Perigos da comida de microondas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher segurando comida no micro-ondas

Não há evidências para apoiar as alegações de que existem perigos decomida de microondasà sua saúde ao seguir as diretrizes de segurança. No entanto, pesquisas adicionais podem validar a opinião do especialista atual de que, embora a exposição a altos níveis de micro-ondas possa causar danos aos tecidos, eles não causam efeitos nocivos à alimentação.





Cozinhando com microondas

A energia da micro-ondas aquece e cozinha os alimentos indiretamente, agitando vigorosamente a água e outras moléculas dos alimentos, fazendo com que vibrem rapidamente e gerem calor ou energia térmica. Existem mitos e dúvidas em curso sobre os efeitos adversos das microondas nos alimentos.

Artigos relacionados
  • Ocupações perigosas
  • Fotos de segurança nas férias para suas celebrações
  • Fotos engraçadas de segurança

Efeitos nas moléculas de alimentos

Sem evidências de suporte, alguns autores afirmam que, além do efeito de aquecimento, o cozimento no microondas tem um 'efeito de radiação' sobre os alimentos. O mito é que os fragmentos de cozimento no microondas 'destroem violentamente' e transformam as moléculas dos alimentos em substâncias tóxicas e cancerígenas.



Não há evidências para este 'efeito da radiação de microondas' nos alimentos, de acordo com um Organização Mundial da Saúde (OMS) revisão. Alimentos 'não se tornam' radioativos '' quando cozidos no micro-ondas, nem retêm as micro-ondas quando você desliga o forno.

Além disso, embora hajaperigos de aditivos e conservantesem alimentos pré-embalados para microondas, não há evidências de que o cozimento em microondas transforme esses produtos químicos em substâncias tóxicas.



Efeitos sobre os nutrientes alimentares

Também há dúvidas sobre o esgotamento dos nutrientes de alimentos saudáveis ​​durante o cozimento no microondas. No entanto, um Harvard Health a revisão afirma que não há evidências de que alimentos feitos no micro-ondas diminuam seu valor nutricional. Na verdade, em comparação com o cozimento convencional, as microondas cozinham os alimentos rapidamente em pouca água, portanto, há menos chance de destruição ou extração de vitaminas e minerais para a água. Também há poucas evidências de que nutrientes sejam perdidos se o leite materno ou a fórmula infantil forem aquecidos no microondas.

Perigos de aquecimento desigual

As microondas geram calor nas camadas externas dos alimentos primeiro, que então transferem o calor para as partes internas dos alimentos. Alimentos grossos e alimentos com menos água aquecem mais lentamente, e alguns alimentos podem cozinhar de forma desigual. De acordo com a revisão da OMS, o cozimento desigual pode causar os seguintes problemas:

  1. Alimentos malcozidos: Partes dos alimentos podem estar mal cozidas ao retirá-los do forno. Isso apresenta o perigo de consumir bactérias não mortas se os alimentos grossos não puderem 'descansar' para distribuir o calor uniformemente antes de comer.
  2. Pontos quentes aleatórios: O aquecimento desigual pode criar pontos quentes aleatórios nos alimentos, dos quais você pode não ter conhecimento. Essas manchas podem queimar você se você comer alimentos imediatamente do forno. Isso é particularmente preocupante, pois pode queimar a garganta de um bebê se o leite for aquecido no micro-ondas.
  3. Pontos superaquecidos: Os pontos quentes superaquecidos podem estar presentes em líquidos que não parecem estar fervendo na superfície, mas explodem quando você introduz uma colher ou outro objeto, causando queimaduras graves.
  4. Explosão de alimentos: Certos alimentos, como cachorros-quentes e ovos, que cozinham de maneira irregular e não conseguem liberar o vapor, podem explodir no forno e causar ferimentos.

Efeitos em recipientes de alimentos

As microondas não aquecem os recipientes de alimentos diretamente, mas o fazem indiretamente, por meio da transferência de calor do alimento quente. Os recipientes podem superaquecer e queimar, por isso é importante entender o seguinte:



  1. Recipientes para alimentos pré-embalados : Os recipientes que contêm alimentos pré-embalados para micro-ondas são regulamentados para segurança de micro-ondas pelos padrões do FDA. A menos que eles queimem no microondas, não deve haver perigo de infiltrar produtos químicos nos alimentos. Não reutilize esses recipientes para qualquer aquecimento ou cozimento no microondas.
  2. Panelas de plástico: As panelas de plástico para micro-ondas devem ter um rótulo 'adequado para micro-ondas'. Outros recipientes de plástico podem conter produtos químicos sintéticos, como o bisfenol A (BPA, que pode ser prejudicial se penetrar nos alimentos durante o cozimento no microondas, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH)). Isso é mais preocupante em bebês e crianças. Não aqueça o leite ou a comida em recipientes de plástico.
  3. Outros recipientes: Recipientes de vidro e cerâmica, papel de cera ou pergaminho e toalhas de papel branco são considerados seguros para microondas, com pouca preocupação com produtos químicos tóxicos que entrem em seus alimentos.

Exposição à radiação de micro-ondas

As microondas fazem parte do espectro eletromagnético ao nosso redor. Eles existem na extremidade das ondas de rádio de baixa energia do espectro e são muito menos poderosos do que os raios X na outra extremidade. Para seu forno de microondas , as microondas são geradas artificialmente a partir da energia elétrica da sua casa por uma unidade no forno.

Risco de radiação

Grandes níveis de radiação de microondas podem aquecer o tecido humano que contém água e danificar as células. No entanto, não existem estudos em humanos sobre os efeitos da exposição a baixos níveis de microondas durante o cozimento. Também não há evidências de que, ao usar um forno de micro-ondas seguro com as precauções de segurança, você provavelmente ficará exposto a níveis prejudiciais de radiação de micro-ondas.

Regulamentos de segurança da FDA

O Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) tem regulamentos de segurança estritos sobre a fabricação de fornos de microondas e os níveis de microondas artificiais que eles geram. De acordo com o FDA, o risco de um forno de micro-ondas intacto vazar e causar danos aos níveis de micro-ondas é baixo se um forno for feito de acordo com seus padrões estritos. Os mecanismos de segurança incluem travas para evitar a geração de microondas quando o forno está aberto.

Limitando a exposição

De acordo com o FDA, a cinco centímetros de um forno feito de acordo com seus padrões, a radiação de microondas está muito abaixo daquela conhecida por causar danos aos humanos. Além disso, quanto mais você se afasta do forno, menor é o potencial de radiação prejudicial. Da mesma forma, não há radiação quando o microondas pára e você abre a porta.

Segurança Alimentar de Microondas

Para diminuir os perigos potenciais dos alimentos de microondas, para evitar a infiltração de produtos químicos nos alimentos e para diminuir o risco de radiação, siga o FDA e Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que incluem:

  • Use recipientes próprios para micro-ondas. Se você usar recipientes de plástico ou isopor, certifique-se de que eles sejam seguros para alimentos ou líquidos no microondas.
  • As tampas de plástico e os invólucros de plástico também devem ser adequados para micro-ondas.
  • Não use recipientes que estejam queimados ou riscados.
  • Não volte a aquecer recipientes de alimentos pré-embalados usados.
  • Nunca use um recipiente de metal, que pode refletir as microondas e danificar o interior do forno.
  • Para evitar pontos quentes, cozinhe os alimentos em uma bandeja giratória e mexa até a metade durante o cozimento.
  • Certifique-se de que os alimentos estão bem cozinhados, deixando-os repousar alguns minutos antes de comê-los.
  • Para diminuir queimaduras no recipiente, certifique-se de não cozinhar demais ou superaquecer os alimentos.
  • Certifique-se de que seu forno atenda aos regulamentos de segurança da FDA.
  • As vedações em torno da abertura e da porta do forno devem estar intactas e sem defeitos.
  • Não fique perto do micro-ondas enquanto ele está ligado.

Conveniência

O aquecimento e o cozimento por micro-ondas são rápidos, fáceis e seguros de acordo com as diretrizes atuais. Não há evidências convincentes de que ele destrói as moléculas ou nutrientes dos alimentos, portanto, aproveite a conveniência do método. Certifique-se de seguir todas as precauções de segurança alimentar e se proteger de níveis perigosos de radiação de microondas durante o processo de cozimento.

Calculadora Caloria