Dentes de cachorro

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário examinando cachorro

Os dentes de um cachorro são uma obra-prima de engenharia simples, projetada para rasgar, triturar e triturar todos os tipos de alimentos. A vida do seu animal de estimação não seria a mesma sem eles, portanto, compreender as necessidades do seu animal e cuidar dos seus dentes é crucial para a sua saúde e felicidade ao longo da vida.





Dentes de cachorro e dentes de adulto

Os cães têm dois conjuntos diferentes de dentes, assim como as pessoas. Cada conjunto é projetado para atender às suas necessidades em diferentes idades. Na verdade, você pode até usar os dentes do seu cachorro como forma de saber sua idade aproximada .

Artigos relacionados

Os primeiros dentes do cachorrinho

O primeiro conjunto de dentes de cachorrinho são chamados de dentes decíduos, mas costumam ser chamados de dentes de leite porque irrompem pelas gengivas enquanto os filhotes ainda estão amamentando . Esses dentes são muito pequenos e afiados e têm uma raiz muito pequena que os torna mais fáceis de serem eliminados por volta dos quatro meses de idade, quando os dentes permanentes adultos começam a substituí-los. O primeiro conjunto de 28 dente de leite não contém molares porque os filhotes não precisam deles neste momento.



Dentes Adultos

Os dentes adultos são muito maiores e têm raízes fortes destinadas a mantê-los seguros pelo resto da vida do cão. O número de dentes na boca de um cachorro salta para 42 quando o cão termina a dentição, por volta dos seis meses de idade.

4 tipos de dentes de cachorro

Os dentes caninos podem ser divididos em quatro grupos específicos. Cada grupo tem um propósito distinto.



Incisivos

Os incisivos são pequenos dentes na parte frontal da mandíbula usados ​​para raspar restos de carne de ossos e pegando itens. Um cão também usa esses dentes para se mordiscar durante a escovação enquanto tenta remover pulgas e outros irritantes. Há um total de doze incisivos; seis no maxilar superior e seis no maxilar inferior.

Caninos

Esses dentes pontiagudos são comumente chamados de presas e são usados ​​para morder e segurar tudo o que um cão procura manter, seja um osso, um brinquedo ou outro animal. Os cães têm quatro caninos; há dois no maxilar superior e dois no maxilar inferior. Cada par individual é separado por um conjunto de incisivos.

Pré-molares

Os pré-molares são responsáveis ​​por toda a mastigação principal. Você notará que quando der ao seu cachorro um brinquedo ou guloseima para mastigar grande , ele pegará o item de você com seus incisivos e presas e depois o transferirá para o lado da boca quando começar a mastigar. Na natureza, os cães usam seus pré-molares para arrancar a carne do osso. Existem dezesseis pré-molares; quatro de cada lado da mandíbula superior e inferior, logo atrás dos caninos.



Molares

Os molares realizam o trabalho pesado dos dentes de um cão, quebrando itens duros e maiores, como ossos, ração grande ou biscoitos para cães. Todo cão adulto tem dez molares logo atrás dos pré-molares; dois de cada lado do maxilar superior e três de cada lado do maxilar inferior.

Fórmula dentária para cães

O 'fórmula dentária' é assim que os veterinários entendem o número de dentes que um cão deve ter. 'Fórmula' refere-se ao tipo de dente e é indicada por uma única letra:

  • C para caninos
  • Eu para incisivos
  • M para molares
  • PM para pré-molares

A fórmula inclui dois números. O primeiro número indica o número desse tipo de dente em cada lado do maxilar superior e o segundo número indica o número de cada tipo de dente em cada lado do maxilar inferior. Por exemplo, canino é 1/1, o que significa que há um dente canino em cada lado da mandíbula superior, o que equivale a dois no total. E também há um de cada lado do maxilar inferior, totalizando dois. Somados, um cão tem quatro caninos no total. A fórmula dentária completa para um cão é:

boas 21 perguntas para fazer a um cara
  • C 1/1
  • eu 3/3
  • M 3/2
  • Tarde 04/04

Diagrama de dentes de cachorro

O gráfico de dentes de cachorro mostrado aqui mostra o layout dos quatro agrupamentos específicos de dentes na boca de um cachorro. A anatomia dos dentes do cachorro é descrito com a primeira letra indicando o tipo de dente e o número seguinte indicando sua posição na boca do cão. Veterinários use este método de descrever os dentes para criar um histórico médico detalhado nos registros médicos do seu cão. Também os ajuda a avaliar o nível de doença dentária de que seu cão pode estar sofrendo.

o que a cor azul significa em um anel de humor
construção de um dente de cachorro dental

Limpando os dentes do seu cachorro

Os dentes dos cães não são propensos a cáries, mas os cães são propensos a doença gengival se seus dentes não forem mantidos limpos. A doença gengival é um problema significativo que afeta os dentes dos cães. A maioria dos cães recebe limpeza dos dentes desde mastigar ração, ossos e biscoitos que removem o tártaro da linha da gengiva. No entanto, os cães que recebem uma dieta mais suave, como ração enlatada, precisarão escovar os dentes da mesma forma que faria com uma criança pequena. No entanto, isso é mais fácil dizer do que fazer.

Condicionando seu cão para aceitar a escovação

A maioria dos cães requer algum treinamento e prática antes de permitir que alguém escove os dentes. No entanto, a maioria acabará se acostumando com isso se você escovar os dentes regularmente. É melhor iniciar o procedimento durante a infância, pois os filhotes são mais fáceis de controlar.

De acordo com Wendy Nan Rees, consultora de estilo de vida de animais de estimação, 'A primeira coisa que você precisa fazer é acostumar seu animal de estimação a permitir que você coloque o dedo na boca dele. Mergulhe o dedo em um pouco de manteiga de amendoim e, depois que o cachorro lamber, aproveite para passar o dedo no interior da boca dele. Isso irá acostumá-lo gradualmente ao procedimento básico. Depois que seu cão aceitar seu dedo, você poderá envolvê-lo em uma fina camada de gaze antes de iniciar a massagem nas gengivas. Isso também removerá alguns alimentos e detritos, então você já está se movendo na direção certa.'

Depois de acostumar seu cão ao dedo envolto em gaze, você pode passar a usar um escova de dentes para cachorro . De acordo com Rees, 'De modo geral, o estilo de escova menor e menos invasivo será o mais fácil para converter seu cão.'

Como escovar os dentes do seu animal de estimação

Geralmente é melhor usar uma escova de dentes de cerdas médias em cães. Você pode simplesmente escovar os dentes com água pura; Rees desaconselha o uso de pasta de dente humana. 'A pasta de dente humana pode perturbar a barriga do seu cão, e a maioria dos cães não gosta do sabor. Produtos de pasta de dente para cães vêm em vários sabores tentadores.

Para escovar os dentes:

  1. Aplique uma gota de pasta de dente para cachorro do tamanho de uma ervilha na escova ou apenas molhe a escova com água pura.
  2. Com cuidado, mantenha a boca do seu cão aberta apenas o suficiente para inserir a escova de dentes.
  3. Comece a escovar ao longo da linha da gengiva, perto dos molares.
  4. Avance até os incisivos. Enxágue o pincel com água com freqüência durante o uso.

Cães com forte acúmulo de tártaro e cálculo precisarão de uma limpeza por um dentista veterinário que usará um palito para raspar o acúmulo e polir a superfície do dente para que as bactérias tenham menos apoio no futuro. Wendy Nan Rees oferece um último conselho que todos os donos de cães deveriam seguir. 'Certifique-se de nunca tornar a escovação dos dentes do seu cachorro uma tarefa árdua. Esta deve ser uma experiência divertida e de união para vocês dois.

Ligação entre doenças dentárias e problemas cardíacos

De acordo com um estudar conduzido pela Purdue University, há uma conexão entre doenças gengivais e doença cardíaca em cães. Quando o tártaro se forma na linha da gengiva de um cão, ele é um lar para bactérias anaeróbicas que se multiplicam e penetram nas bolsas ao redor das raízes dos dentes de um cão. Essas bolsas ficam maiores e os dentes eventualmente caem.

A bactéria agora tem uma rota direta para a corrente sanguínea, onde se acumula no órgão cardíaco do cão e se acumula como uma placa em um coração humano doente. Se não for controlado, o cão desenvolverá doenças cardíacas e acabará morrendo.

Sinais de doença gengival

  • Gengivas vermelhas, inchadas ou sangrando
  • Acúmulo de crosta branca ou amarelada ao longo da linha da gengiva
  • Mau hálito
  • Dentes soltos ou ausentes

Perda de dentes

Além das doenças gengivais, os dentes de um cão também podem cair devido a alguns tipo de trauma físico . Os dentes também podem nunca se formar adequadamente e nunca se desenvolver onde deveriam.

Aconselhamento Odontológico Veterinário

Compreender como os dentes de um cão são formados e sua anatomia correta ajuda você a cuidar melhor de seus dentes. Os donos de cães muitas vezes não pensam nos dentes de um cão, mas se eles não forem escovados adequadamente e mantidos livres de doenças gengivais, seu cão poderá sofrer sérios problemas de saúde. Sempre siga os conselhos do seu veterinário sobre cuidados dentários adequados e saúde das gengivas.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria