Seu gato está perdendo cabelo? 13 possíveis causas

Os Melhores Nomes Para Crianças

gato fofo relaxado e um pente cheio de pelo de animal de estimação

Perceber que seu gato está perdendo uma grande quantidade de pelos pode ser bastante alarmante, mas há muitos motivos para a queda de pelos em gatos. Alguns, como as pulgas, são mais fáceis de tratar, enquanto outros requerem diagnóstico e tratamento por um veterinário. Aprender sobre as possíveis causas pode ajudá-lo a obter a ajuda necessária para o seu gato.





Por que meu gato está perdendo cabelo?

Queda de cabelo, também conhecida como alopecia , geralmente é causada por um dos seguintes distúrbios.

Artigos relacionados

Hipertireoidismo

Como o distúrbio endócrino mais comum que os felinos mais velhos apresentam, hipertireoidismo é uma das principais causas de queda de cabelo em felinos. Gatos com esta doença geralmente perdem pelos em manchas e podem cair excessivamente. Outros sintomas do hipertireoidismo incluem perda de peso, cabelos oleosos ou despenteados, sede e micção excessivas, aumento da vocalização ou atividade e apetite insaciável. Felizmente, na maioria dos casos, o hipertireoidismo pode ser facilmente controlado com medicamentos ou terapia com iodo radioativo (I-131).



Hipotireoidismo

Uma condição rara em gatos, hipotireoidismo faz com que a glândula tireoide produza níveis inadequados de hormônios tireoidianos para manter um metabolismo normal. A condição causa queda de cabelo, bem como uma série de outros sintomas que incluem fraqueza, ganho de peso e letargia.

Pulgas

Gato limpa o pelo com os dentes

Dermatite alérgica a pulgas , uma alergia à saliva de uma pulga quando ela morde um animal de estimação pode causar queda de cabelo. Depois de sofrer picadas de pulgas, o foco do gato passa a ser coçar para aliviar a coceira intensa. O animal fará de tudo para alcançar a pele agitada, inclusive arrancando pelos nas áreas incômodas. Gatos com pulgas devem ser tratados imediatamente para evitar complicações mais graves à sua saúde geral, incluindo tênias ou Bartonela.



como tirar a corrosão da bateria

Alergias

doença de pele fúngica alérgica cara de gato

Perda de cabelo e coceira são sintomas comuns quando um gato tem reação alérgica a algo que comeu ou com o qual entrou em contato no meio ambiente. Rastrear a causa da alergia é a parte mais difícil do diagnóstico do problema. Uma vez identificado o alérgeno, o tratamento geralmente envolve a eliminação da substância da dieta ou do ambiente do gato. À medida que o alérgeno sai do organismo do gato, as erupções cutâneas que coçam começam a desaparecer. Um veterinário também pode prescrever medicamentos para aliviar o pior da coceira. Assim que o sistema voltar ao normal, a maioria dos gatos crescerá novamente.

Piodermite

Piodermite é uma infecção bacteriana que geralmente surge quando a pele fica traumatizada por arranhões e mordidas. A infecção produz queda de cabelo localizada, bem como secreção purulenta ou pus que forma crostas sobre as lesões. Deve-se ter muito cuidado ao limpar a secreção para promover a cura, mas como o piodermite é uma infecção secundária, ainda é crucial determinar a causa da irritação.

Sarna Demodécica

curso de gato doença mangá e parasita

Muitos mitos penetram sob a pele e podem causar coceira extrema, mesmo que não possam ser vistos. Os gatos geralmente desenvolvem lesões com crostas e áreas irregulares de perda de cabelo. Mange pode ser diagnosticada através de raspados de pele vistos ao microscópio. O tratamento geralmente envolve imersões medicamentosas ou aplicação de medicamentos tópicos contra pulgas e carrapatos sob supervisão veterinária.



Micose

Close da micose

Micose é na verdade uma infecção fúngica que produz manchas circulares de queda de cabelo à medida que o fungo infecta a haste do cabelo. Geralmente é tratado com vários banhos ou medicamentos orais, mas alguns veterinários também recomendam raspar completamente o gato infectado para ajudar a controlar o fungo. Uma vez o fungo micose desaparecer, o cabelo deverá crescer novamente, mas saiba que isso pode levar várias semanas ou até meses.

Sarna Notoédrica

Em alguns casos, a queda de cabelo em gatos pode ser causada por outras causas menos conhecidas, como Notoedres cati , mais comumente referido como sarna notoédrica . Este é um parasita que causa alopecia em gatos. Perda de cabelo de Notoedres cati é visto nas orelhas, pescoço, pálpebras e outras regiões faciais e superiores do corpo. Este tipo de sarna é raro, mas altamente contagioso para outros animais de estimação e humanos. O tratamento da sarna notoédrica é semelhante ao da sarna demodécica.

Doença de Cushing

A doença de Cushing, também conhecida como hiperadrenocorticismo , é uma causa muito menos comum de queda de cabelo e é bastante rara em gatos. Outros sintomas que ocorrerão concomitantemente são aumento do apetite e da sede, bem como letargia leve a grave. Você pode notar que a pele do seu gato parece fina, ou o carinho que ele gostava antes pode agora agitá-lo. A queda de cabelo associada à doença de Cushing é bilateral, o que significa que o que falta em um lado do corpo do animal será quase exatamente igual ao que falta no outro. Geralmente, essa queda de cabelo está localizada nas laterais do gato, mas pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

o que as tartarugas pintoras bebem

Hipotricose Congênita

Ao contrário da verdadeira alopecia, que leva à queda de cabelo, a hipotricose congênita causa apenas queda de cabelo. Os gatos nascem com essa condição e podem nascer com cabelos finos e calvos ou perder os cabelos à medida que se desenvolvem. De acordo com Cuidados de saúde ProVet , esta condição genética normalmente afeta certas raças de gatos, incluindo birmanês , birmanês, siamês e Devon Rex gatos.

Granuloma Eosinofílico

Granuloma eosinofílico em gatos com alergias

A causa exata granuloma eosinofílico não se sabe, mas os veterinários especulam que pode estar relacionado a uma alergia subjacente e pode ter um componente genético. Essa condição geralmente causa úlceras orais e lesões irritantes que causam queda de cabelo na parte posterior das coxas e no estômago. Seu veterinário pode determinar se a perda de cabelo do seu gato está relacionada ao granuloma eosinofílico examinando uma amostra de uma lesão ao microscópio. Tratamento normalmente consiste em esteróides ou medicamentos imunossupressores e um curso de antibióticos se a pele tiver desenvolvido uma infecção bacteriana secundária.

Alopecia Endócrina Felina

Alopecia e neurodermatite no animal

Alopecia endócrina felina é na verdade uma condição bastante rara caracterizada por perda de cabelo no abdômen, parte interna das pernas e região genital. A causa exata da doença não é conhecida atualmente, mas acredita-se que esteja ligada aos níveis hormonais. Por esta razão, pode ser um desafio identificar um problema endócrino subjacente, pelo que o seu veterinário poderá ter de realizar vários diagnósticos .

Alopecia psicogênica

Alopecia psicogênica é um distúrbio compulsivo que leva um gato a se limpar obsessivamente. Lamber e mastigar excessivamente leva à queda de cabelo, e alguns gatos até arrancam os próprios cabelos. Um veterinário só chegará a esse diagnóstico se todas as outras condições subjacentes puderem ser descartadas. Em muitos casos, este tipo de alopecia causada por excesso de higiene é uma resultado do estresse ou ansiedade. Soluções calmantes ou ajustes no ambiente podem ajudar esses gatos a parar de barbear para promover o crescimento do cabelo.

Dor

A dor pode ser outra causa subjacente da alopecia, principalmente se você notar queda de cabelo nas articulações do seu gato. Gatos com artrite muitas vezes lambem as articulações desconfortáveis ​​em um esforço para encontrar alívio. A artrite felina é mais comum do que a maioria dos donos de animais imagina; estudos sugerem mais 90 por cento dos gatos idosos com idade superior a 12 anos apresentam evidências de articulações artríticas. Fique atento a outros sinais de artrite, como andar rígido, relutância em pular e atrofia muscular. Seu veterinário pode ajudar a deixar seu gato mais confortável com suplementos para articulações e medicamentos para dor .

Nutrição pobre

Gatos com uma dieta pouco saudável serão deficientes em vitaminas e nutrientes essenciais, o que pode levar a pele quebradiça e queda de cabelo . Volumes adequados de proteínas digeríveis e vitaminas como A e E são necessários para uma pele e cabelos saudáveis. Os proprietários que produzem suas próprias rações para animais de estimação devem ter um cuidado especial ao usar um receita aprovada pelo veterinário suplementado com uma mistura de vitaminas.

como limpar o molde do teto

Prevenindo a perda de cabelo do gato

Embora existam algumas causas de queda de cabelo sobre as quais você tem pouco controle, há algumas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a garantir que a pele e o pelo do seu gato permaneçam saudáveis.

Alimente seu gato com uma dieta nutritiva

A melhor maneira de evitar a queda de cabelo causada por uma dieta inadequada é alimentar seu gato com uma comida saudável desde o início. Escolher alimentos ricos em proteínas onde o primeiro ingrediente é a carne. Alguns veterinários alertam que alimentos à base de peixe pode levar ao hipertireoidismo ; no entanto, isso geralmente ocorre apenas com alimentos de baixo custo. Escolha sempre uma dieta formulada para o correto estágio de vida do gato .

Forneça um ambiente saudável para o seu gato

Se você permitir que seus gatos aproveitem o ar livre, certifique-se de que eles estejam atualizados todas as vacinas . Isto não só evitará que sofram de doenças evitáveis ​​que possam levar à queda de cabelo, como as vacinações também evitarão doenças muito mais graves e possivelmente fatais.

Acompanhe os cuidados preventivos

Use um tratamento preventivo que proteja contra todos os parasitas, incluindo pulgas, ácaros , vermes e carrapatos. Certifique-se de que qualquer preventivo usado seja formulado especificamente para gatos, pois muitos produtos caninos são tóxicos para os gatos. Também é importante consultar o seu veterinário para exames de bem-estar de rotina e exames de sangue de base para monitorar quaisquer alterações nos níveis da tireoide ou doenças endócrinas.

Ofereça enriquecimento e minimize o estresse

Mesmo que não tenham outras condições subjacentes, os gatos entediados ou ansiosos podem recorrer a cuidados excessivos. Certifique-se de fornecer ao seu gato atividades estimulantes, como árvores de gato , brinquedos interativos e oportunidades de observação de pássaros. Os feromônios podem ajudar os gatos a lidar com eventos ou mudanças estressantes.

Procure atendimento veterinário para perda de pelo em gatos

As informações aqui apresentadas não pretendem substituir o diagnóstico e tratamento veterinário profissional. Se o seu gato apresentar algum sintoma de queda de cabelo, peça ao seu veterinário para examinar seu animal de estimação para obter um diagnóstico e plano de tratamento adequados. Lembre-se de que o pelo do seu gato protege a pele, portanto a perda de pelo pode se tornar um problema sério se não for tratada.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria