24 sinais e sintomas de gravidez gemelar

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





Você pode estar pensando nos sintomas da gravidez gemelar às vezes. É assim porque você está olhando para uma protuberância maior? Uma ultra-sonografia é um padrão ouro para confirmar o número de bebês. Quando uma mulher está grávida, o corpo começa a produzir novos hormônios que trazem muitas mudanças para acomodar o bebê em crescimento até o nascimento. Embora não haja evidências conclusivas, os hormônios da gravidez podem ser mais elevados na gravidez gemelar do que na gravidez única. Pode causar sintomas de gravidez precoces e mais aparentes em muitas mães. Continue lendo para conhecer os sinais e sintomas da gravidez gemelar e as formas de cuidar de seus pequenos no útero.

[ Ler: Como conceber gêmeos ]



jogos de perguntas para brincar com o namorado

Quais fatores aumentam as chances de gravidez gemelar?

Alguns dos fatores prováveis ​​que podem aumentar as chances de gravidez gemelar são:



  • Métodos de tratamento da fertilidade. Em Técnicas de Reprodução Assistida (ART) (1) como fertilização in vitro, ZIFT, GIFT, vários embriões são transferidos para o útero que podem levar a gêmeos (dois) .
  • Após os 30 anos, o corpo da mulher produz mais FSH (hormônio folículo estimulante), o que leva à liberação de mais de um óvulo do ovário. Isso aumenta as chances de gravidez gemelar (3) .
  • Se você estiver acima da altura média com um IMC de 30 ou mais, as chances de engravidar de gêmeos aumentam.
  • Se você já é mãe de gêmeos, há chances de sucesso novamente.

Mesmo que você não pertença a nenhuma das categorias acima, você ainda pode ter a chance de carregar gêmeos. Então, como você saberia se está grávida de gêmeos?

Os primeiros sinais de gravidez gemelar

Esses primeiros sinais de gravidez sugerem sobre seus gêmeos.

    Níveis mais altos de hCG resultam em enjoos matinais extremosdurante as duas primeiras semanas de gravidez. Em alguns casos, você pode sentir enjoos matinais extremos, que também são chamados de hiperêmese gravídica. (4) . E náuseas extremas podem ocorrer mesmo antes da falta de menstruação.
  • A gravidez gemelar se traduz em fadiga , exaustão, sonolência e letargia, duas a três semanas de gravidez. Como você tem que nutrir dois bebês, precisa dormir bem e comer o suficiente para que seu corpo funcione corretamente.
  • Quando você está carregando dois bebês, você desenvolve uma aumento do apetite como seu corpo exige mais comida para os bebês em crescimento.
  • A barriga de grávida gêmea é óbvia como o colisão é maior que o normal . Seu útero pode se expandir mais do que o das mães de fetos solteiros, pois precisa acomodar dois bebês.
    Mudanças de humor se tornam comunsdevido à maior intensidade de hormônios gerados pelo organismo para atender as necessidades de desenvolvimento de seus bebês. Isso é facilmente perceptível a partir de seis semanas de gravidez.
  • A gravidez é detectada pelo aumento do nível de hCG no sangue ou na urina. Se o nível for superior ao intervalo normal, então é uma indicação de gravidez gemelar.

Além destes, existem mais sinais e sintomas, que diferenciam uma gravidez gemelar de uma gravidez normal.



Mais sinais e sintomas de gravidez gemelar

Dependendo dos primeiros sinais, você pode decidir se está ou não grávida de gêmeos. Mas há mais sinais que o ajudariam a chegar a uma conclusão melhor.

    O seu médico verifica regularmentea altura do fundo, que é tirada do topo do osso púbico até o topo do útero. Isso indica a idade de desenvolvimento do feto. A altura uterina é a medida das semanas que você progrediu na gravidez. Se a medida for superior a um centímetro por semana, pode ser um sinal de gravidez gemelar.
Se inscrever
  • No final do primeiro trimestre, os médicos podem realizar um teste chamado contagem de batimentos cardíacos Doppler para detectar os batimentos cardíacos fetais. Se você está carregando gêmeos, você pode ouvir dois corações batendo. No entanto, o resultado do Doppler é menos preciso que o ultrassom, pois é difícil diferenciar um batimento cardíaco do outro.
  • Na gravidez gemelar, falta de ar é um sinal precoce por causa do impulso contra o diafragma colocado por dois bebês. Deve consultar o seu médico se se sentir desconfortável.
    Cólicassão um sinal precoce de gravidez gemelar, pois o útero aumenta mais do que o normal.
    Trabalho de parto prematuroé comum durante gestações gemelares e requer atenção médica imediata.
    Dores nas costas frequentessão resultado do ganho de peso excessivo, aumento do útero e excesso de atividade hormonal. Ficar em pé e manter o peito alto pode ajudá-lo a relaxar. Certifique-se de usar sapatilhas e evite travar os joelhos enquanto estiver sentado.
    Micção frequenteé comum durante a gravidez. Mas no caso de gravidez gemelar, a pressão aumenta devido à pressão exercida pelo útero em crescimento, que é maior em tamanho, sobre a bexiga. No entanto, não reduza a ingestão de líquidos porque é necessário manter o corpo hidratado. Além destes, existem mais alguns sinais e sintomas de gravidez gemelar que são muito semelhantes à gravidez normal.
  • Você seria avesso ao cheiro de comida que pode fazer você se sentir enjoado.
  • A gravidez gemelar requer mais fluxo sanguíneo para o desenvolvimento saudável dos bebês. O aumento do fluxo sanguíneo pressiona as veias levando a varizes geralmente nas pernas. Além disso, um impulso significativo do bebê no útero causa compressão das partes pélvicas, levando ao alargamento das veias próximas à vagina.
    Problemas de digestãocomo inchaço, constipação e azia são um sinal precoce. Evite alimentos condimentados e gordurosos, mantenha-se hidratado e faça refeições pequenas, mas frequentes, para se sentir melhor.
    Insôniaou a falta de sono é algo que você pode experimentar devido a dores nas costas, cãibras, indigestão, náusea e fadiga. A melhor maneira de dormir durante a gravidez de gêmeos é de lado com um travesseiro entre as pernas e embaixo da barriga.
  • Durante a quarta e quinta semana de gravidez gemelar, você pode ter seios doloridos, sensíveis e doloridos. Isso se deve às mudanças hormonais e, na sexta semana, as auréolas e os mamilos ficam mais escuros e dolorosamente sensíveis. Usar sutiãs de maternidade pode ajudar a reduzir a dor.
  • A gravidez gemelar provavelmente aumenta as chances de depressão pós-parto (5) pois leva mais tempo para a mãe se ajustar ao cronograma pós-parto. Ao contrário de uma gravidez normal, as mães em gestações gemelares ficam duplamente exaustas e precisam se alimentar mais. Técnicas de meditação e relaxamento, juntamente com a dieta certa, podem ajudá-lo a sair da depressão. Você também pode conversar com as mães de gêmeos e aprender com suas experiências.

Uma barriga maior é um sinal proeminente de gravidez gemelar. Mas isso significa que você deve ganhar mais peso do que em uma gravidez normal?

Quanto peso você deve ganhar quando estiver grávida de gêmeos?

Aqui está a tabela que indica o ganho de peso necessário durante a gravidez de acordo com o IMC da futura mãe (6) .

quanto tempo vive o paciente médio do hospício
Peso pré-gravidez Índice de massa corporal (IMC) Ganho de peso recomendado (em libras)
Abaixo do pesoMenos de 18,528–40
Peso normal18,5–24,925–35
Excesso de peso25–29,915–25
Obeso30 e mais11–20
Unidades dos EUA Unidades métricasPeso pré-gestacional: Libras (lb) Semana da gravidez atual: Selecione 1 semana 2 semana 3 semana 4 semana 5 semana 6 semana 7 semana 8 semana 9 semana 10 semana 11 semana 12 semana 13 semana 14 semana 15 semana 16 semana 17 semana 18 semana 19 semanas 20 semanas 21 semanas 22 semanas 23 semanas 24 semanas 25 semanas 26 semanas 27 semanas 28 semanas 29 semanas 30 semanas 31 semanas 32 semanas 33 semanas 34 semanas 35 semanas 36 semanas 37 semanas 38 semanas 39 semanas 40 semanas Sua Altura: Pés Polegadas Grávidas com gêmeos : Não Sim Peso atual : Libras (lb) Peso pré-gravidez : Quilogramas (kg) Semana atual da gravidez : Selecione 1 semana 2 semana 3 semana 4 semana 5 semana 6 semana 7 semana 8 semana 9 semana 10 semana 11 semana 12 semana 13 semanas 14 semanas 15 semanas 16 semanas 17 semanas 18 semanas 19 semanas 20 semanas 21 semanas 22 semanas 23 semanas 24 semanas 25 semanas 26 semanas 27 semanas 28 semanas 29 semanas 30 semanas 31 semanas 32 semanas 33 semanas 34 semanas 35 semanas 36 semanas 37 semanas 38 semanas 39 semanas 40 semanas Sua altura : Centímetros Grávida de gêmeos : NÃO Sim Peso atual : Quilogramas (kg)

[ Ler: Ganho de peso durante a gravidez gemelar ]

Como a gravidez gemelar pode afetar a saúde dos bebês

A gravidez gemelar pode afetar os bebês até certo ponto. Alguns problemas de saúde incluem:

    Nascimento prematuro:Os bebês nascidos podem ser antes de 37 semanas (7) e precisam de monitoramento próximo. Isso pode levar a vários problemas de saúde na criança. Eles podem desenvolver problemas intestinais e problemas respiratórios. Além disso, problemas de longo prazo podem incluir atraso no desenvolvimento, o que leva à incapacidade da criança de atingir seus marcos de desenvolvimento e baixo desempenho na escola.
    Problemas de crescimento no feto:A gravidez gemelar pode estar associada a problemas de crescimento, como um bebê menor que o outro. Se este for o caso, os gêmeos são chamados de gêmeos discordantes. A taxa de crescimento do feto também pode diminuir para 30 a 32 semanas, pois há mais demanda por nutrientes dos bebês e torna-se impossível para a placenta lidar com o crescimento. Isso é chamado de RCIU ou Restrição de Crescimento Intrauterino, que resulta em baixo peso ao nascer.
    Complicações do baixo peso ao nascer:Bebês nascidos com baixo peso ao nascer (menos de cinco libras, oito onças) são mais propensos a ter problemas de saúde, como retinopatia da prematuridade e pressão alta. Os bebês com RCIU correm o risco de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, como perda de visão e audição, paralisia cerebral e retardo mental .
    Defeitos de nascença:A gravidez gemelar pode causar defeitos congênitos em bebês, afetando seu corpo geral. Pode levar a alterações nas funções corporais ou pode alterar a forma das partes do corpo. Bebês múltiplos são mais propensos a enfrentar defeitos congênitos em comparação com bebês únicos.
    Síndrome de transfusão de gêmeos a gêmeos (TTTS)é uma condição na qual uma placenta é compartilhada entre dois bebês através da formação de um vaso sanguíneo anormal. Durante isso, um bebê obtém fluxo sanguíneo suficiente privando o outro e colocando a vida desse bebê em risco. No entanto, uma cirurgia a laser pode tratar essa condição selando os vasos sanguíneos anormais que conectam os dois bebês. A amniocentese é outro teste pré-natal para tratar TTTS, onde o líquido amniótico extra é drenado do útero.
    Morte neonatalna gravidez gemelar está associada a partos prematuros com bebês morrendo nos primeiros 28 dias após o nascimento (8) .

A gravidez em si pode ficar complicada, e você deve estar preparado para lidar com isso de frente!

o que é meio irmão ou irmã

[ Ler: Problemas com a gravidez gemelar ]

Gravidez gemelar e suas complicações

Assim como em uma gravidez normal, complicações não podem ser descartadas em uma gravidez gemelar. Abaixo, mencionamos algumas complicações potenciais da gravidez gemelar.

  • Você pode ter uma dor de parto precoce, resultante de contrações uterinas que fazem com que o colo do útero se abra cedo.
    pré-eclâmpsiana gravidez gemelar é duas a três vezes maior do que nas gestações únicas (9) . Normalmente, as mulheres tendem a ter pressão arterial mais alta durante a gravidez gemelar devido à pressão extra nas paredes do sangue para obter mais sangue. A pré-eclâmpsia ocorre durante a 20ª semana de gravidez e o pré-natal adequado pode reduzir a gravidade.
  • O ferro ajuda a ligar o oxigênio ao sangue. O curto'http://www.stanfordchildrens.org/en/topic/default?id=low-birthweight-90-P02382' target=_blank rel='follow noopener noreferrer'>(10) .
    Diabetes gestacionalé o resultado de um tamanho aumentado de duas placentas, níveis hormonais mais elevados de ambas as placentas e aumento da resistência à insulina pela placenta. Se não for tratada, pode levar a problemas graves na mãe e nos bebês. Mudanças nos planos de dieta e monitoramento rigoroso dos níveis de insulina podem evitar isso.
    Perda fetal intrauterinaé uma situação rara, onde um dos dois fetos morre dentro do útero. O médico decide se deve ou não dar à luz cirurgicamente o feto morto.
    No caso de colestase obstétrica,o fluxo irregular de bile faz com que o excesso de sais biliares se acumule na corrente sanguínea. Medicação adequada e monitoramento regular ajudarão a tratar essa condição de forma eficaz. Reduzir alimentos gordurosos e álcool evita essa situação.

Pode haver outras complicações semelhantes às de uma única gravidez. O médico deve ser capaz de ajudá-lo com isso.

Como lidar com o estresse da gravidez gêmea?

Aqui estão algumas dicas simples para lidar com a situação. Peça ajuda de sua família e amigos, pois você precisa de muito apoio durante esse período.

  • Converse com outras mães que têm gêmeos. Tente entender suas experiências e como eles lidaram com os problemas que surgiram. Isso pode ajudá-lo a dar os passos certos.
  • Durante a gravidez gemelar, você se sentirá extremamente exausta. Portanto, durma o suficiente.
  • No caso de depressão, converse com seu médico. Ele pode sugerir maneiras de superá-lo. Você também pode procurar a ajuda de sua família.
  • Se você é uma mulher trabalhadora, certifique-se de tirar a licença maternidade o mais rápido possível. Para o parto, você pode sentir desconfortos, e o descanso é a prioridade máxima neste s'https://m.youtube.com/embed/OD01zUyay0c'>

    Calculadora Caloria