Identificando e tratando câncer de fígado em gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato letárgico

O aumento da letargia pode indicar câncer de fígado.





Embora possa ser um diagnóstico devastador para os proprietários ouvirem, o câncer de fígado em gatos nem sempre é fatal. Por ser o fígado um órgão fundamental responsável pela desintoxicação do sangue do animal, um tumor hepático é um problema de saúde muito sério. No entanto, em alguns casos, o tumor pode ser tratado. O sucesso do tratamento depende em grande parte do diagnóstico preciso.

Três tipos de câncer de fígado

O câncer de fígado se manifesta em gatos em três tipos, todos envolvendo tumores encontrados no fígado.



  • O primeiro tipo de tumor é denominado tumor metastático. Na verdade, esses tumores se espalham para o fígado a partir de outras partes do corpo.
  • O segundo tipo de tumor é rotulado como hemolinfático. Este nome é derivado de 'hemo' (sangue) e 'linfático' (indica o sistema linfático). Os tumores hemolinfáticos chegam ao fígado a partir de fontes sanguíneas e linfáticas.
  • Por último, os tumores primários são rotulados como aqueles que realmente se originam no fígado. Os tumores primários são muito interessantes porque se acredita que sejam causados ​​por toxinas ambientais. Qualquer coisa, desde produtos de limpeza químicos em sua casa até conservantes químicos na comida do seu gato, pode ser considerada uma causa potencial de tumores primários do fígado.
Artigos relacionados

Sintomas suspeitos

O câncer de fígado felino produz sintomas que podem imitar muitas outras doenças felinas. É improvável que os donos de animais de estimação percebam um aumento da letargia em seus felinos ou cheguem automaticamente ao diagnóstico de câncer. Na maioria das vezes, os donos de animais notarão um comportamento estranho em seus gatos, o que levará a uma visita ao veterinário. Esses sintomas gerais, porém preocupantes, podem não revelar muito durante uma coleta de sangue. Uma tomografia computadorizada ou um raio-X será feito. Os testes visuais podem revelar o(s) tumor(es) hepático(s), e esta informação levará o veterinário ao diagnóstico de câncer de fígado.

Se o câncer de fígado estiver avançado, existem alguns sintomas que colocarão esse diagnóstico potencial no topo da lista. Abdômens inchados não são incomuns em doenças como câncer, peritonite infecciosa felina e outras, mas se esse sintoma for acompanhado de icterícia, fadiga, perda de peso , desidratação e vômito , é indicado envolvimento hepático.



Tipos de tratamentos

As opções de tratamento variam dependendo do tipo específico de câncer de fígado. No entanto, a maioria dos casos será inicialmente tratada com a remoção cirúrgica dos tumores. A boa notícia em relação ao câncer de fígado é que quase metade desse órgão pode ser removido sem nenhum prejuízo significativo para o animal. O fígado se regenera. Se os tumores não forem muito abundantes, a maioria dos gatos responderá bem à cirurgia. A cirurgia é a opção mais comum porque os tumores hemolinfáticos do fígado não podem ser tratados com quimioterapia. A quimioterapia também é extremamente agressiva para o sistema do gato e pode resultar em um estado de enfraquecimento permanente. Este tratamento também reduz a imunidade do gato, o que pode causar infecções crônicas, sintomas gastrointestinais como vômitos e diarréia e até problemas na medula óssea. Sem dúvida, o cancro do fígado que pode ser tratado sem quimioterapia proporciona um prognóstico muito mais desejável.

Medidas preventivas

Se o seu gato já sofreu de câncer de fígado, deve-se observar que existem medidas preventivas de estilo de vida que podem afetar muito se o seu gato sofrerá um futuro ataque desta doença. O fato de o câncer primário de fígado ser influenciado por fatores ambientais alerta os donos de animais de estimação para a necessidade de um estilo de vida limpo e com baixo teor de toxinas. Os alimentos para animais de estimação não devem conter aditivos químicos e os alimentos devem ser frescos e orgânicos, sempre que possível. Além disso, eliminar o uso de produtos de limpeza químicos em sua casa diminuirá as chances de seu gato inalar essas toxinas em seu sistema. É claro que este conselho não é específico do câncer. Todos os animais podem beneficiar de escolhas alimentares saudáveis ​​e de um estilo de vida com baixo teor de toxinas.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria