Quanto tempo após a dor de ovulação você ovula?

Os Melhores Nomes Para Crianças

mulher com cólicas

A dor associada à ovulação geralmente começa poucos dias antes do óvulo ser liberado do ovário. A dor pode aumentar no momento da ovulação do óvulo e desaparecer rapidamente. Algumas mulheres continuarão a ter sintomas leves até a próxima menstruação.





Duração da dor pré-ovulação

Em geral, você pode esperar para ovular cerca de um a dois dias após o início da dor no meio do ciclo. Um estudo publicado em 1980 no British Medical Journal descobriram que 91 por cento das mulheres do estudo tinham dor unilateral 24 a 48 horas antes da evidência de ultrassom de ovulação. Quando ocorre a dor da ovulação? Para algumas mulheres e para algunsciclos, a dor pré-ovulação pode começar alguns dias antes disso.

tópicos de conversa com minha namorada
Artigos relacionados
  • Clomid Facts
  • Você pode engravidar após a ovulação?
  • Você pode ovular duas vezes em um ciclo mensal?

Dor no meio

Você pode estar se perguntando, quanto tempo dura a dor da ovulação? Pode variar, mas pode incluir várias partes do seu ciclo. De acordo com MedlinePlus , a dor em torno da ovulação - conhecida como mittelschmerz ('dor do meio') - pode incluir dor pré-ovulação, ovulação e pós-ovulação. Mittelschmerz ocorre em apenas cerca de 20 por cento das mulheres e:



  • Frequentemente atinge o pico na ovulação
  • Diminui em minutos a algumas horas ou alguns dias após a ovulação
  • Na maioria das vezes dura de 24 a 48 horas, embora algumas mulheres possam continuar a ter um nível leve de desconforto até o início da próxima menstruação
  • Pode ocorrer a cada ciclo para algumas mulheres ou apenas alguns meses ocasionais para outras

O livro de ginecologia, Dor pélvica crônica em mulheres , notas:

  • Você sentirá dor no meio do ciclo apenas em um lado da região pélvica durante o ciclo menstrual. O lado depende de qual ovário você ovula aleatoriamente durante cada ciclo.
  • A maioria das mulheres que apresentam mittelschmerz tem apenas pontadas ou cólicas leves, ou uma dor aguda em pontadas, e apenas algumas têm dor intensa que pode exigir tratamento.

Se você está tentando identificar o pico de sua janela fértil para engravidar ou evitar a gravidez, o mittelschmerz pode ser um sinal de fertilidade útil.



“Sempre experimentei mittleschmerz acompanhado de secreção espessa e clara, desde que era adolescente. A dor geralmente dura um dia. Muito útil saber quando está ovulando. Quando meu marido e eu queríamos engravidar, esperamos até que eu sentisse a dor, fizemos sexo por alguns dias e confirmamos duas semanas depois que eu estava grávida. ' - Comentário do leitor de Christine Walls

Fatores que podem afetar o início da dor

O momento do início dedor no meio do cicloantes da ovulação varia de mulher para mulher e ciclo para ciclo. Sua dor pré-ovulação pode começar mais cedo, dependendo de fatores como:

  • Seu ovário já estava aumentado no início do ciclo - com cistos ovarianos, por exemplo
  • O tamanho do seu ovário durante os eventos que antecedem a ovulação
  • A presença de endometriose em seus ovários ou outros órgãos pélvicos
  • Há tecido cicatricial em sua área pélvica do período anteriorinfecções sexualmente transmissíveisou cirurgia pélvica / abdominal

Esses fatores também podem afetar a intensidade da dor e a duração dos sintomas de mittelschmerz.

A causa da dor pré-ovulação

A dor que surge antes da ovulação é provavelmente causada pelo crescimento dos folículos ovarianos, nos quais os óvulos crescem durante a primeira metade do ciclo menstrual. À medida que os óvulos amadurecem e os folículos se enchem de líquido, o ovário que aumenta gradualmente pode causar pressão ou dor na região pélvica.



diagrama de ovário

O óvulo que está destinado a ovular cresce mais rápido do que os outros e pode resultar em aumento da dor próximo à ovulação. O inchaço abdominal também pode ocorrer com o início da dor e aumentar no momento da ovulação.

Dor na ovulação

Acredita-se que a ruptura do folículo ovariano maduro para liberar o óvulo cause a dor pélvica sentida na ovulação. À medida que o óvulo explode do folículo, a dor pode aumentar e ser intensa para algumas mulheres. Este pico de sua dor mittelschmerz dura cerca de 20 a 30 minutos de acordo com o Dor pélvica crônica em mulheres referência citada acima na primeira seção.

É difícil identificar o momento da ovulação com base na sua dor no meio do ciclo. No entanto, se a dor no meio do ciclo aumentar repentinamente e desaparecer logo depois, isso pode ser a pista de que você acabou de ovular e está mais fértil.

'Tive dois ciclos naturais e os tipos de dor mencionados estão realmente de acordo com o que tenho sentido.' - Comentário do leitor de FlappyBird79

Dor de Fluido e Sangue

Sua dor pode ser mais intensa se você vazar fluido do folículo ou sangue do local da ovulação para a cavidade pélvica. Esses fluidos podem se espalhar e causar dor por toda a região pélvica.

Quanto mais fluido vazar e quanto maior for o sangramento, maior será a dor. O sangramento e a dor podem ser fortes o suficiente para que, ocasionalmente, uma cirurgia seja necessária para drenar o sangue e reparar o local da ovulação no ovário afetado.

Dor de ovulação e fertilidade

A dor da ovulação pode ser um excelente indicador de fertilidade, mas apenas se você acompanhar de perto seus ciclos e souber quando poderá ovular. Para aumentar a precisão da ovulação iminente, você deve correlacionar a dor da ovulação com outros sinais potenciais de fertilidade, como:

  • Mudança na temperatura basal
  • Mudança no muco ou fluido cervical
  • Mudança na posição cervical ou firmeza
  • Resultado positivo em um teste preditor de ovulação
  • Mastalgia
  • Aumento do desejo sexual

Se você está realmente sentindo dor de ovulação, que é mais como uma dor aguda e repentina na região pélvica (no meio ou para um lado), pode ser um bom sinal de fertilidade. No entanto, se a dor aumentar e persistir, você precisará entrar em contato com o seu médico.

Dor de ovulação e a possibilidade de concepção

Se você sentir dor na ovulação, além de outros sinais de fertilidade que podem ajudar a determinar quando você está ovulando, há uma boa chance de que você possa engravidar. No entanto, uma vez que o ovo é liberado, sua vida útil é de apenas 12 a 24 horas. Você tem uma chance maior de conceber nos dias anteriores à ovulação, quando o esperma (que pode viver até 5 dias no trato reprodutivo da mulher) já está nas trompas de Falópio do que no próprio dia da ovulação.

pai da noiva brinde no jantar de ensaio

Se você está tentando engravidar, é importante aprender, compreender e tomar consciência de seu corpo e dos sinais e mudanças que acontecem quando ocorre a ovulação.

'Eu sempre tive isso acontecendo todos os meses. Eu não tenho cólicas, mas ainda assim acontece quando ovulo. É doloroso também. Ponho uma toalha de rosto no microondas e coloco na barriga. - Comentário do leitor de Karen Elizabeth Ouellette

Dor após a ovulação

A dor da ovulação geralmente dura um ou dois dias, mas você pode continuar a ter alguns sintomas leves por mais duas semanas até o início da próxima menstruação. Espere que seus sintomas desapareçam a cada dia, conforme a atividade do ovário diminui e qualquer vazamento de fluido ou sangue é reabsorvido pela cavidade pélvica.

Observe que a cólica após a ovulação pode ser contrações da trompa de Falópio à medida que o óvulo ou embrião se dirige para o útero.

Acompanhe a sua dor

Se você sentir dores recorrentes no meio do ciclo, monitore quando ela começa, como um sinal de que você está perto da ovulação, o pico de seus dias férteis. Embora as cólicas antes da ovulação, ou durante ou depois, não sejam incomuns, há momentos em que você pode querer procurar atendimento médico. Não hesite em chamar o seu médico se a sua dor for de moderada a intensa, durar mais de duas semanas ou for acompanhada por outros sintomas, como sangramento vaginal ou náuseas e vômitos.

Calculadora Caloria