História da Doutrina Cristã sobre o Divórcio

Os Melhores Nomes Para Crianças

Stained_glass.jpg

As igrejas cristãs têm opiniões diferentes sobre o divórcio.





A história da doutrina cristã sobre o divórcio é bastante interessante. Goste ou não, o divórcio é uma realidade na sociedade de hoje. Pessoas de fé religiosa cristã se divorciam, assim como aqueles sem fé religiosa declarada.

A História da Doutrina Cristã sobre o Divórcio

Em Mateus 19: 1-10, Jesus reconheceu que Moisés havia dito que um homem poderia se divorciar de sua esposa. Ele então disse que foi por causa da “dureza de seu coração” que essa política foi adotada. A frase familiar de um casamento cristão, o que 'Deus uniu, não deixe o homem separar', vem desta passagem.



Artigos relacionados
  • Divórcio Distribuição Equitativa
  • Esperando por um divorciado
  • Conselhos para mães solteiras divorciadas

Cristãos primitivos e divórcio

Nos primeiros dias da igreja cristã, o divórcio era permitido com base no adultério. Porém, apenas a parte 'inocente' poderia iniciar uma ação de divórcio. Mesmo depois que o divórcio foi concedido, ambos os parceiros foram instruídos a permanecer celibatários enquanto o ex-cônjuge estivesse vivo.

De acordo com a história da doutrina cristã sobre o divórcio, mesmo que o divórcio fosse uma opção sob o direito civil da época, ainda era proibido pelo direito canônico.



Igreja Católica Romana e divórcio

A Igreja Católica Romana não mudou sua visão do casamento ao longo dos séculos. O casamento é um sacramento e mesmo que uma pessoa se divorcie, ela ainda é considerada casada pela Igreja. Um católico romano divorciado está proibido de se casar novamente enquanto seu cônjuge estiver vivo.

palavras comuns que começam com x

Anulação do casamento

Um católico romano pode solicitar a anulação de seu casamento. Quando um casamento é anulado, considera-se que não foi um casamento válido desde o início. O casamento pode ser anulado se:

  • Qualquer uma das partes não entendeu os votos ou foi forçada a entrar no casamento
  • Qualquer uma das partes mentiu enquanto fazia os votos de casamento
  • O casamento não foi consumado

Se o casamento de um casal for anulado, eles são livres para se casar na Igreja.



Igreja Anglicana e Divórcio

A Igreja Anglicana, também conhecida como 'Igreja da Inglaterra', foi fundada por Henrique VIII. Henrique era um católico romano que queria se divorciar de sua primeira esposa, Catarina de Aragão, porque ela não poderia gerar um herdeiro homem. Ele tentou obter uma dispensa especial para que pudesse se divorciar de Catarina e se casar com Ana Bolena.

canções sobre a perda de um filho

A dispensa não foi concedida e Henry exigiu que o arcebispo de Canterbury lhe concedesse o divórcio que ele tanto desejava. O arcebispo concedeu o divórcio ao rei e ele se casou com Ana Bolena. Anne deu à luz uma filha, que se tornou a rainha Elizabeth I no devido tempo. Henry foi nomeado Chefe Supremo da Igreja por uma lei aprovada em 1534.

O casamento de Henrique com Ana Bolena não durou; Ana Bolena foi considerada culpada de traição e executada em 19 de maio de 1536. O quarto casamento de Henrique, com Ana de Cleves, foi anulado poucos meses após o casamento. Anne recebeu uma renda anual de Henrique e utilizou várias casas reais durante sua vida.

Para as igrejas anglicanas, a atitude em relação ao divórcio não é tão direta. Pessoas divorciadas podem se casar novamente na Igreja com a permissão do bispo local. A Igreja entende que, apesar dos esforços do casal para manter o casamento, os casamentos acabam. Em um esforço para oferecer apoio e ajuda aos membros separados e divorciados da congregação, várias paróquias oferecem grupos de apoio para aqueles que se divorciaram recentemente.

A história da doutrina cristã sobre o divórcio é interessante. A política oficial da igreja apóia a visão de que o casamento deve ser vitalício. Certas denominações têm tentado lidar com o fato de que o divórcio não é uma ocorrência incomum nos tempos modernos, enquanto a visão católica romana do divórcio permaneceu constante através dos tempos.

Calculadora Caloria