Compreendendo a doença renal felina

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato descansando no chão

A doença renal felina é a principal causa de morte em gatos mais velhos. Existem várias causas e tratamentos para esta grave doença felina, e detectar os sintomas pode ajudá-lo a controlar a doença do seu gato para melhorar sua qualidade de vida.





Tipos de doença renal felina

De acordo com Hospital Animal de Long Beach , a doença renal pode ser dividida em dois tipos distintos. Ambos os tipos resultam em insuficiência renal, mas o aparecimento de cada um tem uma causa diferente.

Artigos relacionados

Insuficiência renal aguda

Este tipo de doença renal é caracterizada por falência completa de órgãos; os rins simplesmente param de funcionar. O início geralmente é bastante repentino, pode ocorrer em qualquer idade e geralmente é causado pela ingestão de toxinas, principalmente anticongelantes. Outras causas de insuficiência renal aguda incluem, mas não estão limitadas a, infecções bacterianas ou virais, traumas e doenças do sistema imunológico.



A insuficiência renal aguda é quase sempre fatal, mas se tratada imediata e agressivamente pelo seu veterinário, os rins recuperam a sua função e o seu gato passa a viver uma vida normal. A chave é conseguir imediato atenção médica. Se você acha que seu gato absorveu algum anticongelante e apresenta algum dos sintomas descritos abaixo, leve-o ao consultório veterinário imediatamente.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal crônica é a forma mais comum de doença renal. Se o seu gato viver o suficiente, é provável que ele acabe desenvolvendo esta doença. Embora isso possa parecer terrível, é apenas um reflexo do fato de que os gatos estão vivendo vidas muito mais longas devido à melhoria da dieta e aos cuidados veterinários. A insuficiência renal crônica é um declínio lento da função renal e, como tal, pode ser difícil de perceber a princípio. A função renal deve diminuir em até 70% antes de começar a afetar a saúde geral do gato.



Fora de um transplante renal completo, a doença renal crônica é progressiva e resulta em morte. Dito isto, se o seu gato for diagnosticado com esta doença, você poderá controlá-la da mesma maneira que as pessoas cuidam de gatos com diabetes e mantenha seu gato em condições gerais relativamente boas por meses, senão anos.

Sintomas e Diagnóstico

Sintomas

Os sintomas de doença renal em gatos podem ser sutis, pois os gatos são bons em disfarçar o desconforto. Fique atento para:

  • Perda de apetite
  • Letargia
  • Aumento do consumo de álcool
  • Micção frequente
  • Vômito
  • Desidratação
  • Convulsões

Você pode verificar se o seu gato está desidratado puxando uma dobra de pele na nuca e soltando-a. Se retomar rapidamente a sua forma original, o seu gato pode estar bem hidratado, mas se mantiver o pico e só voltar lentamente à sua forma original, o seu gato está desidratado e deve procurar tratamento imediatamente. Seu veterinário pode fornecer algum alívio imediato colocando fluidos intravenosos no gato enquanto a situação está sendo avaliada.



o que você mistura com rum de coco

Diagnóstico

Somente o seu veterinário pode diagnosticar a doença renal felina. Ele precisará fazer um exame de sangue completo para verificar os níveis e o equilíbrio de vários componentes do sangue, incluindo:

  • Nitrogênio ureico no sangue (BUN)
  • Creatinina
  • Fósforo

Quando a insuficiência renal está sendo considerada uma possibilidade, a creatinina e o BUN são listados como as pistas diagnósticas mais importantes. O Centro de informações sobre insuficiência renal crônica felina afirma que quando qualquer um desses dois componentes do sangue está elevado, é provável que até 70% da função renal do seu gato já tenha sido perdida. Um alto nível de fósforo também é um sinal indicativo de insuficiência renal. Rins com mau funcionamento permitirão que o fósforo se acumule no sangue, uma vez que os rins não conseguem mais excretá-lo com eficiência.

Existem também testes de diagnóstico secundários que podem ser realizados para determinar a extensão da condição do seu gato. A insuficiência renal felina tem sido associada a condições como:

  • Pressão alta
  • Baixo teor de potássio
  • Doença Dentária

Gatos que apresentam sintomas de doença renal crônica devem ser examinados para essas condições mencionadas e vice-versa. Na verdade, a Associação Americana de Medicina Veterinária notou uma ligação muito clara entre a doença periodontal e a doença renal, uma ligação que pode desempenhar um papel importante em futuras medidas preventivas.

Os resultados gerais do exame que podem apontar para um diagnóstico de doença renal geralmente incluem:

  • Gato está abaixo do peso
  • Presença de linfonodos aumentados
  • Sinais de anemia
  • Rins com formato anormal ou subdimensionados
  • Cistos/nódulos nos rins que podem indicar a presença de câncer (são necessários mais testes)

Tratamento

O tratamento mais comum e eficaz para doenças renais é a administração de líquidos. Isso não apenas reidrata seu gato; ele também elimina as toxinas dos rins. Administrar líquidos é algo que você pode facilmente aprender a fazer sozinho em casa, em vez de colocar seu animal de estimação no estresse de ir ao veterinário para cada tratamento.

como conseguir seu primeiro beijo

Fluidoterapia

A fluidoterapia envolve a administração de injeções subcutâneas de Ringer com lactato, um tipo de solução salina. Você pode comprar sacos de 1.000 cc de fluido, tubos e agulhas, todos online, com receita veterinária, o que pode ser significativamente mais barato do que comprá-los no veterinário. Seu veterinário pode lhe ensinar o procedimento. Isso pode parecer intimidante, mas é fácil depois de fazer isso uma ou duas vezes. Você aprenderá como conectar o tubo e as agulhas à bolsa de fluido, como inserir a agulha e iniciar o fluxo do fluido.

Dando líquidos em casa

Quando você aprende pela primeira vez o processo de injeção de fluidos sob a pele do seu gato, você pode pensar 'Não há como meu gato ficar parado por isso...', mas você pode se surpreender. A desidratação faz com que os gatos se sintam infelizes e eles aprendem rapidamente que, embora a picada da agulha na pele seja desagradável, o resultado faz com que se sintam imensamente melhor. Muitos gatos ficam realmente ansiosos para “pegar água”, e você pode fazer disso uma oportunidade para passarem momentos de carinho juntos. Depois que você se tornar proficiente, todo o processo não deverá demorar mais do que dez ou quinze minutos.

Esteja ciente de que um gato demora um pouco para absorver os fluidos. Imediatamente após o tratamento, você poderá notar uma mancha esponjosa em seu gato no local da injeção. Não se preocupe, isso é normal e irá diminuir à medida que os fluidos forem absorvidos pelos tecidos do gatinho.

Gestão de Doenças

Seu veterinário vai querer ver seu gatinho periodicamente para verificar novamente os níveis sanguíneos e ajustar a terapia de acordo.

Não há cura para a doença renal felina fora de um transplante de rim, mas você pode controlar a doença com um pouco de coragem. A fluidoterapia caseira pode fazer seu animal de estimação se sentir muito melhor, manter os rins funcionando e prolongar a vida dele. Alguns pesquisar também suporta modificações dietéticas específicas. embora as mudanças na dieta não devam ser usadas como tratamento único, converse com seu veterinário sobre quaisquer abordagens holísticas e dietéticas que possam ser úteis em conjunto com o manejo do seu animal de estimação.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala 10 fotos e fatos impressionantes sobre gatos de Bengala

Calculadora Caloria