O que é um chocalho de morte e o que ele significa

Os Melhores Nomes Para Crianças

mulher com homem no leito de morte

YourDictionary.com define o estertor da morte como “um som que às vezes sai da garganta de uma pessoa à beira da morte, causado pela passagem do ar pelo muco”. É o som da respiração por meio de secreções na parte posterior da garganta ou nas vias respiratórias superiores. Este som de chocalho ou gorgolejo pode ser um sinal de que a morte está próxima em algumas horas a alguns dias.





O que causa o som do Death Rattle?

O estertor da morte é comum em pacientes moribundos, de acordo com um relatório de 2014 Journal of Pain and Symptom Management Reveja. A respiração ruidosa do chocalho é geralmente vista como um sinal de que a morte está próxima, muitas vezes dentro de 48 horas, observa uma revisão de 2005 em Neurocritical Care .

Artigos relacionados
  • Estágios de insuficiência cardíaca congestiva de morte
  • A morte natural é normalmente dolorosa?
  • Estágios físicos da morte

Como é o som do Death Rattle?

Os padrões de respiração mudarão à medida que a morte se aproxima e é normalmente quando o estertor da morte pode ocorrer. O som real do estertor da morte pode variar. Pode ser um leve gemido ou ronco, um gorgolejo alto ou barulho de chocalho ou um barulho de chiado úmido. Quando a respiração fica difícil, o estertor da morte aumenta quando a pessoa inspira e expira. Por mais terrível e desagradável que soe o estertor da morte, a pessoa não sente nenhuma dor ou desconforto associado ao estertor da morte.



Death Rattle Sound vem da coleção de secreções

Quando uma pessoa não consegue tossir ou engolir para limpar a saliva e outros fluidos na parte de trás da garganta ou vias respiratórias , inspirar e expirar vibra ou sacode as secreções. O movimento barulhento e úmido do ar pode soar como um gorgolejo ou gargarejo. Você também pode ouvir este som quando a garganta ou os espaços aéreos estão obstruídos ou afetados por qualquer motivo. Esses pacientes moribundos geralmente estão inconscientes ou em um nível mínimo de consciência.

Outras causas de um chocalho de morte

O som do estertor da morte nem sempre significa que a morte se aproxima. Também pode ocorrer quando qualquer outra condição médica interfere na respiração, engolir ou tossir e limpar a garganta ou vias respiratórias. A pessoa afetada geralmente faz o chocalho enquanto está com o nível de consciência deprimido, conforme mencionado, ou durante o sono.



Condições médicas que causam um estertor mortal que nem sempre levam à morte

As condições médicas, que nem sempre levam à morte, incluem:

  • PARAGolpeou outra lesão cerebral que interfira com os centros cerebrais ou vias nervosas que controlam a respiração ou a capacidade de engolir ou tossir.
  • Obstruções na garganta ou nas vias aéreas superiores, levando à dificuldade de limpar as secreções, causadas por coisas como:
    • Um tampão de muco, infecção ou sangue.
    • Comida, vômito ou corpo estranho.
    • Tumor, espasmo das vias aéreas ou trauma na garganta ou nas vias respiratórias do pulmão.
  • Lesão torácica ou abdominal que dificulta respirar ou tossir e limpar as secreções.
  • Remédios para dor, como morfina ou fentanil, e sedativos, como benzodiazepínicos, que podem diminuir a consciência, a capacidade de engolir e o reflexo da tosse.
  • Problemas pulmonares ou cardíacos, como pneumonia e insuficiência cardíaca, que causam acúmulo de fluidos nos pulmões ( edema pulmonar ) e ao redor do coração.
  • Distúrbios neurológicos, como miastenia grave que interferem na deglutição ou tosse.

O tratamento da causa subjacente nessas circunstâncias é o primeiro passo para aliviar o chocalho.

Gestão do Death Rattle

Em um paciente moribundo, os profissionais de saúde podem tentar controlar o chocalho para aliviar seu desconforto com o som e aliviar a ansiedade e o medo da família, em vez de para o benefício dos moribundos. O barulho do estertor da morte pode ser angustiante de ouvir, mas não há evidências de que uma pessoa moribunda seja perturbada por ele, de acordo com uma revisão de 2013 no British Journal of Nursing .



O Oxford Textbook of Palliative Medicine escreve que a gestão do chocalho inclui:

  • Colocar um paciente de lado.
  • Sucção da boca e garganta; no entanto, isso pode incomodar o paciente e só funciona brevemente, porque as secreções logo se acumulam novamente.
  • Uso de drogas que secam as secreções, como escopolamina e atropina.

Entenda a origem do som

O estertor da morte é mais comumente ouvido em um paciente moribundo e pode sinalizar que a morte está próxima. Outras condições de saúde também podem causar o chocalho, o que pode ser angustiante para os ouvintes. Compreender a origem do som pode ajudar adiminua as ansiedades e o estressede prestadores de cuidados e família.

Calculadora Caloria