento e / ou coágulos durante a gravidez:

  • Consulte o seu médico ou parteira para aconselhamento se notar algum sangue vaginal ou coágulos sanguíneos em qualquer momento durante a gravidez.
  • Faça uma avaliação se o sangramento e os coágulos são moderados.
  • Ligue para o 911 ou vá para um pronto-socorro se o seu sangramento for grave e você estiver passando grandes coágulos, não importa o quão grávida você esteja. Se o seu sangramento e os coágulos forem pesados ​​e grandes, você pode ficar com vertigens, tonturas e perder a consciência.

Gerenciando Preocupações

Qualquer tipo de sangramento durante a gravidez pode ser estressante para as mães. No entanto, seguir essas diretrizes o ajudará a administrar suas preocupações ou angústias e garantirá que você e seu bebê possam obter rapidamente a ajuda de que precisam.

Calculadora Caloria