Recuperação após o nascimento: quanto tempo leva e o que esperar?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





sites de namoro online grátis para adolescentes

O parto é um processo fisiológico natural que altera o corpo da mulher de várias maneiras. Portanto, o corpo pode levar dias ou até semanas para se recuperar completamente após o nascimento e retornar à normalidade. Se você teve um parto simples ou complicado, parto vaginal ou cesariana (cesariana), ou o trabalho de parto durou de algumas horas a alguns dias, o processo geral de cicatrização após o nascimento é o mesmo e seu corpo precisa de tempo para se recuperar. Neste post, explicamos a cura pós-parto e também discutimos alguns pontos que podem ajudá-la a se preparar para o período pós-parto.



Quanto tempo leva para se recuperar após o parto?

Demora cerca de seis a oito semanas para a recuperação após o parto (1) . Para alguns, pode até demorar mais. Não importa como você deu à luz, seu corpo teria sofrido bastante estresse e alongamento e requer tempo para se recuperar.

De volta ao topo



O que esperar durante a recuperação pós-parto?

Durante o processo de parto, seu corpo passará por muitas mudanças que vão do normal ao incomum. Seja parto vaginal ou cesariana, você pode esperar as seguintes mudanças físicas e emocionais no pós-parto (dois) (3) .

Fisicamente, você pode experimentar



    Prisão de ventre:Você terá problemas para evacuar após o parto. Provavelmente, a primeira evacuação acontecerá dois a três dias após o nascimento da criança. Pode ser devido aos analgésicos durante o trabalho de parto, pontos de cicatrização, hemorróidas dolorosas ou músculos doloridos.Seios doloridos:Seus seios estarão prontos, mesmo antes do parto, para produzir o leite que seu bebê precisa. Eles podem ficar dolorosamente ingurgitados por muitos dias e os seios e mamilos ficam doloridos.Hemorróidas:São vasos sanguíneos inchados na região retal ou anal que causam dor e sangramento com a passagem das fezes. Às vezes, eles se desenvolvem durante a gravidez ou devido à tensão devido a todo esse esforço durante o parto.Dores vaginais:Durante o trabalho de parto, a região perineal (a área entre o ânus e a vagina) vai esticar, rasgar e doer. A dor piora em caso de episiotomia (uma incisão cirúrgica feita na região perineal para ampliar a abertura vaginal para que o bebê saia com facilidade). Em seguida, é fechado com pontos que podem levar algumas semanas para cicatrizar. As suturas podem causar dor vaginal enquanto você se senta, anda, tosse ou espirra.Dor abdominal:À medida que seu útero começa a recuperar seu tamanho normal após o parto, você sentirá uma dor incômoda ou às vezes aguda em seu abdômen. Você também sentirá dor ao amamentar seu bebê. A razão é que a amamentação estimula a produção de uma substância química, que causa a contração do útero.Corrimento vaginal (lóquios):Após o parto, seu corpo elimina o sangue e o tecido extra que usou para nutrir o bebê em crescimento. Haveria sangramento intenso nos primeiros dez dias, seguido de manchas leves que durariam cerca de seis semanas.Perda de peso:Você pode perder cerca de 6 a 12 libras (depende do tamanho do seu bebê) durante o parto. Depois disso, haverá uma perda de peso gradual ao longo dos próximos meses. A amamentação também promove a perda de peso em algumas novas mães, enquanto em outras não tem nenhum efeito.Retenção de água:O inchaço que você pode ter tido durante a gravidez pode levar algum tempo para diminuir. Também conhecido como edema pós-parto, seu corpo continuará inchado devido ao aumento do hormônio progesterona. Você sentirá inchaço nas mãos, pés e pernas, que não durará mais de uma semana.Alterações de cabelo e pele:Seu cabelo pode ficar fino nos primeiros três a quatro meses após o nascimento. Isso acontecerá devido aos níveis hormonais flutuantes. Durante a gravidez, os níveis hormonais são tão altos que causam crescimento mais rápido do cabelo e menor queda de cabelo. Você também notará estrias roxas ou vermelhas no abdômen e nos seios. Eles desaparecerão gradualmente, mas podem não desaparecer completamente.

Emocionalmente, você pode experimentar:

    Depressão pós-parto:Você pode se sentir ansioso, sobrecarregado, inquieto, irritado e triste por cerca de uma a duas semanas após o nascimento. Essas emoções são muito comuns devido às mudanças físicas e ajustes emocionais com os quais você precisa lidar como uma nova mãe.Depressão pós-parto:os baby blues são graves e duram mais de duas semanas, é um sinal de depressão pós-parto. Pode se desenvolver a qualquer momento no primeiro ano após o parto, especialmente em mulheres com histórico de depressão e múltiplos estressores da vida.

Se você sentir alguma alteração incomum, como dor intensa e dor, vá ao médico o mais rápido possível. Nunca ignore sua saúde, mesmo se você estiver atolado com cuidados infantis.

De volta ao topo

Dicas de recuperação pós-parto

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para acelerar sua recuperação após o parto (4) (3) .

    Cuidados com o períneo:Limpe a região perineal com água morna após urinar ou evacuar. Mantenha a área seca e troque o absorvente a cada quatro a seis horas para evitar irritações e infecções. Use compressas mornas ou experimente banhos de assento mornos para aliviar a dor e promover a cura.Mantenha a incisão da cesariana limpa:Limpe e seque a incisão da cesariana pelo menos uma vez ao dia. Aplique creme antibiótico conforme prescrito pelo seu médico. Evite carregar cargas pesadas e exercícios vigorosos por algum tempo.Aliviar dores e dores:Mime-se com uma compressa quente ou banhos de água quente, ou uma massagem para aliviar a dor geral.Siga uma rotina:Sua primeira evacuação pode acontecer dois a três dias após o parto, mas você não deve forçar as coisas. Inclua mais alimentos ricos em fibras (frutas, vegetais e grãos integrais), dê um passeio e use laxantes suaves. Não faça força, pois não é bom para a cicatriz da cesariana ou o rasgo perineal.Incluir cones:Experimente exercícios do assoalho pélvico para estimular a circulação na região cervical e facilitar a cicatrização. Esses exercícios ajudam a recuperar a forma da vagina, reviver sua vida sexual e resolver a incontinência urinária.Preste atenção aos seios:Massagem suave e compressas frias ou quentes podem trazer alívio aos seios doloridos. Use um sutiã de amamentação confortável para secar seus seios após cada sessão de amamentação. Aplique lanolina para tratar mamilos rachados.Siga uma alimentação saudável:Uma combinação de carboidratos e proteínas (como torradas de trigo integral com manteiga de amendoim, bolachas integrais, vegetais com homus e queijos duros). Beba cerca de oito copos de água todos os dias. Pare de cafeína e álcool, pois eles podem perturbar seu padrão de sono e afetar seu humor.Descanse bem:Descanse o máximo possível durante a primeira semana após o parto. Não se entregue a nenhuma outra atividade além de cuidar do bebê. Deixe que outros membros da família cuidem da cozinha, da limpeza e de outras tarefas. Você também pode contratar uma doula ou acompanhante de apoio para ajudar nos cuidados pós-parto.Durma mais:Você experimentará períodos interrompidos de sono durante a noite, para os quais você deve tirar sonecas durante o dia. Tente dormir o máximo possível quando seu bebê também estiver dormindo.

De volta ao topo

Recuperação após o nascimento - Lista de verificação

Aqui está uma lista de algumas coisas que você pode precisar para tornar sua recuperação suave e rápida.

  • Maxi almofadas que podem durar algumas semanas
  • Acetaminofeno para ajudar com dores gerais e dor perineal
  • Bolsas de gelo padrão para evitar congelamento
  • Almofadas de hamamélis para tratar hemorróidas e aliviar a dor vaginal
  • Esguicho ou frasco peri para enxaguar a região perineal
  • Banheiras de assento para alívio da dor pós-parto
  • Sutiãs de amamentação e cuecas de algodão para maior conforto
  • Creme de lanolina para tratar mamilos rachados
  • Amaciadores de fezes para lidar com a constipação
  • Spray de lidocaína para hemorroidas pós-parto
  • Almofadas de aquecimento para aliviar a dor e a dor nos seios
  • Cinto de recuperação pós-parto para ajudar a barriga a recuperar seu tamanho original

Se você acha que o processo de recuperação não está indo tão bem quanto deveria, converse com seu médico.

De volta ao topo

são bolsas de ônibus feitas na China

Quando consultar seu médico?

Você pode precisar de uma consulta com o médico cerca de seis semanas após o parto. Haverá um exame da vagina, útero e colo do útero, juntamente com pressão arterial e peso também. Se todos os relatos forem positivos, você também pode continuar sua vida sexual.

Se inscrever

Além disso, informe o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas pós-natais (3) :

  • Sangramento vaginal grave que precisa que você troque mais de um absorvente em uma hora
  • Febre ou calafrios com temperatura acima de 100,4 ° F
  • Uma dor de cabeça persistente e alterações na visão
  • Tonturas ou desmaios
  • Dificuldade em urinar
  • Corrimento vaginal com mau cheiro
  • Dor no peito e palpitações cardíacas
  • Aumento da dor abdominal
  • Seios doloridos e sensíveis
  • Uma incisão da episiotomia ou cesariana ficando inchada ou vermelha
  • Inchaço e dor nas pernas

Continue lendo para obter respostas para algumas perguntas comuns sobre a recuperação após o parto.

De volta ao topo

perguntas frequentes

1. Quanto tempo leva para os pontos cicatrizarem após o nascimento?

Pode levar de duas a três semanas para os pontos cicatrizarem após o parto. No entanto, pode não ser o mesmo com todas as novas mães (5) .

2. Quando posso tomar banho após o parto?

Você pode tomar banho sempre que sentir vontade após o parto vaginal. Um banho é conhecido por estimular os processos de cura imediatamente. Mas no caso de cesariana, você pode ter que esperar até que as incisões sejam curadas adequadamente.

3. É necessário repouso após o parto?

Sim, o repouso no leito após o parto é necessário para a recuperação. Descanse o máximo que puder pelo menos nas primeiras seis semanas, pois você pode não ter energia suficiente para fazer muito. Tente incluir caminhadas curtas e exercícios moderados, pois ficar inativo por mais tempo pode causar fraqueza muscular.

4. Quanto tempo você pode deixar o hospital após o parto?

Depende se você teve um parto vaginal ou cesariana. Se foi um parto vaginal, você sairá do hospital dentro de 24 a 48 horas. Em caso de cesariana, você sairá em três a quatro dias (6) .

5. Quanto tempo leva para seu estômago entrar depois de ter um bebê?

Embora você perca a maior parte do inchaço imediatamente após o parto, pode levar de seis a oito semanas para o estômago retornar ao seu tamanho original.

6. Como você sabe quando os pontos estão infectados?

Se os pontos estiverem infectados, você poderá notar vermelhidão e inchaço ao redor deles. O local da ferida fica sensível e você também pode desenvolver febre.

Como o parto é um processo normal e não uma doença, seu corpo está programado para curá-lo normalmente, com o tempo. Lembre-se de que alguns dias de desconforto são normais e serão ofuscados pelas alegrias de um recém-nascido com você.

De volta ao topo

Tome os devidos cuidados para evitar complicações de saúde, recupere logo e cuide do seu pequeno. Em caso de sintomas insuportáveis, contacte o seu médico sem demora.

Escreva para nós se você tiver mais dicas que possam ajudar outras futuras mamães também.

1. O que saber depois de ter seu bebê ; Hospitais da Universidade do Novo México (UNM)
dois. Condições comuns ; Centro Médico da Universidade de Rochester Rochester (2018)
3. Um guia para recuperação pós-parto e cuidados com o recém-nascido ; Centro Médico da Grande Baltimore
Quatro. A Nova Mãe – Cuidando de si mesma após o nascimento ; Hospital Infantil da Filadélfia (2018)
5. Cuidando de si mesmo após a perda de seu bebê ; Centro Médico da Universidade de Washington (2008)
6. Cuidados pós-parto Saúde da UC San Diego (2018)

Calculadora Caloria