7 sinais de demência em cães e como ajudá-lo, filhote sênior

Os Melhores Nomes Para Crianças

cachorro velho com dimência

Observar seu cão envelhecer pode ser difícil, especialmente quando sua mente começa a se deteriorar. Os cães podem ter demência assim como as pessoas. Assim que os sinais de demência canina começam a aparecer, o cão pode parecer ansioso, confuso e retraído. Mesmo que não haja cura para a demência, a detecção precoce e o cuidado compassivo são as melhores coisas que você pode oferecer para controlar a condição do seu animal de estimação.





O que é demência canina?

A demência canina, também conhecida como disfunção cognitiva canina (CCD) ou síndrome de disfunção cognitiva (SDC), é semelhante à doença de Alzheimer, pois o cérebro de um cão mais velho passa por mudanças que causam uma falha na comunicação entre as células cerebrais. Isso reduz a capacidade do animal de pensar com clareza, lembrar como realizar comportamentos aprendidos ou reconhecer pessoas, lugares ou coisas.

Fato rápido

A demência é mais comum em cães com mais de 9 anos .



Sinais de Demência em Cães

Os sinais de demência canina são geralmente sutis no início. Eles pioram à medida que a doença progride. Você pode notar alguns ou todos esses sintomas relacionados à demência.

    Mudanças de personalidade:Um cão pode parecer mais ansioso e choramingar, andar de um lado para o outro ou circular pela sala com frequência. Alguns cães ficam irritados e outros podem parecer perder o interesse pelo mundo ao seu redor. Desorientaçao:Os cães parecem confusos sobre onde estão e podem até se perder em sua própria casa. Esquecimento:À medida que a condição progride, um cão pode não reconhecer mais pessoas que conheceu durante toda a vida. Retirada:O cachorro passa cada vez mais tempo sozinho apenas olhando para o nada. Eles gradualmente param de buscar a atenção de seus companheiros humanos. Mudanças no padrão de sono:Isso inclui dormir mais, principalmente durante o dia, além de ficar acordado à noite. Início de acidentes domésticos:Um cão previamente treinado pode repentinamente começar a sofrer acidentes domésticos, especialmente em locais inadequados, como a cama do dono. Não responde mais aos comandos aprendidos:O cão pode não parecer mais entender o que você está pedindo, como vir quando chamado ou sentar sob comando. Eles podem esquecer outros comportamentos treinados, como andar na coleira ou pegar uma bola.

Cães em risco de demência

A demência é uma condição incurável e progressiva e não existe uma maneira definitiva de evitá-la. No entanto, saber se o seu cão corre o risco de desenvolvê-lo pode ajudá-lo a ficar atento aos sintomas e a fornecer-lhes os cuidados necessários mais cedo. Estudos sugerem que estes cães correm maior risco de demência .



  • Cães que não se exercitam regularmente
  • Cães que estão abaixo do peso
  • Cães de raças pequenas, como chihuahuas, yorkshire terriers e papillons

Cuidando de um cachorro com demência

Se o seu cão foi diagnosticado com demência, há muitas medidas que você pode tomar para controlar a condição do seu animal e até mesmo ajudar a retardar a progressão da doença.

  • Reduza a desordem em casa e mantenha os móveis dispostos da mesma maneira.
  • Siga um cronograma regular de alimentação e água.
  • Alimente uma dieta rica em antioxidantes.
  • Estabeleça horários regulares para caminhar.
  • Forneça estimulação mental com sessões de brincadeiras curtas e suaves.
  • Mantenha os comandos simples e seja paciente.
  • Coloque luzes noturnas nos corredores para reduzir a perambulação noturna.

Deixe seu veterinário ser seu guia

Cuidar de um cão com demência pode ser difícil e emocionalmente desgastante, mas os donos não precisam passar por essa situação sozinhos. Se você suspeita que seu cão pode estar apresentando sinais de demência, agende um exame com seu veterinário e conte com ele para fazer recomendações de tratamento que possam ajudá-lo a proporcionar ao seu animal a mais alta qualidade de vida pelo maior tempo possível.

Calculadora Caloria