Chuva em um funeral: o que isso simboliza?

Os Melhores Nomes Para Crianças

A chuva que cai durante um funeral ou procissão é vista há muito tempo como um presságio, tanto bom quanto ruim. Muitas interpretações tradicionais originam-se das superstições e do folclore da era vitoriana. Uma chuva torrencial era frequentemente vista como um sinal positivo – indicando que a alma que partiu estava sendo aceita no céu. No entanto, o trovão durante a cerimônia previu uma vida após a morte conturbada. E a chuva em uma cova aberta alertou ameaçadoramente sobre outra morte familiar dentro de um ano. Embora estas crenças possam parecer ultrapassadas, a ideia da chuva como metáfora perdura. Para alguns, as gotas de chuva ainda simbolizam lágrimas derramadas de tristeza ou alegria. Para outros, representam limpeza e nova vida. Portanto, embora a chuva num funeral seja sobretudo uma coincidência, pode ter um significado profundo para aqueles que estão dispostos a encontrar significado no ritual sagrado de dizer adeus.





Procissão fúnebre no cemitério durante tempestade

A chuva em um funeral pode ser considerada um bom e um mau presságio. Quando e como chove em um funeral determina se é um sinal positivo ou negativo.

Superstições vitorianas sobre chuva em um funeral

Algumas das considerações sobre a chuva em um funeral vêm das superstições da era vitoriana. Muitas dessas superstições têm origens antigas, mas foram aceitas de forma proeminente, especificamente na Inglaterra.



Artigos relacionados
  • Simbolismo da pomba de luto: explorando sua paz e poder
  • 9 tradições funerárias italianas clássicas
  • Tradições funerárias cristãs comuns

O que significa quando chove em um funeral?

Geralmente, os vitorianos consideravam a chuva em um funeral como um sinal de que o falecido havia chegado em segurança ao céu. A chuva pode ser considerada as lágrimas do falecido caindo do céu em remorso por não estar mais com seus entes queridos. Poderiam ter sido consideradas lágrimas ao se despedirem de sua vida terrena e daqueles que deixaram para trás.

É um bom sinal se chover no funeral?

Os vitorianos acreditam que se chovesse durante um funeral seria um bom sinal. A chuva no funeral era um sinal de boa sorte para o falecido. O folclore adotado pelos vitorianos afirmava que a chuva num funeral significava que o falecido estava sendo aceito no céu.



Jovem caminhando pela estátua em um dia chuvoso

Chuva durante uma procissão fúnebre

Se você estivesse em uma procissão vitoriana a caminho do funeral e começasse a chover, você consideraria isso um bom presságio. A chuva do cortejo fúnebre significava simplesmente que o falecido estava atravessando os portões perolados do céu enquanto você caminhava até o cemitério carregando o caixão para poder enterrar o cadáver. A família e os amigos ficaram confortados sabendo que seu ente querido agora era um residente do céu.

O que significa chover após um funeral?

A interpretação da velhice de uma chuva após um funeral era um bom presságio. Acreditava-se que a chuva era a lavagem do sofrimento e da tristeza pelo céu. Se um arco-íris aparecesse assim que a tempestade cessasse, então seria uma afirmação adicional de que o falecido agora residia com Deus no céu.

Chuva em uma sepultura aberta

Nem todas as superstições sobre chuva e funerais estavam centradas no funeral real. Algumas das superstições em torno dos funerais e da chuva concentravam-se em outros aspectos dos cemitérios. Por exemplo, acreditava-se que se a chuva caísse sobre uma cova aberta, alguém da sua família estava fadado a morrer no ano seguinte. Esta foi uma das interpretações mais macabras da chuva e dos funerais.



O que significa quando chove depois que alguém morre?

Nem todos os presságios de chuva ocorreram com chuva em um funeral. Na verdade, os vitorianos acreditavam que se chovesse depois de uma morte, a chuva significava uma limpeza da alma do falecido. A chegada da chuva significou que a alma estava passando para a próxima vida, pois na natureza a chuva sempre traz nova vida vegetal e crescimento. As famílias se consolaram com uma tempestade repentina logo após a morte de seu ente querido.

Lágrimas celestiais derramadas como chuva em um funeral

Outra crença ou superstição popular que afirmava que a chuva eram as lágrimas de Deus. Se foi Deus demonstrando simpatia pela tristeza da família e do amigo ou lágrimas de alegria pelo falecido ter voltado para casa, dependeu de como a pessoa escolheu interpretar a mensagem. Alguns acreditavam que as gotas de chuva eram lágrimas de anjos compassivos.

Não há funeral se chover

Uma antiga tradição de várias culturas vê um dia chuvoso como um mau sinal para um funeral. O funeral não deve ser realizado enquanto estiver chovendo.

Outros presságios e chuva relacionados à morte

Um dos significados mais perturbadores da chuva e da morte tinha a ver com o tamanho das gotas de chuva. Acreditava-se comumente que a queda de grandes gotas de chuva era um presságio de que alguém acabara de morrer.

Grandes gotas de chuva caem no chão em frente a uma rosa vermelha murcha

O que significa se também trovejar em um funeral?

Com tempestades, muitas vezes há trovões e relâmpagos. Os funerais não ficaram imunes a esses outros dois elementos. Se trovejasse durante o funeral, as famílias considerariam isso um mau presságio para o destino de seu ente querido na vida após a morte. Acreditava-se que um trovão durante o funeral significava que seu ente querido não estava a caminho do céu.

Trovão depois de um funeral

No entanto, se o trovão retumbou no céu após o funeral, foi um presságio positivo. O trovão foi considerado um presságio de Deus ou uma trombeta angelical de que o falecido havia chegado aos portões perolados do céu e sido devidamente saudado.

Chuva em um funeral significados

Velhas superstições veem a chuva em um funeral como um sinal positivo. Muitas famílias se confortaram em um funeral chuvoso com a crença de que é um presságio de que o falecido encerrou sua jornada para o céu.

A visão da chuva caindo em um funeral pode desencadear uma série de interpretações, graças a superstições e tradições de longa data. Embora os presságios atribuídos às chuvas e trovões possam parecer antiquados, o desejo de encontrar significado na coincidência permanece forte. Para muitas famílias enlutadas, as gotas de chuva evocam lágrimas celestiais, lavando as tristezas e nutrindo a jornada da alma. Para outros, a chuva ganha a reputação de ser um mau presságio. Mas seja vista como fortuna ou aviso, a chuva confere uma aura de espiritualidade a um ritual profundo. No final, cada um de nós decide o que ler sobre o clima no dia da despedida. Com o coração aberto, a chuva pode trazer pungência adicional à sagrada cerimônia das últimas despedidas.

Calculadora Caloria