7 causas comuns para o seu gato não comer

Os Melhores Nomes Para Crianças

Retrato de gato sem comer

Os gatos são notoriamente exigentes, mas se o seu amigo felino não estiver comendo nada, esta é uma condição muito séria que precisa ser monitorada de perto. A causa pode ser tão simples como sentir-se entediado com a mesma dieta ou tão grave como uma obstrução intestinal. Quando um gato torce o nariz em mais de duas refeições, é hora de considerar possíveis problemas de saúde. Aprenda como evitar complicações futuras, compreendendo os sete principais motivos pelos quais seu gato pode ser inapetente.





1. Questões Relacionadas à Alimentação

Existem várias preocupações possíveis que podem estar diretamente relacionadas à alimentação do seu gato.

Artigos relacionados

A comida está velha ou estragada

Os gatos são muito parecidos com os humanos, pois gostam de alimentos saborosos, por isso podem se recusar a comer alimentos velhos ou estragados. A dieta do seu gato pode estragar mais rapidamente quando armazenada em um ambiente quente ou úmido do que quando armazenada em um local fresco e seco. Se você mora em um clima úmido, guarde a ração felina em um local fresco ou compre quantidades menores de comida por vez para evitar que se estraguem.



A comida está muito fria

Os gatos preferem alimentos quentes ou, pelo menos, à temperatura ambiente. Se o seu gato está recusando comida enlatada que foi mantida na geladeira, deixe-a atingir a temperatura ambiente ou misture um pouco de água morna antes de oferecê-la ao seu animal de estimação. Essa técnica parece funcionar, pois também cria o molho delicioso que tantos felinos exigentes preferem.

Tédio com dieta

Você gostaria de comer a mesma coisa todos os dias? Assim como os humanos podem ficar entediados com a comida, seu gato pode não gostar de comer a mesma coisa em todas as refeições. Se o seu gato não estiver interessado na sua dieta normal, tente tentar o seu paladar oferecendo alguns alimentos diferentes. Esteja ciente de que mudar abruptamente a dieta do seu gato pode resultar em problemas gastrointestinais, como fezes moles.



Problemas na tigela de comida

Os gatos podem evitar a comida se houver algum problema com a tigela. Alguns problemas comuns que podem fazer com que um gato evite comer incluem alergia ao material de que a tigela é feita (na maioria dos casos, plástico), receber carga elétrica de uma tigela de metal ou tigelas sujas. Experimente um prato diferente para determinar se esta é a causa da inapetência do seu gato.

Muito jovem alimentando gatos e gatinhos

Outra fonte de alimento

Se o seu gatinho puder sair de casa, ele pode ter encontrado outra fonte de alimento. Os gatos podem comer uma variedade de animais selvagens, como pássaros, ratos, toupeiras, ratazanas, coelhos bebês, gafanhotos e até cobras. Tudo depende do que está disponível onde você mora e do quão aventureiro seu animal de estimação é. Se você mora em uma área suburbana, seu gato também pode comer na casa de um vizinho, especialmente se alimentar seu animal de estimação ao ar livre. Embora você tenha pouco controle sobre isso, pode ser o motivo pelo qual seu animal de estimação recusa comida em casa.

2. Desconforto dentário/oral

Problemas dentários ou orais podem fazer com que o gato pare de comer e podem surgir praticamente da noite para o dia. Qualquer um dos seguintes dental problemas podem fazer com que seu gato evite comida.



  • Dentes com abscesso
  • Feridas orais
  • Dentes fraturados
  • Lesões nos lábios ou gengivas
  • Gengivas inflamadas, também conhecidas como gengivite
  • Câncer bucal

Embora você possa tentar olhar na boca do seu gato para identificar se essa é a causa raiz, pode ser um desafio fazer isso em casa. Seu veterinário pode examinar a boca do seu gato para determinar se ele tem algum problema bucal e pode recomendar uma limpeza dentária com possíveis extrações.

3. Condições médicas

Quando um gato se recusa a comer e isso parece não estar relacionado à comida ou a um problema dentário, pode haver muitas razões médicas subjacentes para evitar comida. Algumas das doenças felinas mais comuns que podem apresentar inapetência incluem as seguintes.

Normalmente, outros sinais também acompanham a recusa em comer, como vômitos, perda de peso, diarreia, aumento da sede e aumento da micção. Um exame com seu veterinário é o primeiro passo para diagnosticar e depois tratar essas condições.

4. Bloqueio intestinal

Um bloqueio no trato intestinal – seja na parte superior do intestino, no estômago ou no cólon – pode impedir um gato de querer comer. As obstruções ocorrem quando um gato come algo que não deveria, como um elástico de cabelo ou um barbante. Eles evitam que o conteúdo intestinal se mova, o que pode deixar o gato enjoado e parar de comer. Dependendo de onde e qual é o material estranho, cirurgia pode ser necessário.

Alternativamente, um gato pode ficar bloqueado com suas próprias fezes. Constipação não é incomum em gatos, embora possa ser um sintoma de alguma outra doença subjacente. Você poderia tentar um remédio oral para fazer as coisas andarem, mas gatos gravemente constipados ocasionalmente requerem enemas hospitalares ou deobstipação (um procedimento para remover manualmente as fezes ou usar uma infusão nasogástrica contínua de uma solução de polietilenoglicol para produzir o mesmo efeito). Nunca tente aplicar um enema em seu gato em casa, pois muitos enemas humanos são tóxicos para animais de estimação.

5. Ansiedade

Se um gato está estressado, depressivo ou com medo, podem relutar em comer. Considere se houve alguma mudança em sua casa – você se mudou recentemente? Você perdeu um animal de estimação? Você ganhou um novo animal de estimação? Você introduziu algum outro elemento novo? Os gatos são incrivelmente sensíveis ao ambiente, por isso podem ficar chateados demais para comer.

Tente alimentar seu gato em uma área separada e tranquila, longe do trânsito ou de outros animais. Você pode usar recursos calmantes, como sprays de feromônios ou converse com seu veterinário sobre outras soluções ansiolíticas temporárias ou permanentes para ajudar seu gato a se adaptar.

Gato parecendo assustado

6. Infecção respiratória superior

Quando os gatos contraem uma infecção respiratória superior (URI), eles geralmente espirram, desenvolvem olhos lacrimejantes e ficam congestionados. A inflamação dos tecidos do nariz e da garganta pode tornar desconfortável a ingestão de alimentos, e a incapacidade de cheirar pelo nariz significa que eles podem não ter apetite. Com um tratamento com antibióticos apropriados, os gatos podem recuperar o apetite e a energia normais.

7. Febre

Qualquer pessoa que já teve febre pode dizer que a última coisa que passou pela cabeça naquele período foi comer. Os gatos podem desenvolver febre por vários motivos, incluindo abscesso, piometra, outras infecções bacterianas, infecciosas vírus específico de felino ou doença imunomediada. Independentemente da fonte, qualquer temperatura acima da faixa normal de temperatura para gatos, que é 100,4 a 102,5 graus Fahrenheit , pode fazer com que parem de comer. Você pode tentar tirar o do seu gato temperatura em casa , mas é necessária uma visita ao veterinário para tratar a febre.

Complicações secundárias à inapetência

Quando um gato não come há 24 horas ou mais, condições adversas podem se desenvolver como resultado. O mais comum é lipidose hepática , também conhecido como fígado gorduroso. Com essa condição, o corpo do gato começa a quebrar a gordura porque não há comida disponível, o que pode levar à disfunção hepática. Gatos com excesso de peso são mais suscetíveis ao desenvolvimento de lipidose hepática. Os gatos podem se recuperar dessa complicação, mas o tratamento geralmente requer fluidoterapia agressiva e cuidados de suporte. Às vezes é necessária uma sonda de alimentação. A melhor maneira de proteger seu gato do desenvolvimento de fígado gorduroso é, em primeiro lugar, evitar que ele fique muito tempo sem comer.

Desidratação é uma preocupação séria se um gato não estiver comendo ou bebendo. Os gatinhos, em particular, correm alto risco de ficarem desidratados devido ao seu pequeno tamanho, por isso os donos devem procurar atendimento urgente se um gatinho não comer há 12 horas. Os donos de gatos também devem estar cientes da hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, se um gato ou gatinho parar de comer. Os sinais de hipoglicemia incluem fraqueza, colapso ou convulsões.

quanto dinheiro você pode ganhar possuindo unidades de armazenamento

Técnicas para incentivar seu gato a comer

Se você não puder ir ao veterinário imediatamente ou tiver uma consulta marcada para amanhã de manhã, existem alguns truques que você pode usar nesse ínterim para promover a alimentação.

Jovem e menino alimentando seu gato na mesa em casa
    Alimentação manual.Se um gato está estressado ou não se sente 100%, ele pode precisar de um pouco de incentivo para comer. Experimente levar seu gato para um local tranquilo e oferecer-lhe comida manualmente. Experimente comida úmida. Um gato que normalmente come comida seca pode ficar tentado a comer se você lhe oferecer algo saboroso comida enlatada . Ofereça papinha de carne para bebê. Um truque testado e comprovado usado no ambiente veterinário é oferecer alimentos para bebês de carne . Geralmente existem vários sabores disponíveis, como frango, carne bovina ou peru, mas certifique-se de que não contenham cebola ou alho, que são tóxicos para os gatos. Crie uma sauna a vapor. Se o seu gato não está comendo por causa de uma suspeita de infecção respiratória superior, você pode tentar proporcionar-lhe algum alívio com vapor. Leve seu gato ao banheiro enquanto toma um banho quente para ajudar a desobstruir os seios da face.

Razões comuns pelas quais os gatos param de comer

Um gato pode parar de comer por vários motivos. Se o seu gato não come há 24 horas ou apresenta letargia, vômito, febre, sinais respiratórios superiores ou desconforto oral além de não comer, ligue para o veterinário para orientação. Se não for tratada, a inapetência pode levar a complicações graves ou até à morte.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 12 fotos de gatos Maine Coon que mostram suas sonoridades ronronadas 12 fotos de gatos Maine Coon que mostram suas sonoridades ronronadas

Calculadora Caloria