Perigos ambientais para gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

purificador de ar

Assim como as pessoas, os gatos são suscetíveis aos perigos ambientais. Aprenda quais substâncias domésticas representam uma ameaça para o seu gato e obtenha dicas sobre como mantê-lo seguro.





Reconhecendo os perigos ambientais para os gatos

Você pode não perceber, mas muitos utensílios domésticos comuns representam uma ameaça tóxica para os gatos. Vamos começar com algo muito básico: água. Todo mundo sabe que nossa água é tratada com cloro para matar bactérias. As autoridades dizem-nos que a concentração de cloro é inofensiva para nós e para os nossos filhos. Mas e os nossos animais de estimação, especialmente os gatos com menos de cinco quilos? Eles têm um décimo do tamanho de uma criança média ou um quarto do tamanho de uma criança em idade pré-escolar. Alguém certificou que a concentração de cloro é segura para nossos animais de estimação?

Artigos relacionados

Solução de água

Como animais de estimação pequenos, especialmente gatos, podem ser sensíveis a produtos químicos, recomendo dar-lhes apenas água mineral filtrada ou engarrafada. Eu recomendo água mineral porque nossos animais de estimação ainda precisam dos minerais e oligoelementos que a água destilada retira. O cloro é especialmente prejudicial para animais de estimação e pessoas com problemas de tireoide, bem como para qualquer pessoa com desequilíbrios glandulares. O cloro também pode agravar alergias, pelagem seca, infecções recorrentes e sistema imunológico cronicamente deficiente.



Se você não puder fornecer água engarrafada, uma solução alternativa é deixar a água da torneira repousar em um recipiente aberto por 24 horas para que o cloro se dissipe naturalmente.

Compostos Desreguladores Endócrinos

Existem outros produtos químicos nocivos, como o cloro, em nosso ambiente. Dr. DVM identificou o que chama de compostos desreguladores endócrinos (EDCs) em nosso ambiente. Os EDCs podem ser encontrados não apenas em poluentes industriais, fertilizantes químicos e esgotos não tratados, mas também em produtos domésticos comuns, como plásticos, roupas, materiais de piso e revestimento de latas de alimentos. O Dr. Fox acredita que esses EDCs chegam à comida e à água dos nossos animais e, em seguida, perturbam todo o sistema endócrino e imunológico do animal. Com o sistema imunológico comprometido, nossos animais de estimação ficam suscetíveis a alergias , doenças crônicas de pele e infecções recorrentes dos ouvidos e do trato urinário. Os EDCs também podem estar ligados a distúrbios do sistema digestivo como:



  • Colite crônica
  • Diarréia
  • Doença inflamatória intestinal
  • Distúrbios metabólicos e hormonais
  • Obesidade
  • Hipotireoidismo
  • Hipertireoidismo
  • Distúrbios endócrinos do pâncreas e das glândulas supra-renais

Você pode evitar esses compostos desreguladores endócrinos tomando as seguintes precauções:

  • Certifique-se de que todos os pesticidas, herbicidas, fertilizantes, produtos de limpeza domésticos, polidores, repelentes de insetos e qualquer outra coisa que contenha produtos químicos estejam bem trancados. Não basta guardar essas garrafas na prateleira de baixo da garagem ou do porão. É aí que os animais de estimação curiosos olharão primeiro.
  • Troque todos os pratos de comida e tigelas de água do seu gato por vidro, cerâmica ou aço inoxidável. Até mesmo a água contida em uma garrafa ou tigela de policarbonato pode liberar um EDC chamado Bisfenol A na água do seu animal de estimação.
  • Tenha cuidado quando seu animal de estimação andar em uma grama perfeitamente cuidada e sem ervas daninhas. Para animais de estimação pequenos, animais de raça pura e animais de estimação com sistema imunológico previamente comprometido, os resíduos químicos que eles coletam nas patas e nas pernas de fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas podem ser suficientes para causar uma reação. Já vi problemas em que um gato desenvolve uma reação ao lamber as patas após uma caminhada ou desenvolve erupção na barriga por estar deitado na grama.

Mais perigos domésticos

Existem também ingredientes domésticos comuns com os quais você precisa estar atento. Com o ressurgimento de aromaterapia e nossa obsessão em eliminar odores em nossa casa, é preciso ter cuidado com o uso de óleos essenciais e eliminadores de odores elétricos e adesivos. Os eliminadores de odor adesivos e elétricos geralmente contêm aromas químicos que podem conter EDCs, e não óleos essenciais naturais.

Mesmo os óleos essenciais naturais são prejudiciais para alguns animais de estimação. Só porque são naturais não significa que sejam seguros para todos os animais. Deixe-me lhe dar um exemplo. Todos nós já vimos sprays e dissuasores líquidos para evitar que os gatos arranhem os móveis. Geralmente eles têm cheiro de laranja ou limão. Isso ocorre porque os óleos cítricos são tóxicos para os gatos e eles evitam instintivamente seu cheiro. Os gatos, sendo carnívoros puros, não possuem enzima para processar moléculas de óleo cítrico. As moléculas de óleo cítrico irão, portanto, acumular-se no fígado do gato e não sair do corpo. Assim, difundir e usar óleos essenciais cítricos pela casa e no corpo pode causar um eventual acúmulo em gatos a ponto de se tornarem tóxicos. O problema é que esse acúmulo é tão gradual que os veterinários não o associam à exposição prolongada a óleos cítricos e devem tratá-lo como uma toxicidade hepática de origem desconhecida.



Outros alimentos perigosos

Acredite ou não, muitos alimentos que as pessoas comem todos os dias podem ser tóxicos para os nossos animais de estimação. Um dos últimos alimentos descobertos como tóxicos para gatos e cães é o xilitol, um adoçante comumente usado em chicletes e doces. Você também pode comprá-lo como “açúcar de bétula” em lojas de produtos naturais para uso na panificação. O Centro de Controle de Venenos Animais da ASPCA (www.aspca.org) alerta que o xilitol pode produzir uma queda repentina no açúcar no sangue e possíveis convulsões em cães que o consomem acidentalmente. A reação leva menos de 30 minutos para se desenvolver. As cebolas podem causar anemia hemolítica em animais porque fazem com que novos glóbulos vermelhos sejam deformados e inutilizáveis ​​pelo corpo. Os sintomas podem incluir febre, vômito, fraqueza e colapso. Existem cebolas e cebola em pó em uma grande variedade de alimentos processados, como comida para bebês, ketchup, sopas e cachorros-quentes, só para citar alguns. Cuidado ao alimentar cachorros-quentes, salsichas e até carnes comuns para animais de estimação.

'Lembre-se que os animais da sua vida não são apenas seus animais de estimação, eles são seus amigos' WNR

Dicas anteriores

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria