Quantos meses de gravidez você está com 18 semanas?
Com 18 semanas, você está no segundo trimestre e grávida de quatro meses e meio. Seus níveis de energia podem estar um pouco mais altos agora e você pode começar a sentir os primeiros movimentos do seu bebê.
Aqui, MomJunction explica mais sobre o desenvolvimento fetal e as mudanças que você experimenta nesta semana.
Com 18 semanas, os bebês são tão grandes quanto um pimentão ( 1 ), e geralmente medem cerca de 5,6 pol (14,2 cm) de comprimento e pesam cerca de 6,7 onças (190 g) ( dois ). O crescimento do seu bebê continua com o desenvolvimento de diferentes partes do corpo.
O movimento fetal geralmente pode ser sentido entre a 18ª e a 20ª semana ( 8 ). Os movimentos podem parecer uma vibração, um swish ou um rolo. A maioria das mulheres pode não conseguir identificar os movimentos do bebê, também chamados de aceleração, e podem confundi-los com gases. À medida que o bebê cresce, torna-se mais ativo e os movimentos internos são mais proeminentes.
Com o bebê crescendo e possivelmente se movendo, você também experimentará certas mudanças em seu corpo neste momento.
Sintomas que você experimentará na 18ª semana de gravidez
Os sintomas comuns de gravidez que você pode experimentar durante a 18ª semana são:
Ganho de peso:
O ganho de peso semanal ideal neste momento, de acordo com seu IMC, deve ser ( 9 ).
IMC
>18,5 (abaixo do peso)
18,5 - 24,9
(peso normal)
25 - 29,9
(acima do peso)
30 e superior (obeso)
Peso/semana
1 ½ libra
1 libra
⅔ libra
½ libra
Micção frequente:
O útero em crescimento exerce pressão sobre a bexiga, o que aumenta a frequência da micção.
Prisão de ventre:
O hormônio progesterona relaxa os músculos do trato digestivo. Assim, o alimento permanece no trato por mais tempo para que o máximo de nutrientes seja absorvido pela corrente sanguínea.Devido ao menor movimento dos intestinos, pode ocorrer constipação.
Tontura:
O aumento do tamanho do útero comprime os vasos sanguíneos e limita o fluxo sanguíneo para o cérebro, causando fadiga ou tontura. Às vezes, ficar com fome por muito tempo também pode contribuir para a tontura. Certifique-se de comer adequadamente e beber água para manter o corpo hidratado.
Dor lombar:
O útero em crescimento desloca o centro de gravidade do corpo, exercendo pressão na região lombar, causando dor nas costas.Se inscrever
Nariz entupido:
As alterações hormonais podem resultar em mais fluxo sanguíneo para as membranas mucosas, fazendo-as inchar e amolecer, causando nariz entupido e congestão. O aumento da pressão nas veias nas narinas pode levar a hemorragias nasais.
Cãibras nas pernas:
O útero em crescimento causa compressão dos vasos sanguíneos levando a cãibras nas pernas, geralmente experimentadas à noite.
Azia:
Os fluidos gástricos são empurrados para cima para o esôfago enquanto o estômago é empurrado em direção ao diafragma pelo útero em crescimento.
Problemas para dormir:
Com as dores nas costas, dor no quadril e cãibras nas pernas, você pode ter problemas para dormir. Usar um travesseiro ao redor do estômago e entre as pernas pode oferecer algum alívio.
Edema:
A retenção de água no corpo pode causar inchaço dos pés e das mãos.
Varizes:
O excesso de fluxo sanguíneo para a parte inferior do corpo leva ao inchaço dos nervos das pernas, também chamado de varizes.
Mudanças físicas e emocionais no corpo neste momento revelam que você está grávida. Leia sobre eles a seguir.
Na 18ª semana de gravidez, o aborto espontâneo é raro, mas as chances não podem ser negligenciadas ( 10 ).
Cerca de 1 a 5% das perdas gestacionais ocorrem entre a 13ª e a 19ª semana de gestação.
Há uma chance de 24% de perda de gravidez no segundo trimestre por causa das anormalidades cromossômicas, como trissomias 13, 18 e 21, polissomias de cromossomos sexuais e monossomia X (síndrome de Turner).
Anormalidades estruturais também causam perda de gravidez. Pode ser devido à síndrome da banda amniótica, defeitos do tubo neural, exposição materna a teratógenos ou diabetes materno não controlado no momento da concepção.
Insuficiência cervical com dilatação cervical indolor, história materna de trombose, hipertensão materna e abuso físico também podem levar ao aborto espontâneo durante o segundo trimestre.
O aborto espontâneo pode acontecer devido a uma infecção, como a vaginose bacteriana. Se ocorrer aborto, você pode precisar ficar mais tempo no hospital para uma dilatação e curet'noopener noreferrer'>Voltar ao topo
Sinais de aborto às 18 semanas
Os sintomas comuns de um aborto espontâneo nesta semana são:
Dor intensa junto com cãibras.
Sangramento vaginal. A intensidade do sangramento pode variar para mulheres diferentes.
Em alguns casos, um aborto espontâneo pode ocorrer sem nenhum sinal e pode ser confirmado apenas durante uma ultrassonografia. Isso é chamado de aborto retido.
Se você está preocupado que pode ser um aborto espontâneo ou está se sentindo muito desconfortável, vá ao seu médico imediatamente.
Quando chamar o médico
Se você tiver os seguintes sintomas, certifique-se de chamar o médico imediatamente ( onze ):
Febre (100,4 graus ou mais)
Dor pélvica que não seja cólica
Menos micção ou urina de cor escura
Vômitos graves
Sentindo-se inconsciente
Se não houver sinais de aborto espontâneo, agende uma visita regular ao OB/GYN.
A triagem de ultra-som do segundo trimestre, também chamada de varredura de anomalia, é feita por volta desta semana. Um ultra-som de nível II pode ser oferecido para observar de perto o desenvolvimento dos órgãos do bebê. Também fornece informações sobre a aparência e a posição da placenta, bem como a quantidade de líquido amniótico ao redor do feto.
Triagem de soro materno (teste MSS):
É um exame de sangue feito com 15 e 20 semanas +6 dias. O teste MSS do segundo trimestre ajuda a determinar o risco de síndrome de Down, síndrome de Edward e defeitos do tubo neural, como espinha bífida no feto. É uma parte do teste de triagem triplo ou quádruplo usado para determinar o risco de anormalidades no feto (12).
Teste de alfa-fetoproteína:
Determina a quantidade de alfa-fetoproteína no sangue da mãe. É feito para avaliar o risco dedefeitos do tubo neural edistúrbios cromossômicos no feto. (13).
Se tudo estiver normal, continue seguindo um estilo de vida e dieta saudáveis. A seguir, temos algumas dicas para ajudá-lo com isso.
Coma pequenas refeições em intervalos regulares. Inclua grãos (como cereais, pão, macarrão e arroz), legumes, frutas, leite e laticínios, carne e feijão em sua refeição.
Envolva-se em atividades físicas moderadas, como caminhar. Isso aumenta seu nível de energia.
Parar de fumar, drogas ilícitas e beber álcool, pois pode afetar o crescimento do feto.
Manter a higiene bucal.
Mantenha o estresse sob controle.
Use roupas soltas e respiráveis e chinelos ou sapatos confortáveis.
Descanse bastante.
Não tome nenhum medicamento sem autorização do médico.
Não se sente com as pernas cruzadas e evite posturas defeituosas, pois pode causar dores nas costas.
Evite alimentos gordurosos e oleosos para evitar azia.
Consuma mais fibras para reduzir a constipação.
Se o seu trabalho exige que você fique sentado por muito tempo em uma posição, tente se levantar com frequência e caminhar um pouco a cada hora.
Passe mais tempo com a família e amigos.
Além disso,
Pesquise sobre as melhores aulas de parto em sua área.
Não perca nenhuma das consultas com o médico.
Marque uma consulta com um dentista para um check-up oral.
Comece a ler livros sobre gravidez e participe de atividades que a mantenham feliz.
Seu parceiro pode apoiá-lo com essas coisas e muito mais. Continue lendo para saber como ele pode te ajudar.
Compartilhe as responsabilidades das tarefas domésticas.
Crie um ambiente agradável em casa.
Acompanhá-lo a todas as consultas de pré-natal.
Plano para compras maternas.
Faça uma boa massagem no pescoço e nos pés quando precisar.
Às 18 semanas, você deve se concentrar em seguir um regime saudável e desenvolver positividade. A alegria da gravidez é sempre acompanhada de certos desconfortos, mas são temporários. Você vai se acostumando lentamente, e todas as dores vão diminuir depois que o pequeno chegar.