3 dicas importantes de higiene dental canina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Dentes limpos

A higiene dental é importante para o bem-estar geral do seu cão. Os cães podem ter complicações de saúde devido à falta de higiene bucal e doenças periodontais. Existem vários tratamentos preventivos e corretivos para o seu cão que irão mantê-lo saudável e com um sorriso bonito.





Três dicas de higiene dental para cães

1. Escove os dentes do seu cachorro

Talvez a melhor maneira de prevenir problemas dentários em seu cão seja escová-lo dentes . A escovação diária é a mais eficaz, mas mesmo a escovação em dias alternados ajudará a reduzir o acúmulo de tártaro. O tártaro, que é o acúmulo de cálculos nos dentes, é a principal causa de problemas dentários em cães. O tártaro não pode ser removido com a escovação, portanto o melhor é prevenir sua formação.

Artigos relacionados

Quanto mais cedo você começar a treinar seu cão para aceitar a limpeza dos dentes caninos, mais fácil será a longo prazo. Os filhotes geralmente se adaptam facilmente ao tratamento. No entanto, cães mais velhos também podem ser ensinados a tolerar a escovação dos dentes.



As etapas a seguir ao treinar seu cão para permitir que você escove os dentes incluem:

quanta comida molhada devo alimentar meu gato
  1. Comece o treinamento tendo as ferramentas corretas. Você precisará de um creme dental veterinário e uma escova de dentes desenvolvida para cães. Não use equivalentes humanos. A pasta de dente humana contém aditivos, como o bicarbonato de sódio, que podem perturbar o estômago do seu cão. Uma escova de dentes humana também não foi projetada para a boca canina.
  2. Deixe seu cachorro provar um pouco da pasta de dente canina em seu dedo. É especialmente formulado para ser saboroso para os cães, por isso o seu animal de estimação deve desfrutar desta nova 'guloseima'. Elogie-a enquanto ela lambe; isso incentivará a associação do elogio ao sabor da pasta de dente. Em seguida, coloque um pouco de pasta de dente em um dedo e coloque-o na boca do seu cachorro. Não comece a escovar os dentes ainda; apenas deixe seu cão se acostumar com a sensação do seu dedo na boca. Isso pode ser treinamento suficiente para a primeira sessão.
  3. Em seguida, você vai querer passar suavemente o dedo com pasta de dente ao longo da linha da gengiva. Não tente tocar toda a boca na primeira sessão. Mantenha cada passo curto, não mais que 30 segundos a um minuto. Reforço positivo e elogios são fundamentais para estabelecer uma confiança entre você e seu cão. Repita esta etapa várias vezes durante vários dias.
  4. Após alguns dias desse treinamento, envolva o dedo com uma gaze estéril e cubra a gaze com a pasta de dente. Esfregue os dentes suavemente. Você está ensinando o cachorro a aceitar um objeto estranho na boca. Continue esse processo por vários dias. Comece a esfregar os dentes em círculos na linha da gengiva, semelhante à ação de escovação dos dentes humanos.
  5. Sua etapa final será a introdução da escova de dente canina. Dê este passo em etapas lentas. Comece com o dedo de gaze e mude no meio da sessão para a escova com pasta de dente. Não pressione com força nem faça muitos dentes durante essas sessões preliminares. Passos lentos e fáceis terão mais sucesso do que passos rápidos.
  6. Quando o seu cão estiver adaptado à escova de dentes, você poderá começar a usar menos a gaze e mais a escova de dentes. Eventualmente, você chegará ao ponto em que escovará os dentes do seu cão apenas com a escova de dentes.

2. Use alimentos e guloseimas preventivas

Existem alimentos e guloseimas especiais formulados para a saúde bucal dos cães. Eles incentivam o cão a roer e trabalhar bem os dentes para evitar o acúmulo de tártaro. No entanto, você não deve acreditar em todos os pacotes que afirmam ser bons para os dentes do seu cão. Em vez disso, verifique com seu veterinário se há mastigações e alimentos que comprovadamente ajudam a manter os dentes de seu cão saudáveis.



o que significa quando uma pomba aparece

3. Agende limpezas veterinárias periódicas

A maioria dos cães precisará de uma limpeza veterinária em algum momento da vida. Alguns cães precisarão deles anualmente. Seu veterinário recomendará a frequência com base em um exame físico.

A limpeza cirúrgica dos dentes ocorre sob anestesia geral. Geralmente tem quatro componentes:

  • Remoção de tártaro acima e abaixo da linha da gengiva através de raspagem
  • Polir os dentes para torná-los mais resistentes ao tártaro
  • Desalojando o tártaro dos dentes e removendo bactérias
  • Revestir os dentes com uma camada química, como flúor, para reduzir o tártaro futuro e dessensibilizar os dentes

Se já passou muito tempo entre as limpezas dos dentes, seu cão também pode ter alguns dentes extraídos. Seu veterinário lhe dará um registro do que ocorreu durante o procedimento e quais dentes foram extraídos.



Promova a saúde do seu cão com higiene dental regular

Seu cão se beneficiará muito ao receber cuidados regulares de higiene dental. Você pode evitar muitos problemas dentários escovando os dentes regularmente.

Tópicos relacionados 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu 14 fotos de mini beagles que são exatamente o que o Dogtor pediu

Calculadora Caloria