Como lidar com familiares difíceis

Os Melhores Nomes Para Crianças

Brigas de Família

Lidar com familiares difíceis é uma realidade para a maioria das pessoas. De familiares que o desrespeitam a familiares ingratos, aprendendo estratégias paralidar com o drama familiarpode ajudá-lo a aproveitar o tempo com a família novamente.





Como abordar um membro difícil da família

Você não pode mudar a forma como outra pessoa age, então não perca seu tempo tentando. O que você tem controle é como você age. Debbie Mandel, MA , um especialista em redução de estresse e treinador, concorda que se você não gosta do que vê em um membro da família difícil, mude o que você vê e como você reage. Nem sempre é possível evitar interações com familiares difíceis, então use essas dicas para aproveitar ao máximo os encontros.

Artigos relacionados
  • 37 Atividades ao ar livre para a família que todos vão adorar
  • Fotos de Summer Family Fun
  • Lidar com membros da família invejosos de maneira eficaz

Encontro em terreno neutro

Interagir em um lugar onde ambos se sintam confortáveis ​​pode ajudar instantaneamente a criar uma atmosfera calma. Se você ou um membro da sua família tiver problemas importantes relacionados a um local específico, sugira que o evento ou atividade seja realizado em outro lugar. Reunir-se em locais públicos geralmente faz com que as pessoas se comportem da melhor maneira, portanto, passar o Natal em um espaço alugado para eventos pode ser mais confortável do que se reunir na casa da mamãe, por exemplo.



Concentre-se nos pontos positivos

Antes de se encontrar com seu familiar, pense em todas as qualidades que você gosta neles. Concentrar-se no bem e não no mal irá prepará-lo para lidar com as ações que o aborrecem. Isso ocorre porque seu nível de estresse não aumentará antes mesmo de você ver a pessoa, o que o tornará mais capaz de tolerá-la e vê-la sob uma luz melhor.

Prepare-se para as interações

Imagine como será essa interação, especificamente com base em suas experiências anteriores com essa pessoa. Normalmente, os membros difíceis da família têm um certo padrão de comportamento que é fácil de rastrear, uma vez que você se dá conta dele. Com base no comportamento passado deles, prepare-se mentalmente para lidar com quaisquer cenários possíveis que você acha que podem ocorrer. Ao fazer isso, você descobrirá que terá mais facilidade em reagir de maneira adequada.



Use a empatia para alterar sua perspectiva

Pessoas difíceis não nascem assim, elas se tornam assim com base na interação da natureza e da criação. Mesmo que possa ser muito difícil, tente entender a perspectiva deles. Você não precisa concordar com o ponto de vista deles, mas entender o porquê pode ajudá-lo a interagir com eles de uma forma mais calma. As interações com pessoas difíceis criam oportunidades incríveis de crescimento, autorreflexão e inteligência emocional elevada.

Como falar com um membro difícil da família

Às vezes, não há muito que você possa fazer para evitar os aborrecimentos de um membro da família. É quando você deve empregar algumas boas técnicas de resolução de conflitos.A maneira como você falapode influenciar o clima de qualquer conversa, portanto, esteja ciente de como você fala.

sentindo falta do meu irmão que morreu citações
Membros femininos da família discutindo

Use declarações 'I'

Quando você usa afirmações 'eu', isso tira a culpa da pessoa com quem está falando, o que a ajuda a se tornar menos defensiva. Frases como 'Sinto-me ameaçado por comentários como esse' ou 'Fico facilmente ofendido com tópicos como esses'. Comece com a palavra 'eu' e transmita os sentimentos a seu respeito.



Definir limites nas conversas

Às vezes é melhor deixar uma conversa ruim com um membro difícil da família, porque quanto mais você fala, piores as coisas ficam. Diga algo como: 'Eu entendo que você precisa (quer) fazer isso, mas tenho isso que gostaria de realizar. Então, vamos descobrir o que cortar e o que podemos fazer para fazer tudo 'ou' Não vou discutir este tópico. Se você quiser continuar, terei que sair, para que saibam que você não participará de uma conversa desagradável.

Sugira uma pausa

Se você está sentindo que a discussão está caminhando para um caminho negativo ou doentio, desculpe-se e faça uma pausa para respirar. Você pode dizer: 'Esta conversa é um pouco intensa. Vou tomar um pouco de ar fresco por alguns minutos. ' Se você se sentir muito confuso com a conversa e quiser parar de falar com ele, diga: 'Gostei de falar com você. Vamos colocar um alfinete nesta discussão por enquanto. ' Você também pode dizer: 'Estou me sentindo um pouco sobrecarregado. Vamos discutir isso outra hora. '

Pergunte o que eles acham que você disse

Muitas vezes, familiares difíceis interpretarão mal uma afirmação e a usarão para iniciar uma discussão com você. Quando sentir isso chegando, pergunte a eles algo como: 'Qual é a sua compreensão do que acabei de dizer?' Dessa forma, você poderá esclarecer o mal-entendido fornecendo informações adicionais para que possam ver melhor sua intenção.

Como agir em relação a um membro difícil da família

Dependendo do tipo de pessoa com quem você está lidando e de seus problemas específicos, existem diferentes maneiras de agir em relação a ela para manter as coisas pacíficas. Pense no que você sabe sobre essa pessoa e seus comportamentos típicos para estar preparado para agir de uma forma que tenha menos probabilidade de provocá-la.

Filho irritado discutindo com pai

Seja honesto

Há uma pequena chance do seu familiar não reconhecer que o comportamento dele o incomoda, especialmente se ninguém nunca disse a ele que incomoda. Embora a honestidade possa sair pela culatra em certas situações, vale a pena tentar deixá-los saber o que está incomodando você e por quê. Se a honestidade não funcionar da primeira vez, não há necessidade de ficar se repetindo.

Evite tópicos quentes

Se você sabe que discutir política geralmente acaba em um debate acalorado, evite o assunto. Se o seu familiar insiste em discutir o assunto, tente mudar de assunto. Se você não puder mudar de assunto, afaste-se dele indo para outra sala ou encerrando a reunião. Ao evitar tópicos que os desencadeiam, você diminui as chances de um grande drama.

Evite situações estressantes

Quando precisar interagir com um membro difícil da família, tente evitar atividades ou locais que você conhece que desencadeiam seu mau comportamento. Por exemplo, se eles não gostam de ficar no trânsito e costumam reclamar disso o tempo todo, marque um encontro quando souber que o trânsito está leve ou dirija separadamente.

Não os ignore completamente

Pode parecer lógico simplesmente ignorar o membro da família que está incomodando você, mas isso pode realmente causar mais problemas. Faça questão de dizer 'Oi'. quando você vê-los e se envolver em uma conversa fiada, se puder. Você pode então evitá-los estrategicamente durante os eventos, envolvendo-se apenas se eles se aproximarem de você.

Controle suas próprias emoções

Quando você passa muito tempo com um membro difícil da família, lembre-se de continuar se questionando. Observe qualquer tensão em seu corpo e tente algumas técnicas calmantes para superar os momentos estressantes. Procure maneiras simples de fazer uma pausa, como ir ao banheiro. Se você atingir seu ponto de ruptura emocional, encontre uma maneira discreta de se desculpar.

Seja intencional com sua resposta

Embora seja difícil não reagir a um comportamento irritante ou ultrajante, pare e pense sobre o que você vai dizer ou fazer. Isso pode ajudar a evitar discussões e tornar a interação com um membro difícil da família um pouco mais tranquila.

Estratégias para lidar com dramas familiares específicos

Embora possa não parecer justo você ter que encontrar maneiras de lidar com esse membro difícil da família, lembre-se de que você só tem controle sobre seu próprio comportamento. Aprender como lidar com problemas familiares ou membros da família que não têm consideração ouodeio vocêpode ajudar a tornar essas interações menos estressantes para você.

Mulher e homem resolvendo sua discussão

Estratégias para lidar com membros da família dominadores

Você pode ter um membro da família que sempre assume as conversas, se intromete nas conversas de outras pessoas ou deseja controlar exatamente como, onde e quando um evento ou atividade ocorre. Para lidar com um dominador ou controlar membro da família , experimente estas estratégias:

  • Dê-lhes controle sobre aspectos específicos, como quem está trazendo o prato, para que sintam um poder que não machuca mais ninguém.
  • Não se deixe levar por suas mentiras ou justificativas, lembre-se do que você sabe ser verdade.
  • Use lógica e fatos em suas conversas.

Estratégias para lidar com membros da família excessivamente dramáticos

Se um membro da sua família adora fofocar sobre todo mundo, contar segredos, inventar mentiras para chamar a atenção e criar drama onde quer que vá, existem algumas maneiras de lidar com eles.

  • Recuse-se a participar de conversas dramáticas dizendo 'Não vou participar desta conversa, se quiser falar sobre outra coisa, adoraria conversar com você'.
  • Não reaja. Pessoas exageradamente dramáticas estão buscando grandes reações, então, se não receberem nenhuma de você, provavelmente seguirão em frente.
  • Não tente argumentar com eles ou mudar de ideia. Você não pode racionalizar com uma pessoa irracional, então nem tente ou você será sugado pelo drama.

Estratégias para lidar com membros negativos da família

Chame-a de Nancy Negativa ou ele de Ned Negativo, esses membros da família estão sempre sombrios e gostam particularmente de apontar todos os seus defeitos. Lidar com uma pessoa negativa envolve entender que o problema é dela, não seu.

  • Seja você mesmo. Se você não é uma pessoa negativa, não seja negativo mesmo quando ela for.
  • Evite a resolução de problemas. Alguém que está deprimido ou sempre negativo não responderá bem às suas tentativas de aparentemente 'consertá-lo'.
  • Não leve para o lado pessoal. A negatividade deles não é uma representação de você e de sua vida, é uma representação da vida deles.

Estratégias para lidar com membros irritantes da família

Pessoas que são desagradáveis ​​geralmente procuram atenção e pensam que ser barulhento e irritante é a maneira de ser o centro das atenções. Lidar com um membro da família chato pode ser realmente irritante, mas existem algumas estratégias que você pode tentar.

  • Planeje um momento para que eles sejam a estrela desde o início. Se conseguirem a atenção total de todos logo de cara, podem ficar satisfeitos o suficiente para se acalmar um pouco.
  • Deixe-os saber de uma maneira agradável quando estiverem muito barulhentos ou se tiverem ido longe demais. Pessoas irritantes normalmente não percebem que estão fazendo essas coisas.
  • Planeje atividades mais silenciosas e independentes para diminuir suas interações e, ao mesmo tempo, passar algum tempo juntos.

Estratégias para lidar com familiares que têm preocupações com a saúde mental

De Transtornos de Personalidade a depressão e ansiedade, lidar com membros da família que apresentam problemas de saúde mental é difícil porque você deve considerar seu estado mental.

  • Reconheça seus pontos fortes e concentre-se neles.
  • Entenda que o comportamento deles provavelmente não é pessoal apenas em relação a você.
  • Evite conversas sobre a saúde mental deles, a menos que estejam pedindo ajuda.

Como lidar com familiares tóxicos

O definição de 'tóxico' é algo que é 'muito prejudicial ou ruim'. Para lidar com familiares tóxicos, você precisa ser capaz de reconhecer que eles são tóxicos e saber quando é melhor se desconectar.

Como saber se um membro da família ou uma dinâmica familiar é tóxica

Se o seu familiar lhe causa sofrimento emocional ou físico, especialmenteangústia de longo prazo, eles são tóxicos para sua vida. Alguns dos sinais de alerta de que uma pessoa é tóxica incluem:

  • Machucar você intencionalmente frequentemente
  • Nunca se desculpe pelo comportamento deles
  • Solicite sua ajuda constantemente, mesmo que isso faça com que você perca o sono, falte ao trabalho ou outras coisas importantes
  • Criticar você frequentemente
  • Tente controlar todos os principais aspectos de sua vida
  • Abuse de você fisicamente, emocionalmente ou sexualmente

Como lidar com membros tóxicos da família

Se você não está pronto para eliminar seu familiar tóxico de sua vida, existem algumas estratégias que você pode tentar para manter as interações pacíficas.

  • Decida seus próprios limites de relacionamento e siga-os. Você não precisa compartilhar o que são.
  • Esteja ciente do que você torna público e do que mantém em segredo.
  • Diga 'Não' aos convites, se necessário.
  • Evite álcool e drogas durante as interações. Se possível, remova-os como opções para qualquer pessoa.
  • Trabalhe com um conselheiro pessoal para ajudá-lo a lidar com questões familiares.

Como se desconectar de familiares tóxicos

Se o seu familiar é claramente tóxico e não mostra sinais de autoconsciência, empatia ou tenta ser uma pessoa melhor, pode ser melhor para você se desconectar deles. Se você decidiu se desconectar de um membro tóxico da família, existem duas abordagens básicas.

  • Você pode 'fantasiá-los' e simplesmente cortar todos os laços, alterar seu número de telefone e eliminar as formas de eles obterem suas informações de contato. Essa abordagem é melhor para relacionamentos abusivos.
  • Você pode dizer a eles que precisa de uma pausa e evitar responder às suas tentativas de comunicação.
  • Quando você se desconectar de um membro tóxico da família, informe os outros membros da família sobre sua decisão para que não seja uma surpresa para eles.
  • Certifique-se de ter os suportes no lugar e tome as precauções de segurança se achar necessário.

Foco em você

Por mais que você queira dicas e conselhos para melhorar seu relacionamento automaticamente, isso não acontece da noite para o dia. Concentre-se em quem você é e o que pode fazer para lidar com membros difíceis da família como sua estratégia final. Se você se sente desesperado ou impotente em relação ao seuproblemas familiares, procure a ajuda de um conselheiro profissional ou terapeuta. Se você acha que seus familiares estariam abertos a isso, você podeexplorar terapia familiar.

Calculadora Caloria