Puberdade precoce (puberdade precoce): sinais, causas e prevenção

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

A puberdade é um desenvolvimento s'follow noopener noreferrer'>(1) . As meninas atingem a puberdade entre as idades de oito e treze anos, enquanto os meninos atingem a puberdade entre nove e quatorze anos (dois) . A puberdade precoce ou puberdade precoce ocorre quando uma menina atinge a puberdade antes dos oito anos e um menino antes dos nove anos (3) . É mais comum em meninas do que meninos (4) .

A causa mais comum de puberdade precoce é uma aceleração no processo fisiológico normal. Em alguns casos, porém, pode indicar um problema de saúde subjacente. Portanto, os pais devem estar atentos às indicações e sintomas da puberdade precoce.



Continue lendo para saber mais sobre os sinais e sintomas da puberdade prematura, como diagnosticá-la e quais opções de tratamento estão disponíveis.

Sinais e sintomas da puberdade precoce

O desenvolvimento de características sexuais secundárias é o sintoma mais comum da puberdade precoce. Uma criança pode apresentar os seguintes sintomas que são quase os mesmos que os sinais da puberdade regular (3) (4) (5) .



Sinais de puberdade precoce em meninas e meninos

  • Aumento de altura (estiramento de crescimento) mais rápido do que seus pares
  • Desenvolvimento de pelos pubianos, axilares e faciais
  • Desenvolvimento de acne
  • Aumento do mau humor
  • Aumento da agressividade
  • Mudança de voz

Sinais de puberdade precoce em meninas

  • Crescimento e desenvolvimento da mama
  • Ovulação
  • Menstruação precoce ou sangramento vaginal

Sinais de puberdade precoce em meninos



  • Aumento da massa muscular
  • Aprofundamento da voz
  • Aumento do pênis e testículos
  • Ereções ou ejaculações espontâneas
  • Produção de esperma

O desenvolvimento de odor corporal semelhante ao de um adulto é outro sintoma da puberdade precoce em meninas e meninos. A maioria das crianças com puberdade precoce cresce rapidamente e, em seguida, seu crescimento cessa antes de atingir seu potencial genético de altura total.

Causas da puberdade precoce

Vamos entender essas causas da puberdade precoce com base nos diferentes tipos da condição (3) (6) (7) (8) :

    Puberdade precoce central (PPC):A PPC, também conhecida como puberdade dependente de gonadotrofinas, ocorre quando o cérebro causa uma secreção prematura de gonadotrofinas, desencadeando a puberdade precoce. As gonadotrofinas são hormônios liberados pela glândula mestra ou glândula pituitária para sinalizar a liberação de hormônios sexuais dos ovários nas meninas e testículos nos meninos. A causa da CPP é muitas vezes não identificável. No entanto, em alguns casos, o seguinte pode desencadear a puberdade precoce:
  • Anormalidade da glândula pituitária ou hipotálamo, a porção do cérebro que controla a hipófise
  • Deficiências congênitas, como acúmulo excessivo de líquido (hidrocefalia)
  • Exposição do cérebro ou da medula espinhal à radiação
  • Lesão no cérebro ou na medula espinhal
  • Problema com a glândula tireóide, como hipotireoidismo (glândula tireóide hipoativa)

A PPC é o tipo mais comum de puberdade precoce e é conhecido por afetar mais meninas do que meninos.

    Puberdade Precoce Periférica (PPP):A PPP, também conhecida como puberdade independente de gonadotrofina, é um tipo raro de puberdade em que as glândulas sexuais, como os ovários nas meninas e os testículos nos meninos, começam a funcionar mais cedo do que normalmente fariam. Esse funcionamento precoce das glândulas pode acontecer devido a
Se inscrever
  • Tumor na glândula adrenal ou glândula pituitária.
  • Tumor nas células germinativas (células que produzem espermatozóides) ou células de Leydig (células que produzem testosterona)
  • Cistos ou tumores nos ovários em meninas ou testículos em meninos
    Adrenarca prematura:Adrenarca prematura refere-se a quando as glândulas adrenais produzem hormônios masculinos fracos (andrógenos adrenais) antes do normal. Devido à produção hormonal precoce, a criança pode desenvolver características sexuais secundárias, como pelos pubianos e odor corporal, antes dos oito anos de idade.
    Telarca prematura:Em alguns casos, meninas entre o nascimento e os oito anos podem apresentar desenvolvimento mamário. Esta condição é conhecida como telarca prematura. A telarca prematura geralmente desaparece à medida que a criança cresce e, mesmo que persista, não causa alterações físicas.

Tanto a adrenarca prematura quanto a telarca prematura não são motivos de preocupação e, portanto, não requerem tratamento.

Fatores desencadeantes da puberdade precoce

A seguir estão alguns fatores de risco para a puberdade precoce em crianças (9) (10) .

    Gênero:As meninas são mais propensas a desenvolver puberdade precoce do que os meninos. Nas meninas, 90 a 95% dos casos de puberdade precoce ocorrem sem causa conhecida. Por outro lado, os meninos geralmente têm uma causa subjacente que é detectável (4) .
    Etnia:Um estudo sugere que as meninas afro-americanas têm um desenvolvimento precoce dos seios e pêlos pubianos do que as meninas brancas ou hispânicas, e a chance aumenta se a menina for obesa (onze) (12) . Os estudos clínicos que estabelecem o efeito da etnia na puberdade em meninos/homens são escassos.
    Obesidade:Um estudo transversal de 2017 mostrou que o desenvolvimento puberal precoce está positivamente associado à obesidade . O estudo também destaca que o risco de puberdade precoce é maior em meninas do que em meninos (13) .
    História familiar ou genética:Uma criança nascida em uma família com história de puberdade precoce tem maior probabilidade de desenvolver o distúrbio do que outras crianças. Pesquisas mostram que o gene MKRN3 faz com que a criança herde a mutação do pai (14) .
    Outras condições médicas:Deficiências congênitas, como hiperplasia adrenal e certas síndromes genéticas raras, como a síndrome de McCune-Albright, podem aumentar o risco de uma criança desenvolver puberdade precoce.
    Exposição a estrogênio ou androgênio:Uma criança corre um risco maior de desenvolver puberdade precoce quando exposta a produtos contendo estrogênio ou testosterona. Certos cremes, pomadas, medicamentos e suplementos podem conter esses hormônios sexuais.
    Exposição à radiação:A chance de desenvolver puberdade precoce aumenta se a criança for exposta à radiação. Uma criança submetida à radioterapia para tratar leucemia ou tumores pode ficar exposta à radiação, aumentando o risco de puberdade precoce.

Consulte um médico imediatamente se seu filho tiver algum dos fatores de risco mencionados acima, juntamente com sintomas de puberdade precoce.

Diagnóstico da Puberdade Precoce

Um médico examinará a criança e anotará seus sintomas. Eles também perguntarão sobre a criança e o histórico médico de sua família. Com base nos achados sugestivos, eles podem realizar ou solicitar os seguintes testes (4) (5) (quinze) .

    Exame físico:Um pediatra examinará minuciosamente a criança e procurará o crescimento de pêlos pubianos e seios nas meninas e um aumento no tamanho dos testículos e do pênis nos meninos. Eles então compararão suas descobertas com a escala de Tanner, uma escala de cinco pontos que ajuda a determinar a extensão do desenvolvimento da puberdade em crianças.
    Exames de sangue:Os exames de sangue ajudam a determinar os níveis hormonais de uma criança. Os diferentes hormônios que o médico irá verificar são
  • Hormônio luteinizante (LH)
  • Hormônio folículo estimulante (FSH)
  • Estradiol, uma forma de estrogênio
  • Testosterona
  • Hormônios da tireóide

Além disso, o médico também pode fazer um teste de hormônio estimulador de gonadotropina (GnRH) para determinar quão bem a hipófise funciona.

    Teste de GnRH:Além de verificar a função pituitária, este teste hormonal ajuda a determinar o tipo de puberdade precoce. Neste teste, uma criança é injetada com hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).
    Raio X:Um raio-x, um teste não invasivo e seguro, pode ser feito para determinar a idade óssea da criança, o que ajudará a determinar a rapidez com que a criança está amadurecendo. Normalmente, um médico realiza um único raio-x na mão e no pulso da criança. Se a idade óssea de uma criança (de acordo com o raio-x) for maior que a idade de nascimento, isso indica maturação óssea precoce.
    Ultrassonografia (sonografia):A ultrassonografia é mais comumente realizada em crianças com puberdade precoce periférica. Este teste cria imagens dos vasos sanguíneos, tecidos e órgãos, para examinar e localizar anormalidades como cistos e tumores nas glândulas supra-renais, ovários e testículos.
    Ressonância magnética (RM):Uma ressonância magnética também pode ser feita para detectar as anormalidades no cérebro e na glândula pituitária.

Um diagnóstico oportuno de puberdade precoce é necessário para o manejo imediato da condição.

Possíveis resultados da puberdade precoce

A puberdade precoce pode levar a complicações, como (16) :

    Baixa estatura:A puberdade precoce pode fazer uma criança crescer rapidamente nos primeiros anos, e então seu crescimento pode parar mais cedo do que seus pares. A interrupção precoce do crescimento vertical ocorre na puberdade precoce porque os ossos da criança amadurecem mais rapidamente do que a média, levando à baixa estatura. O tratamento imediato da puberdade precoce em crianças pequenas pode ajudá-las a atingir a altura adulta máxima possível.
    Questões socioemocionais:A puberdade traz enormes mudanças físicas, fisiológicas e emocionais em uma criança. Essas mudanças podem ter um impacto mais profundo na criança quando a puberdade começa mais cedo. A sensação de ser diferente pode fazer com que a criança se sinta envergonhada e altamente autoconsciente. Como resultado, essas crianças podem evitar a interação social, caindo gradualmente no isolamento. Juntamente com as alterações hormonais, eles podem experimentar mudanças de humor erráticas e aumento da agressividade, aumentando o risco de depressão ou abuso de substâncias.
    Problemas sexuais:A puberdade precoce provoca mudanças sexuais precoces na criança. Essas mudanças podem fazer uma criança entrar em atividades sexuais precocemente. No entanto, este não é um padrão que todas as crianças seguem. Portanto, os pais não devem se preocupar. Em vez disso, eles devem conversar abertamente com seus filhos e explicar a eles sobre a puberdade precoce e as mudanças sexuais que estão vivenciando.

Além disso, uma criança com puberdade precoce pode se sentir estressada e confusa, o que pode afetar seu desempenho acadêmico. Portanto, tomar medidas oportunas e imediatas é vital.

Tratamento para puberdade precoce

O médico pode seguir uma abordagem de espera e observação se a puberdade precoce progredir lentamente. Eles também podem fazer isso se a criança tiver desenvolvido a puberdade precoce mais próxima da idade média da puberdade. Nesses casos, o médico monitora o crescimento e o desenvolvimento da criança por vários meses sem nenhum medicamento.

o verdadeiro significado do poema de natal

Em outros casos, o tratamento dependerá do tipo de puberdade precoce e da causa subjacente (se conhecida). O principal objetivo do tratamento é tratar o curso subjacente (3) (4) .

Tratamento da puberdade precoce central

A modalidade básica de tratamento envolve a interrupção da secreção de gonadotrofina. Aqui, a criança recebe uma injeção sintética de hormônio liberador de hormônio luteinizante (LHRH). Esta injeção interrompe a maturação sexual da criança, interrompendo a liberação de gonadotrofina da glândula pituitária.

A criança recebe a injeção de LHRH regularmente, dando uma liberação hormonal sustentada por um ano. Esse tratamento, na maioria dos casos, continua até a idade média da puberdade.

Uma vez que a medicação é interrompida, a criança progride normalmente na puberdade, embora possa crescer e se desenvolver mais rápido que a média. Além disso, eles podem apresentar efeitos colaterais de curto prazo, como dor ou irritação no local da injeção.

Tratamento da puberdade precoce periférica

O tratamento da PPP depende da causa do excesso de produção de estrogênio ou andrógeno. Dependendo dos motivos específicos, como o desenvolvimento de tumor ou cisto, as opções de tratamento podem incluir:

  • Remoção do tumor ou do cisto.
  • Bloqueando as ações de estrogênio ou andrógeno no corpo.
  • Tratamento do hipotireoidismo com terapia de reposição hormonal da tireoide.

A puberdade precoce é evitável?

Prevenir a puberdade precoce não é possível. No entanto, você pode tomar medidas imediatas para gerenciá-lo e ajudar seu filho a crescer e se desenvolver sem preocupações físicas ou mentais. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar seu filho.

    Trate seu filho como uma criança normal.Isso os ajudará a superar a sensação de ser diferente dos outros e aumentar sua auto-estima e confiança. Para fazer isso, explique ao seu filho que a puberdade é um processo fisiológico normal que todos experimentam em momentos diferentes. Para alguns, pode começar cedo, e para outros, tarde. Mas, eventualmente, é um fenômeno comum que todos experimentam. Deixe-os saber que não há nada estranho nas mudanças da puberdade precoce.
    Ouça-os pacientemente.As crianças podem ter preocupações e podem querer compartilhar suas experiências. Então, converse com eles e responda suas perguntas com empatia. A puberdade precoce causa maturação sexual precoce. Assim, a criança pode desenvolver desejos sexuais mais cedo do que seus pares. Se esse for o caso do seu filho, converse com ele abertamente e estabeleça limites claros.
    Explique-lhes a condição em detalhes.Isso ajudará a criança a saber o que está acontecendo e o que ela pode fazer para lidar com isso. Por exemplo, se uma menina desenvolve seus seios ou começa a menstruar cedo, explique as mudanças que estão acontecendo e ensine-as como manter a higiene pessoal durante a menstruação.
    Trabalhar os fatores de risco.Por exemplo, medicamentos, cremes, pomadas e suplementos alimentares contendo estrogênio ou progesterona podem expor seu filho a esses hormônios. Portanto, mantenha seu filho longe de tais produtos. Da mesma forma, incentive seu filho a manter um peso saudável. Como a obesidade é um fator de risco para a puberdade precoce, manter um peso saudável pode ajudar a diminuir o risco até certo ponto.
    Envolva seu filho em atividades positivascomo artes e ofícios, dança, música e esportes. Isso os ajudará a canalizar suas energias em uma direção positiva. Além disso, interagir com crianças de interesse semelhante aumenta sua auto-estima e confiança.
    Procure ajuda médica imediatase a criança hesitar em se abrir com você ou mostrar sinais de extrema angústia que você não consegue lidar. Conversar com um conselheiro pode ajudar a criança a desabafar. Além disso, o conselheiro pode ensinar à criança habilidades e técnicas de enfrentamento para ajudar a gerenciar melhor sua situação.