Cores de luto em culturas de todo o mundo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pessoas que vão a um funeral vestidas de preto

As cores do luto de várias culturas ao redor do mundo podem ter algumas cores que o surpreendem. Você pode descobrir rapidamente quais cores são comumente usadas em várias culturas.





Preto como uma cor de luto

O mundo ocidental tradicionalmente vê o preto como a cor apropriada para um funeral e subsequente período de luto. No mundo ocidental moderno, o preto costuma ser usado em funerais, mas as viúvas e outras pessoas em luto não usam mais preto no período de luto.

Artigos relacionados
  • Por trás do véu de luto vitoriano: 10 fatos surpreendentes
  • Cultura Hispânica de Morte e Morrer
  • Quais pássaros são símbolos da morte?

Exceções para período de luto e uso de preto

Há exceções para usar preto durante um período de luto observado. Eles são encontrados em várias práticas religiosas ou grupos de pessoas que praticam antigos protocolos de luto ainda observados em suas famílias.



Por que o preto é a cor do luto

A origem do uso de preto como um significado do enlutado remonta à Roma Antiga. Era uma prática comum dos antigos romanos vestir togas pretas durante o período de luto. A vestimenta foi chamada de toga pulla . Era escuro e feito de lã.

Cor preta de luto usada há séculos

Com o Império Romano de longo alcance, vestir roupas pretas tornou-se uma tradição que continuou muito além do período da Renascença. Na verdade, está documentado que após o Massacre do Dia de São Bartolomeu em 1572, a rainha inglesa Elizabeth 1 e sua corte receberam o embaixador francês em trajes de luto totalmente pretos, com bonés e véus pretos.

A cor negra do luto na Inglaterra durante o período vitoriano

De acordo com Museu Pitt Rivers, Universidade de Oxford , roupas pretas foram usadas durantePeríodo vitoriano(1837 a 1901) por um ano após a data da morte. Com o passar do tempo, a vestimenta preta foi substituída por outras cores escuras, significando um meio luto período. As cores comuns usadas foram verde escuro e roxo escuro. Essas roupas eram diferenciadas com enfeites pretos, de modo que o meio luto foi prontamente reconhecido. O período médio de luto foi de cerca de dois anos, embora aqueles que estavam no que ficou conhecido como luto profundo podem escolher usar preto pelo resto de suas vidas.

Preto é a cor do luto da Itália

Como a maior parte da Europa, o preto é o tradicionalcor do luto na Itália. Tendo uma forte população católica, a Itália segue as tradições de luto do catolicismo.

Cor preta do luto nos países ocidentais modernos

O preto ainda é considerado uma cor de luto no mundo ocidental, embora seja geralmente relegado a roupas de funeral e não a roupas de luto de longo prazo do passado. Algumas pessoas observam o uso de roupas pretas para os funerais, mas outras usam várias cores suaves que tradicionalmente não eram consideradas cores adequadas para o funeral.

Países não ocidentais observam a cor negra do luto

Existem outras culturas não ocidentais que têm tradições de usar preto como cor de luto. Alguns deles incluem a República Tcheca, Rússia, Grécia, México, Portugal, Eslováquia e Espanha. No entanto, o falecido está vestido de branco em um funeral russo para significar pureza.

Japão: cor negra do luto

O Japão costuma usar preto para o luto. Esta cor é vista tanto em pessoas enlutadas vestidas com roupas ocidentais quanto em quimonos tradicionais.

Tailândia: cores preto e roxo do luto

Em 2016, quando a amada da Tailândia Rei Bhumibol Adulyadej morreu, o país ficou de luto por um ano e todos usavam preto, inclusive sapatos. O período de luto criou uma escassez de roupas pretas para muitos varejistas. Tradicionalmente, o roxo é reservado como um cor de luto para viúvas .

Brasil: cores de luto preto e roxo

No Brasil, a cor tradicional do preto é uma cor de luto. Com uma grande população católica, o roxo costuma ser usado com preto. Roxo é a cor da espiritualidade e representa o sofrimento e a tristeza da crucificação de Jesus Cristo.

Foto de funeral ao ar livre

Branco como uma cor de luto

Branco é a cor do luto na Etiópia. É também a cor do luto emBudismo como praticadona Índia, Camboja e áreas do Japão. No entanto, o branco tem significados diferentes como cor do luto na China e na Índia. Ambos os países e suas culturas usam o branco como cor do luto.

O que significa vestir branco para um funeral na China?

DentroChina, branco como uma cor de luto, há muito tempo é associado à morte e à energia chi desfavorável. É a cor usada em funerais. Uma grande população da China é budista praticante, e suas práticas funerárias também reconhecem o branco como a cor do luto.

O que significa vestir branco para um funeral na Índia?

Na Índia, as religiões hindus designam o branco como cor de luto e funeral. Ao contrário da China, o branco é considerado uma cor de purificação que simboliza o ciclo de morte e renascimento.

Meninas de escola particular rezam pelo falecido colega de classe

Cor Vermelha do Luto

Onde houve derramamento de sangue, a cor do luto costuma ser vermelha. A África do Sul ou mais apropriadamente, a República da África do Sul (RSA), é um desses países. O vermelho é a cor de luto comumente reconhecida desde a era do Apartheid (1948 a 1990).

Mulher usando Red Dare com pulseiras

Amarelo como a cor do luto

De acordo com a The Sacred Heart Review, o amarelo era a cor do luto da Birmânia eantigo Egito. Algumas pessoas especulam que isso se deve ao ouro associado à realeza egípcia.

para que lado vai a borla

Várias cores do luto na história

As cores do luto nem sempre são tão específicas no mundo moderno, com a mistura de tradições e culturas. No entanto, em 1894, The Sacred Heart Review deu um relato muito claro de vários países e suas respectivas cores de luto. É claro que, desde aquela época, essas cores tradicionais do luto para muitos países mudaram.

  • Armênia, Capadócia e Síria: azul celeste
  • Bokhara: azul escuro
  • Etiópia: marrom acinzentado
  • Reis / Rainhas / Cardeais: Roxo ou violeta
  • Pérsia: marrom claro (bronzeado)
  • Espanha: branco (até 1498)
  • Turquia: violeta
Mulheres indianas durante um cerimonial para uma mulher falecida

Cores de luto das culturas antigas aos dias modernos

A história das cores do luto em várias culturas ao redor do mundo às vezes é bastante diferente do mundo moderno. A formalidade do passado desapareceu para a maioria dos países, embora algumas religiões ainda observem as cores e tradições do luto.

Calculadora Caloria