Hérnia umbilical durante a gravidez: causas, sintomas e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





NESTE ARTIGO

A incidência de hérnia umbilical na gravidez é em torno de 0,08% ( 1 ). É uma saliência de uma alça intestinal através de uma pequena abertura no abdômen ao redor do umbigo ou umbigo. O alongamento dos músculos abdominais na gravidez pode aumentar o risco de desenvolver uma hérnia umbilical ou hérnia do umbigo.

A condição pode levar a complicações na gravidez se não for tratada a tempo. Este post discute as causas, fatores de risco, sintomas, tratamento e medidas de prevenção para uma hérnia umbilical durante a gravidez.



Quais são os diferentes tipos de hérnias durante a gravidez?

As seguintes hérnias podem se desenvolver durante a gravidez.

maneiras de pedir desculpas por sua perda

1. Hérnia na virilha: A hérnia inguinal ocorre na região da virilha devido à protrusão do intestino através do canal inguinal presente na parede abdominal inferior. dois ). A hérnia inguinal é frequentemente a causa mais comum de inchaço na virilha entre as mulheres grávidas. 3 ).



2. Hérnia paraumbilical: Uma hérnia paraumbilical ocorre nos tecidos ao redor do umbigo. Muitas vezes ocorre devido à protrusão de uma alça intestinal através de uma parede abdominal fraca. 4 ).

3. Hérnia umbilical: As hérnias umbilicais ocorrem no umbigo (umbigo) e se desenvolvem devido a um ponto fraco nos músculos abdominais no umbigo ( 4 ).

O que causa a hérnia umbilical na gravidez?

A hérnia umbilical ocorre principalmente devido à protrusão do intestino através de uma seção fraca da parede abdominal. Os seguintes fatores podem aumentar o risco desta condição durante a gravidez ( 5 ).



homem capricórnio e mulher virgem na cama
    Aumento da pressão abdominal:O útero em crescimento pode aumentar a pressão intra-abdominal, especialmente à medida que a gravidez avança. Algumas mulheres podem ter fraqueza inata na parede abdominal, como devido a uma hérnia umbilical durante a infância ou uma incisão ao redor do umbigo devido a uma cirurgia. O aumento da pressão abdominal pode aumentar o risco de hérnia umbilical nesses casos.
    Músculos abdominais alongados:O útero em crescimento faz com que os músculos abdominais se estiquem. Em alguns casos, os músculos abdominais podem esticar o suficiente para esticar a bainha do reto, um tecido conjuntivo que cobre os músculos abdominais. As fibras da bainha do reto se encontram na linha média do abdome para formar uma faixa chamada linha alba. A gravidez pode esticar a linha alba, causando uma abertura ou um ponto fraco onde os intestinos podem se projetar, causando uma hérnia umbilical ( 1 ). A separação dos músculos abdominais é conhecida como diástase dos retos.
    Sobrepeso ou obesidade:Mulheres que estão com sobrepeso ou obesas antes da gravidez podem estar em maior risco de hérnia durante a gravidez. O excesso de gordura abdominal (obesidade abdominal) já pode esticar a linha alba. A gravidez pode aumentar ainda mais essa pressão, aumentando o risco de hérnia umbilical durante a gravidez.

Quem está em risco de hérnia umbilical durante a gravidez?

As mulheres grávidas com as seguintes condições podem estar em maior risco de desenvolver hérnia do umbigo na gravidez ( 6 ).

  • Sobrepeso ou obeso
  • Hérnia umbilical preexistente
  • Gestações múltiplas (gêmeos ou trigêmeos)
  • Separação preexistente dos músculos abdominais
  • Presença de líquido no abdômen (ascite)
  • Doença crônica de tosse ou espirro
  • Levantamento frequente de pesos
Se inscrever

Quais são os sintomas da hérnia umbilical na gravidez?

Algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma de hérnia umbilical durante a gravidez ( 7 ). Outros podem apresentar os seguintes sintomas.

  • Um caroço é sentido quando você pressiona o umbigo ou quando se deita.
  • Uma protuberância visível no umbigo.
  • Uma dor incômoda ao redor do umbigo, especialmente evidente ao tossir, espirrar, rir, dobrar ou se mover.

Em alguns casos, a seção intestinal protuberante pode estrangular, afetando seu suprimento sanguíneo ou causando uma obstrução (encarceramento). Pode levar aos seguintes sintomas ( 5 ).

  • Vômito
  • Febre
  • Dor abdominal
  • Descoloração do nódulo (vermelho/roxo)
  • Prisão de ventre
  • Plenitude e abdômen arredondado

A hérnia umbilical na gravidez afeta o bebê?

Hérnias na gravidez, incluindo hérnia umbilical, geralmente não afetam o bebê em crescimento no útero ( 7 ). Se sua hérnia for assintomática ou causar apenas dor leve, isso pode não afetar sua gravidez. No entanto, o encarceramento e o estrangulamento da hérnia podem fazer com que a mãe se sinta doente, o que também pode afetar o bebê. Portanto, consulte seu médico se notar uma hérnia, mesmo que assintomática, para determinar sua gravidade e evitar complicações .

Como é tratada a hérnia umbilical na gravidez?

A cirurgia é a única maneira de tratar uma hérnia umbilical. As seguintes opções de tratamento geralmente estão disponíveis para a hérnia do umbigo na gravidez.

1. Cirurgia durante a gravidez

A cirurgia de correção de hérnia umbilical durante a gravidez só pode ser considerada se a hérnia tiver se tornado estrangulada ou encarcerada. 7 ). Em alguns casos, a cirurgia pode ser adiada para o segundo trimestre, se possível.

O reparo cirúrgico da hérnia envolve a colocação de uma tela para reforçar a parede abdominal fraca. 8 ). O médico retornará o intestino protuberante ao seu local original e costurará uma malha nas paredes abdominais. Os tecidos crescerão sobre a malha e a parede abdominal se tornará mais forte.

A colocação da tela pode interferir na expansão do útero e dos tecidos abdominais à medida que a gravidez avança. O médico pode usar o procedimento alternativo de suturar ou costurar a parede abdominal para torná-la mais forte. No entanto, este procedimento pode não fortalecer a parede abdominal como a malha. Também pode haver risco de recorrência. Discuta com seu médico o melhor procedimento com base em seus sintomas e s'follow noopener noreferrer'>1 ). O médico realizará o procedimento de reparo da malha ao reparar a hérnia umbilical durante a cesariana, em vez de suturas. Este procedimento é considerado mais seguro para a mãe e o bebê e raramente leva mais tempo do que o procedimento padrão de cesariana. Se sua hérnia precisar de reparo, mas você puder esperar até o parto, você pode optar por uma cesariana para reparar sua hérnia também.

Se a sua hérnia for assintomática, seu médico pode sugerir o reparo da tela após algumas a várias semanas após o parto, para que você tenha curado adequadamente após o parto.

Você pode ter um parto vaginal com hérnia umbilical?

Se sua hérnia for assintomática, você pode prosseguir com um parto vaginal como de costume ( 9 ). Obstetras e parteiras experientes e qualificados podem lidar com a hérnia de forma eficaz durante o parto. Discuta com seu médico as precauções que você pode precisar tomar antes do procedimento.

Como é a recuperação após o tratamento?

Os cuidados pós-operatórios após a cirurgia de hérnia umbilical podem ser semelhantes a qualquer cirurgia, incluindo uma cesariana. Os cuidados e o tempo de recuperação podem variar de acordo com a gravidade da sua hérnia umbilical e se ela foi reparada durante a gravidez, durante a cesariana ou após o parto.

A seguir estão alguns pontos importantes sobre o processo de recuperação após a cirurgia de hérnia do umbigo ( 10 ).

  • Você pode ser solicitado a beber oito a dez copos de água por dia e comer alimentos ricos em fibras. Isso é para garantir o movimento intestinal suave e a prevenção de esforço ao usar o banheiro.
  • Você terá que se abster de atividades extenuantes por várias semanas após a cirurgia. Você pode ter que evitar subir escadas e levantar um peso de mais de 4,5 kg nas próximas seis semanas.
  • Você pode ter que evitar levantar pesos pesados ​​pelos próximos seis meses ou mais.
  • Seu médico pode recomendar medicamentos seguros para a lactação para controlar qualquer dor no local da cirurgia.

Como prevenir a hérnia umbilical na gravidez?

Nem sempre é possível prevenir a hérnia umbilical durante a gravidez. No entanto, você pode reduzir o risco observando as seguintes precauções ( onze ).

Diagrama de fiação da bomba de poço submersível de 2 fios
  • Evite levantar pesos pesados ​​durante a gravidez.
  • Limite a subida de escadas à medida que avança na gravidez.
  • Beba água adequadae ter uma dieta rica em fibras para evitar constipação e esforço ao usar o banheiro.
  • Faça exercícios seguros para a gravidez para manter seus músculos saudáveis ​​e fortes.
  • Forneça suporte adequado para sua barriga quando você se deitar para evitar tensão.
  • Se você tem uma doença que faz você espirrar ou tossir com frequência, procure tratamento para isso.

As hérnias umbilicais geralmente são incomuns em adultos, mas as mulheres grávidas podem sofrer devido ao aumento da pressão intra-abdominal causada pela gravidez. Se você é assintomática, pode esperar após o parto para tratamento. Hérnia encarcerada ou estrangulada pode exigir cirurgia imediata. Discuta com seu médico as melhores opções de tratamento, que serão seguras para você e seu bebê.

  1. Hakan Kulacoglu; (2008); Reparação de hérnia umbilical e gravidez: antes, durante, depois.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5796887/
  2. Hérnia da Virilha.
    https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/inguinal-hernia
  3. Do Kyung Lee et al.; (2011); Varizes do ligamento redondo mimetizando hérnia inguinal na gravidez.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3204688/
  4. Hérnia Umbilical ou Paraumbilical Adultos.
    https://www.ruh.nhs.uk/patients/services/upper_gi/documents/Umbilical_or_Paraumbilical_Hernia_Adults.pdf
  5. hérnia umbilical.
    https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/hernias/umbilical-hernia
  6. Correção de hérnia umbilical.
    https://www.nhs.uk/conditions/umbilical-hernia-repair/
  7. Hérnia Durante a Gravidez.
    https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-complications/hernia-during-pregnancy/
  8. Cirurgia para Hérnia em Adultos.
    https://nyulangone.org/conditions/hernia-in-adults/treatments/surgery-for-hernia-in-adults
  9. Hérnias durante a gravidez
    https://www.hernia.org/types/hernias-during-pregnancy/
  10. Reparação de Hérnia Umbilical Adulto.
    https://www.facs.org/~/media/files/education/patient%20ed/adultumbilical.ashx
  11. Hérnia.
    https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/15757-hernia

Calculadora Caloria