Sintomas de infecção do trato urinário felino

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato parado na caixa de areia

Se você notar que seu gato urina com mais frequência ou fora da caixa sanitária, ele pode ter uma infecção do trato urinário felino (ITU). Essas infecções comuns apresentam sintomas específicos e estar atento aos sinais pode ajudá-lo a obter ao seu gatinho os cuidados médicos necessários.





Sintomas comuns de infecção do trato urinário (ITU) em gatos

Os sintomas de quase todas as doenças que afetam o trato urinário felino são semelhantes. Isso pode tornar impossível descobrir o que há de errado com seu gato sem testes específicos.

Artigos relacionados

Sintomas de ITU em gatos associados ao trato urinário

Embora os problemas urinários sejam muito comuns em gatos, uma ITU verdadeira não é a causa mais frequente de doença. Muitos gatos sofrem de uma doença chamada cistite idiopática felina (FIC) ou o nome mais antigo, síndrome urológica felina (FUS). Os sintomas de uma ITU podem ser idênticos aos da cistite idiopática felina e incluem:



  • Sangue na urina
  • Esforçando-se para urinar
  • Micção frequente
  • Lambedura excessiva da abertura urinária
  • Urinar fora da caixa sanitária

Os sintomas de dor também podem estar presentes em gatos com ITU

Muitos gatos com infecção do trato urinário estar com dor . Pode ser difícil identificar se um gato está com dor porque ele pode não agir como você esperaria. Existem vários sinais de dor em gatos que podem incluir:

A maioria dos gatos que sofrem de infecção do trato urinário não apresenta sintomas de doença generalizada (febre, perda de apetite, letargia, vômito) porque a infecção está limitada a uma pequena parte do corpo.



Gatos com maior risco de ITU

A maioria dos gatos que desenvolvem sintomas do trato urinário não apresenta uma infecção verdadeira do trato urinário. A cistite idiopática felina é uma condição mais comum. No entanto, certos grupos de gatos têm maior probabilidade de ter infecção do trato urinário. Esses incluem:

quando uma mulher com câncer está brava com você
  • Gatos com mais de 10 anos
  • Gatos fêmeas
  • Gatos com outros problemas médicos (diabetes, doença renal, obesidade)
  • Gatos que passaram por cirurgia do trato urinário

O que mais poderia causar sintomas de infecção do trato urinário em gatos?

Como os problemas urinários são tão comuns em gatos, é difícil saber o que mais poderia estar causando os sintomas. Algumas outras condições comuns que podem ser facilmente confundidas com uma infecção do trato urinário incluem:

Obstruções do trato urinário em gatos

Para alguns gatos infelizes com doenças do trato urinário, um tampão de muco, cristais ou outros detritos pode se formar e se alojar na uretra. Isso bloqueia a saída da bexiga e obstrui completamente o fluxo de urina. As obstruções do trato urinário ocorrem quase exclusivamente em gatos machos devido à sua anatomia. Esta é uma emergência e você deve ligar para o seu veterinário imediatamente se suspeitar que seu gato tem obstrução do trato urinário. Alguns sintomas adicionais de obstrução do trato urinário incluem:



  • Urinar apenas algumas gotas de cada vez
  • Entrar e sair da caixa sanitária sem encontrar manchas de urina
  • Vômito
  • Letargia ou fraqueza
  • Dor (mais do que apenas com uma infecção)

Diagnosticando uma infecção do trato urinário em felinos

Para qualquer suspeita de doença, seu veterinário realizará inicialmente um exame físico. Isso pode determinar se o seu gato tem obstrução do trato urinário, desidratação, febre, dor ou rins inchados. Se o seu veterinário suspeitar de uma infecção do trato urinário, ele provavelmente recomendará um exame de urina ou uma cultura de urina.

Obtenção de uma amostra de urina

A amostra de urina para esses testes pode ser obtida de várias maneiras. Muitos gatos com infecção do trato urinário urinam com frequência e podem até esvaziar a bexiga enquanto estão na mesa de exame, na caixa de transporte ou no chão. Seu veterinário pode coletar essa urina, mas não é necessariamente a amostra mais limpa.

Alguns gatos urinarão quando o veterinário sentir a bexiga. Se o seu gato fizer isso, pode ser possível coletar a urina em um recipiente estéril. Para a maioria dos gatos, o veterinário recomendará um procedimento denominado cistocentese, no qual uma agulha é inserida através da pele até a bexiga.

Confirmando o diagnóstico de ITU

A urinálise medirá vários parâmetros na urina. Embora os resultados não confirmem completamente uma infecção do trato urinário, resultados como um aumento do número de glóbulos brancos na urina ou bactérias observadas na urina apoiarão o diagnóstico.

duração média do relacionamento antes do rompimento

De acordo com Site para animais de estimação Mercola , a urocultura é um teste mais definitivo para infecção do trato urinário. A amostra normalmente é enviada para um laboratório onde é colocada em uma placa de meio de cultura. A placa é incubada e verificada quanto ao crescimento bacteriano. Depois que as colônias bacterianas crescem, elas são identificadas e testadas para ver a quais antibióticos são suscetíveis. Esse processo geralmente leva vários dias, então seu veterinário pode iniciar o tratamento antes que os resultados voltem.

Descartando outras condições

Seu veterinário também pode recomendar testes para descartar outras condições, especialmente se o seu gato tiver outros problemas médicos ou histórico de infecções frequentes ou recorrentes do trato urinário.

mensagens memoriais para um ente querido

Quando você não consegue obter uma amostra de urina

Para alguns gatos que urinam com frequência, será impossível obter uma amostra de urina para teste. Embora isso não seja o ideal, seu veterinário pode iniciar o tratamento para uma suposta infecção do trato urinário. Você ainda pode precisar testar a urina do seu gato posteriormente.

Tratando a infecção do trato urinário do seu gato

Conforme descrito por Dra. Jennifer L. Garcia em artigo para Medicina Veterinária , para uma infecção do trato urinário não complicada, seu veterinário provavelmente irá prescrever um antibiótico por pelo menos sete dias. Mesmo que seu gato pareça voltar ao normal em alguns dias, certifique-se de terminar toda a medicação.

Tratamento para a dor

Se o seu gato estiver com dor, você também pode precisar administrar um medicamento para ajudá-lo a se sentir melhor. Seu veterinário pode conversar com você sobre várias opções, incluindo buprenorfina (Buprenex ou Simbadol), robenacoxib (Onsior), gabapentina (Neurontin) ou um medicamento corticosteróide. Não dê ao seu gato analgésicos humanos - eles podem ser muito tóxicos ou até mortais para os gatos.

Tratamento da cistite felina idiopática

Para gatos com cistite felina idiopática, vários outros tratamentos poderiam ser oferecidos, incluindo aumento do consumo de água, enriquecimento ambiental, medicamentos antiespasmódicos ou dieta prescrita. Se o seu gato tiver apenas uma infecção do trato urinário, essas opções podem não ser necessárias.

Ajudando seu gato com infecção do trato urinário

Com um pouco de atenção ao comportamento do seu gato, você pode identificar os sintomas de uma infecção do trato urinário nele. O tratamento geralmente é bem-sucedido e seu gato se sentirá normalmente em pouco tempo.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria