Alopecia Endócrina Felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Alopecia felina

Alopecia é o termo médico para queda de cabelo. Historicamente, alopecia endócrina felina é uma doença que foi reconhecida por causar queda de cabelo em gatos. No entanto, à medida que o conhecimento da medicina felina se expandiu nos últimos anos, esta condição não é mais considerada uma doença única. Embora a alopecia felina possa ser causada por um problema endócrino em raras circunstâncias, esta não é a norma.





Compreendendo a alopecia felina

Acreditava-se que a alopecia felina fosse um distúrbio do sistema endócrino, que inclui a glândula pituitária, as glândulas supra-renais, as glândulas tireóide e paratireóide, os ovários e os testículos. No entanto, não há documentação concreta de que exista uma causa endócrina subjacente para esta síndrome em gatos. Apenas alguns casos isolados de alopecia felina podem estar associados a doenças endócrinas.

Artigos relacionados

Sintomas

Comum sintomas incluir:



  • Perda de cabelo simétrica
  • Ausência de erupção cutânea ou crosta
  • Nenhum trauma aparente ou cuidado excessivo

A queda de cabelo geralmente ocorre na parte inferior do gato e ao longo da parte interna das coxas.

maneiras de usar uma bandana masculina

Causas

Dermatologia de Pequenos Animais de Muller e Kirk indica que a maioria dos gatos que apresentam sintomas de alopecia endócrina felina tem alérgico ou distúrbios psicogênicos. Uma verdadeira causa endócrina de alopecia é extremamente rara em gatos. Na maioria dos casos que parecem se enquadrar na alopecia endócrina felina, uma causa diferente pode eventualmente ser descoberta. Por exemplo:



  • Os gatos muitas vezes se limpam demais em resposta à dor, coceira ou fatores psicológicos, e essa atividade fará com que eles lambam o cabelo a ponto de ficarem ralos visíveis.
  • O Centro de Saúde Felina Cornell observa de forma anedótica que alguns gatos com distúrbios abdominais documentados (doença pancreática, distúrbios da bexiga ou doença intestinal crônica) cuidam demais de seus corpos no local do desconforto interno. Isso também pode levar à perda de cabelo.

Diagnóstico

Diagnosticar a causa subjacente da perda de cabelo em um gato pode ser um processo longo. O primeiro testes seu veterinário provavelmente começará com:

  • Uma raspagem de pele para verificar se há sarna
  • Um exame de luz de Wood ou cultura fúngica para verificar se há micose
  • Exame visual para pulgas ou outros parasitas externos
  • A tricograma (onde um veterinário verifica parte do pelo do gato sob um microscópio) para ajudar a determinar se o gato talvez esteja se escovando demais

Depois que seu veterinário descartar causas mais comuns e excesso de higiene, ele poderá avaliar seu gato para ver se há um problema endócrino subjacente que está causando a queda de cabelo.

De acordo com Medicina Interna de Pequenos Animais , seu veterinário pode querer realizar exames de sangue para verificar a função da tireoide. A saúde geral do seu gato e os resultados dos exames laboratoriais podem levantar a suspeita de um distúrbio da glândula adrenal, como a doença de Cushing. Pode ser necessário consultar um especialista em medicina interna neste momento, pois essas condições são raras em gatos.



Tratamento para Causas Ambientais e Psicogênicas

O tratamento para a alopecia felina precisa ser adaptado à causa subjacente:

  • Alergias ambientais pode ser gerenciado através de estratégias de prevenção ou com medicamentos.
  • As causas psicogênicas podem exigir consulta com um veterinário especialista em comportamento se a alopecia for de longa data ou grave. O tratamento pode incluir modificação ambiental, feromônios ou medicamentos.

Tratamento para causas endócrinas

Se o seu veterinário determinar que a alopecia do seu gato é causada por um problema endócrino, ele pode precisar de suplementação hormonal. Historicamente, a reposição hormonal sexual era recomendada. De acordo com Endocrinologia e Reprodução Canina e Felina , o acetato de megestrol é o medicamento mais comumente prescrito, no entanto, o medicamento apresenta um risco significativo de efeitos colaterais. Isso pode incluir:

  • Desenvolvimento de diabetes
  • Ganho de peso
  • Aumento da sede e micção
  • Crescimento anormal das glândulas mamárias
  • Câncer mamário
  • Toxicidade hepática
  • Piometra (infecção uterina grave).

Se a perda de cabelo for o único sintoma de um distúrbio endócrino em um gato, os riscos do tratamento devem ser avaliados com os benefícios potenciais. Para alguns animais de estimação, nenhum tratamento pode ser preferível à possibilidade desses efeitos colaterais graves.

Alopecia felina é tratável

Para a maioria dos gatos, uma avaliação imediata, etapas de diagnóstico apropriadas e tratamentos específicos ajudarão seu gato a encontrar alívio e a recuperar rapidamente uma pelagem espessa e saudável. No entanto, é importante levar seu gato ao veterinário assim que notar os sintomas.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria